Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Código de Direito Canônico

 

Livro VI
Das Sanções na Igreja

II Parte
Das Penas Para Cada Delito

Título VI
Dos Delitos Contra a Vida
e a Liberdade do Homem

 

 

Cân. 1398: Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão 'latæ sententiæ'.1

 

_____

Nota:

1. Latæ sententiæ é uma expressão latina que significa sentença oculta. Diz-se das penas eclesiásticas nas quais uma pessoa incorre sem que haja necessidade de que se dite expressamente a sentença punitiva, ou seja, a pessoa se auto-exclui da comunhão com a Igreja.

 

Nota editada da fonte:

http://www.legiomariae.kit.net/
Canais/CDC/CDC8.htm

 

 

 

 

 

Excomunhão ou Compreensão?

 

 

 

 

Fazer valer a excomunhão

ou pecadaço de boçalização?

Bestunto de Inquisição

ou um empedernido Coração?

 

 

Ora, ora, Dom Sobrinho!

e só fez apertar mais um coraçãozinho.

 

 

 

 

A Boçalidade Inquisitorial2

 


 

______

Notas:

1. O Código de Direito Canônico (Codex Iuris Canonici) é o conjunto organizado e sistematizado de leis da Igreja Católica Apostólica Romana, que regulamenta todos os aspectos da vida da Igreja, seja no âmbito de suas relações internas, seja no âmbito de suas relações externas.

2. Tríplice boçalidade Inquisitorial. Tríplice por quê? A primeira boçalidade inquisitorial porque a menina que ficou grávida em Alagoinha, no interior de Pernambuco, após ser estuprada pelo padrasto, tem apenas nove anos, e, por isto, não teria condições de levar a termo uma gestação de gêmeos, como advertiu o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Não teria condições de levar a termo uma gestação de gêmeos porque, entre outras complicações, poderia ter ruptura de útero, hemorragia, bebês prematuros, risco de diabetes, hipertensão e eclampsia (afecção grave que ocorre geralmente no final da gravidez, caracterizada por convulsões associadas à hipertensão arterial), com altíssimo risco de se tornar estéril. A segunda boçalidade inquisitorial porque, como disse o Ministro Carlos Minc, da pasta de Meio Ambiente, o sistemático nhenhenhém do arcebispo causou outro trauma na menina, que, talvez, não consiga voltar a um estado de plena normalidade emocional e psicológica nesta encarnação. E a caridade cristã? Agora, sua eminência, o arcebispo católico de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, não excomungou o padrasto que estuprou e engravidou a enteada de 9 anos, mas excomungou a mãe e os médicos que participaram do procedimento de salvação de uma vida. A justificativa, segundo o prelado, é a seguinte: Ele (o padrasto) cometeu um crime hediondo, mas não está incluído na excomunhão. Existem tantos outros pecados graves. Mais grave do que isso é o aborto, eliminar uma vida inocente. Já o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apoiou os médicos e afirmou que o arcebispo teve posição conservadora. Como cristão e católico, lamento profundamente que um bispo católico tenha um comportamento conservador como este. Acho que, neste aspecto, a medicina está mais correta que o bispo – disse o Presidente ao lembrar que a violência é responsabilidade de todos e é fruto da degradação da sociedade. E, finalmente, a terceira boçalidade inquisitorial – por[des]ventura a mais grave foi o declarado apoio à excomunhão das pessoas envolvidas no aborto honroso e salvífico pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pelo Vaticano. Católico praticante, Rivaldo Albuquerque, um médico da equipe que fez o aborto honroso e salvífico disse que não se importa com a excomunhão. Rivaldo disse textualmente: O fato de ter sido excomungado não vai me impedir de ir à missa, de rezar, de confessar a Deus e pedir que Ele continue sempre nos protegendo, nos dando luz, para mim e para todas as pessoas da minha equipe no atendimento a esses casos. Conclusão: o retrógrado Codex Iuris Canonici precisa ser urgentemente revisto. Ou será que a auto-instituída corte papal quer ver no inferno toda essa gente que salvou uma vida? Se tudo isto não fosse trágico, seria uma pândega. Bolas, we are the world!

 

Fundo musical:

We Are The World (Michael Jackson & Lionel Richie)

Fonte:

http://meltingpot.fortunecity.com/
cecilian/557/pop_u.htm