Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Aristóteles foi o primeiro a afirmar que a sociedade organizada em um Estado tem de proporcionar a cada um dos membros o necessário para o seu bem-estar e felicidade como cidadãos. Foi, contudo, S. Tomás que esclareceu amplamente esta matéria (Suma Teológica), ao afirmar que, como tal, a sociedade humana tem fins próprios que são 'fins naturais', que há que atender e realizar. Os fins espirituais e o bem supremo não são incompatíveis com o bem comum da sociedade como tal; pertencem a outra ordem. Há que estabelecer como se relacionam as duas ordens, mas sem destruir uma delas.

 

 

José Ferrater Mora (1912 – 1991)

 

 

Observação:

José Ferrater Mora (1912 – 1991) é considerado o mais importante filósofo catalão desde Raimundo Lúlio (1232/1233 – 1315/1316) e o pensador espanhol mais original da segunda metade do século XX. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Barcelona. A partir de 1939, exerceu a docência em várias universidades da França, de Cuba, do Chile e dos Estados Unidos, país em que se estabeleceu em 1947 fugindo do regime franquista. Na América, foi professor no Bryn Mawr College, de 1949 até se aposentar em 1981. Desde então, foi professor visitante em várias universidades americanas e européias, recebendo o título de doutor honoris causa por várias delas.

 

 

 

 

 

Compatibilidades

 

 

 

O que é compatível e o que é incompatível

com o Bem Supremo universal?

Ainda que, em princípio, nada seja impermissível,

há uma fronteira entre o ser e seu AL,1

 

 

que pode estar mais à esquerda ou mais à direita,

Não há como estabelecer uma equânime receita,

pois o 17 é cabalmente diverso do 171.

 

 

Seja como for, estamos todos peregrinando,

e imputações sempre serão equivocadas.

Toda vez que julgamos, estamos autorizando,

 

 

que nossas desfavorabilidades mais deformadas

dêem curso ao nosso reverso nefando.

 

 

 

Reverso Nefando

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. A palavra ELOHIM (ALHIM) é, na realidade, o resultado de AL (= Deus) + ALH (= Deusa) + IM (= terminação plural). Logo, os ALHIM constituem os Deuses e as Deusas Illuminados pelo trabalho e pelo mérito; mas não são deuses nem deusas no sentido religioso habitual. Em uma palavra: Androginia (atualmente perdida ou esquecida, mas que será reavida e remembrada).

 

Fundo musical:

Castigo (Dolores Duran)

Fonte:

http://www.charles50tao.com.br/boleroMF.htm