A CONSCIÊNCIA DO ÁTOMO
(1ª Parte)




Rodolfo Domenico Pizzinga





Informação Preliminar

 

 

 


Este conjunto de fragmentos é a 1ª parte de um pequeno resumo de um estudo que fiz sobre a obra A Consciência do Átomo, que reproduz uma série de sete conferências feitas por Alice Ann Bailey, em Nova Iorque, no inverno de 1922, e que teve por objetivo discutir a universalidade do processo evolutivo. Este tema foi recebido pela autora telepaticamente do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados).





Fragmentos das Conferências




Em qualquer manifestação objetiva, há por trás uma força vitalizante e um propósito coerente que não podem ser explicados apenas em termos materiais.

 

Vibração Harmônica e Movimento Circular Uniforme

 

A Verdade está dentro de nós.1

Evolução da Consciência: Sub-humana —› Humana —› Super-humana. [Infra-homem —› Homem —› Super-homem.]

É impossível que se possa provar a existência de uma Divindade única e universal.2

Há um propósito, um propósito inteligente, se desenvolvendo através de todos os tipos de formas, de raças, de nações e de tudo o que existe no Universo.3

Evolução Desenvolvimento de um contínuo e crescente poder de responder.

 

 

Eventualmente, haveremos de descartar a palavra "matéria" e passar a usar o conceito "centro de força".

Ideal —› Existência Unificada Síntese de todas as linhas de evolução.

A interpretação gnóstico-esotérica do processo evolutivo não cogita e não leva em consideração a existência de uma divindade externa que derrama sua energia e sabedoria sobre um expectante mundo, mas, sim, como Algo inerente, latente e silente no átomo, no ser-humano-aí-no-mundo, na Terra, no Sistema Solar... É este Algo que, gradualmente, põe ordem no caos, aperfeiçoa as imperfeições temporárias e transmuta em bem o aparente mal.4

 

 

Processo evolutivo: das trevas, da desarmonia e do desastre —› a Beleza, a Verdade e a Conformidade.

A Natureza se repete continuamente até atingir determinados objetivos e obter resultados ajustados e respostas concertadas à Vibração [Universal]. A isto se poderia denominar Propósito Inteligente da Existência Imanente [em todas as coisas]. Cientificamente, isto é conhecido como seleção natural, adaptação, atração, repulsão etc. [Sublinhado meu.]

Evolução pode, enfim, ser definida como mudança ordenada e constante mutação.

Etapa Atômica (autocentralização e auto-interesse) —› Etapa de Coerência Grupal (sacrifício da individualidade para o bem de muitos; responsabilidade coletiva) —› Etapa da Existência Unificada ou Sintética (corresponde à etapa adulta do ser humano e na qual o conglomerado de formas, de grupos e de estados de consciência estarão fundidos, consolidados e sintetizados em um todo perfeito —› um só propósito e uma só vontade).

Meta ------- ------- -------› Discernimento.

Meta ------- ------- -------› Ideal de Irmandade.

Meta ------- ------- -------› Inofensividade.

Meta ------- ------- -------› Universalidade.

Meta ------- ------- -------› Transmutação do Egoísmo em Serviço Amoroso.

Os pensadores metafísicos denominam o mundo material de não-Eu.

 

 

Tudo evolui [ Bóson de Higgs] e em todos os átomos do Universo estremece uma Inteligência Absoluta.

 

 

O átomo é uma entidade viva – um pequeno mundo vibrante e dentro de sua esfera de influência há outras vidas.5

Homem = Vidas Menores + Células do seu Corpo. Átomo = Prótons + Nêutrons + Elétrons.

Todas as diferenças existentes no Universo são apenas de grau [de oitava na Spira Legis]. Da mesma forma que, em termos vibratórios, a consciência humana está tão distante da consciência de um átomo ou de uma formiga, a consciência da Entidade que rege a Terra está proporcionalmente distante da consciência do ser-humano-aí-no-mundo. [Logo, aquilo que comumente é denominado de Karma (ou ação educativa da Lei da Causa e do Efeito) é apenas uma questão de posicionamento ou de localização na Spira Legis. O que acontece na Oitava x não acontecerá Oitava x – n nem na Oitava x + n.]

Quando um religioso fala "Deus" ou quando um cientista fala "Energia", ambos estão significando a mesma coisa. Quando um fala "Deus Interno" e outro diz "Faculdade Energizante", igualmente, ambos estão se referindo à mesma coisa.

Cada átomo de matéria – possuidor de inteligência latente, de discernimento e de faculdade seletiva no transcurso dos éons, chegará ao estágio da consciência humana. Logos Solar ? ?? ???

Conheça a si mesmo, porque, se conhecendo, você conhecerá o cognoscível.

É verdade, sim, que o Reino de Deus está em nós, mas, precisamos interagir com os outros. Nenhum de nós será perfeito [se a Perfeição Absoluta for possível!] até que todas as outras unidades alcancem pleno e completo desenvolvimento. Este é o sentido último e mais puro de Unidade e de Fraternidade.

O que é verdadeiro para um átomo, em maior ou menor grau, está em conformidade e é verdade para o Todo.6

 

 

Toda evolução procede do homogêneo, passa pelo heterogêneo e retorna ao homogêneo.7

A evolução é uma contínua peregrinação de todas as partículas do Universo, levadas simultaneamente por um caminho de destruição, porém, sem interrupção e sem pausa, desde o átomo de material à Consciência Universal... [Para que possa haver (re)construção é necessário que haja destruição. A morte (transição ou Grande Aventura), por exemplo, nada mais é do que uma mudança destrutiva ou desintegradora que constrói uma possibilidade de consciência mais elevada ou avançada. 1ª Raça-raiz –› 2ª Raça-raiz –› 3ª Raça-raiz –› 4ª Raça-raiz –› 5ª Raça-raiz –› ...]

Evolução: Átomos (possuidores de inteligência discriminadora) —› Moléculas —› Conglomerados Maiores —› Sistema(s) Solar(es)... As mesmas leis básicas que comandam a evolução de um átomo regem a formação-evolução de um sistema solar.

O historiador, biógrafo, ensaísta e filósofo médio platônico grego Plutarco (cerca de 46 d.C. – 120 d.C) disse: Uma idéia é um ser incorpóreo que não tem subsistência própria, mas, dá forma e figura à informe matéria, e é a causa da manifestação.

 

Estrutura Cúbica do Diamante8

 

Como tudo, o ser-humano-aí-no-mundo é um pensamento corporificado.

Miríades de vidas menores + Miríades de vidas menores = Ser-humano-aí-no-mundo.

Miríades de homens + Miríades de homens = Homem Celestial.

Involução —› Expansão da Consciência (atração e repulsão) —› Evolução —› Liberação da Vida Aprisionada.

No grande ciclo involutivo, do qual, sem exceção, participam todas as vidas, a existência fica limitada dentro da forma ou envoltura, e o processo dura milhões e milhões de anos. Depois deste período de limitação, vem a etapa de adaptação, na qual a vida e a forma se interligam e se inter-relacionam intimamente. Em seguida, vem o momento em que o relacionamento interno se aperfeiçoa. Então, a forma está adequada às necessidades da vida e pode ser utilizada.

Limitação, Adaptação, Utilização, Cristalização da Forma     Desintegração.

Para o bem ou para o mal, os planos elaborados pelo ser-humano-aí-no-mundo acabam chegando a termo.

No Universo, tudo está em fluxo. Antiga ordem —› Transição —› Desintegração de velhas formas.

 

 

Uma coisa é uma verdade teológica [por exemplo, não matarás]; outra coisa é a sua cristalização [coisificação] em forma dogmática (um dogma ou uma doutrina religiosa).

O átomo químico denota inteligência, vestígios de uma mente discernidora e uma rudimentar capacidade seletiva. Assim, a diminuta vida dentro da forma atômica manifesta qualidade psíquica, e a inteligência inicial do átomo, durante a transição de uma forma para outra e de um reino para outro, vai progressivamente adquirindo algo mais, e aumentando sua resposta ao contato e à percepção geral.

 

Na+  +  Cl-  —›  NaCl

 

O instinto do Reino Animal, um dia, florescerá como mentalidade.

Mais do que consciente, o ser-humano-aí-no-mundo (átomo humano) é autoconsciente. Da mesma forma que o Logos, o ser-humano-aí-no-mundo é três em um e um em três.

No Sistema Solar e no Universo, não há lacunas [buracos, nadas ou inexistências] nem transições abruptas, mas, sim, há sempre uma expansão gradual e evolução de uma forma de manifestação inteligente para outra, e sempre a vida dentro da forma adquire maior e melhor qualidade através da experiência.9

A Lua, hoje, é uma forma em processo de desintegração.

Todas as formas são manifestações temporárias.10

A finalidade última de qualquer desintegração é permitir que a vida construa para si novas formas e possa evolucionar.11

 

 

Não há essa esdruxulice de matéria inorgânica.
No Universo, tudo é orgânico.

 

Molécula de Água  —›  Cristal de Gelo

 

 

Inter-relação: Espírito ou Vida ‹—› Matéria ‹—› Inteligência. A síntese destes três aspectos conduz à evolução da consciência.

As Leis Cósmicas que regem o Sistema Solar são similares àquelas que regem o átomo.

Os diversos átomos dos elementos químicos existentes diferem entre si apenas pelo número e pelo arranjo dos elétrons em torno do centro de carga positiva ou núcleo atômico, que possui igual núnero de prótons. [Número Atômico Z].

 

(Animação Meramente Pictórica)12

 

O Sistema Solar nada mais é do que um átomo cósmico energizado pela Vida do Logos ou Deidade Solar.

Cada forma existente é um conglomerado de vidas menores.

 

 

A emoção é um reflexo do Amor no Plano Físico.

No Antigo Testamento, a Sabedoria [ShOPhIa] representa o Aspecto Crístico.

Homem Man (raiz sânscrita) O que pensa.

Homem Ponto de convergência de três linhas de evolução: Espírito, Matéria e Intelecto Vinculador (Conhecedor + Conhecido + Conhecimento).

Homem A Vida e as Vidas.

Essência ou Energia Inteligente13 —› Matéria Atômica —› Vida Mineral —› Vida Vegetal —› Vida Animal —› Homem (Ser-humano-aí-no-mundo) —› ...

 

 

 

Continua...

 



______

Notas:

1. Quando cismamos de buscar a Verdade nas coisas (do lado de fora), duas coisinhas poderão acontecer: termos acesso apenas à casca da Verdade (o que é desalentador) ou, o que é inconvenientíssimo, admitirmos como Verdade o que é falso. E como a compreensão da Verdade depende tanto do nosso desenvolvimento espiritual quanto da nossa cultura pessoal, quando, sem refletir, aceitamos como Verdade o que os outros nos dizem ou nos ensinam, é muito provável que estejamos admitindo que um gato seja uma lebre ou que uma Lolliguncula brevis seja o Senhor ex-Presidente da República. Não adianta: o caminho da compreensão-libertação é interior. In Corde! A construção da Verdade por nós é um processo dialético ilimitado, no qual cada Verdade percebida como síntese acabará se transformando em uma nova tese, para que possamos alcançar uma Verdade mais elevada (que sempre será relativa). No Universo, não existe esse negócio de coisa definitiva; coisa definitiva só mesmo o próprio Universo.

2. Da mesma forma, mutatis mutandis, a soma de apenas tende para 1, mas, jamais será igual a 1.

3. Só que o Propósito Último, em princípio, jamais o compreenderemos. Isto é mais um argumento em favor da humildade.

4. Extra omnes! Todos fora! Saiam todos! Só em conclave para eleição de um novo Pontífice.

5. Para refletir um pouquinho: haverá uma linha demarcatória, uma fronteira separatória, digamos assim, entre aquilo que chamamos de consciência e aquilo que costumamos considerar como não-consciente? Ou não há limite separativo ou isolatório de bulhufas em relação a xongas?

 

Existirão estas delimitações
ou há uma impercebida unidade?

 

Bem, o busílis é o seguinte: se há uma demarcação, uma separação ou uma delimitação entre as coisas, então, tudo bem que demarquemos, que separemos e que delimitemos; porém, se não há, quando matamos alguém estamos nos suicidando, quando nos suicidamos estamos matando o outro e quando comemos um bicho estamos comendo a nós mesmos. Simples assim!

6. Precisamos nos acostumar com o fato de que não há uma leizona para a Carineta fasciculata e outra leizinha para a Iridomyrmex humilis. A Lei Cósmica é uma e a mesma: para a Carineta, para a Iridomyrmex, para você, para o Al Capone, para o Nestor Cerveró, para mim e para os Deuses. Bobeou? Dançou!

7. Sem modificar o que afirmou Alice Ann Bailey, porém, explicando este processo ininterrupto: ad æternum, vibratório-necessário-descendentemente, toda coisa evolutiva procede de um estado relativo homogêneo, passa diligente-esforçada-educativamente por um estado heterogêneo vinculado a este estado relativo homogêneo e retorna vibratório-enriquecida-ascendentemente a um estado homogêneo relativo. O estado homogêneo relativo (tudo-todo-desde-sempre-e-para-sempre-Um) está em perpétuo movimento e em perpétua mudança (mânvântárico-prâlâyco) de atualização em si-mesmo, porque absolutamente nada jamais existiu nem poderá vir a existir fora deste incriado estado homogêneo relativo. (Para o Eterno Ser, nunca houve começo, pois, o nihil não pode dar origem à coisa alguma.) Na realidade, não há propriamente uma separação entre o estado homogêneo relativo e o estado heterogêneo. Homogêneo relativo e heterogêneo necessário são Um, ainda que as manifestações heterogêneas, geralmente, não percebam nem realizem esta Unidade. No meu entender, este estado homogêneo é relativo, porque se fosse (ou viesse a ser) um estado homogêneo absoluto não haveria mais evolução (ou reintegração) e cessariam tanto o movimento vibratório espiralar quanto os cíclicos mudamentos, passando a prevalecer, assim, um estado estático imobilizador, o que é uma impossibilidade cósmica. No máximo, a freqüência vibratória alcançada pela coisa evolutiva permaneceria estabilizada, o que, no Universo, também não pode(rá) existir ou acontecer. O Universo poderá até ser tudo, mas, estável é uma coisa que ele não é. Basta, por analogia, observar a natureza terrestre. Eu não sou especialista em animações em flash, mas, digamos que tudo isto, ciclicamente, seja mais ou menos assim:

 

 

8. O diamante é uma forma alotrópica do elemento carbono. Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes. O que difere o diamante de outras formas alotrópicas do carbono (grafite e fulereno) é o fato de cada átomo de carbono estar hibridizado em sp³, por meio de ligações covalentes em um arranjo tridimensional tetraédrico, estando ligado a outros 4 átomos de carbono.

Distribuição eletrônica do carbono no estado fundamental: 1s2 2s2 2px1 2py1.

 

 

Distribuição eletrônica do carbono no estado hibridizado (sp³): 1s2 sp³ sp³ sp³ sp³.

 

 

9. Natura non facit saltus; ita et Lex. A Natureza não dá saltos; a Lei também não.

10. Todos os dogmas são miragens retrogressivas!

11. É por isto que o Elixir Filosofal (Elixir da Longevidade), como era entendido pelos sopradores da Idade Média – que só se interessavam por obter ouro por transmutação e em não morrer para desfrutar as delícias da vida que o ouro poderia comprar – é, neste sentido e assim considerado, uma desgraça calamitosa sem paralelo. Não morrer, se isto fosse possível, seria ficar cristalizado em uma forma caduca, fedorenta e inútil. Portanto, não querer morrer é, talvez, a maior demonstração de ignorância. Mas, é claro que o Elixir Filosofal é outra coisa!

12. Particularmente, no caso do Hidrogênio, ele se apresenta em a Natureza sob a forma de três isótopos (todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo diferindo dos outros apenas pelo número de nêutrons): 1º) Prótio, também chamado Monotério ou Hidrogênio Leve, é um dos isótopos estáveis do hidrogênio e o mais abundante em a Natureza (99,986%), cujo núcleo apresenta apenas um próton, sendo a única estrututa atômica conhecida que não apresenta nêutrons; 2º) Deutério, informalmente simbolizado pela letra D, apresenta 1 próton e 1 nêutron no núcleo; e 3º) Trítio, informalmente simbolizado pela letra T, também conhecido como Trício, é o terceiro isótopo do hidrogênio, possuindo no seu núcleo atômico 1 próton e 2 nêutrons.

 

Isótopos do Hidrogênio (1H1, 1D2 e 1T3)
(Animação Meramente Pictórica)

 

O isótopo mais comum do Hélio é o 2He4. O Hélio tem um segundo isótopo, o 2He3, além de outros isótopos mais pesados, que são radioativos ( 2He5, 2He6, 2He7, 2He8, 2He9 e 2He10).

13. Haverá algo antes desta Essência ou Energia Inteligente?

 

Música de fundo:

Also Sprach Zarathustra, Op. 30 (2001: a Space Odyssey – Opening Theme)
Compositor: Richard Strauss

Fonte:

https://mp3skull.cr/mp3/richard_strauss_also_sprach
_zarathustra_space_odyssey_opening_theme.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Is%C3%B3topos_de_helio

https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3tio

http://www.fastcodesign.com/1671737/mesmerizing
-art-from-a-master-of-the-animated-gif

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hibridiza%C3%A7%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diamante

http://www.dicionario.pro.br/index.php/Diamante

http://sorryformusic.blogspot.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo
_at%C3%B4mico_de_Thomson

https://en.wikipedia.org/wiki/1/2_%2B_1/4_
%2B_1/8_%2B_1/16_%2B_%E2%8B%AF

http://mathforum.org/mathimages/
index.php/Simple_Harmonic_Motion

http://www.sabiduriarcana.org/libros_azules.pdf

 


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.