CONSULTAS MÍSTICAS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

Especialistas Alertam
Para Risco de Golpes
com Consultas
Místicas

 

 

O sucesso de Herculano Quintanilha – personagem de Rodrigo Lombardi no remake da novela 'O Astro' – colocou novamente em discussão o interesse despertado pelas consultas prestadas por representantes de diferentes correntes místicas e tradições religiosas. Especialistas ouvidos pelo G1 explicam o que esperar de um atendimento, e alertam para os riscos de golpes praticados por estelionatários.

A reportagem conversou com um representante do Candomblé, com um astrólogo e com uma numeróloga e taróloga. Em comum, os três especialistas alertam que ninguém deve se enganar com promessas milagrosas e tampouco com adivinhações do futuro. De forma geral, as consultas místicas e espirituais servem como ponte para o autoconhecimento.

Um dos primeiros pontos a serem observados é o local onde será feita a consulta. Babá PC de Oxumaré, do terreiro Oxumaré, em Salvador, diz que o local deve ser um templo, não um quarto de apartamento. Babá PC explica que, para fazer consulta, o ideal é que o cliente procure as entidades que registram as casas (os terreiros) ou que liguem para o terreiro onde o pai-de-santo foi iniciado, para confirmar se ele está apto para desempenhar a função. Os principais terreiros são registrados e os 'filhos' dessas casas, aptos a desempenhar a função de pai-de-santo, também abrem seus terreiros e atendem nestes locais. Este segundo terreiro está ligado ao primeiro, que está registrado. Segundo o Babalorixá, outra característica que pode significar um indício de golpe é um item simples. No caso do jogo de búzios, eles devem estar sempre abertos, indica Babá PC, se referindo à fenda na parte de baixo dos búzios, que deve estar aberta na concha.

No caso do Tarô, as cartas não podem ser confundidas com o baralho cigano ou outros baralhos de jogos. De acordo com a especialista, os tarólogos utilizam as cartas da Kabala tradicional do antigo Egito. São 78 arcanos. Destes, 22 representam o mundo subjetivo, que são o mago e a sacerdotisa. Os outros 56 são os arcanos menores, que representam o mundo objetivo, representados pelos Quatro Elementos – Fogo, Ar, Água e Terra que na Psicologia representam sensação, sentimento, intelecto e intuição, diz a taróloga.

Já o filósofo e astrólogo Paulo Viana Randow, que estuda a astrologia há mais de 25 anos, destaca que ambientes 'limpos' são características fundamentais da vertente. Segundo ele, bolas de cristal, baralhos, incensos e pedras não são usados pelos astrólogos. Os especialistas na área utilizam computadores e tabelas planetárias para fazerem os cálculos.

Randow diz que está enganado quem pensa que consultor de astrologia anda pelas ruas de turbante e batas. Segundo Randow, ele usa calças e roupas comuns. Diferentemente do que ocorre no Candomblé, onde o traje, de acordo com Babá PC, é diferente das roupas 'civis', mas não são garantia de que o consultor é um pai-de-santo sério.

Tem uma roupa específica, mas as pessoas podem comprar e vestir. O que diz se a pessoa é mesmo da religião e está preparada para a função é o comportamento dela, explica. Algumas pessoas dizem que estão manifestadas, mudam de voz ou fazem coisas do gênero. Isto não é comum no Candomblé, acrescenta.

A taróloga afirma que, em seu caso, o lugar de atendimento não é determinante. Pode ser na casa do cliente ou no espaço da taróloga. O ideal é que o local seja limpo e harmonioso. Não pode ser um lugar pesado, escuro, diz. Dórea destacou que o espaço onde faz o atendimento pode ou não ter imagens de santos. Isto fica a cargo da crença de cada profissional, finaliza.

Babá PC alerta que é preciso tomar cuidado com as propagandas enganosas. É muito comum ver anúncios com grandes promessas. Esta semana mesmo eu vi um 'site' de São Paulo que cita um ‘pai’ que estava oferecendo serviços e diz que é daqui. Ele estava usando o nome da Oxumaré, que é conhecida, para valorizar o seu trabalho, alerta.

O astrólogo Randow diz que é necessário desconfiar de panfletos afixados nos pontos de ônibus ou em muros da cidade que prometem trazer a pessoa amada em poucos dias. A desconfiança é sempre nossa aliada. Por esta razão, não acredite naquelas pessoas que prometem o que não pode ser feito, como, por exemplo, devolver um amor perdido ou prometer que você passe no concurso público mais esperado. Em todo lugar existem charlatões, que não têm nenhum tipo de experiência e só querem enganar e ganhar dinheiro, enfatizou.

Numerologia e Tarô não adivinham a vida de ninguém, alerta a numeróloga capixaba Izabel Dórea. O Tarô dá uma indicação segura para um processo a ser iniciado pela pessoa que me procura para o autoconhecimento, nada mais, explica. Segundo Dórea, a partir de uma análise do Tarô e da numerologia pode se chegar a um nível de consciência, mas as práticas não indicam como ganhar na loteria e conquistar o emprego dos sonhos. Eu não estou aqui para adivinhar a vida de ninguém, mas para despertar consciências, comenta.

Para Babá PC, a religião não é uma fonte de milagres. Temos que ter cuidado com os anúncios fáceis, como consultas de graça, que prometem tudo. A religião não é uma varinha mágica; é muito séria como as outras também. As pessoas vão com sua fé; não é só chegar com uma ‘varinha’ e a coisa acontece, finaliza.

 

Fonte desta matéria:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/


 

 

 

Vem cá me dar um dinheirinho!

 

 

 

Se tudo se condensa nisto

muito confuso e permisto –

quem fará a Obra por nós,

se a Coisa só cabe a nós?

 

Despertar consciências?

Entusiasmar experiências?

Quem concretizará por nós

aquilo que só toca a nós?

 

Respeito todas as religiões

e escuto todas as opiniões,

mas, quem decidirá por nós

naquilo que compete a nós?

 

Precisamos nos alforriar

de a carismáticos consultar.

Ninguém efetivará por nós

aquilo que pertence a nós!

 

Deus1 revelará no Coração.

Ninguém desvelará por Ele;

este Privilégio é tão-só Dele!

 

 

 

Quietatione est Aureum!

 

 

 

_____

Nota:

1. Deus, in esse et in potentia, em nós.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blog.paulobarcelos.com/colors-of-movement/

http://www.newatheistmovement.com/apps/blog/
categories/show/929085-faith-vs-reason

http://www.proclamandofe.blogspot.com/

http://www.papeldeparede.fotosdahora.com.br/
orkut_papel/orkutAmigo.asp?cod=2958&titulo=

 

Música de fundo:

Law and Order

Fonte:

http://beemp3.com/