CONCORRÊNCIA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

A ignorância é a mãe das tradições.1

 

Montesquieu

 

 

 

 

A Bela e a Fera

 

 

 

Eu gosto do impossível

porque lá a concorrência é menor.2

Quiçá! Correr atrás3 do putrescível

sempre dará vazão ao pior.

 

é lá na gélida4 Wall Street perda,

é ficar esperançando uma quimera,

é alienar a alma à esquerda.

 

É mandingar para bruxa virar beldade,

é querer que pulga cresça,

é tentar embargar o chilido.

 

É opulentar via embuste e disparidade,

é por marafa tortar a cabeça,

é carambolar um desvalido.

 

 

 

Carambolando o Desvalido

 

 

 

______

Notas:

1. Rabiscunhando, meio plagiando, meio parafraseando, mas, sem hesitação, certezando: A ignorância é a mãe das encarnações. Haverá certeza mais certa e categórica do que esta? Agora, alegorizando: cuidar do jardim exterior faz enflorar o jardim interior. Ou será que é cuidando do jardim interior que enflorará o jardim exterior? Por via das dúvidas, ou seja, como medida de precaução, isto é, a fim de evitar mal-entendidos, o melhor é cuidar dos dois. Aí, não haverá errada.

 

 

 

 

2. Frase de efeito de Walt Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 – Los Angeles, 15 de dezembro de 1966).

3. Não sei se o Poeta Mario Quintana (Alegrete, 30 de julho de 1906 – Porto Alegre, 5 de maio de 1994) está totalmente com a razão, mas, certa vez, ele disse: O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim, para que elas venham até você.

4. Claro, o inferno, como um lugar físico, não existe. Mas, se existisse, jamais poderia ser quente, porque o calor é aconchegante e catalítico; seria tão frio ou mais do que em Oymyakon (que significa água não congelada, por causa da proximidade de fontes naturais de água), vilarejo localizado na Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, que registra temperaturas de até 71,2 ºC negativos! Em janeiro de 1926, bateu o recorde de temperatura mais baixa em uma localidade permanentemente habitada: – 72.2 ºC! Oymyakon tem cerca de 1000 habitantes. Agora, como é que eles fazem aquilo eu nem imagino. Eu, como tenho horror a frio, se morasse lá, certamente estaria inutilizado para a função de fazer amor. E banho? Será que eles tomam banho? E depois de fazer cocô? Sei lá. Duchinha higiênica não adianta porque a água vira pedra dentro do cano. Acho que os oymyakonianos nem sabem o que é isto. Então, deve ser badalhoca grudada no rabo há décadas! Deve ser, não; com certeza é. Bolas! Haverá inferno pior do que este?

 

Música de fundo:

Beauty and the Beast
Compositor: Alan Menken
Interpretação: Céline Dion

Fonte:

http://www.4shared.com/get/jlnfzlWc/
12_Beauty__The_Beast_-_Celine_.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oymyakon

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/
2013/01/22/o-lugar-mais-frio-do-mundo-483360.asp

http://gardencommittee.pbworks.com/
w/page/31437294/Cactus%20Garden

http://paszkowski.com.br/gifs/pessoas_16.htm

http://pensador.uol.com.br/o_segredo
_e_nao_correr_atras_das_borboletas/

http://gifsoup.com/view/175876/
beauty-and-the-beast.html

http://www.tumblr.com/tagged/beauty
%20and%20the%20beast%20gif

http://pensador.uol.com.br/frases_walt_disney/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.