COLETÂNEAS DE UM MÍSTICO
(Migalhas Heindelianas)

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

Uma contribuição de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

As migalhas a seguir apresentadas para reflexão foram garimpadas na obra Coletâneas de um Místico (um conjunto de vinte e quatro lições que foram, originalmente, enviadas aos estudantes da The Rosicrucian Fellowship – uma Fraternidade internacional de Místicos Cristão que, no Brasil e nos países de língua portuguesa, é conhecida como Fraternidade Rosacruz Max Heindel), e contêm alguns dos pensamentos mais profundos de Max Heindel (23 de julho de 1865 – 6 de janeiro de 1919), resultado de anos de pesquisa e de investigação oculta. Este grande Místico desenvolveu profundamente a misericórdia e o amor, e pôde sentir em seu Coração o palpitar do Coração da Humanidade sofredora. Normalmente, almas fortes são dotadas de grande energia e incomum iniciativa, e, através destas forças, galgam posições de vanguarda, embora, freqüentemente, sofram muito. Em conseqüência, sentem imensa compaixão por todos os seres viventes. O autor dos ensinamentos, ora apresentados sob a forma de fragmentos, sacrificou seu corpo físico no altar do serviço. Mas, sua obra vicejou e se encheu de flores mundo afora.

 

Nesta oportunidade, particularmente, recomendo a você, meu irmão, que, durante a leitura do que se seguirá, tente, de alguma forma, se harmonizar mística e espiritualmente com Max Heindel, pois ele perceberá, e leia os excertos a seguir reflexivamente, tentando captar o que jaz submerso por debaixo daquilo que pôde ser publicamente divulgado.

 

Enfim, como já afirmei muitas vezes, as entrelinhas costumam elucidar mais do que as linhas, e nelas (as entrelinhas) apre(e)ndemos o que não é depreensível apenas pela razão, seja dianóica, seja noética. A coisa é assim: se há um mistério escondido em cada linha e em cada letra, o que não haverá nas entrelinhas e nas entreletras? ALHIM... MIHeLA... MIHAeL... Ou seja: concretamente, um pouco mais acima – no imo de nosso Coração – há uma Razão Universal Esclarecedora e Libertadora —› a Razão Transnoética (ou Voz Interior). Todavia, enquanto a eikasia, a pistis, a dianoia ou a noesis, que são, em certo sentido, equivalentes, insistirem em prevalecer e em comandar nossa vida, a Razão Transnoética permanecerá silente, e a Alquímica percepção/realização da Santa Vida continuará a ser apenas uma utópica promessa, que monotonamente se repete de encarnação em encarnação, de samsara em samsara. Ultrapassar tudo isto é preciso!

 

 

 

 

 

 

 

Migalhas Heindelianas

 

 

 

Consideramos repreensível condenar determinada ordem ou sociedade e fazer qualquer julgamento de suas práticas, pois podem ser sinceras e honestas, de acordo com a sua Luz. Não acreditamos poder subir no conceito das pessoas discriminando homens e mulheres em termos depreciativos. Nem temos a ilusão de que nós possuímos toda a verdade e que as outras sociedades estão imersas nas trevas. Reiteramos o que muitas vezes já dissemos: todas as religiões foram dadas à Humanidade pelos Anjos do Destino, que conhecem as necessidades espirituais de cada classe, nação e raça, e têm a sabedoria de dar a cada uma a forma de adoração adequada à sua necessidade particular.1

 

As práticas do aspirante oriental, que pretende obter uma vida mais elevada, não devem ser imitadas pelos ocidentais; referimo-nos, particularmente, aos exercícios respiratórios. Estes são benéficos e necessários ao desenvolvimento do hindu, mas o mesmo não se aplica equivalentemente ao aspirante ocidental. É perigoso praticar tais exercícios de respiração almejando o desenvolvimento anímico. Estes exercícios poderão até prejudicar tal desenvolvimento, e são totalmente desnecessários. A razão é a seguinte: durante a involução, o tríplice espírito, gradualmente, incrustou-se em um tríplice corpo. Na Época Atlante, o homem estava no nadir da materialidade. Presentemente, a Humanidade está passando pelo ponto mais baixo do arco da involução e começa a subir o arco da evolução. Estamos encerrados nesta prisão terrestre, de tal forma que as vibrações espirituais permanecem quase extintas. Isto realmente acontece nas raças mais atrasadas e nas classes inferiores do mundo ocidental. Os átomos nos corpos de tais raças atrasadas vibram com intensidade bastante baixa, e quando, com o correr do tempo, uma pessoa consegue se desenvolver e progredir, é necessário elevar este grau vibratório do átomo para que o corpo vital, que é o agente do crescimento oculto, possa ser, até certo ponto, liberado da força enfraquecedora do átomo físico. Este resultado é atingido por meio de exercícios respiratórios que, com o tempo, aceleram a vibração do átomo e permitem o crescimento espiritual necessário a cada um. Mas, entre as pessoas que desejam o crescimento anímico, muitas ainda não atingiram o ponto em que os átomos de seus corpos evoluíram a um grau vibratório suficiente e adequado, portanto, a aceleração destes átomos, além da medida habitual, poderia prejudicá-las. E assim, no caso de uma pessoa que esteja próxima da Iniciação, o grau de vibração resulta mais elevado do que o da média humana. Portanto, a pessoa não precisa de exercícios respiratórios para acelerar este grau, mas de certos exercícios espirituais que sejam individualmente adequados para seu progresso no caminho certo.2

 

A Iniciação é um processo espiritual, e o progresso espiritual não pode ser efetuado por meios físicos, mas somente por exercícios espirituais.

 

Nenhum dom espiritual pode ser negociado por dinheiro. Aquele que tem algo a oferecer de natureza verdadeiramente espiritual não o trocará por dinheiro. Logo, aquele que oferecer a Iniciação em uma ordem ocultista por dinheiro e através de cerimônias qualifica-se de imediato como um impostor. Nenhuma cerimônia exterior pode dar a alguém a experiência interna que constitui a Iniciação, não importa quanto foi pago ou quão impressionantes tenham sido os juramentos, quanto a cerimônia decorreu terrível ou admirável ou quanto as vestimentas eram maravilhosas. Passar por uma cerimônia não converte um pecador em um santo. Cada um possui uma experiência diferente mas, em cada caso, é uma experiência interna, e a manifestação externa desta experiência interna é que transforma toda a vida do homem, em todos os seus aspectos.

 

A Iniciação é uma experiência interna, completamente separada e à parte de qualquer cerimonial, portanto, é totalmente impossível que alguém possa comercializá-la. A Iniciação transforma por completo a vida de um homem. Dá-lhe uma confiança que jamais possuiu. Envolve-o com o manto de autoridade que nunca lhe será tirado. Não importam as circunstâncias que se apresentem na vida, ela difunde uma Luz sobre todo seu ser que é simplesmente maravilhosa. Nenhuma cerimônia pode efetuar tal transformação.

 

O caminho da evolução é uma espiral, quando o observamos unicamente sob o lado físico; mas é uma lemniscata quando visto tanto em seu lado físico como no espiritual. Na lemniscata, ou forma de oito, há dois círculos que convergem para um ponto central, e estes círculos podem ser considerados símbolos do espírito imortal – o ego em evolução. Um dos círculos significa sua vida no mundo físico, do nascimento à morte. Durante este curto período de tempo [vida objetiva], o homem planta uma semente em cada ato praticado e, em troca, colherá uma correspondente experiência.3 Ao terminar o trabalho objetivo da existência física, quando o dia de ação acabou, o ego entra no trabalho subjetivo de assimilação, realizado durante sua permanência nos mundos invisíveis, que compreende o período desde a morte até o [novo] nascimento, simbolizado pelo outro anel da lemniscata.

 

 

 

 

O crescimento anímico de cada um dependerá do uso que fizer de seus dons.

 

O método de crescimento da [personalidade-]alma, alcançado pelo processo da evolução, requer ação na vida física, seguido de um processo de reflexão no estado 'post-mortem'.

 

No curso normal das coisas, uma vida inteira dedicada à semeadura e uma existência 'post-mortem' dedicada à meditação e incorporação da substância anímica, farão com que este ciclo de mais ou menos mil anos possa ser reduzido a um dia, como assegura a máxima mística: Um dia é como mil anos e mil anos como um dia.

 

Uma pessoa que ofereça uma iniciação por dinheiro é tão inescrupulosa quanto aquela que compra. A Iniciação não é uma cerimônia externa, vendável, comercializável, mas uma experiência interna.

 

Quem gratuitamente recebe gratuitamente deverá oferecer.

 

O homem tem individualmente vontade própria e livre-arbítrio, e está equipado para conquistar o mundo e gerar força anímica pelo seu esforço e pela sua experiência, exceto quando é limitado pelas Leis da Natureza e pela reação de suas próprias ações anteriores.

 

A atividade do pensamento desgasta o tecido, que precisa ser reposto. Quanto mais baixo e mais materialista for o pensamento, maior será a destruição e mais premente a necessidade de albumina,4 por meio da qual se efetuam reparos rápidos. Quanto mais crescermos espiritualmente, mais nossos pensamentos se harmonizarão com o ritmo de nosso corpo, e menos albumina será necessária para reconstituir os tecidos. Conseqüentemente, uma dieta vegetariana preencherá nossas necessidades.

 

 

Na batalha da vida,
somos responsáveis por nossas iniciativas

 

 

Jesus: o servo de todos, sem se preocupar em ganhar ou perder.

 

A mão do homem está sempre contra seu irmão. Luta por posição, pela riqueza e pelo poder. Esquece na segunda-feira o que reverentemente relembrou no domingo. Ressente-se disso, e é infeliz.5

 

A 'ação de graças' superficial que fazemos às refeições é, na realidade, uma blasfêmia.6 Um pensamento silencioso de agradecimento Àquele que nos dá o pão de cada dia é o suficiente. (Grifo meu).

 

Existe uma responsabilidade espiritual ligada ao pão e ao vinho servidos na Ceia do Senhor: devem ser ingeridos condignamente, caso contrário, causarão enfermidades e até mesmo a morte.

 

Antes de nos tornarmos humanos – como somos hoje já vivemos uma existência semelhante a do mineral, à da planta e a do animal. Diante de nós, existem ainda outras evoluções até nos aproximarmos cada vez mais do Divino. São as nossas paixões animais que nos retêm no caminho da realização. A natureza inferior está constantemente em luta com o Eu Superior. Isto acontece com os que já experimentaram um despertar espiritual. Uma guerra está sendo travada silenciosamente no interior do aspirante, e pior seria se isto fosse reprimido.7

 

 

 

 

No devido tempo, veremos a união da ciência e da religião como existia nos antigos templos de mistérios e, quando isto acontecer, as doutrinas e sacramentos da Igreja estarão baseadas em Leis Cósmicas imutáveis, tão importantes quanto a Lei da Gravidade, que mantém as órbitas em marcha nos seus trajetos ao redor do Sol.

 

Só pelo caminho reto e estreito poderemos escapar da morte e entrar na Vida Eterna.

 

A fase material da existência está sob a lei da decrepitude e da morte.

 

O matrimônio tornou-se necessário para que o nascimento pudesse proporcionar novos instrumentos para substituir os que foram desfeitos pela morte. Quando a morte for absorvida pela imortalidade e não houver necessidade de novos instrumentos, o matrimônio será, em conseqüência, desnecessário.

 

Um trabalho qualquer, por mais árduo que seja, não traz a fadiga proporcionada por um acesso de cólera. Sob tais condições, os músculos tornam-se tensos e a energia nervosa é gasta em grau suicida.

 

O primeiro Adão foi tirado da terra e não tinha vida sensível. A alma foi acrescentada ao segundo Adão; daí ele ter vida interior – um fermento trabalhado para elevar a terra até Deus. Quando o potencial da alma, extraído do corpo físico, for elevado ao espiritual, o último Adão se tornará um espírito dador de vida, capaz de transmitir o impulso da vida diretamente a outros, do mesmo modo que a chama de uma vela pode passar para muitas outras sem diminuir a magnitude da luz original.

 

 

'Lacre va n'cabah' = Portador do germe. Assim, o Casamento é um sacramento, pois abre caminho para transmissão de um Átomo-semente físico do pai para a mãe, e tende a preservar a raça contra as devastações da morte.

 

 

 

 

O Batismo significa a necessidade germinal da alma para poder conquistar uma Vida Superior.

 

A Santa Comunhão – onde partilhamos do pão (feito da semente de plantas puras) e do vinho (o cálice simbolizando a bolsa da semente desprovida de paixão) aponta para a era que virá, uma época quando será desnecessário transmitir a semente através de um pai e de uma mãe, mas onde poderemos nos alimentar diretamente da Vida Cósmica, e, assim, sobrepujar a morte.

 

A Extrema-unção é o sacramento que marca o desatar do cordão prateado e a extração do Germe Sagrado, libertando-o até que possa, novamente, ser implantado em outro 'n'cabah' ou mãe.

 

Nenhum pecado pode ser mais sério do que aquele que abusa da função criadora. Por meio deste sacrilégio, impedimos o crescimento espiritual de futuras gerações e pecamos contra o Espírito Santo.8

 

Não há 'milagre' que possa fazer gerar um corpo saudável, quando os pais, pelos seus abusos, transgrediram as Leis da Natureza.9

 

Quem está perdido sob a Lei poderá ser redimido pelo Amor.

 

Assim como nosso próprio sistema orgânico se esforça por eliminar as anomalias, tais como os tumores, o Universo também se esforça para expelir as luas que já tenham cumprido o seu propósito. Enquanto os seres que foram exilados para uma lua lá permanecem, o Espírito Planetário do planeta primitivo, por seu desvelo para com estes seres, conserva a lua em sua órbita. Seu Amor por eles é motivado pelo que chamamos a Lei de Atração. No entanto, quando eles retornam ao planeta-pai, o Espírito Planetário não tem mais interesse em sua habitação. Então, lentamente, a órbita da lua desocupada se dilata, começando a se desintegrar, e, finalmente, é expelida para o espaço inter-estelar. Os asteróides são remanescentes de luas que, certa vez, circundaram Vênus e Mercúrio. Há, também, outras luas e fragmentos lunares semelhantes em nosso sistema solar, porém estão fora do limite da evolução.

 

A 'Queda' foi ocasionada pelo homem, no impulsivo e ignorante uso das forças sexuais em épocas em que os raios interplanetários eram adversos à concepção de melhores e mais puros veículos. Assim, gradualmente, o homem se tornou prisioneiro em um corpo denso, cristalizado pela paixão pecaminosa e, conseqüentemente, um veículo imperfeito, sujeito à dor e à morte. Desta forma, começou a sua peregrinação através da matéria, e por milênios tem vivido neste duro e cruel envoltório do corpo que oculta a LLuz ao Espírito Interno.

 

A dor e o sofrimento [físicos e morais] geralmente despertam o Espírito que está adormecido dentro de nós. O homem que se contenta com suas conquistas materiais, tolerante com seus sentidos e afeiçoado aos prazeres sexo, um dia, acabará por se tornar imbuído de uma Inquietação Divina Interior, que o impelirá a procurar uma Vida Superior. Contudo, a conquista desta aspiração não é normalmente alcançada sem uma luta árdua com a nossa natureza inferior. Foi durante uma luta semelhante que Paulo exclamou com toda a angústia de um Coração devoto e aspirante: 'Oh!, como sou infeliz! Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero... Deleito-me na Lei de Deus se sigo meu Interior; mas em meus membros percebo outra lei que se opõe à Lei de meu Espírito, e me amarra à lei do pecado que reina em meus membros.' (Rom. VII: 19 - 24).

 

 

 

 

Cada um de nós é potencialmente um Cristo em formação, e, algum dia, iremos passar tanto pelo Nascimento Místico como pela Morte Mística prenunciados nos Evangelhos. Através da Sabedoria [SOPhIa] podemos apressar o Dia cooperando inteligentemente, ao invés de, como fazemos muitas vezes, frustrar pela ignorância a finalidade do Desenvolvimento Espiritual.

 

 

 

 

Pergunta-se, algumas vezes, porque os Iniciados são sempre homens. Não é assim. Nos vários graus, existem muitas mulheres, porém, quando um Iniciado tem permissão de escolher seu sexo, normalmente escolhe o positivo corpo masculino, uma vez que a vida que o levou à Iniciação espiritualizou seu corpo vital e tornou-o positivo sob todos os aspectos, de maneira que ele consegue ter um instrumento altamente eficiente. No entanto, há ocasiões em que as exigências requerem um corpo feminino do mais elevado grau para gerar outro corpo semelhante, adequado para receber um Ego Superlativamente Evoluído. Então, um Alto Iniciado pode tomar um corpo feminino, dispondo-se a passar pela experiência da maternidade – possivelmente uma experiência nunca realizada em suas várias vidas anteriores como aconteceu com o belíssimo caráter que conhecemos como Maria, de Belém.

 

Quanto mais cedo começarmos a purificar nossas mentes de pensamentos passionais, mais cedo alcançaremos o Grau Crístico. Isto depende exclusivamente da seriedade de nossos propósitos e da força de nossa vontade.

 

O único fracasso é deixar de lutar.

 

 

 

 

Quando o homem se elevou acima das águas, quando emergiu no ar onde a Manifestação Divina da Santa LLuz era refratada em numerosos matizes, a Santa LLuz Multicolorida foi absorvida de forma diferente por cada pessoa. E assim, a diversidade teve início... e só terá fim quando o lema da época atual – a segregação (porque as formas nitidamente diferenciadas que os homens observam não os permitem ver a Unidade Inalienável de cada alma com as demais) – não mais existir. Portanto, enquanto permanecermos na condição atual, sob a Lei dos Ciclos Alternantes, onde o verão e o inverno e as marés alta e baixa se sucedem em uma seqüência ininterrupta, enquanto, enfim, o Arco de Deus permanecer no céu – um símbolo da diversidade continuaremos a estar e a viver no reinado dos homens, e o Reinado de Deus permanecerá suspenso. Todavia, a condição atual deste mundo dará lugar a um 'novo céu e a uma nova Terra, onde habitará a Justiça. Mas, serão necessários milhões de anos para regenerar toda a raça humana e torná-la apta a viver em corpos etéricos. A transformação de uma lagarta em borboleta voando pelo espaço, é uma ilustração apropriada da mudança que está por vir.10

 

Os exercícios místicos (particularmente aqueles recomendados pela Fraternidade Rosacruz) não trarão nenhum resultado se não forem acompanhados por freqüentes atos de Amor, pois o Amor será a nota-chave da próxima era, do mesmo modo que a Lei é a nota-chave da presente ordem. O homem, uma vez nascido da água em sua emersão da Atlântida, agora nasce do Espírito, para o reino de Deus. Mas, dos fervorosos ouve-se um clamor definido e incessante: 'Quanto tempo, Senhor, quanto tempo?'

 

A espada tem reinado durante a Era de Pisces, mas a Ciência reinará na Era Aquariana. E, então, a Humanidade haverá de 'fundir suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras'. No tempo adequado, surgirá uma mescla de Ciência Religiosa com uma Religião Científica, que proporcionará abundância, saúde, felicidade e satisfação plena da vida.11

 

Quando o sangue dos pais, armazenado na glândula timo, se extingue, a criança deles se emancipa e desperta para a individualidade, para o sentimento do Eu-sou. Está, então, preparada para o conhecimento do bem e do mal, com o qual enfrentará a batalha da vida. Torna-se, assim, um agente livre e responsável perante as Leis de Deus. Esta liberdade pode ser uma bênção ou uma maldição, dependendo da maneira como for usada.

 

É necessário superar o partidarismo religioso e o patriotismo, e aprender a dizer o que o incompreendido e caluniado Thomas Paine12 disse: 'My country is the world, and my religion is to do good.' O mundo é minha pátria e fazer o bem é a minha religião.

 

Não devemos permitir a anulação de nossa individualidade em condescendência às tradições familiares e às crenças.

 

O ocidental, que vive de uma dieta pura, suave e completa à base de vegetais, cereais e frutas, não fica sonolento com sua alimentação e não precisa de estimulantes. Não existem bêbados vegetarianos. Os efeitos calmantes de uma alimentação vegetariana manifestam-se através de uma sensibilidade mais aguçada, que substitui a ferocidade fomentada pela alimentação carnívora.

 

Deus é LLuz. Desde o dia que saímos da antiga Atlântida, nossos corpos estão praticamente completos, isto é, não tivemos acréscimo de novos veículos. Mas, desde aqueles tempos e de agora em diante, os que desejarem seguir a LLuz precisarão se esforçar para obter o crescimento anímico. Os corpos que cristalizamos ao nosso redor precisam ser dissolvidos, e Quintessência da experiência extraída pode ser amalgamada como Alma ao Espírito, para trazê-lo da impotência à onipotência.

 

A indulgência com as tendências egoístas é destruidora do bem... Até que aprendamos a seguir os passos de Jesus, o Cristo, não nos elevaremos em direção à LLuz... No período anterior de nosso caminho espiritual, procurávamos uma Luz exterior; porém, agora, chegamos ao ponto em que devemos procurar a LLuz de Cristo dentro de nós e tentar imitá-Lo, tornando-nos 'sacrifícios viventes'. Quando o sacrifício que está à nossa porta parece agradável, quando nos sentimos capazes de escolher nosso trabalho 'na vinha do Senhor' e fazer o que nos agrada, não estamos fazendo um efetivo sacrifício – como Ele o fez nem quando somos vistos pelos homens e aplaudidos por nossa benevolência. Contudo, quando estamos prontos para segui-Lo até o jardim de Getsêmani, então, sim, estamos fazendo um Sacrifício Vivente. (Grifo e negrito meus).13

 

 

 

 

Quando pudermos dizer, do fundo do Coração, 'Tua vontade e não a minha', certamente teremos conquistado a LLuz Interior e, desde esse momento, nunca mais existirá em nós o que entendíamos ser a escuridão. Andaremos na LLuz.

 

De tempos em tempos, conforme a exigência da ocasião, advertimos os estudantes da Fraternidade Rosacruz em nossas cartas individuais, para não participarem de sessões espíritas, de demonstrações hipnóticas ou de lugares onde o incenso é queimado pelos diletantes do ocultismo. A Magia Negra é praticada tanto consciente como inconscientemente e, de tal forma, que chega a ser inacreditável. O 'perverso magnetismo animal', que é somente outro nome dado à Força Negra, é responsável por mais fracassos nas atividades profissionais, na perda da saúde e na infelicidade nos lares, do que a maioria das pessoas pode imaginar. Mesmo os que perpetram tais ultrajes são, muitas vezes, inconscientes do mal que praticam.

 

 

 

As Leis de Magia são as mesmas para a Magia Branca e para a Magia Negra. Existe somente uma Força, e esta pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. De acordo com as razões que a motivam e do uso que é feito dela, torna-se negra ou branca. A Magia, para ser Branca, precisa ser usada de maneira altruísta, com propósitos nobres. Os Magos Negros são espoliadores, motivados pelo ódio e pela maldade. Os Irmãos Maiores da Rosacruz e de outras Ordens afins, que representam em sua totalidade o Santo Graal, vivem do Amor e da Essência do serviço altruísta. Ao contrário, as forças do mal do Graal Negro florescem através do ódio, da traição, da crueldade e de todos os atos demoníacos do calendário do crime.

 

 

Quando vivemos vidas puras, quando nossos dias são preenchidos em serviços para Deus e para nossos irmãos, com pensamentos e ações elevadas, estamos criando para nós o Dourado Manto Nupcial, que é uma força radiante para o bem. Nenhum mal é capaz de penetrar esta armadura, pois o mal age, então, como um bumerangue, e retorna para aquele que o enviou, devolvendo-lhe o mal que engendrou.

 

Todos nós temos o núcleo do mal dentro de nós, que permite o 'abre-te-sésamo' para que as forças demoníacas possam agir. Por essa razão, é melhor não nos expormos sem necessidade em lugares onde são efetuadas sessões com espíritos invisíveis, mesmo que seus ensinamentos pareçam elevados para os mais incautos. Mesmo como espectadores, não devemos participar de demonstrações hipnóticas, pois uma atitude negativa pode deixar a pessoa sujeita ao perigo da obsessão. Devemos ser positivos em nossa luta pelo bem contra o mal, e nunca perder uma oportunidade de ajudar os Irmãos Maiores através da palavra e da ação na Grande Luta pela supremacia espiritual.

 

Todas as civilizações, quando Iniciadas pelos diferentes Espíritos de Raça, têm grandes e dourados ideais, mas a Humanidade, por ter algum livre-arbítrio e escolha, não segue implicitamente os ditames dos Espíritos de Raça, como os animais seguem os comandos dos Espíritos de Grupo.

 

Jesus, o Cristo, quando na Terra, disse: 'Não vim para trazer a paz, mas uma espada.' Era evidente, para Ele, que, enquanto a Humanidade estivesse dividida em raças e nações, não poderia haver paz na Terra e boa vontade entre os homens. Somente quando as nações se unirem em uma fraternidade universal é que a paz será possível. As barreiras do nacionalismo precisam ser abolidas.

 

Não acrescentaremos nem um milímetro a mais na nossa altura nem um fio de cabelo em nossa cabeça com a ansiedade. A preocupação é a mais inútil e extenuante de todas as nossas emoções, e não traz nenhum bem.

 

Alguns, especialmente no passado quando a vida era menos intensa do que agora, perceberam que a vida cotidiana entre os homens apresentava muitos obstáculos. Para vencê-los e alcançar o crescimento anímico, isolavam-se da comunidade indo para os mosteiros ou para as montanhas, onde podiam se dedicar à Vida Espiritual sem serem perturbados. Entretanto, não é este o caminho. Se fugirmos de uma experiência hoje, iremos enfrentá-la novamente amanhã; a palma da vitória só será conseguida conquistando o mundo, não fugindo dele.

 

O ambiente no qual fomos colocados foi nossa escolha, e esta escolha foi feita para aprendermos as lições necessárias ao nosso desenvolvimento. Estaríamos cometendo um grave erro se tentássemos fugir deste compromisso.

 

Sem um sentimento intensamente íntimo de Unidade com o sofrimento, não pode haver nem cura nem ajuda.14

 

O ruído (que é um sinal de superficialidade; para os barulhentos, a música sacra é um anátema) e o Silêncio são fatores muito importantes no crescimento anímico. Mas, se permanecermos tão-somente em Silêncio, esquecendo-nos de nossos deveres no mundo, fracassaremos. Entretanto, precisamos cultivar a virtude do Silêncio ou nosso próprio crescimento anímico será mínimo... Devemos, por todas as maneiras, fugir de ruídos que não somos obrigados a ouvir, e cultivar pessoalmente o comportamento quieto e bondoso, a voz modulada, o andar silencioso, a presença discreta e todas as outras virtudes que conduzem à harmonia.15

 

Será essencial saber que o corpo físico é a contraparte material do Espírito Divino? Que o corpo vital é uma réplica do Espírito de Vida? Que o corpo de desejos é a sombra do Espírito Humano, enquanto a mente forma a conexão entre o tríplice espírito e o tríplice corpo? Não, não é essencial saber estas coisas. Esse conhecimento, quando usado adequadamente, é uma vantagem; mas pode ser, também, uma desvantagem evidente no caso dos que possuem somente um 'pequeno conhecimento' – que sempre é uma coisa perigosa, isto se aplicando inteiramente tanto aos Ensinamentos Rosacruzes como a outros assuntos.16

 

Existem muitos que estão sempre meditando sobre o Eu superior, enquanto se esquecem completamente dos muitos egos inferiores gemendo de miséria em suas portas. Existem muitos que sonham dia e noite com o momento de empreenderem seus vôos de alma diários como Auxiliares Invisíveis, e assim aplacarem os sofrimentos dos enfermos e infelizes, porém, são incapazes de gastar um só centavo em uma corrida de táxi para levar uma flor ou uma palavra de carinho a uma pobre e solitária alma que está em um hospital. Repito que o Guardião do Umbral admitirá mais facilmente aquele que faz o que pode, do que aquele que sonhou muito e nada fez para ajudar seus irmãos sofredores.

 

É extremamente significativo que na Parábola do Juízo Final Cristo não tenha dito: Bem fizeste, ó grande e erudito filósofo, que conheces a Bíblia, a Kabala [KBL], o Conceito e todas as outras literaturas misteriosas que revelam os intrincados trabalhos da Natureza. Mas, na verdade, Ele disse: 'Bem fizeste tu, bom e fiel servo... Entrarás na alegria do teu Senhor... Pois, Eu estava com fome e Me deste de comer, Eu estava com sede, e Me deste de beber...' Não há menção alguma à palavra conhecimento. Toda a ênfase está na fidelidade e no (Evangelho do) serviço.

 

O Cordão Prateado permanece sem se romper por um período de aproximadamente três dias e meio depois que o espírito deixa definitivamente o corpo denso. Ele não deve ser perturbado enquanto o panorama da vida que acaba de findar está sendo gravado no corpo de desejos, que servirá de árbitro de sua vida no mundo invisível. Por isto, é recomendável fazer um pedido (até por escrito, se for o caso) para que deixem nosso corpo em paz e sem ser perturbado pelo período de três dias e meio (84 horas) após nossa transição.

 

À medida que o luminoso corpo-alma cresce internamente e ao redor de uma pessoa, esta LLuz lhe ensinará os Mistérios sem a necessidade de livros. Aquele que assim aprende sobre Deus, sabe mais do que tudo que está contido nos livros do mundo. No devido tempo, a Visão Interna ser-lhe-á aberta e o Caminho para o Templo ser-lhe-á mostrado.

 

Falemos pouco; sirvamos muito.

 

É uma glorificação eterna para Muhammad[que a bênção e a paz de Deus estejam sobre ele] sua esposa ter sido sua primeira discípula e ter elogiado sempre a sua bondade e consideração em casa. Este é um exemplo que todos deveremos seguir, se quisermos levar nossos amigos para a Vida Superior, pois embora todos os sistemas religiosos difiram externamente, a essência de todos é o Amor.

 

O primeiro requisito para se viver uma Vida Superior envolve a obrigação de um comportamento irrepreensível ao lidar com assuntos materiais, pois, a menos que sejamos honestos nas pequenas coisas, como podemos esperar que nos confiem maiores responsabilidades? Por outro lado, sem o preparo adequado e o treinamento diligente estamos todos destinados ao fracasso.

 

Se um diamante bruto for colocado em uma gaveta e aí permanecer por muitos anos, ficará exatamente igual; em nada mudará. Mas, se for levado a uma pedra de esmeril, o processo de lapidação removerá até a última partícula da camada bruta e o transformará em uma bela e preciosa gema. Cada um de nós é um diamante bruto, e o mundo é semelhante a uma pedra de esmeril que, pela lapidação, retira a camada áspera e feia, deixando que nosso Eu Espiritual brilhe e se torne luminoso. Cristo foi um exemplo vivo disto. Ele não se afastou dos centros da civilização. Ele estava sempre entre os sofredores e os pobres, ensinando, orando e ajudando até o momento em que, pelo glorioso serviço prestado, Seu corpo se fez LLuminoso no Monte da Transfiguração e Ele, que havia trilhado o Caminho, exortou Seus seguidores a estarem 'no mundo mas não serem do mundo'.17

 

 

 

 

Esta é a grande lição que todos nós precisamos aprender. Uma coisa é ir para as montanhas, onde não há uma só pessoa para nos contradizer ou ferir nossa sensibilidade, e assim, julgamos nós, é mais fácil permanecermos equilibrados. Outra coisa, completamente diferente, é manter nossas aspirações espirituais e permanecer equilibrados em um mundo onde tudo nos afeta. Entretanto, quando estamos neste caminho, adquirimos um autocontrole que não é possível alcançar de outra maneira. Em nada nos ajudará alimentar nossos corpos de néctar e de ambrosia – alimento etérico dos deuses do Olimpo, que concedia e mantinha a imortalidade enquanto nossa mente for um sepulcro, um 'habitat' de pensamentos baixos. Seremos somente sepulcros caiados, belos para serem contemplados por fora, mas, internamente, possuidores de um nauseante mau cheiro. Este delito mental pode ser cultivado muito facilmente, talvez até com mais facilidade na solidão das montanhas ou em um retiro espiritual, do que em uma cidade onde estamos ocupados com o nosso trabalho. É verdadeiro o axioma popular que diz: 'um cérebro desocupado é a oficina do diabo'. A maneira mais segura para atingirmos a pureza e a limpeza interna é manter a mente ocupada, encaminhando nossos desejos, sentimentos e emoções em direção aos problemas práticos da vida, e trabalhando, cada qual no seu próprio ambiente, para ajudar os pobres e necessitados, e, assim, levar a cada um a ajuda que o caso requeira e mereça.

 

A fraternidade universal nunca se tornará uma realidade enquanto nosso amor estiver confinado somente à família. É preciso que todos sejam incluídos.

 

O ambiente atual, com suas oportunidades e limitações, está exatamente de acordo com nossas necessidades individuais, determinadas pelo destino autocriado em existências anteriores. A sabedoria está em transformar 'pedras de tropeço' em 'degraus ascendentes'.

 

Enfim, como disse Paulo, a carne e o sangue não herdarão o Reino de Deus.

 

 

 

Uma Reflexão Verdadeira
(que desejo para todos)

 

 

 

Não quero nada só para mim;

quero tudo para todos, por fim.

Umas coisas, mui antigamente,

infernizavam minha tola mente.

 

 

Hoje, são quereres dominados

de tempos idos ultrapassados.

Estou certo que desta vida sairei

menos enrodilhado do que entrei.

 

 

Mas, não quero vencer sozinho;

Se somos todos um – e somos!

 

 

o variado deve se tornar Unidade,

Devemos partilhar nossos gomos!

 

 

 


 

 

 

______

Notas:

1. Esta migalhinha me permite formular aquelas velhas perguntas. Quem é mais importante: uma Pulex irritans ou um Sauroposeidon protelus? Quem é mais importante: a Rosa de Sharon ou Kut Hu Mi? Quem é mais importante: o senhor Garibaldi ou o balde do gari?

2. Aproveito para acrescentar: em princípio, não se mexe com a Kundalini, pois, no limite, poderá provocar insanidade e até uma transição extemporânea.

3. Sempre educadora; jamais castigadora ou premiadora.

4. A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe). Funções da Albumina: manutenção da pressão osmótica, transporte de hormônios tireoidianos, transporte de hormônios lipossolúveis, transporte de ácidos graxos livres, transporte de bilirrubina não conjugada, união competitiva com ions de cálcio e controle do pH (símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico', e serve para indicar a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução aquosa).

5. Pedindo licença a Max Heindel, mas sabendo que ele irá concordar, vou reformular a frase Ressente-se disso, e é infeliz. Ressente-se disso, vive adoentado e cheio de achaques, e é infeliz.

6. Mais do que blasfêmia, é uma blasfêmia hipotético-hipócrita.

7. Mas, haveremos de nos tornar Deuses conscientes e imortais!

8. Pior do que abusar da função criadora e de pecar contra o Espírito Santo (porque estes abusos e estes pecados, geralmente, são inconscientes) são as aberrações derivadas de um celibato imposto por razões hipotético-esdrúxulas, que apocopam, desviam, adoentam e enlouquecem. Seja como for, em um certo sentido, os celibatários acabam sendo menos responsáveis por suas esdruxulices do que os delirantes apocopantes que impõem o celibato.

9. Na realidade, quando é gerada uma criança com problemas de saúde, que particularmente foram adquiridos durante a vida fetal ou embrionária, a experiência retributivo-educativa é triangular: pai‹—›mãe‹—›filho. Ai do pai ou da mãe que abandonem, maltratem ou sei lá o quê um filho geneticamente malformado, seja pelo motivo que for! O que não se aprende na hora que pode e deve ser aprendido, será aprendido depois... com juros (educativos) e correção monetária (educativa). Se a bola da vez é a marrom, não adianta querer encaçapar a rosa. Enfim, a expectativa é que uma criança deva ser (ou vir a se tornar), em todos os sentidos, mais perfeita do que seus pais. Quando isto não acontece, aos pais só cabem três coisas: Amor, Amor e Amor.

10. Por isto, tenho dito: se sairmos desta vida pior do entramos, teremos fracassado; se sairmos igual, da mesma forma teremos fracassado. Devemos nos esforçar para sair melhor, nem que tenhamos transmutado apenas um defeito, uma pequena nódoa que seja. Viver para morrer pior ou igual é jogar no lixo uma encarnação. Depois, se formos deletados... Bem, aí fomos deletados! Veja só aí embaixo. (Depois, se quiser ver de novo, atualize seu computador ou tecle F5).

 

 

 


11. À esta mescla denominei Teocientificismo.

12. Thomas Paine (1737 – 1809) foi um político britânico, além de panfletista, revolucionário, radical, inventor, intelectual e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Viveu na Inglaterra até os 37 anos, quando imigrou para as colônias britânicas na América, em tempo de participar da Revolução Americana. Suas principais contribuições foram os amplamente lidos Common Sense (1776), advogando a independência colonial americana do Reino da Grã-Bretanha, e The American Crisis (1776 – 1783), uma série de pamfletos revolucionários. Thomas Paine morreu em 8 de junho de 1809, com 72 anos. Somente seis pessoas compareceram ao seu funeral.

13. Daí, a grande diferença entre um imperativo hipotético e um Imperativo Categórico. O Imperativo Categórico é um dos principais elementos da Filosofia de Immanuel Kant (1724 – 1804). Para o Filósofo alemão, Imperativo Categórico é o dever de toda pessoa de agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam; que ela quer que seja uma lei da natureza humana. O Imperativo Categórico pode ser enunciado de três maneiras distintas, a saber: 1ª - Age como se a máxima de tua ação devesse se tornar, por tua vontade, Lei Universal da Natureza. 2ª - A máxima do meu agir deve ser por mim entendida como uma Lei Universal, para que todos a sigam. 3ª - Age de tal modo que possas usar a Humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca apenas como um meio. Isto conduz à seguinte reflexão (editada da obra que está sendo estudada): abster-se de comer carne, por exemplo, porque a influência purificadora de uma dieta isenta de carne sobre o corpo ajudará a tornar a pessoa mais sensível às influências espirituais é um imperativo hipotético, e não fará com que o verdadeiro objetivo seja alcançado. Mas, uma pessoa que se abstém de comer carne porque percebeu que a Vida de Deus está imanente em todos os animais, assim como nela mesma, porque, em última análise, por um Imperativo Categórico, esta abstenção foi movida pela compaixão, esta pessoa terá seu crescimento anímico infinitamente incrementado, não como uma recompensa, mas porque assim é a Lei.

14. Nem libertação.

15. Uma grande vantagem – e até uma espécie de arte – é, em meio ao murmurinho e ao rebuliço, saber conservar o Silêncio Interior, se for o caso. Não direi que sou um especialista nesta matéria, mas trabalho tranqüilamente no computador, particularmente à noite, digitando os temas que você conhece e tem lido, enquanto minha mulher vê televisão, pois o local em que trabalho é o mesmo em que fica a televisão. Às vezes, ela comenta alguma coisa comigo, mas precisa repetir o que falou, pois estou tão absorto no que estou fazendo que não ouço nada ao meu redor. Estar com todos e, ao mesmo tempo, estar em Silêncio é mesmo uma espécie de arte. Por isto, podemos orar ou meditar em qualquer lugar, e, para orar ou meditar, ficar imóvel e de olhos cerrados não é tão essencial assim, como muitos pensam. Quando preciso me deslocar da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde moro, para Copacabana, na Zona Sul, dirijo meu carro durante todo o trajeto do Túnel Rebouças – que possui 2.800 metros de comprimento, em duas galerias paralelas – orando e mantrando pelo Universo e pela Humanidade. Para isto, escolho o lado direito da pista, na qual a velocidade do fluxo de veículos é mais lenta, ainda que, geralmente, quando dá, eu dirija neste Túnel a, mais ou menos, 70 km/h. Na volta, ando um pouquinho mais rápido. E por falar em mantra, se você achar conveniente, dê uma paradinha aqui. Junte os dedos polegar, indicador e médio de sua mão direita (conforme mostra a animação abaixo), enquanto os outros dois, o anelar e o mínimo, se apóiam na palma da mão, e coloque os três dedos unidos sobre seu coração. Vocalize o Mantra OM (ou AUM) três vezes. Este simples exercício – que é melhor do que Bufferin® Cardio – energizará todo o seu Ser, e mais alguma coisa. Se você fizer este exercício místico uma vez por dia, observará que, em mais ou menos um mês, sua saúde terá melhorado consideravelmente. E mais alguma coisa! Você também pode, se desejar, aplicar os três dedos em outros pontos do seu corpo, e fazer a vocalização mântrica. Agora, mais uma vez insisto: não mexa com a Kundalini – o Poder Espiritual Primordial que, geralmente, jaz adormecido no Múládhára Chakra, situado próximo à base da coluna e aos órgãos genitais. Mexer a bangu com esta poderosa energia poderá fazer enlouquecer ou provocar extemporaneamente a transição.

 

 

 

 

16. Aqui, vale a pena recordar esta máxima de Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832): Não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa.

17. O que é estar no mundo mas não ser do mundo? É simplesmente não querer nem precisar de mais nada que satisfaça desejos, cobiças e paixões. Só isto.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.neildiamondtribute.com.au/
contactus.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Imperativo_categ%C3%B3rico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Paine

http://www.bozzetto.com/

http://www.4shared.com/all-images/
Z92FRw1P/GIFS_DO_LINKIN_PARK.html

http://planetarap.vilabol.uol.com.br/principal.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albumina

http://www.deankrafthealer.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Rosicrucian_Fellowship

http://www.fraternidaderosacruz.org/mh_cdum.htm

 

Canto Gregoriano de Fundo:

Da Pacem
Interpretação: Schola Cantorum do Pontifício Col. Int. dos Beneditinos de S. Anselmo em Roma