O CORPO VITAL
(Parte II)

 

 

 

Max Heindel
(Retrato de autoria do Frater Velado, 2002)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns fragmentos educativos na obra O Corpo Vital, de autoria de Max Heindel, e divulgá-los para reflexão de todos.

 

 

 

Fragmentos Heindelianos

 

 

 

No sono natural, o Eu, revestido pela Mente e pelo Corpo de Desejos, se retira do corpo físico, e, geralmente, paira sobre o corpo físico ou, pelo menos, permanece perto dele, conectado pelo Cordão Prateado, enquanto o Corpo Vital e o Corpo Denso estão descansando sobre a cama.

 

É possível, durante o sono, influenciar uma pessoa, instilando no seu cérebro pensamentos e idéias que desejamos comunicar. No entanto, não podemos fazer com que ela faça qualquer coisa ou nutra qualquer idéia, exceto aquelas que estiverem de acordo com o seu temperamento. É impossível dar ordens para que ela faça algo e forçar obediência, como acontece quando alguém foi tirado de seu estado consciente pelos passes de um hipnotizador, pois, é o cérebro que move os músculos, e, durante o sono natural, seu cérebro está interpenetrado por seu próprio Corpo Vital, que está em perfeito controle de si mesmo, enquanto que durante o sono hipnótico, os passes do hipnotizador afastam o éter do seu cérebro, em direção aos ombros da vítima, este éter ficando em volta do pescoço, lembrando a gola de um suéter ou um pulôver. O cérebro denso é, então, aberto ao éter do Corpo Vital do hipnotizador, que substitui o éter do próprio dono. Conseqüentemente, no sono hipnótico, a vítima não tem escolha quanto às idéias que tem ou aos movimentos que faz com seu corpo, enquanto que, no sono comum, a pessoa é sempre um agente livre. De fato, este método de sugestão durante o sono é algo que as mães acharão extremamente benéfico no tratamento de crianças teimosas, pois, se a mãe se sentar perto da cama da criança que dorme, segurar sua mão, conversar com ela como se ela estivesse acordada, instilar em seu cérebro idéias que gostaria que ela tivesse, ela verá que no estado de vigília muitas destas idéias criarão raízes. Também, ao lidar com uma pessoa que é doente ou viciada em bebida, se a mãe, enfermeira ou outra pessoa usar este método, será possível instilar esperança, cura e recuperação futura ou ajudar no seu autocontrole. Este método pode, naturalmente, ser usado para o mal, mas, não podemos deixar de publicá-lo, já que acreditamos que o bem que pode ser feito deste modo irá compensar mais do que os poucos casos em que pessoas de má índole possam usar o método com propósito errado.

 

Olhando a hipnose mais profundamente pela ótica do ocultista, que vê esta vida como sendo uma em muitas, e observando o efeito que o hipnotismo tem sobre os veículos invisíveis do homem, o caso é completamente diferente. Quando um homem entra num sono hipnótico, o hipnotizador faz passes sobre ele, que têm o efeito de expelir o éter da cabeça do seu Corpo Denso e substituí-lo pelo do hipnotizador. O homem fica, então, sob total domínio do outro. Não tem vontade própria e, por isto, as chamadas "sugestões" são, na realidade, comandos que a vítima não tem outra escolha senão obedecer. Além disto, quando o hipnotizador retira seu éter e acorda a vítima, é incapaz de remover todo o éter que ele colocou nela, lá permanecendo uma partícula do éter do Corpo Vital do hipnotizador na medula oblongata da vítima, que é um bastão que o hipnotizador mantém sobre ela toda sua vida. É devido a este fato que as sugestões a serem executadas num período subseqüente ao despertar da vítima são invariavelmente seguidas. [Uma coisa que as pessoas não sabem, é que as fake news funcionam, digamos assim, como uma forma de hipnose coletiva crudelíssima. Infeliz e tragicamente, uma parte ponderável da Humanidade não sabe lhufas de bulhufas nenhuma, é inculta como uma pedra e boboca como um joão-paulino, e, por isto, vai acreditando piamente em tudo o que é postado nas redes sociais e, de modo geral, na Internet. E vai quebrando a cara, quebrando a cara, quebrando a cara... E, cada vez mais, se atolando na areia movediça da perversa insanidade global. Tenho certeza de que o Departamento de Defesa dos EUA, que, no final da década de 1960 criou a rede de computadores, e o inventor, empresário e magnata americano Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 – Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011), que desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II, jamais poderiam ter pensado ou admitido que os seus inventos acabassem se transformando em uma Caixa de Pandora.]

 

 

Hipnose
(Simbolicamente)

 

 

Caixa de Pandora
(Simbolicamente)

 

 

Na hora da morte, há uma separação no Corpo Vital, e a parte superior entra nos mundos invisíveis. O Átomo-semente é retido pelo Eu, ao passar pelos mundos celeste, para ser usado como um núcleo para o Corpo Vital de um futuro renascimento.

 

Quando o nosso Horóscopo se completar, o nosso Cordão Prateado (que mantém os veículos superiores e inferiores unidos) repentinamente, se romperá no coração, fazendo com que este órgão pare, e teremos que aguardar, até que a aurora de um novo dia na Escola da Terra nos chame para um novo nascimento, para que possamos adquirir mais conhecimento nas artes e nos ofícios da Construção do nosso Templo.

 

Comer da Árvore da Vida, como está expresso na Bíblia, significa a renovação do nosso Corpo Vital.

 

A morte, quando ela vem naturalmente, não é uma maldição, mas, nossa maior e melhor amiga, pois, ela nos livra de um instrumento com o qual não mais podemos aprender. Ela nos tira de um ambiente que não nos serve mais, para que possamos aprender a construir um corpo melhor em um ambiente de maior amplitude, no qual poderemos fazer mais progresso em direção à meta da Perfeição. [Entendamos isto direitinho: Perfeição, sim, mas, sempre relativa. Perfeição absoluta não existe, e jamais poderá ser alcançada por ninguém, porque, se, hipoteticamente, fosse conquistada, depois dela, seria ou haveria o nada, e o nada também não existe.]

 

 

Simbolicamente

 

 

Quando um homem passa pela morte, ele leva consigo a Mente, o Corpo de Desejos e o Corpo Vital, sendo este último o armazém das cenas de sua vida passada. E, durante três dias e meio após a morte, estas cenas são gravadas no Corpo de Desejos para formar a base de sua vida no Purgatório e no Primeiro Céu, onde o mal é expurgado e o bem assimilado. A experiência da vida em si é esquecida, assim como esquecemos o processo de aprender a escrever, mas, retemos a faculdade. Assim, o extrato cumulativo de todas as suas experiências, tanto das vidas passadas e das existências anteriores no Purgatório e nos vários céus, são retidas pelo homem, e formam seu patrimônio no próximo nascimento. As dores que ele suportou falam-lhe como a voz da consciência, e o bem que ele fez lhe dá um caráter cada vez mais altruísta.

 

A recapitulação da vida, depois da morte, por um a três dias e meio, é um processo excessivamente importante da experiência post-mortem. Desta revisitação depende toda sua existência, desde a morte até um novo nascimento.

 

No momento da morte, quando o Cordão Prateado se rompe no coração, o Corpo Vital se retira através das suturas do crânio e, por algum tempo, paira alguns centímetros acima do corpo.

 

O Corpo Vital tem o objetivo de construir o corpo físico, todas as vezes que nossos desejos, cobiças, paixões, miragens, ilusões e emoções o destroem.

 

Na morte, o Átomo-semente é retirado do ápice do coração pelo nervo pneumogástrico, através dos ventrículos e pelo crânio (Gólgota). Todos os átomos do Corpo Vital são liberados da cruz do Corpo Denso pelo mesmo movimento espiral que desacopla cada átomo prismático de éter de sua envoltura física.

 

O Átomo-semente permanece estável não só durante uma vida, mas, sempre foi parte de todos os corpos densos usados pelo Eu. Na morte, Ele é retirado, para só despertar na aurora de uma outra vida física, para servir outra vez como núcleo em torno do qual é construído o novo Corpo Denso a ser usado pelo mesmo Eu.

 

Durante a vida, o Átomo-semente está situado no ventrículo esquerdo do coração, perto do ápice. Na morte, ele sobe ao cérebro, passando pelo nervo pneumogástrico, deixando o Corpo Denso juntamente com os Veículos Superiores, pelo caminho das suturas entre os ossos parietal e occipital.

 

No momento em que o Cordão de Prata se rompe (no ponto em que os dois seis se unem), o Corpo Denso está morto. Enquanto o Cordão de Prata não se romper há vida.

 

O Corpo Vital é formado pelos quatro éteres que pertencem ao Mundo Físico.

 

A Humanidade precisa mudar o método não-higiênico de acomodar os mortos, para o método mais racional da cremação, que retorna os elementos à sua condição primordial, sem as desagradáveis características inerentes ao processo de desintegração lenta.

 

Quando o momento que marca o fim da vida no Mundo Físico chega, a utilidade do Corpo Denso termina e o Eu se retira pela cabeça, levando consigo a Mente e o Corpo de Desejos, como acontece todas as noites durante o sono; mas, agora, o Corpo Vital está inútil e se retira também, e quando o Cordão Prateado, que uniu os veículos superiores com os inferiores, se rompe, não pode ser reparado.

 

Embora as experiências das vidas passadas sejam esquecidas nas vidas futuras, os sentimentos permanecerão como uma "Voz Silenciosa". É esta "Voz Silenciosa" que nos impele, sem dúvida, nos forçando a desistir daquilo que causou sofrimento na vida anterior e nos compelindo a ceder ao que é bom.

 

É o sofrimento e o prazer de nossas vidas passadas que criam o que chamamos de consciência, de forma que, se deixamos de sofrer, perdemos a noção que nos impedirá, nas vidas futuras, de cometer os mesmos erros repetidamente.

 

As principais qualidades da [personalidade-]alma são consciência e virtude. A consciência é o fruto dos erros das vidas passadas que, no futuro, guiará o Espírito corretamente e o ensinará como evitar passos errados semelhantes. A virtude é a essência de tudo o que foi bom nas vidas anteriores e age como um incentivo para manter o Espírito se esforçando ardentemente no caminho da aspiração. No curso de suas vidas, o homem se torna mais espiritualizado, e as qualidades anímicas, consciência e virtude, se tornam mais fortemente operantes, guiando os princípios de conduta.

 

As perversidades e as práticas imorais resultam em um endurecimento do Corpo Vital.

 

Toda vez que morre uma pessoa que abrigou malícia e ódio em seu coração, estes sentimentos entrelaçam o Corpo Vital e o de desejos, e ela se transforma numa ameaça mais séria para a sociedade do que se pode imaginar.

 

Espíritos apegados à Terra são atraídos para as regiões inferiores do Mundo do Desejo, que interpenetram o éter, e estão em constante contato com pessoas encarnadas mais favoráveis a ajudá-los em seus desejos maléficos. Em geral, eles ficam apegados à Terra por 50, 60 ou 75 anos, mas, em casos extremos, há seres que ficam ligados à Terra por séculos.

 

Todo desenvolvimento ao longo das linhas espirituais começa no Corpo Vital. Ele é a base, e nenhuma estrutura pode ser construída sem que esta fundação tenha sido colocada.

 

Quando um Eu está no caminho para o seu renascimento, o Átomo-semente do Corpo Vital reúne novo material. A polaridade deste material determinará seu sexo na próxima vida.

 

Não poderia existir a construção do Corpo Denso, se não houvesse um Corpo Vital no qual o material pudesse tomar forma como Corpo Denso e ser construído. Além do mais, precisa haver um Átomo-semente, para que o Corpo Denso possa agir como padrão de qualidade e de quantidade do material que será moldado naquele Corpo Denso.

 

Quando a matriz feita apenas de átomos etéricos positivose, estes átomos irão, infalivelmente, atrair para si átomos físicos negativos, e o corpo resultante da criança se tornae, em conseqüência, feminino. Se, de outro modo, a matriz for composta de átomos etéricos negativos, irá atrair os átomos densos positivos, e o resultado é que os órgãos sexuais masculinos são mais desenvolvidos, e, portanto, o sexo é masculino. A vida, como a eletricidade, necessita de ambas expressões positiva e negativa de outro modo não poderia se manifestar.

 

O Corpo Vital, o Corpo de Desejos e a Mente, na criança, nascem em ocasiões posteriores, porque eles ainda não têm atrás de si uma evolução tão longa quanto a do Corpo Denso e, portanto, para eles chegarem a um estado suficiente de maturidade, para se tornarem individualizados, leva mais tempo. O Corpo Vital nasce no sétimo ano, período que marca a sua vinda.

 

Dos 7 aos 14 anos, o Corpo de Desejos macrocósmico realiza a função de útero para o Corpo de Desejos individual, marcando o período da puberdade (entre doze e quatorze anos). Deste período em diante, é sentida a atração pelo sexo oposto, sendo especialmente ativa e desenfreada no terceiro período septenário da vida, isto é, dos quatorze aos vinte-e-um anos, porque a Mente controladora ainda não nasceu.

 

Entre doze e quatorze anos, o Corpo de Desejos se acha em processo de gestação.

 

Os animais e as plantas também possuem um Corpo Vital. Embora este veículo falte ao mineral, a desintegração de duras rochas afeta o Corpo Vital da Terra.

 

Só o homem possui a cadeia completa de veículos correlacionando-o a todas as divisões dos três mundos. Ao animal falta um elo da cadeia: a Mente. À planta faltam dois elos: a Mente e o Corpo de Desejos. E ao mineral faltam três elos na cadeia de veículos necessários para que funcione de modo autoconsciente no Mundo Físico: a Mente, e os corpos vital e de desejos.

 

O animal ainda não possui Espírito "individual", mas, possui o chamado Espírito-grupo, que passa informação a todos os membros de uma espécie. As plantas também possuem Espíritos-grupo. Já os minerais, por possuírem apenas o Corpo Denso, faltam-lhe três ligações para conectá-los com seus Espíritos-grupo.

 

 

Espírito-grupo
(Simbolicamente)

 

 

Os corpos vitais dos animais são proporcionalmente mais leves que os dos seres humanos.

 

A Terra é o Corpo Denso de um Grande Espírito, e para nos fornecer um ambiente no qual possamos viver e adquirir experiências, Ela teve que cristalizar seu corpo na atual condição sólida.

 

Para progredir espiritualmente, o homem precisa desenvolver progressivamente o seu Corpo Vital.

 

O Eu tem vários instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos e uma Mente. Estas são as suas ferramentas, e da qualidade e da condição delas depende o quanto, para mais ou para menos, o Eu poderá realizar seu trabalho de colher experiência em cada vida. Se os instrumentos forem pobres e apáticos, haverá pouco crescimento espiritual, e a vida será improdutiva, no que diz respeito ao Espírito.

 

A Vida Superior (Iniciação) não se inicia até que o trabalho no Corpo Vital tenha início, que é particular e peculiarmente desenvolvido pela repetição. O meio usado para dar início a esta atividade é o Amor, ou melhor, o Altruísmo.

 

A parte do Corpo Vital formada pelos dois Éteres Superiores o Éter Luminoso e o Éter Refletor é a que podemos chamar de Corpo Alma, o veículo do intelecto responsável por tudo que faz do homem um homem. Estes esses Dois Éteres Superiores se tornam mais ou menos luminosos de acordo com a natureza do nosso caráter e dos nossos hábitos.

 

De acordo com nossos feitos na vida atual [pensamentos, pakavras e atos], aumentamos ou diminuímos a bagagem que trouxemos ao nascer. Se nascemos com um bom caráter, expresso nestes Dois Éteres Superiores, não nos será fácil mudá-lo, porque o Corpo Vital se tornou muito, muito firme durante os miríades de anos em que o desenvolvemos. Por outro lado, se formos frouxos, negligentes e indulgentes em relação aos hábitos que consideramos maus, se formarmos um mau caráter em vidas anteriores, aí, será difícil superá-los, porque isto estabeleceu a natureza do Corpo Vital, e anos de constante esforço serão precisos para mudar sua estrutura. É por isto que os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental afirmam que todo desenvolvimento místico tem início no Corpo Vital.

 

Antes que o propósito da Iniciação seja alcançado, o tenaz entrelaçamento entre o corpo físico e o veículo etéreo, que é muito forte e rígido na Humanidade comum, precisa ser dissolvido.

 

À medida que a Humanidade avança na evolução, o Corpo Vital tem se tornado cada vez mais permanentemente polarizado de maneira positiva, dando a ambos os sexos uma maior aspiração de espiritualidade, e embora mudemos do masculino para o feminino [e vice-versa] em encarnações alternadas, a polaridade positiva do Corpo Vital está se tornando mais pronunciada, independente do sexo. Isto explica a crescente tendência ao Altruísmo, que começou a vir à luz pelo sofrimento vinculado à 1ª Grande Guerra Mundial (de 1914 a 1918).

 

Repetição é a palavra-chave do Corpo Vital e o extrato do Corpo Vital é a Alma Intelectual, que é o alimento do Espírito de Vida, o verdadeiro Princípio Crístico no homem.

 

O trabalho particular de cada um de nós do Mundo Ocidental é desenvolver o nosso Princípio Crístico, para formar o nosso Cristo Interno, que brilhará em meio à escuridão material da atualidade.

 

Com o tempo, o homem atingirá um estágio muito mais elevado do que os Anjos ou os Arcanjos. Terá, então, superado a necessidade dos órgãos de procriação inferiores, criará através da laringe e será capaz de fazer da Palavra [Verbum Dimissum] carne.

 

A razão é o produto do egoísmo. É criada pela Mente recebida pelos Poderes das Trevas, num cérebro construído pelo egoísmo, guardando metade da força sexual, e impelido pelos Lucíferes egoístas, pois, ela é o fruto da serpente, e embora transmutada em sabedoria através da dor e do sofrimento, ela precisa dar lugar a algo mais elevado: a intuição, que significa ensinamento brotado de dentro. Esta é uma faculdade espiritual que, embora funcionando no momento presente tanto em homens como em mulheres, se expressa de maneira mais marcante nos seres encarnados em corpos femininos, pois neles a contraparte do Espírito de Vida, o Corpo Vital, é masculino e positivo. A intuição, a faculdade do Espírito de Vida, pode, portanto, ser chamada apropriadamente de semente da mulher, de onde todas as tendências altruísticas brotam, e por meio da qual todas as nações estão sendo lentamente, mas, firmemente, trazidas juntas numa Fraternidade Universal do Amor, não importando a raça, o sexo ou a cor.

 

O que é agora o corpo físico foi o primeiro veículo adquirido pelo homem como uma forma de pensamento; tem passado por um imenso período de evolução e organização, até ter se tornando no esplendido instrumento que é agora, servindo-o tão bem aqui, mas, é resistente, rígido e difícil de ser trabalhado. O veículo adquirido em seguida foi o Corpo Vital, que também passou por um longo período de desenvolvimento e foi condensado à consistência de éter. O terceiro veículo, o Corpo de Desejos, foi comparativamente adquirido mais recentemente, e se acha em um estado comparativo de fluxo. Por fim, vem a Mente, que é apenas como uma nuvem sem forma, não merecendo ser chamada de veículo, sendo ainda apenas uma ligação entre os três veículos do homem e o Espírito.

 

Corpo Físico —› Corpo Vital —› Corpo de Desejos —› Mente

 

O Corpo Vital é a base da memória, sem a qual seria impossível trazer de volta à nossa consciência física as lembranças das experiências supra-físicas e delas obter, assim, total benefício.

 

O Terceiro e Quarto Éteresas duas partes do Corpo Vital que retemos, vida após vida, e que se imortalizam como a Alma Intelectual são os meios de percepção sensorial e memória.

 

Desde que Cristo veio... a Iniciação se tornou possível para todos.

 

Antes que o homem possa, conscientemente, se retirar do Corpo Denso, os centros sensoriais do Corpo de Desejos precisam ser acordados.

 

O Corpo Vital é formado, órgão a órgão, como o nosso Corpo Denso, mas, até estar treinado pelos exercícios esotéricos, ele não é um instrumento adequado para funcionar sozinho. O Corpo de Desejos tem apenas um certo número de centros sensoriais que não são realmente ativos na grande maioria das pessoas, e quanto à Mente, ela é uma nuvem sem forma para a grande maioria. No momento, devemos ter como objetivo espiritualizar o instrumento físico, e deveríamos compreender que temos que treinar nosso veículos superiores antes que possam ser de utilidade. Para o maior número de pessoas, isto vai levar muito, muito tempo. Portanto, o melhor é cumprirmos com as obrigações que estão ao nosso alcance. Assim, apressamos o dia em que estaremos capacitados a usar os veículos superiores, pois, este dia depende de nós. [Tudo depende só de nós. O materialismo, mais do que percebemos, é um obstáculo em nossa conquista espiritual, tanto individual quanto coletiva.]

 

A Irmandade Universal depende, em particular, da vitória do Corpo Vital sobre o Corpo de Desejos.

 

A perda de controle tem origem no Corpo de Desejos. Então, sistemática e diariamente, devemos nos esforçar para subjugar todas as tentativas do Corpo de Desejos de assumir o comando. Isto pode ser feito pela nossa concentração em ideais elevados, que fortalecem o Corpo Vital, sendo muito mais efetiva do que as orações comuns da Igreja.

 

O registro da vida é feito a partir das imagens de todos os acontecimentos passados de nossa vida, bons ou maus, incluindo todos os sofrimentos infligidos ou sofridos, e os benefícios recebidos ou os dados, logo após a saída do Corpo Denso por ocasião da morte. Todos os sofrimentos da existência post-mortem são os resultados dos acontecimentos registrados nestas imagens. [Mais uma vez me sinto compelido a repetir: somos responsáveis por tudo.]

 

A nossa atitude com os outros é a medida da nossa emancipação.

 

O Corpo Vital está sendo sistematicamente transmutado pela constante repetição das elevadas aspirações. Não esqueçamos de que a nota-chave do Corpo Vital é a repetição, para que Ele seja espiritualizado.

 

Todos os esforços para elevar a Humanidade pelo trabalho sobre o instável Corpo de Desejos são e sempre serão inúteis. Isto foi reconhecido por todas as Escolas Ocultas em todos os tempos, e elas têm, portanto, se dirigido para a mudança do Corpo Vital, trabalhando com sua nota-chave que é a repetição.

 

Qualquer exercício (concentração, retrospecção etc.) será improdutivo, se não for acompanhado por atos de Amor, pois, o Amor é a nota-chave desta Era de Aquarius. O homem, uma vez, no passado, nasceu da água, ao emergir da Atlântida; agora, deverá nascer do Espírito.

 

Repetindo: Todo desenvolvimento espiritual começa com o Corpo Vital.

 

Os átomos nos corpos dos seres menos evoluídos vibram num ritmo extremamente lento, e quando, no decorrer do tempo, uma dessas pessoas se desenvolve, ao ponto em que seja possível favorecê-la no caminho da realização, é necessário aumentar esta freqüência vibratória dos seus átomos, de modo que o Corpo Vital, que é o meio do crescimento oculto, possa, de algum modo, ser liberado das forças enfraquecedoras dos átomos físicos. Este resultado é obtido através de exercícios respiratórios, que, com o tempo, aceleram as vibrações dos átomos, e possibilitam o crescimento espiritual necessário, para o indivíduo se realizar. [Mas, para que os exercícios respiratórios funcionem a contento e proporcionem um desenvolvimento harmonioso, é necessário que sejam praticados com equilíbrio e sem exagero, para que tragam à tona o processo de purificação. Tudo o que é demais é moléstia.]

 

 

(Simbolicamente)

 

 

Nossos corpos são ferramentas do Espírito, e, dependendo de como estas ferramentas estejam desajustadas, impedem sua manifestação. O discernimento nos ensina o que está entravando o progresso, e a devoção a uma vida superior ajuda a eliminar os hábitos os traços de caráter indesejáveis, suplantando o mero desejo.

 

Nos antigos Templos de Mistérios, as Principais Verdades, com relação ao Corpo Vital, eram transmitidas ao aspirante à Iniciação. Ele aprendia que esse veículo era composto, de Quatro Éteres: 1º) o Éter Químico, que é necessário para a assimilação; o Éter de Vida, que promove o crescimento e a propagação; o Éter Luminoso, que é o veículo da percepção pelos sentidos; e o Éter Refletor, que é o receptáculo da memória.

 

Os dois Éteres Superiores (o Éter Luminoso e o Éter Refletor) compõem o Corpo Alma: o veículo do serviço no mundo invisível.

 

A Verdadeira Espiritualidade nunca foi nem jamais será atingida pela profanação ou pela destruição do Templo de Deus [o Templo do nosso Deus Interior] – o nosso corpo físico. E o jejum pode ser tão imoral quanto a gula.

 

Quando nos libertarmos da escravidão do Corpo de Desejos e nos entregarmos às vibrações do Corpo Vital, nos tornaremos imbuídos pelo Espírito de Cristo. Somente então estaremos acima do conceito de nacionalidade, o princípio separatista. Então, seremos capazes de ser todos irmãos.

 

Quando recebermos as boas-vindas do Graal, a Verdade, para nós, não continuará oculta.

 

Uma certa frouxidão entre o Corpo Vital e o Corpo Denso é necessária para recebermos a Iniciação. Isto é necessário para que possamos elevar os dois Éteres Superiores e deixar os outros dois.

 

O desenvolvimento espiritual pode ser positivo, como o dos Adeptos Iniciados e Auxiliares Invisíveis, ou negativo, como nos casos de mediunidade.

 

O Corpo Vital de um Iniciado está sempre positivamente polarizado, e isso o torna um instrumento mais receptivo às vibrações advindas do Espírito de Vida, cuja contraparte é o Corpo Vital.

 

Vivendo a Vida Superior, nós espiritualizamos o Corpo Vital e o transmutamos em [personalidade-]alma, que é sempre positiva, um poder utilizável independendo do sexo.

 

A Porta sempre está e estará totalmente aberta para todos os que aprenderam a pronunciar a Palavra Mágica de acesso.

 

A Senda da Preparação precede o Caminho da Iniciação. Persistência, Devoção, Observação e Discernimento são os meios de realização, pois, por estes meios é sensibilizado o Corpo Vital.

 

Se o Corpo Vital não deixasse sua impressão no Corpo de Desejos pela morte, não poderíamos ter consciência no Mundo do Desejo durante a existência post-mortem.

 

Para fazermos a leitura da Memória da Natureza [Registros Akashicos] com acuidade absoluta e podermos compreender como a "Teia do Destino" é feita e desfeita, é necessário que sejamos capazes de sair do corpo físico por vontade própria e funcionar fora dele no Corpo Alma.

 

Eu Superior Cristo Interno.

 

Um Auxiliar Invisível é aquele que consegue separar os dois Éteres Superiores, podendo, então, sair de seu corpo físico, deixando-o por algum tempo investido e vitalizado apenas pelos éteres inferiores.

 

A Palavra do Poder remove doenças e constrói tecidos saudáveis.

 

De maneira geral, os médiuns são as vítimas dos Espíritos desencarnados desejosos de adquirir um corpo físico, após haverem perdido os seus pela morte.

 

O homem que é capaz de extrair o seu próprio Corpo Vital pela sua vontade se torna um cidadão de dois mundos, livre e independente.

 

O hipnotismo é o maior crime que há na Terra e o maior perigo para a sociedade.

 

Nenhuma outra pessoa pode nos fazer crescer moralmente, do mesmo modo que ninguém pode digerir uma refeição por outrem. A Natureza não pode ser enganada; cada um tem que resolver seus próprios problemas, superar suas próprias faltas pela sua vontade própria. O único modo definitivo para se dominar um vício é pela força de vontade própria.

 

O Espírito que se materializa entra no médium, e, depois, retira o éter do Corpo Vital através do baço.

 

A mediunidade deve ser evitada a qualquer preço, pois, além de ser um perigo para o instrumento, há outros perigos ainda mais sérios relacionados com os corpos mais sutis, e, particularmente, com o estado post-mortem.

 

A grosso modo, pode-se dizer que a Humanidade atual se acha dividida em duas classes: aqueles nos quais a conexão entre o Corpo Vital e o Corpo Denso é muito estreita, e a outra classe em que a conexão é mais frouxa. A primeira classe é das pessoas comuns, enganadas em assuntos materiais e ao mesmo tempo afastadas dos Mundos Espirituais. A última classe é a dos chamados sensitivos, que estão novamente divididos em duas classes. Uma subclasse é impulsionada pela vontade interior e é positiva. Desta subclasse, vêm o clarividente treinado e o Auxiliar Invisível. A outra subclasse é negativa e é receptiva à vontade dos outros. Desta subclasse são recrutados os médiuns.

 

Os Iniciados das Escolas de Magia Branca são arquitetos e construtores que usam a Essência Primordial em seu benéfico trabalho pela Humanidade.

 

Os Magos Negros são espoliadores, atuando com ódio e malícia. Os seguidores das práticas vudu usam a placenta para propósitos malignos similares.

 

O Corpo Vital de Jesus era superiormente desenvolvido, e foi usado pelo Cristo durante Seus três anos de Ministério.

 

O Corpo Alma não está sujeito à morte, à decomposição ou ao colapso.

 

O Corpo Vital de Jesus, no qual o Espírito de Cristo foi acomodado antes de seu atual ingresso na Terra, tem a forma comum humana. Acha-se preservado e é mostrado ao candidato num certo ponto de sua progressão. Algum dia, num futuro distante, irá novamente dar morada ao Espírito benevolente de Cristo, quando de Sua volta do centro da Terra, quando tivermos nos tornado etéreos, e quando Ele estiver pronto para subir às Esferas Superiores, nos deixando para sermos ensinados pelo Pai, cuja Religião será mais elevada que a Religião Cristã.

 

Cristo não irá retornar num corpo física, mas, num Corpo Vital. O Segundo Advento será no Corpo Vital de Jesus.

 

O homem é um Espírito Imortal, e a continuidade da vida é uma realidade em a Natureza. Aqueles que passaram além deste véu estão mais vivos do que nós.

 

 

 

Música de fundo:

Cycles
Compositor: Gayle Caldwell
Interpretação: Frank Sinatra

Fonte:

https://mp3store.cc/get-music/frank-sinatra-cycles/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hidrógeno_atom.gif

https://www.flaticon.com/free-icon/rip_1301675

https://pt.dreamstime.com

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/

https://br.pinterest.com/karenkalmen1963/gifs/

https://icon-icons.com/pt/

https://www.pinterest.com/pin/521221356850592298/

https://www.pngfind.com

https://gifer.com/en/5rYO

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.