Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

Tia Zullmyrah: — Althayrmando, quais são os principais afluentes da margem direita do Rio Amazonas?

 

Althayrmando: — Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu.

 

Tia Zullmyrah: — E da margem esquerda?

 

Althayrmando: — Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari.

 

Tia Zullmyrah: — Excelente! Você também aprendeu que os valores ou as figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais, e que os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. Então, responda: quais são as notas por ordem decrescente de duração?

 

Althayrmando: — Semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. 'Fessora', olha só: antigamente existia ainda a breve, com o dobro da duração da semibreve, a longa, com o dobro da duração da breve e a máxima, com o dobro da duração da longa; mas essas notas não são mais usadas na notação atual.

 

Tia Zullmyrah: — Muito bem; estou impressionada. E agora, para terminar a argüição, preste muita atenção: Lombo... Lombo... Lombo... Quem descobriu o Brasil?

 

Althayrmando: — Cristóvão Colombo é que não foi. Dizem que foi Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500. Mas também dizem que Duarte Pacheco Pereira visitou o Brasil em 1498. Antes disso, não sei. Mas eu sei que o primeiro nome do Brasil foi Ilha de Vera Cruz, e depois foi Terra de Santa Cruz.

 

Tia Zullmyrah: — Estou muito satisfeita, Althayrmando. Parabéns; você tem uma memória prodigiosa! Continue assim, e, um dia – quem sabe? – você poderá se tornar o presidente da república.

 

Althayrmando: — Ora, Tia Zu, a senhora ainda não viu nada. Eu sei umas coisinhas que a Senhora nem imagina.

 

Tia Zullmyrah: — E que coisinhas são essas?

 

Althayrmando: — Tia Zu, aperta só o botão Aqui aí embaixo!

 

 

 

 

Tia Zullmyrah: — Estou azaranzada! E você sabe o significado dessas palavras?

 

Althayrmando: — Tia Zu, não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe. Só decorei! É igualzinho a essas inutilidades de afluentes da margem direita do Rio Amazonas, afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas, notas por ordem decrescente de duração e outras superficialidades que não servem para nada, e que a gente tem que decorar. É uma bagulhada sem-fim que a cachimônia tem que aturar... Um dia, explode o HD! Bem, seja como for, para alguma coisa servem, sim. Se a gente não souber de cor essas besteiradas, a Senhora reprova, né? Mas eu aposto que o Presidente Lula não sabe o nome dos afluentes do Rio Amazonas e o Presidente Barack Obama não sabe de cor o nome de todos os afluentes do Rio Mississipi. O Bush eu tenho certeza que não sabia e que continua não sabendo. Se dependesse disto, nenhum dos dois teria sido eleito presidente, e o Bush nem sequer se elegeria, quanto mais seria reeleito!

 

Tia Zullmyrah: — Hum!

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

To Sir With Love (Ron Grainer)

Fonte:

http://www.geocities.com/grandpacaper/music.htm

 

 

 

Sidney Poitier