REFLEXIONEM SOBRE ISTO
(3ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos recompilados se constitui da 3ª parte de um estudo que fiz da obra Reflexionem Sobre Isto, uma compilação de 185 conceitos esotéricos (que podem ser facilmente compreendidos), diligentemente elaborada por um estudante anônimo de Tshwane (palavra que, ao pé da letra, pode ser traduzida por somos todos iguais), conhecida anteriormente como Pretória (a mudança de nome se deu em 26 de maio de 2005), capital administrativa da África do Sul, publicada em fevereiro de 1971, e que trata de diversos assuntos telepatizados para Alice Ann Bailey pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, como Ele mesmo disse, e que sempre se autodenominou um Discípulo, intimamente vinculado com os Mestres KH e M – que solicita a quem ler os textos de Alice Bailey (uma aprofundada e detalhada continuação dos Ensinamentos Espirituais já transmitidos ao mundo no passado) os divulgue sem demora aos quatrocentos e quarenta e quatro ventos. A Humanidade nunca precisou tanto ter acesso a estas coisas como agora (tempos de desintegração de velhas formas e de construção de novas, isto é, de mudanças consistentes para melhor, como, por exemplo, a queda do Muro de Berlim – em alemão, Berliner Mauer – que começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989, o fim do Apartheid, um regime abominável e fedorento de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos Governos do Partido Nacional, na África do Sul, e as investigações da Operação Lava Jato, que teve início em 17 de março de 2014), e, se você se dispuser a divulgá-las, estará fraternalmente colaborando para ilustrá-La e alforriá-La. Enfim, a cada fragmento-ensinamento recompilado por mim (comentado e atualizado, quando foi o caso), recomendo que você dê uma paradinha estratégica e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo. Por último, lembro um dos ensinamentos do Mestre DK, que precisamos ter sempre em mente: um Verdadeiro Discípulo precisa transmutar sua devoção emocional em desinteressado Serviço à Humanidade, não a um Mestre. Enquanto dependermos do que quer que seja e de quem quer que seja não nos libertaremos.

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Para os Aspirantes e Discípulos, a tarefa imediata é:

1º) unificação mente-corpo, por meio do Alinhamento; e

2º) construção do Antahkarana, utilizando os seis métodos anteriormente delineados, e, assim, evocar uma resposta da Tríade.

 

O processo para centralizar a consciência na [personalidade-]alma é composto de duas partes:

1ª) intensificação da vida do ego para que sejam desenvolvidos ao máximo os poderes individuais; e

2ª) avanço em direção à LLuz e contato consciente com a [personalidade-]alma.

 

O Alinhamento é um termo que, na verdade, compreende quatro processos:

1º) Alinhamento da [personalidade-]alma e do ego, resultando em uma relação consciente com o Reino de Deus [in Corde];

2º) Alinhamento da [personalidade-]alma e do ego com o Ashram, resultando em uma relação consciente com Mestre do Ashram;

3º) Alinhamento do Iniciado de alto grau com a Tríade Espiritual, o que dá por resultado o reconhecimento da Energia Monádica; e

4º) Alinhamento de todos os Centros do Corpo Etérico do Discípulo, o que proporciona a estes Centros a capacidade para registar e transferir as energias que entram no mecanismo inferior [Corpo Físico], como conseqüência dos três Alinhamentos listados acima.

 

Matéria, [personalidade-]alma e Espírito:

 

 

Trindade Sintetizada pela Vida que a Compenetra

 

 

A culminação do desenvolvimento da Alma se dá, no ser-humano-aí-no-mundo, como [personalidade-]alma.

 

Interpretando e sintetizando um pensamento-ensinamento do Mestre DK: A Alma – [Anima Mundi, em grego, ] que não é nem Espírito nem matéria, mas, a intermediária desta dualidade, é a qualidade expressa por todas as formas como, digamos assim, [personalidade-]alma[mineral], [personalidade-]alma[vegetal], [personalidade-]alma[animal] e [personalidade-]alma[hominal]. A Alma é o princípio-meio, a ligação entre Deus e Sua forma. A Alma é, por conseguinte, um outro nome para o Princípio Crístico, seja em a Natureza, seja no ser-humano-aí-no-mundo. A Alma é o aspecto construtor das formas e o fator atrativo de todas as formas, que impele para frente e para cima todas as criaturas de Deus no caminho da evolução, de um reino a outro, até uma meta final e uma gloriosa consumação, [ainda que, como sabemos, apesar do Mestre DK não ter se referido a isto, esta meta final e esta gloriosa consumação sejam relativas.] A [personalidade-]alma[hominal] autoconsciente está em harmonia com as [personalidades-]alma de todas as coisas. É parte integrante da Alma Universal [Anima Mundi], e, devido a isto, o ser-humano-aí-no-mundo poderá vir a perceber conscientemente o Propósito da Divindade, cooperar inteligentemente com a Vontade de Deus [Fiat Voluntas Tua] e trabalhar harmoniosamente com o Plano de Evolução. A [personalidade-]alma humana é, por assim dizer, uma fusão da Alma Animal e da Alma Divina. A liberação da Alma Divina só poderá acontecer pela sublimação da Alma Animal. No Plano da Existência da Alma, não há separação, não há essa coisa de "a minha [personalidade-]alma e a sua [personalidade-]alma." Somente nos três mundos da ilusão e de mâyâ pensamos em termos de almas e de corpos [de o mesmo e o outro]. Enfim, não somos isto ou aquilo; somos a própria Vida Universal manifesta. E haveremos de, um dia, descobrir que, no frigir dos ovos, não somos [personalidades-]alma também, mas, temporariamente, Pontos Atuantes da Divina Vontade Dinâmica enfocada nas nossas [personalidade-]alma, alcançando, paulatinamente, a Consciência do Ser, pelo emprego da forma. Compreenderemos que somos a Vontade [o Fiat Voluntas Tua em nós], que somos os regedores do tempo e, com o tempo e no tempo, que somos os organizadores do espaço. [Homo est Deus. Deus Homo est.]

 

Não há outra possibilidade e não há outro caminho, nem de joelhos, nem sentado, nem em pé, nem...: Só poderemos progredir em direção ao Centro de LLuz e de Amor onde vivem os Mestres Ascensionados como Seres Espirituais na medida em que nos deixarmos ser impressionados, inspirados e controlados pelas nossas [personalidades-]alma e, 'ipso facto', nos identificarmos com ela. Isto significa acrescentar ilimitadamente amor pela Humanidade [solidariedade] e diminuir o interesse por nós mesmos [desapego Divina Indiferença].

 

 

 

 

Preste muita atenção neste ensinamento, pois, é profundamente esotérico e uma séria advertência: Se o ser-humano-aí-no-mundo persistir, vida após vida, negligenciando o seu desenvolvimento espiritual e concentrando seu esforço intelectual na manipulação da matéria para propósitos egoístas, e se, apesar das advertências do seu Eu Interior e de Aqueles-Que-Vigiam, continuar a agir desta forma por um longo período, poderá acarretar sua própria destruição, e isto significará o fim do seu mânvântâra ou ciclo... Poderá, inclusive, destruir totalmente o seu Átomo Físico Permanente, e, assim, cortar a conexão com o Eu Superior por eras. Helena Petrovna Blavatsky se referiu a isto [na parte final da sua Doutrina Secreta], quando mencionou as almas perdidas [homens-sem-alma]. Aqui devemos enfatizar a realidade deste terrível desastre.

 

Devemos não só expressar Amor pela Humanidade, mas, também, por todas as formas de Manifestação Divina. O Amor foi o motivo impulsor para a manifestação, e mantém tudo em uma seqüência ordenada. O verdadeiro altruísmo não pede nada e não quer nada para o ego separado. O Poder que salvará o mundo decorrerá da precipitação do Amor. O Amor é a Força que impele a própria Divindade a atuar. Para a [personalidade-]alma, não há luz nem obscuridade; mas, só existência e Amor. Devemos nos esforçar para nos tornarmos um centro vibrante e poderoso do Amor Universal. Enfim, sempre que você se sentir desanimado, cansado ou debilitado, diga em voz alta: No Centro de todo Amor eu permaneço; nada poderá me atingir aqui; e deste Centro me exteriorizarei para Amar e Servir.

 

O Antahkarana é a ponte que o homem constrói através da meditação, da compreensão e do trabalho criador e mágico da [personalidade-]alma entre os três aspectos de sua natureza mental.

 

Antes que o ser-humano-aí-no-mundo possa trilhar a Senda, deverá se tornar a própria Senda. E, simbolicamente, o Antahkarana é a Senda. E este Caminho de Retorno deverá ser realizado dentro de nós mesmos.

 

Sutratma (simbolicamente, atua de cima para baixo) = Fio da Vida. Antahkarana (simbolicamente, atua de baixo para cima, do exterior para o interior, do mundo fenomenal exotérico para o mundo das realidades subjetivas e dos significados) = Fio da Consciência (ou da Inteligência). O Antahkarana é a ponte entre o ego e a [personalidade-]alma.

 

Eu queria tanto cruzar,
mas, não havia uma Ponte.
Comecei, então, a edificar,
e dei início ao desmonte.

Primeiro, eu desmontei
cada miragem e cada ilusão.
Um dia, enfim, me I
lluminei,
e me uni a Deus, no Coração.

 

 

 

 

Precisamos adquirir a continuidade da consciência (ou senso de percepção ininterrompido), que, eventualmente, irá eliminar o medo da morte, suprimir todo o senso de separatividade e fazer com que o ser-humano-aí-no-mundo responda, através de sua consciência cerebral, às impressões que vêm dos Reinos Espirituais mais elevados ou da Mente de Deus.

 

A primeira metade do Antahkarana é construída empregando a substância mental; já a segunda metade é construída empregando a substância da LLuz.

 

Nossos ideais são apenas um padrão ou um degrau para outros caminhos mais elevados.

 

 

 

 

 Eu achava que minha religião
era absolutamente indefectível.
Deixei de ser mentalmente anão,
e percebi que tudo é extinguível.

 Tudo é destruível/reconstruível,
pois, do nada e para o nada, nada.
Mas, a LLuz só se tornará acessível,
se e quando peregrinarmos na Estrada.

 

Mesmo as chamadas causas justas que, eventualmente, nos levam a experimentar irritabilidade, aversão e antagonismo, a ter momentos de depressão e, às vezes, até a sentir ódio só causam sofrimento e demora.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Observação:

Poderíamos pensar nos diversos tipos de personalidades-alma como sendo variadas modalidades de impressões digitais. O grafite não é igual ao diamante; o diamante não é igual a uma couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos; uma couve-de-sabóia-de-olhos-repolhudos não é igual a um macaco-narigudo; um macaco-narigudo não é igual a um ser-humano-aí-no-mundo; um ser-humano-aí-no-mundo não é igual a um Mestre Ascensionado; um Mestre Ascensionado não é igual a Sanat Kumara; e Sanat Kumara não é igual a ... Todavia, no Universo, estas variadas modalidades de impressões digitais (id) constituem uma só Impressão Digital Única (IDU). Entretanto, torno a lembrar: somos Um, porém, não somos iguais (cada um é cada um). Na verdade, coisa alguma é igual a coisa nenhuma.

 

 

n id = IDU

 

 

Música de fundo:

A Noite do meu Bem
Composição: Dolores Duran
Interpretação: Julio Cazes

Fonte:

http://psrtutorial.com/midi/midi_N.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.pexels.com/search/universe/

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span14/
Bailey%20Alice%20-%20Reflexionen%20sobre%20esto.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.