O CORPO DE DESEJOS

 

Um contributo de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

O Corpo de Desejos do homem é seu veículo dos sentimentos, aspirações, vontades e emoções. Ele é responsável por suas ações vivenciadas em movimentos livres. Se descontrolado, faz com que o corpo faça coisas desnecessárias e indignas tão prejudiciais ao crescimento da personalidade-alma. Entretanto, este gênio, que é um perigo tão grande, quando assume o controle, pode ser de eficiente serviço sob direção apropriada. Portanto, o temperamento do Corpo de Desejos deve ser controlado, mas de nenhum modo exterminado. Os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, por conseguinte, enfatizam a transmutação dos desejos inferiores em sentimentos elevados através do serviço motivado por devoção aos ideais superiores. Isto gera a Alma Emocional – nutriente essencial para o Espírito em evolução.

 

 

Evolução/Reintegração

 

 

É sobre este tema que, hoje, estou divulgando mais um estudo baseado na obra O Corpo de Desejos, de autoria de Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919), fundador da Fraternidade Rosacruz (The Rosicrucian Fellowship. Para lê-la integralmente, por favor, dirija-se a:

http://www.fraternidaderosacruz.org/

 

As animações inseridas por mim em diversas partes do estudo – ainda que educativas, porque auxiliam a entender o conceito a que estão vinculadas – são meramente pictóricas, e, na maioria das vezes, não correspondem exatamente à Lei Cósmica que pretendem representar.

 

 

 

Ensinamentos Heindelianos

 

 

 

Diversidade de Sensações

 

 

 

Nos ensinamentos Rosacruzes, o Universo acha-se dividido em sete Mundos diferentes ou estados de matéria (subdivididos em sete regiões ou subdivisões), como se segue:

1. Mundo de Deus.
2. Mundo dos Espíritos Virginais.
3. Mundo do Espírito Divino.
4. Mundo do Espírito de Vida.
5. Mundo do Pensamento.
6. Mundo do Desejo.
7. Mundo Físico.

 

No Mundo Físico (o mais denso dos sete), a matéria acha-se sujeita à gravidade, à contração e à dilatação. No Mundo do Desejo não existe nem calor nem frio, e as formas levitam com a mesma facilidade com que gravitam. A distância e o tempo são também fatores preponderantes que existem no Mundo Físico, mas quase totalmente inexistentes no Mundo do Desejo.

 

Se não existissem outros mundos na Natureza além do Mundo Físico e do Mundo de Desejos, a razão não existiria. Teríamos o mineral, a planta e o animal, porém, o homem, um ser que pensa e raciocina, seria uma impossibilidade em a Natureza.

 

 

Dualidade Universal

 

Todo incentivo é proporcionado pelas forças cósmicas ativas no Mundo do Desejo e, sem esta atividade agindo através de todas as fibras do corpo vitalizado, impelindo-o à ação nesta ou naquela direção, não haveria experiência nem crescimento moral.

 

Desejos, aspirações, paixões e sentimentos expressam-se na matéria das diferentes regiões do Mundo do Desejo, assim como as formas expressam-se na Região Química do Mundo Físico. Eles tomam formas que duram por mais ou menos tempo, de acordo com a intensidade do desejo, da aspiração ou do sentimento que encerram.

 

A lei que rege a matéria da região química é a inércia – tendência a permanecer no 'statu quo'. É necessária certa soma de energia para vencer esta inércia, para fazer que se mova um corpo em repouso ou para deter um corpo em movimento, o que não acontece no Mundo do Desejo. Assim é o Mundo do Desejo: um mundo de luz e cor sempre cambiantes, no qual as forças do animal e do homem se misturam com as forças de inumeráveis Hierarquias de seres espirituais, que não aparecem no Mundo Físico, mas que são tão ativas no Mundo do Desejo, como nós o somos aqui. As forças emitidas por esta vasta e variada hoste de Seres modelam a matéria cambiante do Mundo do Desejo em formas inumeráveis e diferentes, de maior ou menor durabilidade, de acordo com a energia cinética do impulso que lhes deu origem.

 

Tanto os minerais quanto os vegetais não possuem o Corpo de Desejos separado. Eles estão permeados apenas pelo Corpo de Desejos planetário – o Mundo do Desejo. Sem possuir o veículo separado, são incapazes de ter sentimentos, desejos e emoções, que são faculdades que pertencem ao Mundo do Desejo. Quando se quebra uma pedra, ela não sente; mas seria errado deduzir que não existe sentimento relacionado a esta ação. Esta é a visão materialista feita por uma multidão de pessoas sem compreensão. O cientista ocultista sabe que não existe ato, grande ou pequeno, que não seja sentido por todo o Universo, e mesmo que uma pedra, por não possuir Corpo de Desejos separado não possa sentir, o Espírito da Terra sente porque é o Corpo de Desejos da Terra que permeia a pedra. Quando um homem corta seu dedo, o dedo, que não possui Corpo de Desejos separado, não sente dor, mas o homem sente, porque é o seu Corpo de Desejos que permeia o dedo. Se uma planta é arrancada pelas raízes, isso é sentido pelo Espírito da Terra como um homem sentiria se fosse arrancado um fio de cabelo de sua cabeça. Esta Terra é um corpo vivo que sente, e todas as formas que estão sem corpos de desejos separados, através dos quais os Espíritos que as animam pudessem experimentar sentimentos, acham-se incluídas no Corpo de Desejos da Terra, e esse Corpo de Desejos tem sentimentos. A quebra de uma pedra e o corte das flores produzem prazer à Terra, enquanto que o arrancar de plantas pelas raízes causa-lhe dor.

 

O Mundo Planetário pulsa através do corpo vital e do corpo denso do animal e do homem, da mesma forma em que penetra o mineral e a planta, mas, além disso, o animal e o homem têm corpos de desejo separados, que os capacitam a ter desejos, emoções e paixões. Existe, entretanto, uma diferença. O Corpo de Desejos do animal é formado inteiramente de material das regiões mais densas do Mundo do Desejo, enquanto que no caso das raças humanas, mesmo nas mais inferiores, um pouco da matéria das regiões mais elevadas entra na composição do corpo do desejo. Os sentimentos dos animais e das raças humanas mais inferiores estão quase que totalmente relacionados com a gratificação dos desejos inferiores e das paixões que encontram sua expressão nas regiões inferiores do Mundo de Desejo.

 

O Corpo de Desejos tem sua raiz no fígado, assim como o corpo vital o tem no baço. É o sangue quente no fígado do organismo suficientemente evoluído para possuir um Espírito interno que energiza a saída das correntes de matéria de desejo, fazendo com que o animal ou o homem demonstrem desejo e paixão.

 

Onde existe vitalidade e movimento e inexiste sangue vermelho não existe corpo do desejo separado. A criatura acha-se simplesmente no estágio entre o vegetal e o animal e, portanto, se move completamente na energia do Espírito-Grupo. o animal não possui Espírito interno, mas sim o Espírito-Grupo que o dirige de fora, agindo sobre o animal através da espinha dorsal horizontal. O animal possui corpo denso, corpo vital, e Corpo de Desejos, mas o Espírito-Grupo que o dirige está do lado de fora. O corpo vital e o Corpo de Desejos de um animal não se encontram inteiramente dentro do corpo denso, especialmente no que diz respeito à cabeça.

 

O Corpo de Desejos de um animal é composto exclusivamente de matéria das quatro regiões inferiores do Mundo do Desejo. Daí ele ser incapaz de sentir algo mais que desejo animal por comida, abrigo ou algo parecido. O Corpo de Desejos do homem é composto de matéria de todas as sete regiões do Mundo do Desejo, daí ele ser capaz de ter sentimentos mais elevados que o animal.

 

O esquema evolutivo é realizado através dos cinco Mundos em sete grandes Períodos de Manifestação durante os quais o Espírito Virginal ou vida evolucionária se converte primeiramente em homem e depois em Deus. Na terminologia Rosacruz os nomes dos sete Períodos são os seguintes:

1 - Período de Saturno
2 - Período Solar
3 - Período Lunar
4 - Período Terrestre
5 - Período de Júpiter
6 - Período de Vênus
7 - Período de Vulcano

 

 

Períodos de Manifestação

 

 

Os três primeiros períodos mencionados (Saturno, Solar e Lunar) pertencem ao passado. Estamos atualmente no quarto período, o Terrestre. Quando este Período Terrestre de nosso Globo se completar, nós e a Terra passaremos através das condições de Júpiter, de Vênus e de Vulcano, antes de o Grande Dia Setenário de Manifestação chegar ao fim, quando tudo o que agora existe imergirá uma vez mais no Absoluto para um período de descanso e assimilação dos frutos de nossa evolução, para reemergir para um mais elevado desenvolvimento de um outro Grande Dia.

 

O homem é um organismo muito complexo, consistindo de: (1) Corpo Denso – ferramenta em ação; (2) Corpo Vital – veículo de vitalidade que torna a ação possível; (3) Corpo de Desejos – de onde vem o Desejo que impele à ação; (4) Mente – freio dos impulsos, dando sentido à ação; (5) Ego – atua e ganha experiência da ação. O Espírito Humano e o Corpo de Desejos começaram sua evolução no Período Lunar e são, portanto, os pupilos especiais do Espírito Santo.

 

No final do Período Lunar, o homem-em-formação possuía um tríplice corpo em vários estados de desenvolvimento e o germe do Tríplice Espírito. Ele tinha corpos denso, vital e de desejo, e Espíritos Divino, de Vida e Humano. Só lhe faltava o elo para uni-los.

 

Na Época Polar, o homem adquiriu o corpo denso como um instrumento de ação. Na Época Hiperbórea, foi adicionado o corpo vital para dar poder de movimento necessário à ação.

 

Na Época Lemúrica, o Corpo de Desejos forneceu incentivo à ação. No passado distante, quando o homem estava em contato com os mundos internos, o corpo pituitário e a glândula pineal eram os seus meios de ingresso nestes mundos, e irão novamente servir a estes propósitos em um estágio posterior.

 

A mente surgiu na Época Atlante para objetivar a ação, mas como o Ego estava extremamente fraco e a natureza de desejo era forte, a mente nascente fundiu-se com o Corpo de Desejos; resultou daí a faculdade de astúcia, que foi a causa de toda fraqueza na terceira metade da Época Atlante.

 

Em um futuro distante, o Corpo de Desejos do homem se tornará definitivamente organizado, como se encontram os corpos vital e denso. Quando este estágio for atingido, todos nós teremos o poder de funcionar no Corpo de Desejos como agora fazemos no corpo denso, que é o mais antigo e melhor organizado dos corpos do homem, sendo o Corpo de Desejos o mais novo deles. Quando o Corpo de Desejos se tornar suficientemente purificado, todos os homens estarão novamente capacitados a se entender, pois, então, a separativa diferenciação de raça terá sido ultrapassada [e a Unidade consciente poderá, então, ser realizada].

 

 

Separativa Diferenciação Ultrapassada

 

 

O Corpo de Desejos teve sua formação iniciada no Período Lunar, foi reconstruído no Período Terrestre e será modificado para melhor no Período de Júpiter, alcançando a perfeição no Período de Vênus.

 

No Período de Vulcano, o corpo mental será o mais elevado dos veículos do homem, contendo dentro de si a Quinta-essência de tudo o que for de melhor de todos os veículos.

 

Em nenhuma outra fase da vida o ser humano acha-se mais necessitado de compreensão que durante os sete anos que vão dos quatorze aos vinte um, quando a natureza de desejo é exuberante e desenfreada. Portanto, neste período, os pais devem praticar a maior tolerância com seus filhos.

 

Não se deve imaginar que, quando o pequeno corpo de uma criança nasce, o processo do nascimento esteja completo. O corpo vital é uma aquisição mais recente do ser humano. Por isto, não somos tão experientes na construção deste veículo. Conseqüentemente, leva mais tempo para construí-lo a partir de materiais não empregados na feitura do revestimento do arquétipo, e o corpo vital não nasce antes do sétimo ano. Começa, então, o período de crescimento rápido. O Corpo de Desejos é uma aquisição na composição do homem que se dá mais tarde ainda, que não nasce antes do décimo quarto ano (marcando o início da auto-afirmação), quando a natureza de desejo se expressa mais fortemente durante a chamada 'mocidade quente', e a mente que torna o homem adulto, não nasce antes do vigésimo primeiro ano.

 

O Corpo de Desejos aparece à visão espiritual como uma nuvem ovóide que se estende de quarenta a cinqüenta centímetros além do corpo físico. Está sobre a cabeça e abaixo dos pés de modo que nosso corpo denso se situa no centro da nuvem em forma de ovo, assim como a gema está no centro do ovo.

 

Quando o nosso atual corpo físico inicialmente germinou no Espírito, era um pensamento-forma, mas, gradativamente, tornou-se mais denso e mais concreto, até ser hoje uma cristalização química. Em seguida, o corpo vital foi emanado pelo Espírito como um pensamento-forma e está no terceiro estágio de solidificação, que é etéreo. O Corpo de Desejos é uma aquisição ainda mais recente. Ele também foi concebido por um pensamento-forma que agora se condensou em matéria de desejo. A mente, só recebida recentemente, é nada mais que uma simples nuvem do pensamento-forma.

 

Quando observado pela visão espiritual, parece que o Corpo de Desejos possui muitos vórtices rodopiantes. É uma característica da matéria de desejo estar sempre em movimento, e este movimento só se compara à velocidade da luz. Do vórtex principal, localizado no fígado, há um fluxo constante e abundante que se irradia para a periferia deste corpo ovóide, e que retorna para o centro através de inúmeros outros vórtices. O Corpo de Desejos exibe todas as cores e matizes que conhecemos e vasto número de outros tons indescritíveis para a linguagem do mundo material. Estas cores variam para cada pessoa de acordo com suas características e temperamento. Também variam a cada momento de acordo com as mudanças de humor, fantasias ou emoções que a pessoa experimenta. Há, porém, uma certa cor básica para cada um, dependendo do astro regente na hora do seu nascimento. O homem em cujo horóscopo Marte esteja particularmente forte, normalmente terá sua aura de cor carmim. Quando Júpiter é o planeta mais forte, a cor predominante parece de ser um tom azulado e, assim por diante, com os demais planetas.

 

 

Vórtex

 

 

Ninguém é tão mau que não tenha algo de bom. Por outro lado, poucos são suficientemente bons para não usarem alguns materiais das regiões inferiores.

 

Os veículos de cada ser humano diferem dos demais na medida em que respondem a certas emoções. Aquilo que induz alguém a sentir amor, ódio, raiva, medo ou qualquer outra emoção pode deixar outro inteiramente insensível... Atualmente, a maioria das pessoas é incapaz de ver além da superfície do corpo físico e, desta maneira, perceber a verdadeira condição dos pensamentos e sentimentos dos demais... Por exemplo: uma armadura da alma contra interferências externas faz com que a aura expresse a cor cinzenta (do medo); a cor azul escuro revela uma atitude de preocupação; o escarlate revela raiva e ódio; o azul celeste pálido significa esperança, otimismo e um nascente sentimento religioso, dando um toque altruísta ao caráter; a cor negra está associada ao desespero, etc.

 

 

Emoções

 

 

Os 'homens de aço', tão comuns na vida privada, na qual a preocupação por mil e uma coisas que nunca acontecem cristalizam uma armadura ao redor deles, permite que o velho Saturno os aprisione.

 

'Talvez este investimento que eu fiz traga prejuízo ou perda total.' 'Posso perder minha posição e ficar na miséria.' 'Tudo o que empreendo parece dar errado.' ' Meus vizinhos estão falando mal de mim e tentando prejudicar minha posição social.' 'Meu marido (ou mulher) não se preocupa mais comigo.' 'Meus filhos estão me desprezando.' As pessoas deveriam se lembrar de que cada vez que permitem estes pensamentos ou outros similares, estão congelando as correntes do Corpo de Desejos e construindo uma concha de aço azulada na qual o medo e a preocupação são alimentados, trazendo, como conseqüência, isolamento, desamor, antipatia e ausência de ajuda de todos. Por isto, devemos nos esforçar para ser alegres, mesmo em circunstâncias adversas, ou poderemos produzir uma triste condição aqui e encontrar uma condição semelhante na vida após a morte.

 

A mente é como as lentes projetoras de um estereoscópio. A imagem é projetada de acordo com a vontade do pensador que anima o pensamento-forma. Pode ser projetada contra o Corpo de Desejos num esforço de despertar sentimento que conduzirá à ação imediata. Se, por exemplo, o pensamento despertar interesse, uma das duas forças – atração ou repulsão – será provocada. Se a Atração – a força centrípeta – é despertada, ela domina o pensamento, fazendo-o girar dentro do Corpo de Desejos, dando vida à aquela imagem revestindo-a com matéria de desejos. Então, o pensamento está pronto para agir no cérebro e impelir a força vital através dos centros e nervos cerebrais aos músculos voluntários que praticam a ação correspondente. Assim, a força do pensamento é gasta e a imagem permanece no éter do corpo vital como memória da ação e do sentimento que a causou. Já a repulsão é a força centrífuga, e, se esta é despertada pelo pensamento, haverá uma luta entre a força espiritual (a vontade do homem) dentro do pensamento-forma e o Corpo de Desejos. Esta é a batalha entre a consciência e o desejo, a natureza superior e a inferior. A força espiritual, apesar da resistência, tentará envolver o pensamento-forma com a matéria de desejo necessária para manipular o cérebro e os músculos. A força de repulsão se esforçará em dispensar o respectivo material e expulsar o pensamento. Se a energia espiritual é forte, ela poderá forçar seu caminho através dos centros cerebrais e manter sua envoltura de matéria de desejos enquanto manipula a força vital, deste modo impelindo à ação e, então, deixará sobre a memória uma impressão vivida da luta e da vitória. Se a energia espiritual é esgotada antes que a ação se concretize, ela será vencida pela força de repulsão e será armazenada na memória como estão todos os outros pensamentos-forma após esgotarem sua energia.

 

Não há estado que impeça mais o crescimento da alma do que medo e preocupação constantes... Como o homem pensa, assim ele é.

 

 

Como o homem pensa, assim ele é.

 

 

Temos, no nosso corpo, dois sistemas nervosos: o voluntário e o involuntário. O primeiro (o voluntário) é operado diretamente pelo Corpo de Desejos, controla os movimentos do corpo e leva à exaustão e à destruição, sendo somente parcialmente refreado pela mente nas suas obras cruéis. É esta luta entre o corpo vital e o Corpo de Desejos que produz consciência no mundo físico, mas se a mente não atuasse como um freio sobre o Corpo de Desejos, nossas horas de vigília e nossa vida seriam mais curtas. O corpo vital seria superado em seus benéficos esforços pelo descuidado Corpo de Desejos, como evidencia a exaustão que se segue após um ataque de ira. A ira é uma condição onde o homem perde seu controle e o Corpo de Desejos reina desenfreado.

 

A enfermidade se apresenta de muitas formas: uma é a insanidade, a qual também tem diferentes tipos. Quando a conexão entre os centros dos sentidos do corpo denso e do corpo vital está descentralizada, onde, às vezes, a cabeça do corpo vital está mais acima da cabeça do corpo denso ao invés de estar concêntrica, o corpo vital fica desajustado entre os veículos superiores e o corpo denso. Então, nós temos o idiota dócil. Se o corpo denso e o vital estão ajustados, mas a ruptura é entre o corpo vital e o de desejos, uma condição semelhante se verifica, porém, quando a desconexão é entre o Corpo de Desejos e a mente, temos um maníaco delirante, que é mais incontrolável do que um animal selvagem, porque é governado pelo Espírito-grupo. Neste caso, todas as tendências animais são seguidas cegamente.

 

A tendência natural do Corpo de Desejos é endurecer e consolidar tudo que entre em contato com ele. O pensamento materialista acentua esta tendência, de tal forma que muito freqüentemente resulta, nas vidas subseqüentes, em sérias doenças. Estes órgãos devem permanecer brandos e elásticos. Então, poderá acontecer que o Corpo de Desejos pressione o corpo vital na vida seguinte, de forma que este corpo falha ao contrarrestar [contrabalançar, decidir em contrário de] o processo enrijecedor, e, então, nós temos a tuberculose, que é um endurecimento dos pulmões. Em alguns casos, o materialismo faz o Corpo de Desejos ficar frágil. Então, ele não pode fazer seu trabalho no corpo denso e, como resultado, temos o raquitismo, onde os ossos ficam fracos. Assim, vemos que perigo corremos por abrigarmos tendências materialistas: ou endurecendo certas partes do corpo, como na tuberculose, ou enfraquecendo os ossos, como no raquitismo. Naturalmente, nem todos os casos de tuberculose mostram que o doente foi materialista em uma vida anterior, mas a ciência oculta nos ensina que freqüentemente isto acontece.

 

Nossos pensamentos são muito mais importantes do que nossos atos, pois, se pensarmos sempre corretamente, de forma geral, agiremos sempre certo. O homem que tenha pensamentos de amor para seus amigos, que esquematize em sua mente como ajudá-los espiritualmente, mentalmente ou fisicamente, irá pôr em prática estes pensamentos em alguma ocasião em sua vida e, se nós só cultivarmos tais pensamentos, em breve teremos a luz do Sol em torno de nós. Encontraremos pessoas com um estado de espírito igual ao nosso e, se compreendermos que o Corpo de Desejos (que nos envolve e se estende mais ou menos de 16 a 18 polegadas além da periferia do corpo físico) contém todos estes sentimentos e emoções, entraremos em contato com as pessoas de maneira diferente. Então, entenderemos que tudo que vemos é visto através da atmosfera que criamos em torno de nós, a qual colore tudo o que contemplamos nos outros.

 

Se o astrônomo focaliza o telescópio de acordo com a sua vontade terá os resultados que deseja e o trabalho será um sucesso; porém, se as lentes e o mecanismo do telescópio tivessem vontade mais forte que o próprio astrônomo, este estaria tolhido em obter resultado satisfatório, pois as figuras estariam embaçadas, sendo de pouco ou nenhum valor. O mesmo acontece com o Ego. Ele trabalha com um corpo triplo, o qual controla, ou deveria controlar, através da mente. Mas, é triste dizer, este corpo tem sua própria vontade, e é freqüentemente ajudado e induzido pela mente, frustrando assim os propósitos do Ego. Esta antagônica vontade inferior é uma expressão da parte superior do Corpo de Desejos.

 

Quando a separação do Sol, Lua e Terra aconteceu, no início da Época Lemúrica, a porção mais adiantada da Humanidade em formação sofreu a divisão do Corpo de Desejos em parte superior e parte inferior. O resto da Humanidade o fez no início da Época Atlante. Esta parte superior do Corpo de Desejos tornou-se um tipo de alma animal. Construiu o sistema nervoso cérebro-espinhal e os músculos voluntários, controlando a parte do tríplice corpo até que o elo da mente foi dado. Então, a mente se uniu com esta alma animal e se tornou uma co-regente. A mente está, assim, atada ao desejo, emaranhada na natureza inferior egoísta, dificultando ao Espírito o controle do corpo. A mente focalizadora, que devia ser a aliada da natureza superior, está alienada, ligada à natureza inferior e escravizada pelo desejo.

 

A lei das religiões de raça foi trazida para emancipar o intelecto do desejo. O 'medo de Deus' veio para se opor aos 'desejos da carne'. Isto, no entanto, não foi suficiente para capacitar o ser humano a se tornar senhor do corpo e assegurar sua cooperação voluntária. Tornou-se necessário para o Espírito encontrar no corpo um ponto de apoio que não estivesse sob a influência da natureza de desejos. Todos os músculos são expressões do Corpo de Desejos e um caminho livre para a traiçoeira mente que reina suprema, aliada ao desejo.

 

Seja como for, tenhamos sempre em mente que o homem é um Espírito Imortal e que a continuidade da vida é um fato na Natureza.

 

 

 

Continuidade da Vida

 

 

 

Um Pensamento Final

 

 

 

Não há começo. Não há fim.

Não há fim. Não há começo.

Se, hoje, eu choro e padeço,

 

Não há castigo nem prêmio;

não há prêmio nem castigo.

Eu sou meu exclusivo inimigo;

em mim, é gerado o proêmio.

 

Não há escuridão nem luz;

não há luz nem escuridão.

que eu produzi minha Cruz.

 

Mas pode findar a doridade,

que incluí comigo ao nascer.

Basta que me [re]una ao Ser

 

 

 

Esforço pela Unidade

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pacenet.homestead.com/Transmutation.html

http://versofractal.blogspot.com/
2010/11/materialidade.html

http://s792.photobucket.com/albums/yy206/Rokk
Starr/?action=view&current=Vortex.gif&newest=1

http://messageboard.tapeop.com/
viewtopic.php?t=27805

http://home.earthlink.net/~quasemarke/id61.html

 

Música de fundo:

Ameno
Composição: Eric Levi
Interpretação: Grupo Era

Fonte:

http://www.emp3world.com/mp3/53727/Era/Ameno