A CONSCIÊNCIA DO ÁTOMO
(2ª Parte)




Rodolfo Domenico Pizzinga





Informação Preliminar

 

 

 


Este conjunto de fragmentos é a 2ª parte e última de um pequeno resumo de um estudo que fiz sobre a obra A Consciência do Átomo, que reproduz uma série de sete conferências feitas por Alice Ann Bailey, em Nova Iorque, no inverno de 1922, e que teve por objetivo discutir a universalidade do processo evolutivo. Este tema foi recebido pela autora telepaticamente do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados).





Fragmentos das Conferências




Com o tempo, o ser-humano-aí-no-mundo acabará descobrindo que ele não é a forma, mas, a Entidade que a utiliza.

 

 

Homem (ser-humano-aí-no-mundo) : Etapa Atômica —› Coerência Grupal —› Parte da Vida Universal —› Apreciação Inteligente da Unidade Divina —› Eu-sou o que Eu-sou.

Meta do Átomo —› Autoconsciência.

O ser-humano-aí-no-mundo é uma célula de uma Célula Maior.

 

 

Átomo —› Consciência do ser humano; Ser-humano-aí-no-mundo —› Consciência (sempre em expansão) do seu Deus Interior Super-homem.

Consciência Planetária Terrestre Soma de todos os estados de consciência em nosso planeta Terra.

Consciência (Átomo Químico) —› Autoconsciência (Átomo Humano) —› Consciência Grupal (Átomo Planetário) —› Consciência de Deus (Átomo Solar).

Tudo tende para Deus.

No Universo, tudo é cíclico; tudo tende para a Perfeição.

 

 

É através da Lei da Atração (Lei do Amor) que os átomos são agrupados, fazendo com que adiram e vibrem em uníssono, produzindo uma forma ou um aglomerado de átomos.

 

É através da nossa consciência individual que poderemos atingir ou alcançar a Consciência Universal, que não é a mesma coisa que Consciência Absoluta.1

Consciência Mineral (Vestígios de Consciência) —› Consciência Vegetal (Sensibilidade Rudimentar) —› Consciência Animal (Mente Embrionária) —› Consciência Humana (Autoconsciência).

 

Até hoje, foi mais ou menos isto o que aconteceu!
O que vier depois, dependerá tão-somente de nós!

 

Já fui pedra, já fui planta!
Fui um bicho e sacripanta!
Peregrinei! Hoje, homem!
Virarei um Super-homem?

 

O Ser-humano-aí-no-mundo não é Deus, mas, é um Deus em formação.

Desenvolvimento evolutivo da consciência: sempre pela repetição em uma volta mais elevada da espiral.

No átomo humano [o ser humano ainda se encontra na etapa atômica – centrado em si-mesmo], está acumulado tudo o que foi adquirido nos três Reinos inferiores da Natureza [mineral, vegetal e animal]. A meta é a consciência grupal. O egoísmo se transmutará em universalismo.

 

 

Precisamos aprender a ser pacientes com nossos irmãos, que tantas vezes nos causam tanta irritabilidade.

Evolução Aprendizado progressivo das diferenças entre o Eu e o não-Eu, entre o real e o irreal, entre a vida dentro da forma e a própria forma em si, entre o permanente e o perecedouro e entre o conhecedor e o conhecido. É exatamente a nossa identificação com o não-Eu que traz dores, insatisfações e padecimentos. O processo de Libertação começa quando – [pela compreensão] começamos a nos afastar do impermanente e do ilusório.

A Libertação progressiva só poderá ser alcançada através da meditação abstrata [método e processo estritamente pessoais] e de uma série de Iniciações (expansões da consciência). Mas, antes de nos aventurarmos a meditar, precisamos aprender a desenvolver nossa concentração intelectual, a controlar nossa mente e a adquirir a capacidade de pensar com clareza.2

Precisamos compreender que cada grande desenvolvimento da consciência é uma Iniciação (um 'entrar em'), e que cada passo adiante no caminho da percepção é também uma Iniciação. Para nós, a maior Iniciação que recebemos foi quando, em um passado remoto, a nossa consciência animal se expandiu para o nível de consciência humana. A próxima Grande Iniciação humana acontecerá quando formos elevados ao Quinto Reino ou Reino Espiritual. Mas, precisamos estar plenamente conscientes de que toda Iniciação é auto-iniciada. A eventual ajuda que viermos a receber dos Grandes Seres será porque realizamos o trabalho que precisava e que deveria ser realizado, e a Iniciação, então, passa a nos corresponder por Privilégio Meritório. [Grifo meu.]

 

 

Em grande medida, nosso avanço depende de recapitularmos constantemente os atos que praticamos.

 

Nunca mais: Hiroshima, Little Boy, 6 de agosto de 1945

 

Oh!, irmãos destruídos!
Tempos esquecidos!
Oh!, irmãos sublimados!
Tempos desgraçados!
Oh!, irmãos sempiternos!
Hoje, tempos vernos!
Oh!, irmãos universais!
Chuva negra jamais!

O Grande Paradoxo: ao conseguirmos, lentamente, explicar o inusitado, e ao nos aproximarmos, paulatinamente, da compreensão da realidade oculta, o subjetivo começa a se converter em objetivo [e o que é objetivo passa a ser entendido como miragem ou ilusão].

Meta do Esforço Humano  —›  Consciência Grupal.

---›  Homem (Ser-humano-aí-no-mundo)  —›  Logos Planetário  —›   Logos Solar  ---›

Não há bem nem mal; o que há é um hiato nas capacidades [possibilidades] pessoal e coletiva para responder ao contato e à vibração.3

 

Tudo vai da maior ou menor
inscícia e do anseio de captar.
Para muitos, é um pormenor,
se a vela aclarar ou minguar!

Daí, advêm o mal ou o bem,
os equívocos e as certezas.
Deste treco, brotam também
as assimetrias e as belezas!

Fedeu? A culpa é do gato!
Moeu? A culpa é do dragão!
Post-mortem? Isto é abstrato!
Um Deus Interior? Essa não!

 

O objetivo da evolução é podermos atuar conscientemente, com plena continuidade de conhecimento, nos Planos Físico, Emocional e Mental. Outro objetivo da evolução é coordenarmos harmonicamente o propósito ou a vontade, o amor e a energia.

No futuro, estaremos tão ativos internamente que seremos radiativos.

Em nossa peregrinação evolutiva, chegará um momento em que transcenderemos o tempo e o espaço.

 

No Tempo (que não é tempo)
e no Espaço (que não é espaço),
a Einsteindade do Espaço-tempo
será concretizada como Abraço!

 

A evolução tende à síntese.4

Nada é mais perigoso do que a mediunidade corriqueira! A mediunidade é uma distorsão da inspiração! A Verdade só será alcançada interiormente! Quando isto acontecer, poderemos dizer: — Somos Conhecedores!

Meta para todos nós —› Continuidade de consciência nos três Planos de Existência: Físico, Emocional e Mental.

 

 

No futuro, atuaremos à vontade na Quarta e na Quinta Dimensões.5

A Consciência do Grande Espírito Planetário pode ser melhor descrita como uma Consciência Grupal.

Meta para cada um de nós: Autoconsciência —› Consciência Grupal  ---›

Etapa Atômica do processo evolutivo = Etapa voltada exclusivamente para as próprias vontades ou carências. Etapa Radiativa = Colaboração + Solidariedade + Voluntariado + Consciência Grupal.

Átomos dentro de átomos... Dentro de átomos... Dentro de átomos...

 

Digamos que seja mais ou menos assim!

 

Todo mito oculta uma Grande Verdade!

Só na forma existem separação e diferenciação.

As Sete Estrelas da Ursa Maior, as Sete Estrelas das Plêiades e o Sol Sirius (fonte de Sabedoria e de onde emana o Poder do Amor) estão intimamente relacionados com o nosso Sistema Solar e têm estreita relação psicomagnética com o nosso Logos Solar.

No Mistério da Eletricidade está oculto todo o Conhecimento.

Como simples fatos acontecidos, os fatos não têm qualquer importância.6

 

 

 

E Assim...

 

 

 

No transcurso dos milênios,

aparecemos e fenecemos!

No transcurso dos milênios,

aprendemos e crescemos!

No transcurso dos milênios,

todos nós nos libertaremos!

No transcurso dos milênios,

Deuses nós nos tornaremos!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A grande questão é: o que é Consciência Absoluta? Haverá, efetivamente, uma Consciência Absoluta? Seja como for, não esqueça de que só poderemos definir aquilo que compreendermos. Quem define o que não compreende acaba se tornando um fanático.

2. Quem poderá meditar sobre o que, se a cuca for um fudelhufas de cagahouse misturado com um fudehouse de cagalhufas? Só poderá dar em fudecaga de houselhufas, em cagafude de lhufashouse ou em coisa pior! Isto, mutatis mutandis, é mais ou menos como a Economia patropileira, que jamais será restaurada e recomposta enquanto o Governo gastar mais do que arrecada e a corrupção continuar tão desavergonhada como tão petroleiramente está. Com mensalões, petrolões, eletronucleões e sei lá mais o quê, não há superavit fiscal primário que dê jeito nas contas públicas. Como escreveu Rodrigo Constantino, se o Estado Brasileiro fosse uma família, tinha quebrado e estaria na mão de um agiota. Anote aí: a Operação Lava Jato desnudou apenas a ponta do iceberg! No Brasil, a corrupção – que começou mais ou menos em 1.808 ou, talvez, um pouco antes é pandêmica!

 

Corrupção Patropileira

 

3. Na realidade, não há correto nem incorreto. Nós é que somos somos incapazes de compreender ou de sentir determinadas vibrações, como advertiu Alice Bailey, ou, mutatis mutandis, como irretocavelmente perpetuou Fernando Pessoa...

 

...........................................

Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho.

4. Mas, não esqueçamos: cada síntese tende para uma nova tese, que, por meio de uma antítese, produz uma síntese mais concertada. E assim, ad Ilimitatum.

5. E, no futuro-do-futuro (que, na realidade, é um futuro-do-eterno-presente), atuaremos na Sexta Dimensão, na Sétima Dimensão, na Oitava Dimensão, na Nona Dimensão, na Décima Dimensão... E na N-ésima Dimensão! Isto é um alcançamento possível para todos e para cada um. No Desmancha-dúvidas do Kosmos, os vocábulos impedimento e impossibilidade não estão dicionarizados.

6. Uma folha de papel que caia no chão é um fato irrelevante. Assim, os fatos só têm importância quando promovem algum tipo de mudança em nosso interior. Logo, a importância de um fato, em princípio, é pessoal. Agora, há fatos que têm importância coletiva ou grupal, como, por exemplo, a Grande Guerra de 1914 a 1945. O busílis é que, geralmente, valorizamos fatos insignificantes e depreciamos fatos realmente relevantes.

 

Música de fundo:

Also Sprach Zarathustra, Op. 30 (2001: a Space Odyssey – Opening Theme)
Compositor: Richard Strauss

Fonte:

https://mp3skull.cr/mp3/richard_strauss_also_sprach
_zarathustra_space_odyssey_opening_theme.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://olavosaldanha.wordpress.com/guerra-nuclear/

https://kenanmalik.wordpress.com/
2014/08/06/as-if-still-burning/

https://kenanmalik.wordpress.com/
2014/08/06/as-if-still-burning/

http://www.newyorker.com/news/news
-desk/hiroshima-inheritance-trauma

http://portalinho.com/1697/11-factos-historicos
-bomba-atomica-talvez-nao-saiba/

http://veja.abril.com.br/blog/
rodrigo-constantino/tags/superavit-primario/

http://photoshopcontest.com/
view-entry/153410/execution.html

http://computergraphicslevel1.blogspot.com.br/
2012/12/animated-gif-tutorial.html

http://www.sabiduriarcana.org/libros_azules.pdf

 


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.