A CONSCIÊNCIA DO ÁTOMO

 

 

 

Alice Bailey

Alice Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo semipleno e mais apocópico do que eu gostaria que não estivesse objetiva apresentar para reflexão alguns fragmentos fundamentais da obra A Consciência do Átomo, de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, alguns em co-autoria com o Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano.

Neste trabalho, de maneira geral, sempre que você ler a palavra átomo subentenda particularmente ser-aí-no-mundo ou átomo humano, pois, é a ele que se destina o pensamento baileyano, e, como diz Nat King Cole na música... just smile. Considero importante que seja estudada a obra global de Alice Bailey, pois, é muito esclarecedora e fácil de ser inteligida. Mas, uma coisa é certa: aquele que conseguir compreender integralmente o funcionamento de um átomo (quem sabe, o simples átomo de Hidrogênio) estará apto a compreender, relativamente, o funcionamento do Sistema Solar e, talvez, até o do próprio Universo.

Por último, informo que, como desejo que estes fragmentos baileyanos sejam perfeitamente bem compreendidos, coalhei o trabalho com diversas animações e com uma coleção de dezoito notas explicativas, que, preferentemente, devem ser consultadas à medida que aparecem no texto. Por isto, o arquivo deste estudo ficou um pouco pesado: .htm = 113 kb; música de fundo, animações em flash e imagens digitais = 8.657 kb. Mas, acho que valeu a pena. Epilogo o estudo com um poeminha bokohalâmico, que denominei Verdade Relativa.

 

 

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A Grande Invocação: Do Ponto de LLuz na Mente de Deus, que flua LLuz às mentes dos homens. Que a LLuz desça à Terra. Do ponto de Amor no Coração de Deus, que flua Amor aos Corações dos homens. Que o Cristo volte à Terra. Do centro, onde a Vontade de Deus é conhecida, que sejam guiados o propósito e as pequenas vontades dos homens, propósito que os Mestres conhecem e servem. Do centro a que chamamos raça dos homens, que se cumpra o Plano de Amor e de LLuz, e que seja murada a porta onde mora o mal. Que a LLuz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.1

Por trás de toda aparência exterior, o Poder Motivador do Universo é o Amor.

Para todos nós, muita coisa permanece sem explicação, mas, já despertamos para a compreensão de que não somos simplesmente uma acumulação de átomos físicos, algo material, um corpo tangível, mas, que existe dentro de nós, latente, uma consciência, uma força e uma natureza psíquica...

 

 

 

 

Do ponto de vista religioso e, digamos assim, sobrenatural, todas as coisas existem de acordo com algum propósito oculto que não podemos discernir com nossas mentes finitas, quanto mais entender.

Os pontos de vista materialista, o puramente sobrenatural e o idealista são as três principais linhas de pensamento que foram formuladas como explicativas do processo cósmico. Todas elas são verdades parciais, contudo, nenhuma delas é completa sem as outras. Todas elas, quando seguidas unilateralmente, levam a caminhos secundários e à treva, e deixam o mistério central da Vida insolúvel.2

 

 

 

 

O mundo não segue seu caminho cegamente, mas, tem, por trás, algum plano, algum esquema coordenado, algum conceito organizado, que se exterioriza por intermédio da forma material.

 

 

 

 

Consciência Sub-humana —› Consciência Humana —› Consciência Sobre-humana.

Evolução sugere um desenvolvimento de dentro para fora e o desabrochar de um centro interior. Evolução é o desabrochar de uma Força que aumenta continuamente seu poder de resposta. A evolução nos leva, finalmente, para frente e para cima, até o ideal de uma Existência Unificada, que será a síntese de todas as linhas de evolução, e a uma concepção de uma Vida Central ou Força, a qual funde e une todas as unidades evolutivas, sejam elas unidades de matéria, tais como o átomo do químico e do físico ou as unidades de consciência, tais como os seres humanos. A evolução é o processo que faz a vida desabrochar em todas as unidades, o estímulo crescente que finalmente funde todas as unidades e grupos, até que tenhamos aquela soma total de manifestações, que pode ser chamada de Natureza ou Deus, e que é o agregado de todos os estados de consciência. Este é o Deus a Quem o Cristão se refere quando diz: Nele vivemos e nos movemos e temos nosso ser. Esta é a Força ou Energia que o cientista reconhece. E esta é a Mente Universal ou a Super-alma do filósofo. Esta, novamente, é a Vontade inteligente que controla, formula, liga, constrói, desenvolve e leva tudo a uma Máxima Perfeição. Esta é aquela Perfeição inerente à própria matéria, e a tendência latente no átomo, no homem e em tudo que existe. Esta interpretação do processo evolutivo não o considera como o resultado de uma Divindade exterior derramando Sua Energia e Sabedoria sobre um mundo em expectativa, mas, sim, como algo latente dentro do próprio mundo, que jaz oculto no Coração do átomo da Química, no Coração do próprio homem, no interior do Planeta e dentro do Sistema Solarem uma palavra: no Universo.3

O processo evolutivo (desenvolvimento cíclico) é aquele Algo que impele tudo em direção ao objetivo [Todo-desde-sempre-um]. É a Força que está gradualmente extraindo ordem do caos, que está tentando levar à Máxima Perfeição a imperfeição temporária, que está colhendo ou obtendo o Bem do mal aparente e que, da treva e da desgraça, está garimpando Aquilo que nós, algum dia, reconheceremos como Belo, Correto e Verdadeiro.

A Natureza se repete continuadamente, até que certos objetivos definidos tenham sido alcançados, certos resultados concretos tenham sido obtidos e certas respostas tenham sido transformadas em Sabedoria.

No Sistema Solar, a atração e a repulsão nada mais são do que a faculdade discriminativa (do átomo ou do homem – livre-arbítrio ou poder de escolha) verificada nos planetas e no Sol.

 

 

 

 

Evolução (da Matéria, da Inteligência, da Consciência ou do Espírito) Mudança Ordenada e Mutação Constante.

Estágios que caracterizam o processo evolutivo: infância (estágio da energia atômica, lado material, auto-suficiente e egocêntrico da vida), adolescência (estágio da coesão grupal, despertamento para a conscientização da responsabilidade e para o reconhecimento do grupo – sacrifício da individualidade pelo bem de muitos) e maturidade (estágio da existência unificada e sintética – fusão, unificação e síntese de todos os estágios de consciência).

Separação —› União Um Propósito; Uma Vontade.

A Consciência ou Inteligência evolui por intermédio da forma exterior.

O que será a última partícula? Haverá uma última partícula? Ou será que os próprios elétrons possam ser mundos dentro de mundos?4

 

 

 

 

De onde vem a energia? O que é ela?

Objeto da Evolução [Reintegração]: Conquista da Consciência do Ser Real por meio do não-ser. Mas, o não-ser não é o bastante, sendo necessário compreender a si-mesmo, e encontrar o Reino de Deus dentro de si, no Coração.

A Inteligência Absoluta vibra através de cada átomo do mundo. Os átomos de hidrogênio se combinam com os dos outros elementos, formando as mais variadas substâncias. Como isto poderia acontecer sem Inteligência?

 

 

n-propanol (CH3CH2CH2OH)

 

 

John Tyndall: Os átomos parecem ser instinto com desejo de vida.

A vida minúscula dentro da forma atômica demonstra qualidade psíquica.

De forma para forma e de reino para reino a consciência geral do átomo aumenta (inteligência discriminativa, elasticidade, sensação etc.)

Qualidades dos átomos (psique do átomo): energia, inteligência, habilidade de selecionar e de rejeitar (discriminação), capacidade de atrair e de repelir (poder seletivo), sensação, movimento, desejo... O que se pode dizer de nós, seres humanos, pode-se dizer, na devida proporção, do átomo.

 

 

Água (H-O-H, H2O)

 

Para o cristão ortodoxo: Deus. Para o cientista: Energia. Para o idealista: Deus Interior. Para outros: Faculdade Energizante.

À medida que o tempo passa, com exceção das Verdades Universais e Eternas, tudo acaba se tornando inadequado e ultrapassado.

Só o ignorante dogmatiza e só o imprudente se ocupa com minúcias.

A religião precisa se tornar científica. Cada forma da Terra e cada ponto (átomo) do espaço, empenha-se, em seus esforços, para a autoformação, e em seguir o modelo estabelecido no Homem Celestial. A involução e a evolução do átomo têm um só e o mesmo objetivo: o Homem.

Templo de Apolo, em Delfos: Conhece-te a ti mesmo. É em ti que será encontrado tudo o que há para ser conhecido.

O que é verdadeiro para um átomo deve ser também verdadeiro, em maior ou menor proporção, em tudo.5

O método de evolução para cada átomo é devido a duas causas: a vida interna do próprio átomo e sua interação ou relação com outros átomos.

O Reino de Deus está dentro de vós. O Caminho para o Centro da Vida ou da Energia Primordial está dentro de cada um de nós.

Nenhum de nós poderá estar [ou se tornar] completo até que todas as outras unidades tenham alcançado seu desenvolvimento integral e pleno.

 

 

 

 

O mistério de tudo está oculto na vontade e no objetivo da Inteligência do Logos Solar.

Toda evolução procede do homogêneo, através da heterogeneidade, e retorna à homogeneidade.6

As mesmas Leis básicas comandam tanto a evolução do átomo quanto a evolução de um sistema solar. O Macrocosmo se repete no homem, e o microcosmo, por sua vez, se reflete em todos os átomos.

Plutarco: Uma idéia é um ser incorpóreo, que não tem subsistência por si só, mas, dá forma e imagem à matéria amorfa, e se torna a causa da manifestação.

Um homem é um pensamento encarnado.

No começo era o Verbo [a Palavra] Transformação de um pensamento oculto [pensado – propósito, intenção ou conceito abstrato] em uma expressão objetiva [transformação de Potência em Ato].

A inteligência [inter (entre) e legere (escolher)] é a capacidade de pensar ou de escolher, de selecionar e de discriminar.

Reinos Terrestres: Mineral, Vegetal, Animal e Humano.7

Nestes Quatro Reinos – Mineral, Vegetal, Animal e Humano – prevalecem três fatores: primeiro – o átomo primitivo é, em si mesmo, uma vida; segundo – todas as formas se constroem de uma multiplicidade de vidas, e assim um todo coerente se estabelece através do qual uma entidade subjetiva elabora um propósito; terceiro – a vida central dentro da forma é seu impulso propulsor a fonte de sua energia, ou seja, a origem de sua atividade e o que fixa a forma como uma unidade.

O homem pode ser definido como aquela energia central, vida, ou inteligência que opera por meio de uma manifestação material ou forma, sendo esta manifestação material ou forma construída a partir de miríades de vidas inferiores.

Médicos de uma grande cidade do Meio Oeste dos Estados Unidos afirmaram que no momento da morte de alguns pacientes haviam notado uma luz azulada fluindo do topo da cabeça, e alguns acrescentaram ter ouvido um estalo na região da cabeça. Na morte, a Luz Central ou Vida se retira (afrouxamento e posterior ruptura do Elo Magnético – Cordão Prateado – que une a entidade habitante ou pensador ao seu veículo de expressão), e a conseqüente desintegração da forma – dispersão das miríades de vidas inferiores.

Cada unidade da família humana é um átomo do Corpo daquela Unidade Maior, que foi chamada de Homem Celestial em algumas Escrituras.

O Sistema Solar não passa do agregado de todos os reinos e de todas as formas, e é o Corpo de um Ser que Se expressa por meio dele e o utiliza a fim de dar forma a um objetivo definido e a uma idéia central.

Involução [restrição da Vida dentro da forma limitação (aspirações, desejos, cobiças e paixões), adaptação, utilização, cristalização e desintegração] —› Evolução —› Atração e Repulsão (ganho de experiência, expansão da consciência, autoconhecimento e autocontrole).

Sentido da Evolução e Segredo da Encarnação Cósmica: o Espírito ou Vida progridem por meio de cada grau ou forma, até que o caminho de volta tenha sido percorrido e o ponto de origem [re]alcançado.8

Tornar-se é a Lei que torna a Existência e o próprio Ser possíveis.

A morte não é um último e máximo terror. Na realidade, é a grande libertação, a entrada em uma medida de atividade mais completa, quando acontece a liberação da Vida do veículo cristalizado e de uma forma inadequada.9

Uma coisa são as verdades vitais de todas as religiões; outra são as formas cristalizadas [coisificadas e impossíveis] das suas teologias. Por isto, a consciência dos religiosos, que se acha em expansão, começa a considerar restritas e inadequadas as limitações dos teólogos. E assim, a fábrica de dogmas e doutrinas elaborados pelos teólogos deverá inevitavelmente se desintegrar. Isto vale para as diferentes escolas de pensamento.10

 

 

 

 

À medida que o tempo passa, com exceção das Verdades Universais e Eternas, tudo acaba se tornando inadequado e ultrapassado.

O homem, tal como o Logos, é três em um e uno em três.

 

 

 

 

... Reino Mineral... Reino Vegetal... Reino Animal... Reino Humano...

Entre os diferentes graus de consciência que se estendem do átomo do químico e do físico até o Logos do Sistema Solar, não há lacunas nem transições bruscas, mas, sim, uma gradual expansão e uma sistemática evolução de uma forma de manifestação inteligente para outra, e, por meio da experiência, a Vida dentro da forma sempre ganha em qualidade. [Natura non facit saltus. A Natureza não dá saltos.]

A ruptura de uma civilização (período de transição) começa a acontecer sempre que a Vida dentro das formas não encontra mais do que prisão e limitação. Mas, novas formas surgem, pois, a evolução é indominável. A isto se pode denominar de adequabilidade.

As civilizações, as religiões e as grandes raças são simplesmente as formas pelas quais, na Terra, a Grande Vida Tríplice Central procura se expressar.

A matéria inorgânica não existe; tudo é Vida. Todas as formas nada mais são do que veículos de expressão para alguma entidade existente.

 

 

Cristal Vivo de Cloreto de Sódio

 

 

As três partes [Triângulo] do Grande Todo são o Espírito ou Vida, que se manifesta através da Substância ou Matéria, e que utiliza um terceiro fator – a Inteligência —› Evolução da Consciência.

O átomo nada mais é do que a expressão de uma vida se manifestando através de uma forma esferoidal e elaborando um objetivo inteligente.

Cada forma nada mais é do que um agregado de vidas menores.

 

 

 

 

Todas as Três Pessoas da Trindade Logóica [] cooperam entre si.

Meta [finalidade] da encarnação humana: demonstrar Inteligência, expressar Amor, manifestar Vontade.

Annie Wood Besant: O homem é aquele ser onde o Espírito Mais Elevado e a Matéria mais baixa se unem pela ação da Inteligência.

Um velho livro ocultista: O homem é a Vida e as vidas.

Se desejarmos, poderemos entender Deus como Amor ou a Grande Força Atrativa do Sistema Solar – a Grande Vontade ou o Grande Propósito por trás de toda manifestação [cuja sede, em nós, está no nosso Coração].

Como, no homem, os Atributos Divinos estão ainda majoritariamente embrionários [in potentia], ele precisa repetir, dentro de seu ciclo de evolução, os processos idênticos que o próprio átomo seguiu [e continua seguindo].

 

 

 

 

A queda do homem (descida da entidade na matéria – descida da Vida Central – e a encarnação do Espírito) foi uma necessidade [e continuará sendo uma necessidade em todos os Planos e Dimensões], pois, no Jardim do Éden não há campo necessário nem suficiente para o desenvolvimento espiritual. E esta queda se prolongará ciclicamente até que o homem faça a descoberta de que ele não é a forma, mas, sim, a Inteligência que a utiliza. Então, ele também poderá dizer: Aquele que me viu, viu o Pai, [pois, a Vontade do seu Deus Interior se manifestou AHIH ASheR AHIH. Eu sou o que sou.]

AHIH ASheR AHIH. Eu sou o que sou Quatro Etapas:
1ª Etapa: Eu – Consciência Atômica.
2ª Etapa: Eu-sou – Consciência Pessoal.
3ª Etapa: Eu-sou o que – Consciência Grupal.
4ª Etapa: Eu-sou o que sou – Autoconsciência Universal (Autoconsciência e Expressão da Vida Universal, Autoconsciência Plena do Logos Solar e do seu Deus Interior).

Consciência Atômica (Átomo Químico) —› Consciência Pessoal (Átomo Humano) —› Consciência Grupal (Átomo Planetário) —› Autoconsciência Universal (Átomo Solar).

No caso da Terra, a Consciência Planetária é a soma de todos os estados de consciência sobre o nosso Planeta.

Robert Browning: Quando toda a raça estiver aperfeiçoada, todos tenderão à Humanidade.11

Consciência Individual: parcela da Consciência Universal que uma unidade separada pode contatar e conceber por si mesma.

Consciência universal: pensando-se em tempo e espaço, é a Consciência com a idéia de locação e de sucessão nela incluída ou, na verdade, consciência grupal, o próprio grupo formando uma unidade maior ou menor.

Consciência Absoluta: Consciência [Cósmica] na qual tudo existe, tanto o possível quanto o real, e diz respeito a tudo o que possa ser concebido como tendo acontecido, como ocorrendo ou por acontecer. Pode ser entendida como a Consciência de Deus, que contém Nela o passado, o presente e o futuro.12

Tudo vive, e há graus variados de consciência. (Grifo meu).

O homem ainda não é um Deus, mas, é um Deus em formação [em caminhada]. Ele está elaborando a imagem de Deus, e, um dia, a produzirá perfeitamente.13

Não existe propriamente retardamento mental; há, sim, devido à etapa de evolução [perceptibilidade] interior, um período mais longo [necessidade] para se tornar [auto]consciente.14

No átomo humano, está armazenado [no Hard Disk Drive ou Disco Rígido Pessoal (Átomo-semente) em que estão e são armazenados os dados da nossa existência, e no qual as informações não são perdidas] tudo o que foi adquirido nas etapas anteriores dos Três Reinos Inferiores da Natureza [Pedra, Planta, Animal].

No que concerne à Vida Una e Universal, o homem nada mais é do que um Átomo.

Existência Objetiva Confinamento pelo muro da vida pessoal.

 

 

 

 

Cada grande desabrochar da consciência é uma Iniciação. Cada passo à frente no caminho da percepção é uma nova Indicação. Quando um Átomo de Substância se transformou em uma forma, isto foi uma Iniciação para este Átomo. Quando a Consciência do Reino Vegetal se fundiu com a do Reino Animal e a vida passou do reino inferior para o superior, isto foi uma Iniciação. Quando a Consciência do Animal se expandiu para a do Reino Humano, outra Iniciação ocorreu. Quando o Quinto Reino ou o Reino Espiritual se efetivar, a família humana passará uma Iniciação específica. No esquema evolutivo, não há lacunas entre um Reino e outro, entre um Estado de Percepção e outro, mas, um gradual desenvolvimento da Consciência.

 

 

 

 

 

 

 

As guerras mundiais são freqüentemente consideradas o resultado dos erros e das fraquezas humanas. Talvez, seja assim mesmo, porque, indubitavelmente, as condições econômicas e as ambições humanas podem tê-las provocado; mas, por outro lado, talvez, também poderão ter ocorrido devido à concretização de um propósito da Grande Vida Central, cuja Consciência ainda não é a nossa.15

Logos Solar ou Vida [Solar] Central: origem da energia de tudo o que existe no Sistema Solar.

O certo ou o errado não contam, mas, o que importa é simplesmente a diferença na capacidade de diferentes tipos de homens, em diferentes etapas de evolução, para reagir ao contato e à vibração.16

A tendência da evolução é para a síntese.

 

 

Cubo de Rubik

 

 

O médium comum [espírita] é um homem de natureza negativa ou receptiva, e normalmente é coordenado tão imprecisamente em sua natureza tríplic,e que uma força ou entidade exterior pode usar seu cérebro, sua mão ou seu corpo. A mediunidade está levando milhares à loucura ou a distúrbios nervosos. Todavia, a verdade está dentro de nós, e nosso Deus Interior pode nos habilitar a falar, escrever e chegar a Verdades Superiores sem usar a mente inferior. Isto, porém, é uma coisa positiva e não negativa, e significa a colocação de alguém em alinhamento direto, consciente, com o próprio Eu Superior, e não abrir a personalidade para qualquer cascão astral [cadáver astral], entidade ou fantasma [existentes no Plano Astral].17

Poderes psíquicos a serem desenvolvidos pelos seres-aí-no-mundo: controle consciente da matéria; continuidade de consciência nos três planos de existência: físico, emocional e mental; psicometria [faculdade extra-sensorial para extrair o conteúdo de algum objeto ou ambiente impresso fora da realidade física]; capacidade de clariaudiência (ouvir nas quarta, quinta e sexta dimensões); capacidade de clarividência (ver nas quarta, quinta e sexta dimensões); curar pela imposição das mãos; manipulação dos fluidos magnéticos; criação consciente por meio da cor e do som; etc.

 

 

Tesseract (Hipercubo Desdobrado)

 

Grande Espírito Planetário Consciência Grupal.

Perdemos muito tempo procurando provar os erros dos outros, ao invés de tentarmos demonstrar a precisão [se houver precisão] das nossas próprias interpretações das coisas.

Etapa Atômica Estável (Eu sou – egolatria) —› Etapa Atômica Radioativa (Eu sou o que – cooperação inteligente).

Todos os mitos contêm em si verdades ocultas.

A conscientização de nossa consciência está tão distante da do átomo quanto a consciência do Logos Solar está distante da nossa.

Na forma, e somente na forma, estão a separação e a diferenciação.18

 

 

 

No Sol de Sirius está a origem da Sabedoria, e a influência ou Energia do Amor emana de lá.

No Mistério da Eletricidade está oculto todo o Conhecimento. Quando tivermos penetrado Nele, saberemos tudo o que existe para ser conhecido.

O objetivo da evolução [reintegração] é sermos capazes de funcionar conscientemente, com plena continuidade de percepção, nos Planos Físico, Emocional e Mental. Esta é a grande realização que um dia será nossa. O outro objetivo da evolução é tríplice, isto é, que tenhamos Vontade, Amor e Energia [Inteligência] coordenados. Há ainda a etapa-possibilidade de transcensão do tempo e do espaço.

Como poderá ser possível, para a mente humana, finita, avaliar com precisão o plano da Divindade? Mais do que isto: haverá algum plano definido de antemão?

As coisas são assim, pensa a maioria das pessoas, mas, são assim por quê? Como? Com qual finalidade?

Ainda que ninguém consiga obter a total expressão da Verdade, a Verdade está dentro de nós.

 

 

 

Verdade Relativa

 

 

 

Sei que a Verdade está em mim,

mas, sou uma Verdade Relativa.

Ainda confundo o não com o sim,

e continua torta minha perspectiva.

 

Sob nenhuma hipótese desistirei;

lutarei para compreender o busílis.

Devagar, aprenderei o que não sei:

não serei sobrepujado pela atrabílis.

 

Mas, não esperarei pela eternidade.

Faço de cada dia um agora ilustrador.

O mais doloroso de tudo é a Saudade

– Saudade que me consome sem dor.

 

Oh!, Boko Haram! Oh!, Estado Islâmico!

Quousque tandem toda essa deformidade?

Quousque tandem o degolamento satânico?

E quousque tandem tanta desfraternidade?

 

Para as reivindicações serem atendidas,

é preciso triunfarem a paz e a bonança.

Ponto final na carnificina e nas feridas!

 

 

 

Satanic Drone
Unmanned Aerial Vehicle (UAV)
Quousque Tandem
retaliação?


 

 

 

______

Notas:

1. Neste Mantra – Do Ponto de LLuz na Mente de Deus, que flua LLuz às mentes dos homens – o Ponto de LLuz e a Mente de Deus não estão lá ou acolá, mas, sim, em nosso Coração. Tentar visualizar um Ponto fora ou um Deus em não-sei-onde será inócuo.

2. De maneira geral, com raras exceções, o que a Ciência e a Filosofia explicam (quando explicam) é como as coisas aconteceram, acontecem ou acontecerão, ou seja, o que é visto, tangível e que pode ser provado; dificilmente conseguem tornar claro ou inteligível o porquê de a coisa ter acontecido, estar acontecendo ou vir a acontecer. Particularmente, todos os eventos naturais são exemplos disto. A extinção do Cretáceo-Paleógeno (K-Pg), anteriormente chamada de extinção do Cretáceo-Terciário (K-T), foi uma extinção em massa, ocorrida há mais ou menos 65,5 milhões de anos, que marcou o fim do Período Cretáceo e o início do Paleógeno. Este evento catastrófico teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes. O registro estratigráfico mostra que o desaparecimento abrupto das espécies que foram extintas coincide com um nível estratigráfico, denominado nível K-Pg, rico em irídio, um elemento químico pouco abundante na Terra, e, geralmente, associado a corpos extraterrestres ou a fenômenos vulcânicos. Diversas teorias tentam explicar a extinção K-T, sendo que a mais aceita atualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteróide com a Terra. Isto é como a coisa provavelmente aconteceu, mas, o porquê necessário desta extinção em massa ter acontecido a Ciência não faz a menor idéia. Muito resumidamente, pode-se admitir que, se os dinossauros e outros répteis gigantes ainda estivessem saracoteando por aqui, nós, certamente, não estaríamos aqui. Enfim, como ponderou Alice Bailey, até sermos capazes de pensar tanto em termos abstratos quanto em termos concretos, não nos será possível responder total e concertadamente à qualquer pergunta. E, qualquer resposta a qualquer pergunta tem sempre dois lados.

 

 

Aquecimento Global

 

 

Terreno em erosão em Drumheller, Canadá,
onde se observa o nível K-Pg,
registro da passagem do Cretáceo para o Paleógeno

 

3. O conceito de Máxima Perfeição deve ser entendido como relativo-progressivo-ilimitado – por assim dizer, é uma Perfeição Absoluta desejável, mas, inalcançável, porque é um processo permanente, constante, contínuo, eviterno, imperturbável, imudável, indelével, inexorável, ininterrupto, irrevogável... Se a Máxima Perfeição fosse alcançada definitivamente e para sempre, o processo chegaria ao fim, e, se chegasse ao fim, o que aconteceria depois? Isto é simplesmente inconcebível e inimaginável. Precisamos nos acostumar com a idéia místico-metafísica insubstituível que o não-começo tem como contraparte, complemento ou correspondência o não-fim. A Peregrinação é eterna e a busca é interminável, porque, se e quando houver e acontecer a fusão de uma individualidade no e com o Todo-desde-sempre-um, o processo, oportuna e concertadamente, recomeçará. O Universo e a Consciência Cósmica não param nem descansam. Quem quer dar uma paradinha e descansar somos nós, e acreditamos que uma diplomação, qualquer que seja ela, conclui um esforço. Ora, não existe diplomação em ShOPhIa Universal, nem para menos nem para mais, nem para a esquerda nem para a direita, nem para cima nem para baixo.

 

 

Qualquer fim é um (re)começo

 

 

Qualquer fim é um (re)começo

 

4. Avançando um pouquinho, pergunto: será o Bóson de Higgs a Partícula-Deus? Será o Bóson de Higgs a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares? Será que, como pensa o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942), o Bóson de Higgs tem potencial para destruir todo o Universo? Enfim, como nada vem do nada, ou seja, como tudo deriva de alguma coisa, o que deu ou daria origem ao Bóson de Higgs? E, se for assim, o que deu ou daria origem ao Bóson de Higgs derivou de quê? E este quê derivou de quê? Para tudo isto, só há uma resposta: Spira Legis – sem começo nem fim. Fritar um ovo sem espatifar a gema ou preparar um spaghetti al dente (que eu adoro) são coisas muito mais fáceis de fazer do que entender (se for possível entender) estas lucubrações metafísicas, que acho que nem um Deus entende completamente.

5. A Lei que rege um átomo é a mesma Lei que rege o Universo. Como poderia ser diferente?

6. O Filósofo português José Pereira de Sampaio, de índole gnóstica e que se deu a conhecer pelo apelido Bruno (Sampaio Bruno) em homenagem ao Filósofo Italiano renascentista Giordano Bruno (1546 – 1600), nasceu em 30 de novembro de 1857, na Cidade do Porto, Portugal, na qual também viria a morrer em 11 de novembro de 1915. Em sua obra A Idéia de Deus, em que o Autor dá vazão à inspiração mística que o conduziu a buscar a Unidade Primordial de onde admitia que tudo provém, assim deixou gravado seu esquema cosmogônico: No princípio, era a Perfeição, o Espírito Homogêneo e Puro. No segundo momento, mercê do efeito de um mistério, temos o Espírito diminuído e a seu par a diferença que se tornou heterogênea, isto é o mundo. No terceiro momento, reintegrar-se-á o Espírito Puro, pela absorção final de todo o heterogêneo. Assim, três são os instantes supremos do crescimento. Um: é o Espírito Homogêneo e Puro, que foi e há-de voltar a ser. Eis o ponto de partida e eis o ponto de chegada. Outro: é o Espírito Puro, mas, diminuído atualmente pelo destaque separativo do Universo. Enfim, o outro ainda: é esse Universo, que aspira a regressar ao Homogêneo inicial. Como já tive ocasião de comentar o pensamento gnóstico de Sampaio Bruno, não o farei nesta oportunidade. Apenas direi que, apesar de engenhosa a propositura do seu esquema cosmogônico, resumir a coisa toda a um simples triângulo é meramente, no mínimo, teleo-escatologizar o que não pode ser teleo-escatologizado. Ora, o Universo não é teleológico ou escatológico nem é de rompantes, para, de repente, a trouxe-mouxe, se heterogeneizar, e, depois, a mouxe-trouxe, voltar a se homogeneizar. Isto é uma fabulação. E mais: para se fazer uma afirmação desta monta, se ela tiver cabimento, é necessário que se justifique muito bem e concertadamente o porquê e se apresente muito compreensiva e exatamente o como, coisas que Bruno não fez. O fato é que, em Metafísica, se pode (quase) tudo, mas, este tudo deve estar alicerçado em coerência, sistema e ordem. Isto é como um quebra-cabeça (puzzle): as peças devem combinar e encaixar muito direitinho, senão a coisa dá em águas de bacalhau.

 

 


 

7. Quando muito, poderíamos classificar o Homo sapiens contemporâneo como um sanguinário, egolátrico e desfraterno animalis (±) rationalis.

8. O ponto de origem não é propriamente [re]alcançado, pois, se fosse assim, de maneira geral, a encarnação não teria ou não faria qualquer sentido. A Reintegração sempre se faz, certamente, por um retorno, mas, este retorno como regra, se desloca sempre para um ponto mais elevado, mais refinado – em oitavas superiores do Teclado Universal. (A animação abaixo não representa fidedignamente o curso deste Processo Reintegratório, mas, dá uma boa idéia de como ele acontece).

 

 

Reintegração

 

 

9. A forma não é propriamente inadequada. Inadequados são os meios e os usos que, por ignorância, fazemos da (existência na) forma. Em outras palavras: somos nós que, por inscientìa sesquipedális, fabricamos nossos infernos, nossos demônios, nossas dores e nossos desesperos. Em resumo, a Reintegração, portanto, nada mais é do que a diminuição progressiva deste processo de fabricação de horrendos horrores. Ela se completará (se se completar), para um dado ciclo, quando demitirmos o superintendente e a fábrica de monstros for fechada.

10. Um exemplo disto é a Doutrina Positivista (corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX, elaborada por Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, Montpellier, 19 de janeiro de 1798 – Paris, 5 de setembro de 1857), que acabou não indo lá das pernas. No Brasil, o Positivismo teve influência marcante no processo de consolidação da Proclamação da República, e o militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro Benjamin Constant Botelho de Magalhães (Niterói, 18 de outubro de 1833 – Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1891) acabou sendo homenageado, nas disposições transitórias da Constituição de 1891, com o epíteto de Fundador da República Brasileira.

11. E isto deverá acontecer no último dos Sete Períodos Evolutivos (ou Reintegratórios) – Período de Vulcano. Bem, ainda estamos no Período Terrestre, e teremos que vencer os Períodos de Júpiter e de Vênus para podermos chegar ao Período de Vulcano, quando, presumidamente, todas as faculdades latentes possíveis do ser-aí-no-mundo estarão totalmente desenvolvidas, e todos nós (se trabalharmos e merecermos!) teremos, então, nos tornado Deuses (Super-homens). Que assim seja! Robert Browning (7 de maio de 1812 – 12 de dezembro de 1889) disse também: A Vida tem uma significação e o meu dia-a-dia é procurá-la.

12. Como poderia haver passado, presente e futuro em uma Consciência (Consciência Cósmica) que sempre foi, é e sempre será a mesma em Si-mesma? Na realidade, o passado, o presente e o futuro são representações mentais humanas de um tempo (ilusório, fragmentado) que não é Tempo (incondicional, uno), e o próprio futuro não pode ser representado mentalmente de maneira concertada. O conceito einsteiniano de continuum espaço-tempo (ou continuum espaço-temporal, conjunto de três unidades espaciais e uma temporal), apresentado na Teoria da Relatividade Especial (ou Teoria da Relatividade Restrita), explica, por assim dizer, o acerto de muitas profecias, pois, fora do tempo objetivo e do espaço delimitativo, a percepção é una. Talvez, não seja conveniente dizer fora do tempo objetivo e do espaço delimitativo, mas, sim, ao se fazer uma abstração, uma suspensão do juízo, uma epokhé ou colocar entre parentesis as sensações objetivas. Basicamente, esta é a meta da meditação, pela qual poderemos atingir os mais ilimitados poderes e se alcança, finalmente, a união com o grande Espírito do Universo – aplicação da mente, máximo controle do pensamento e uma atitude nem negativa nem positiva, mas, um perfeito equilíbrio entre as duas – e da série de Iniciações (expansões da consciência). A concentração intelectual, que resulta no controle da mente e na habilidade de pensar claramente e de pensar somente o que desejamos pensar, deve preceder a verdadeira meditação, ainda que concentração seja uma coisa e meditação (mudança de polarização) outra.

13. É por isto que se pode admitir e dizer que o homem é o seu próprio Iniciador ou que Iniciando e Iniciador são um. Ou seja, ainda: cada Iniciação (entrar na posse de algo) tem que ser auto-iniciada; se não A quisermos, Ela não acontecerá. No Cósmico, não há imposição, mas, qualquer um que pedir receberá, quem buscar achará e a quem bater abrir-se-lhe-á. (Evangelho de Lucas, XI: 10). Só não devemos ter pressa e querer que a coisa aconteça imediatamente, porque poderemos pedir e buscar hoje, e só receber ou encontrar daqui a um zilênio. O que é ou o que significa o tempo objetivo no âmbito da Consciência Cósmica? E mais: acima de tudo, há a questão do mérito e da oportunidade.

14. Por isto, nem todos os seres-aí-no-mundo chegarão ao Período de Vulcano plenamente desenvolvidos espiritualmente. Uns, até, lamentavelmente, não completarão a Peregrinação, e terão que ser entropizados! Três vezes Misericórdia!

15. Já discuti extensivamente essa questão da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. Nesta oportunidade, só quero recordar duas coisas: 1ª) o Cósmico não é punitivo nem premiador; e 2ª) não há acaso, fortuitidade; tudo acontece como decorrência de uma causa. Isto dito, não custa nada repetir: somos responsáveis por tudo. Historicamente, o pior da Primeira Guerra Mundial não foi a guerra em-si, mas, o fato de que ela foi a mãe da Segunda Guerra Mundial. Parece, então, que entre 28 de julho de 1914 (início da Primeira Guerra Mundial) e 14 de agosto de 1945 (Dia V-J) ou 2 de setembro de 1945 (datas admitidas para o fim da Segunda Guerra Mundial) a Humanidade precisou passar por uma espécie de compensação educativa coletiva dolorosa e planetária para depurar equívocos que vinham de longe. Mas, como também já afirmei, e não há quem não esteja observando, esta mesma Humanidade parece não ter aprendido as lições que as duas Grandes Guerras ensinaram. Sei lá, mas, parece, enfim, que a Humanidade tem vocação para saco de pancadas. E parece que, masoquisticamente, gosta!

16. Certo e errado não existem propriamente como certo ou como errado. O que existe, efetivamente, é a maior ou menor compreensão que temos das coisas e como à elas reagimos. Se, por exemplo, um devoto carola, conduzido e estimulado por fazedores de cabeças às avessas, vir um santo de barro chorar sangue, provavelmente, dirá que é um milagre; um cientista, se puder, irá analisar o líquido para saber de que é constituído. Mas, definitivamente, que santo de barro não chora sangue espontaneamente, isto, sem dúvida, não chora, nem aqui, na Terra, nem no planeta extra-solar HD 114762 b, nem em qualquer outro ponto do Universo.

17. Já disse e repetirei mais uma vez: os Illuminados, os Adeptos e os Mestres Ascensos não andam por aí canalizando bulhufas. Ponto final.

18. Não é somente na forma que estão a separação e a diferenciação e nem é a forma que separa ou diferencia; nossas culturas, nossas experiências pregressas e atuais e nossos karmas pessoais são diferentes e, em decorrência disto, o aprendizado e as compensações que cada um de nós precisa cumprir são distintos. E, por isto, da mesma forma que viemos de instâncias diferentes do Teclado Cósmico, voltaremos (retornaremos) para domínios ou esferas dissimilares. A forma é (representa) apenas o resultado do nosso estado vibratório interior. Por isto, não somos iguais, ainda que sejamos todos irmãos. Enfim, não é porque o senhor Adolf Sieg Heil usava aquele bigodinho xexelento que eu e ele estamos pra lá de separados e somos totalmente diferenciados.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://helium.wikia.com/wiki/
File:Helium-animation.gif

http://www.jayrus.art.br/Periodicos_JL/
Dialogos/Dialogos_1_Nova/Dial_1_Jairo.pdf

http://www.cursosdemagia.com.br/
sobre_cascoes.htm

http://www.picgifs.com/graphics/rubiks
-cube/animated-rubiks-cube-979291/

http://uncyclopedia.wikia.com/
wiki/File:Banana_Man.gif

http://users.rowan.edu/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Suspens%C3%A3o_do_ju%C3%ADzo

http://ciencia.hsw.uol.com.br/
velocidade-de-dobra2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_
Constant_Botelho_de_Magalh%C3%A3es

http://www.how-to-draw-cartoons-online.com/

http://www.mrsbaltsas.net/

http://gnosisportugal.blogspot.com.br/
2010/09/luso-gnosticos_04.html

https://teacher.ocps.net/

http://www.huntresearchgroup.org.uk/

http://www.brucescientific.com/n-propanol.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%
C3%A2ngulo_de_Sierpinski

http://en.smath.info/

http://matharguments180.blogspot.com.br/

https://www.behance.net/

http://www.howardforums.com/content.php

http://www.netanimations.net/

http://piadasparafacebook.blogspot.com.br/

http://releaf.co/

http://www.picgifs.com/

http://www.animateit.net/

http://www.frasesparafacebook.info/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Extin%C3%A7%
C3%A3o_do_Cret%C3%A1ceo-Paleogeno

http://pt.wikipedia.org/wiki/Greys

http://mail.colonial.net/

http://www.cellphonehits.net/

http://www.webkwestie.nl/

http://ageoftruth.dk/alice-bailey/

http://minhateca.com.br/

http://en.wikipedia.org/wiki/Alice_Bailey

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Bailey

 

Música de fundo:

Smile
Composição: Charles Spencer Chaplin (música); John Turner & Geoffrey Parsons (letra)
Interpretação: Nat King Cole

Fonte:

http://mp3skull.com.cyberunlocker.com/
mp3/smile_nat_king.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.