Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

A construção do prédio do Congresso Nacional, em Brasília, é formada por duas cúpulas distintas. Uma cúpula, voltada para baixo, representa um local de reflexão e de autonomia política dos estados-membros da federação – onde se reúnem os senhores Senadores; a outra cúpula, voltada para cima, representa a abertura aos clamores populares – onde se reúnem os senhores Deputados Federais. No Brasil, por enquanto, essas duas cúpulas estão meio moucas.

 

 

 

   

e, ontem, virou um 'balburdemônio'.1

Ora bolas, não culpem o ghost do Petrônio2

por aquela louvaminheira descautela.

 

O que lá se deu foi uma puta sacanagem

e a 'esquerdoidice'3 de uma panela.

Ora, também não inventem de culpar a janela

pela anarquia e confa da paisagem.

 

O deslustre senhor Senador Renan Calheiros,

por alguns de seus pares, foi absolvido.

Mas, pela sociedade brasileira não foi eximido

– que também desqualifica seus terceiros.

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2007.

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. 'Balburdemônio' = balbúrdia + pandemônio.

2. Petrônio Portela Nunes (Valença do Piauí, 12 de setembro de 1925 – Brasília, 6 de janeiro de 1980) foi um advogado e político brasileiro de atuação destacada como fiador da distensão política empreendida pelos presidentes Ernesto Geisel (1908 – 1996) e João prendo e arrebento Figueiredo (1918 – 1999). Entre 1971 e 1973, Petrônio foi presidente do Senado Federal. De 1977 a 1979, foi presidente do Senado Federal pela segunda vez, e foi alçado à presidência da Comissão de Relações Exteriores daquela casa em 1979, cargo do qual se afastou em 15 de março de 1979 ao ser nomeado Ministro da Justiça pelo presidente João Figueiredo. Durante seu interregno no cargo, o pluripartidarismo foi restaurado e foi decretada a Lei da Anistia, atos que auxiliaram a pacificar os ânimos nacionais quanto às conseqüências do Regime Militar. Em razão de sua capacidade de articulação, Petrônio era apontado como um dos candidatos à sucessão presidencial, contudo faleceu em Brasília vítima de ataque cardíaco em 6 de janeiro de 1980.

3. 'esquerdoidice' = Neologismo criado por mim e deveras apropriado para resumir o que sucedou, ontem, 12 de setembro de 2007, no Congresso Nacional brasileiro. 'Esquerdoidice', no caso, é um gesto de puxa-saquismo ou uma atitude puxa-saquista, lambe-botas, de quem está a serviço das forças das trevas e sem qualquer compromisso com a Democracia, com a Ordem e com o Progresso, com a Justiça e com a honestidade nas suas ações como representante de um Estado-membro da Federação. A 'esquerdoidice' – que não é ideológica em nenhum sentido – não traz qualquer benefício para o País, e só afunda seus participantes, cada vez mais, no lamaçal fedorento de suas incongruências. Aonde esses caras fedorentos vão, o lamaçal vai com eles. Com licença da má palavra, isto tudo é ou não é uma puta sacanagem?

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjos_do_Inferno

http://www.anchietavirtual.com.br/
cursos/diretorio/agenda_41_62//aulas_nbdir.pdf

http://www.arteminha.com.br/
sessoes.asp?item=12&Categoria=29

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Petr%C3%B4nio_Portela

 

Marchinha de carnaval:

Cordão dos Puxa-sacos (1946)
Compositores: Eratóstenes Frazão e Roberto Martins
Intérpretes:
Anjos do Inferno

Anjos do Inferno era o nome de um conjunto vocal e instrumental brasileiro. Originário do Rio de Janeiro, o grupo teve diversas formações ao longo de quase 30 anos, mas mesmo assim conseguiu criar uma identidade sonora típica, devida, principalmente, ao pistom. O nome veio como ironia à orquestra Diabos do Céu, dirigida por Pixinguinha e muito popular nos anos 30. O auge da carreira dos Anjos do Inferno foi nos anos 40, na época de ouro do rádio. Foram contratados pelas principais emissoras de rádio do Brasil, tocaram em cassinos e gravaram diversos sucessos de carnaval. O conjunto excursionou pela América Latina e Estados Unidos, onde tocou com Carmen Miranda.

 

Fonte:

http://www.melsonho.com/
carnaval/003carnaval.htm