REFLEXIONEM SOBRE ISTO
(1ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos recompilados se constitui da 1ª parte (de um total de 25 partes) de um estudo que fiz da obra Reflexionem Sobre Isto, uma compilação de 185 conceitos esotéricos (que podem ser facilmente compreendidos), diligentemente elaborada por um estudante anônimo de Tshwane (palavra que, ao pé da letra, pode ser traduzida por somos todos iguais), conhecida anteriormente como Pretória (a mudança de nome se deu em 26 de maio de 2005), capital administrativa da África do Sul, publicada em fevereiro de 1971, e que trata de diversos assuntos telepatizados para Alice Ann Bailey pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e um Transmissor da LLuz a qualquer preço, como Ele mesmo disse, e que sempre se autodenominou um Discípulo, intimamente vinculado com os Mestres KH e M – que solicita a quem ler os textos de Alice Bailey (uma aprofundada e detalhada continuação dos Ensinamentos Espirituais já transmitidos ao mundo no passado) os divulgue sem demora aos quatrocentos e quarenta e quatro ventos. A Humanidade nunca precisou tanto ter acesso a estas coisas como agora (tempos de desintegração de velhas formas e de construção de novas, isto é, de mudanças consistentes para melhor, como, por exemplo, a queda do Muro de Berlim – em alemão, Berliner Mauer – que começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989, o fim do Apartheid, um regime abominável e fedorento de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos Governos do Partido Nacional, na África do Sul, e as investigações da Operação Lava Jato, que teve início em 17 de março de 2014), e, se você se dispuser a divulgá-las, estará fraternalmente colaborando para ilustrá-La e alforriá-La. Enfim, a cada fragmento-ensinamento recompilado por mim (comentado e atualizado, quando foi o caso), recomendo que você dê uma paradinha estratégica e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo. Por último, lembro um dos ensinamentos do Mestre DK, que precisamos ter sempre em mente: um Verdadeiro Discípulo precisa transmutar sua devoção emocional em desinteressado Serviço à Humanidade, não a um Mestre. Enquanto dependermos do que quer que seja e de quem quer que seja não nos libertaremos.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Precisamos aprender a depender de nós mesmos [e só de nós mesmos], e, por conseguinte, a confiar em nosso Eu Superior, que, na maioria dos casos e das vezes, tem feito sentir a Sua presença apenas em raros e intensos intervalos emocionais. Enfim, quando o Eu Superior for de fato conhecido e não apenas sentido, e quando o entendimento for tanto sensorial e quanto mental, então, o aspirante poderá ser verdadeiramente preparado para a Iniciação. Não antes.

 

 

Trajetória da Illuminação

 

 

Precisamos aprender a desenvolver um verdadeiro sentido dos Valores Espirituais, sem que nenhum acontecimento que envolva o nosso ego, a pressão do tempo, a coação das circunstâncias, a idade ou a incapacidade física possam nos fazer parar ou desistir.

 

O progresso violento e enérgico só traz contratempos e desvantagens. O esforço firme, regular e persistente permitirá um progresso seguro e efetivo. Por outro lado, esforços esporádicos e não planejados se convertem em desilusão e em opressivo sentimento de fracasso.1

 

O angu estava quente,
e queimei a minha boca.
Continuei incompetente,
e toscanejando de touca!

Deixei o angu esfriar,
e, então, curti a papinha.
Só sem pressa, devagar,
veremos o fim da Linha!
(Que, de fato, não tem fim.)

 

Os principais requisitos para todos os Discípulo, Iniciados e Mestres são a intenção, o esforço e a capacidade de persistir.

 

Comecei,
mas, desisti.
Dormitei,
e, aí, morri!

 

 

Desistência

Desistência

 

 

A expansão da consciência, a Illuminação, o Processo Iniciático e a entrada no Quinto Reino [Reino Espiritual] não são um sonho ou uma fantasia, mas, uma realidade estabelecida. Todavia, cada um de nós deverá se assegurar disto por si mesmo.

 

Pedi para me mostrarem
o
dito Reino Espiritual.
Ninguém me mostrou lhufas,
e continuei baixo-astral.

 

O Reino de Deus é interno, não externo.

 

Quando o ser-humano-aí-no-mundo se torna poderosamente consciente no Plano Mental, centuplica seu Poder para Fazer o Bem.

 

 

 

 

 

 

A pressão dos três karmas pessoal, grupal e racial sempre impelirá o ser-humano-aí-no-mundo para vivenciar situações necessárias para ativar o duplo processo de despertamento e de compreensão das suas próprias possibilidades inatas. Uma vez que ele se torna um construtor consciente e consegue controlar as forças ínferas e os construtores da sua própria natureza inferior e constrói o Templo de Salomão, não está mais sujeito às condições kármicas anteriores. Transforma-se em Regedor, Construtor e Transmissor, até que, oportunamente, se torna um com os Anjos Solares, pois, cumpriu o trabalho necessário da humana evolução.

 

Apenas aquele que é Livre pode controlar e usar os prisioneiros.

 

Esforcei-me e Compreendi.
Compreendi e me Libertei.
Mas, não controlar decidi;
a todos tão-só ministrei.

 

Cada passo do Caminho deverá ser preparado pelo próprio ser-humano-aí-no-mundo, e nenhum caminho curto ou fácil poderá levar das trevas à LLuz.

 

Todo o Segredo do sucesso na Senda Esotérica depende da atitude mental; quando a atitude é concreta e materialista, concentrada na forma e são desejadas as coisas do momento atual, há pouco progresso na captação das Verdades Esotéricas Superiores. [Na maioria das vezes, não há captação alguma!]

 

 

 

 

Na Senda Iniciática, uma das coisas mais importantes é aprender a atuar em Silêncio. [Axioma Zoroastriano: SABER, QUERER, OUSAR, CALAR.]

 

Nada, absolutamente nada nem no céu nem no inferno, nem na Terra nem em outro lugar poderá impedir o progresso de um ser-humano-aí-no-mundo que despertou da ilusão, vislumbrou a realidade além das miragens do Plano Astral e ouviu, mesmo que tenha sido uma única vez, o toque do clarim da sua própria [personalidade-]alma.

 

Uma breve invocação: Que a Visão Interior seja nossa, que o Olho perceba claramente a Glória do Senhor, que a nossa voz fale apenas para abençoar e que as nossas mãos sejam usadas apenas para ajudar. Está feito. Está selado. A.'. U.'. M.'.

 

A Grande Tarefa de todos nós: Unificação + Síntese.

 

Nada é estático no processo criador. A energia que flui no palpitar da Vida Una, em sua rítmica e cíclica atividade, que nunca finaliza nem descansa, é sempre utilizada em algum lugar do Universo, e encontra seu caminho em alguma direção.

 

 

 

 

Onde houver limitações de qualquer tipo, onde o campo de influência for circunscrito e onde o raio de contato for restrito haverá uma prisão.

 

Limitado,
eu só lia o Livro Sagrado da minha religião.
Circunscrito,
voluntariamente, eu me restringia e só dizia não.
Restrito,
não ligava para ampliar a minha Compreensão.
Preconceituoso,
eu achava que os homossexuais não teriam salvação.
Intolerante,
eu admitia que os apóstatas eram filhos do rabão.
Intransigente,
eu julgava que os ímpios só lograriam condenação.

 

O segredo do êxito é se manter sempre firme e impessoal.

 

Só poderemos expressar as melhores qualidades superiores se e quando nos libertarmos: 1º) da escravidão dos antigos males; 2º) dos códigos caducos multimilenários; e 3º) e da maldição dos hábitos arcaicos relativos ao pensamento e à propria vida.2

 

O problema mundial é essencialmente religioso, e por trás de cada luta, em qualquer setor do mundo do pensamento, encontramos o elemento religioso.

 

 

 

 

Uma Grande Lei Fundamental: A energia segue o pensamento.

 

A paz será o resultado e não a causa da compreensão e da participação, como freqüentemente insinuam os pacifistas.3

 

Os povos do mundo estão entrando na Experiência do Deserto. Ali [no Silencioso Deserto Interior] irão perceber o quão pouco é preciso para se levar uma vida plena e adquirir experiência e verdadeira felicidade. A liberação das coisas materiais traz consigo sua própria beleza, sua própria alegria e sua própria glória. [A liberação das coisas materiais, enfim, no transmutará em Deuses.]

 

A afirmação que todos os homens são iguais é uma idéia comum, corriqueira; todavia, é limitada, pois, entre outras coisas, não leva em conta a questão evolutiva, os atributos raciais, as características nacionais e as preferências ou escolhas religiosas. Na Hierarquia Humana em evolução, há sessenta bilhões de unidades conscientes. Enfim, quando o estudante reconhecer praticamente e em todo momento que ele não é nenhum dos seus veículos, mas, o Verdadeiro Morador Divino nele, então, certos Ensinamentos lhes serão comunicados. [Por isto, não somos mesmo todos iguais. Poderemos até ser ± parecidos, porém, iguaizinhos, iguaizinhos sem tirar nem botar, não somos. Eu, pelo menos, tenho certeza e sei que não sou igual a nenhuma das 60.000.000.000 de unidades pertencentes à Hierarquia Humana em evolução, como, por exemplo, o Imperador Calígula(–botinhas), o Führer Adolf Hitler e o Senhor Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden. Também não sou igual ao Senhor ex-Governador Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho o maior ratão-do-banhado que o povão do Rio de Janeiro já viu.]

 

Preste atenção na figura abaixo:

 

 

Futuro

 

 

A maioria dos Verdadeiros Esoteristas está fora não dentro das denominadas escolas esotéricas.

 

Em um futuro próximo, o principal foco da atenção dos seres-humanos-aí-no-mundo deverá ser o Mundo das Idéias e das Causas. Quando a Humanidade entender isto e viver de acordo com este Conhecimento, então, desaparecerão as miragens e as ilusões que ainda prevalecem no mundo.

 

 

 

 

Um Mistério só se manterá como tal enquanto a ignorância e a incredulidade prevalecerem. Não há mistério onde há Conhecimento.

 

O poder egoisticamente utilizado esgota a quem o utiliza e evoca o desdobramento de potências que lhe são antagônicas; por isto, o utilizador é destruído porque destruiu.

 

 

 

 

Quando um Discípulo ou um Iniciado se identificam com suas [personalidades-]alma e seus Antahkaranas estão construídos por meio do Princípio Vida, não são mais controlados pela Lei da Dissolução, e utilizam ou descartam seus Corpos Físicos à vontade, seja pela demanda da Vontade Espiritual, seja pelo reconhecimento das necessidades da Hierarquia, seja pelos propósitos de Shamballa. [Isto pode ser denominado Transição Consciente.]

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Eu tive um grande e querido amigo que, depois de anos como membro de uma determinada Fraternidade Esotérico-Iniciática, me confessou que não havia tido nenhuma realização espiritual relevante. No final da vida, retornou ao Espiritismo da juventude e voltou a receber um certo Caboclo – seu Guia de Cabeça – que não sei o nome. Não estou criticando este meu amigo, mas, fiz esta referência apenas para enfatizar que a Senda Discipular não é compatível com mediunidade astral-incorporativa. A coisa é assim: ou é porca ou é parafuso. Ao mesmo tempo, as duas coisas entram em conflito.

 

 

Não dá!

 

2. Inspirado neste fragmento, ao acaso, preparei esta pequena listinha:

Papa não é infalível. (A infalibilidade é sinônimo de onissapiência, ou seja, saber absoluto e pleno conhecimento de tudo, coisa que nem os Mestres Ascensos possuem.)

Padre não perdoa pecado. (Nem padre nem ninguém no Universo tem o poder de perdoar nada; tudo funciona de acordo com a Lei da Causa e do Efeito, isto é: 1º) tudo será compensado; e 2º) tudo precisa ser apre(e)ndido e posto em execução.

Depois de bater a alcatra na terra ingrata, ninguém será premiado no éden (que não existe) com coisíssima nenhuma por ter praticado boas ações na Terra. Isto é conversa mole para boi dormir. (Imperativo categórico é imperativo categórico, e ponto final.)

Chinelo virado não mata a mãe de ninguém.

Passar debaixo de uma escada não dá azar. (Nem sorte.)

Manga com leite não é mortal.

Palma da mão coçando não é sinal de dinheiro chegando. (Pode ser sujismundice, isto sim!)

Guarda-chuva aberto dentro de casa não atrai azar nem aqui nem na casa do caramba. Caramba!

Bater três vezes na madeira não afasta desgraça, nem aguaça, nem ameaça, nem arruaça, nem pirraça, nem fumaça, nem bulharaça, nem calaça, nem carcaça, nem urdimaça, nem outras coisinhas que terminam em aça.

Chiclete engolido não gruda no estômago, nem no intestino delgado, nem no intestino grosso, nem no fiofó. O que poderá acontecer é que, se o chiclete for de bola, e o cara der um pum, ele poderá sair boiando pela janela.

Pimenta não afasta mau-olhado, inveja, futrica, disse-me-disse, disse-não-disse, disse-que-disse, diz-que, diz-que-diz, diz-que-diz-que, diz-que-me-diz-que etc.

Assobiar à noite (alto ou bem baixinho) não atrai cobras, lagartos-do-mar, lagartos-monitores, monstros-de-gila, monstrengos, escorpiões, aranhas, dragões-de-komodo, morcegos-do-mar, morcegos-pescadores, morcegos-vampiros, raposas-voadoras, Aedes aegypti, 'Aedes babylonìcus', 'Aedes infernális', 'Aedes paradisiácus', insetos lepidópteros da subordem dos ropalóceros, pterossauros etc.

Cruzar na rua ou no raio que o parta com gato-preto, gato-sapato, gato-pingado, gato-com-botas, gato-sem-botas, gato-de-sandálias-havaianas, gato-de-tênis, gato-de-sapato-social-clássico-de-cromo-alemão, gato-do-mato-grande, gato-do-mato-pequeno e outros gatos (que não sejam políticos safados) não dá, nunca deu e jamais dará azar.

Quebrar um espelho não provoca sete anos de azar.

Achar um trevo de quatro folhas nuca trouxe sorte a ninguém.

Quem dá aos pobres não empresta a Deus. (Pior: se o cara dá a um pobre achando que está emprestando a Deus, é um sem-vergonha da pior qualidade.)

Sexta-feira 13 é um dia como outro qualquer: nem pior nem melhor, nem amaldiçoado nem abençoado, nem azarento nem sortento.

Estão faltando 7.987.456.111.397.222.300.194.678.666 babaquices nesta listinha.

3. Sobre a paz, também fiz uma pequena listinha de belas citações:

A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos. (Albert Einstein).

Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa. (Erasmo de Roterdã).

Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim. (Benjamim Franklin).

O que podes fazer para promover a paz no mundo? Vai para casa e ama a tua família. (Madre Teresa de Calcutá).

A Paz Perpétua kantiana é impossível; o Bom Combate é eterno.

 

Música de fundo:

A Noite do meu Bem
Composição: Dolores Duran
Interpretação: Julio Cazes

Fonte:

http://psrtutorial.com/midi/midi_N.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/

https://br.pinterest.com/pin/468304061239246785/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/paz/30

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/paz/10

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/paz

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of
_religions_and_spiritual_traditions

http://www.faithinhisblood.org/

http://m.suapesquisa.com/religiaosociais/supersticao.htm

dragões-de-komodo

https://giphy.com/gifs/energy-SyrJsx8MdEEGA

https://giphy.com/search/cool

http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/porca-parafuso

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span14/
Bailey%20Alice%20-%20Reflexionen%20sobre%20esto.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.