CARTAS DE MAX HEINDEL VI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando a sexta e última coletânea de extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Sabedoria [SOPhIa] implica Amor antes, depois e sempre, enquanto que o conhecimento pode ser usado para os piores propósitos imagináveis. Portanto, existe uma grande diferença entre conhecimento e Sabedoria. O verdadeiro Filósofo compreende e vive para a 'Sabedoria do Amor' ao invés do amor pela sabedoria – o Amor que envolve a completa compreensão do que é a verdadeira filosofia e o que ela significa. Robert Burns (25 de janeiro de 1759 – 21 de Julho de 1796) disse uma vez: 'Oh! Que poder teríamos se nós nos víssemos como os outros nos vêem!'

 

Ao criticarmos agudamente os mínimos defeitos dos outros, adotamos uma atitude muito antifraternal, antifilosófica e desprovida da 'Sabedoria do Amor'.

 

'O amor não é invejoso, não se ufana, não se ensoberbece, não busca os seus interesses, não se alegra com a injustiça, mas, regozija-se com a verdade.' (Paulo, capítulo 13 da Primeira Epístola aos Coríntios, apud Max Heindel).

 

Pergunta: Qual o obstáculo mais comum que impede o nosso progresso no trabalho espiritual? Resposta: A falta de concentração.

 

É tão importante usar acertadamente o tempo que nos sobra no nosso próprio desenvolvimento espiritual, como o é cumprir os nossos deveres terrenos com a nossa família e com as nossas obrigações profissionais e sociais. Sabemos que o progresso social e profissional dependem da soma de concentração, planejamento e perseverança que tivermos. Então, se nos mostramos tão sábios e prudentes no que diz respeito às coisas do mundo, que duram apenas os poucos anos da nossa vida terrena, por que não nos empenhamos em usar o mesmo bom senso e não o aplicamos de corpo e alma às coisas espirituais – que são eternas?

 

 

 

 

Muitos caminhos conduzem a Roma e ao Reino de Cristo, mas se esbanjarmos o nosso tempo andando hoje em uma direção para amanhã escolher um caminho diferente, o nosso fracasso será certo.1

 

Ninguém é possuidor de tão perfeito estado de saúde que nunca tenha experimentado a agonia da dor, especialmente aqueles que trilham o Caminho Superior.

 

'Consummatum est!' Está consumado! Isto significa que o trabalho foi cumprido. Não é um brado de agonia, mas de triunfo; uma exclamação de alegria!

 

A vida não é somente um desenrolar de causas começadas em existências anteriores. O Espírito, ao renascer, traz consigo a grande possibilidade do livre-arbítrio – conforme o procedimento na vida anterior para ser usado nas várias circunstâncias da vida. Assim, no lugar de transformar somente causas passadas em efeitos, há também causas novas geradas a cada passo pelo Espírito e que atuam como sementes de experiências em vidas futuras. Este é um ponto muito importante. É uma verdade irrefutável, pois, se assim não fosse, as causas que já foram postas em ação deveriam, em certo momento, terminar, e isto significaria a cessação da existência.

 

 

Causas antigas...
Novas causas...
Efeitos reiterados...

 

 

Não somos forçados a agir em determinada direção por estarmos em um determinado ambiente ou porque toda a nossa existência anterior nos deu uma tendência para uma exata finalidade. Com a prerrogativa do livre-arbítrio, o homem tem o poder da epigênese [força produtriz] ou iniciativa, de forma que pode adotar uma nova linha de conduta a qualquer momento que queira. Não poderá se separar instantaneamente de toda a sua vida passada – isto requer muito tempo, talvez várias vidas mas, gradualmente, pode ir cultivando o ideal que uma vez semeou. E assim, a vida progride não só pela involução e pela evolução, mas, especialmente, pela epigênese.

 

Em princípio, por muito degradado que seja um ser, ele tem sempre o poder de semear o bem, mas deve esperar até que esta semente possa florescer em um ambiente propício. Cada um de nós, ainda que sujeito aos dias passados, é livre no que diz respeito ao amanhã.2

 

Periodicamente, renascemos sob a imutável Lei de Conseqüência.3

 

Todos, sem exceção, que trabalham zelosamente e com ideais espirituais, ajudando na elevação da Humanidade, encontram uma Illuminação que não é dada àqueles que só procuram os prêmios materiais da vida e o seu próprio engrandecimento.

 

O Corpo Vital é composto de quatro éteres: o Éter Químico, necessário à assimilação; o Éter de Vida, que impulsiona o crescimento e a propagação; o Éter de Luz, veículo da percepção dos sentidos; e o Éter Refletor, receptáculo da memória.

 

Só por meio do serviço e do altruísmo é que desenvolveremos o 'Dourado Manto Nupcial', composto pelos dois Éteres Superiores – o Éter de Luz e o Éter Refletor.

 

Quando as funções corporais são enfraquecidas por toda a espécie imaginável de austeridade, o jejum entre outros, visões fantasmagóricas ou mesmo alucinações são o resultado obtido. A verdadeira espiritualidade não pode ser obtida pela profanação ou destruição do 'Templo de Deus' – o corpo físico e o jejum poderá chegar a ser tão inconveniente como a gula. Só alcançaremos a admissão no Templo através de um justo viver.

 

Nenhuma guerra poderá ser declarada sem que seja permitida pelo Espírito de Raça. Sob a Visão Espiritual, o Espírito de Raça aparece como uma nuvem cobrindo uma nação, e esta nuvem é absorvida por seus habitantes em cada respiração que façam. Nela os habitantes vivem, se movem e têm a sua existência. Por meio deste processo, ficam imbuídos do sentimento nacionalista a que chamamos 'patriotismo', o qual, em tempos de guerra, incita os ânimos tão poderosamente, que todos são dominados por este sentimento e estão dispostos a sacrificar tudo por sua pátria. O fato é que uma catarata espiritual tem vedado os olhos do Mundo Ocidental e necessita ser removida para que a evolução possa prosseguir.

 

Há o grande perigo de que o espírito possa se enredar de tal maneira nos corpos de qualquer raça, que, ao longo do caminho da evolução, não consiga seguir as outras.

 

Na primitiva Época Atlante, éramos incapazes de ver o corpo ou até mesmo senti-lo, porque a nossa consciência estava concentrada no reino espiritual. Víamo-nos uns aos outros, alma a alma. Estávamos inconscientes do nascimento e da morte, e não sentíamos a separação daqueles que amávamos. Mas, ao tomar gradualmente conhecimento do nosso corpo, e ao focar a nossa consciência desde a morte ao nascimento, houve uma separação e o conseqüente pesar devido ao advento da morte. No entanto, em épocas passadas, muitos podiam ver ambos os mundos; formavam um número considerável entre a população. Seus testemunhos sobre a continuidade da vida foram de grande conforto para aqueles que ficavam desolados com a morte, pois eles relatavam que os que tinham partido ainda viviam e eram felizes, embora fossem incapazes de se fazerem perceber. Mas, o mundo se tornou cada vez mais materialista. Na realidade, a fé no futuro se desvaneceu, tornando-se mais intensa a dor pela perda dos entes queridos, e, ainda hoje, muitos crêem que a separação é definitiva. Para estes, a palavra 'renascimento' é uma palavra vazia de sentido e, portanto, o sofrimento é imenso. Todavia, este mesmo sofrimento é o verdadeiro remédio da Natureza para a catarata espiritual. Tão certo como a vontade de crescer construiu o complicado tubo digestivo para que, pela alimentação, este desejo pudesse ser satisfeito, tão certo como a vontade de locomoção desenvolveu as maravilhosas articulações, nervos e ligamentos para haver movimento, assim também, a intensa vontade de continuar o relacionamento desfeito pela morte construiu o órgão para sua satisfação – o Olho do Espírito. Esta horrorosa carnificina de milhões de homens ajudou e está ajudando a ligar o abismo entre os mundos visível e invisível, muito mais do que milhares de anos de prece o conseguiram. Através da história do mundo, sabemos que guerreiros tiveram as chamadas revelações sobrenaturais, e existem muitos testemunhos de que tais visões têm acontecido na presente guerra [Primeira Guerra Mundial – conflito bélico mundial ocorrido entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918]. O choque da ferida, os sofrimentos no hospital, as lágrimas das viúvas e dos órfãos, tudo isto está abrindo os olhos espirituais da Europa, e a época da dúvida e do ceticismo, aos poucos, desaparecerá. Em lugar de ficar envergonhado por ter fé em Deus, o mundo honrará o homem mais por sua devoção do que por suas proezas, e isto em um futuro não muito distante. Elevemos uma prece para este dia chegar.

 

'Tudo é vaidade'. (Salomão, apud Max Heindel).

 

Da mesma forma que a atividade espiritual do homem é maior enquanto o seu corpo está adormecido, assim também, pela Lei de Analogia, podemos compreender que a chama espiritual na Terra é mais radiante no solstício de inverno,4 e é esta a ocasião propícia para o melhor desenvolvimento da alma, para a investigação e estudo dos mais profundos mistérios da vida.

 

Em a Natureza, o superior se alimenta e depende do inferior para seu desenvolvimento e conseqüente evolução. Assim como os discípulos foram instruídos e ajudados por Cristo, assim também eles foram escalões para o Seu desenvolvimento. Foi por ter consciência disto, que Jesus, o Cristo, se humilhou reconhecendo a Sua dívida para com eles, servindo-os da maneira mais humilde que se possa imaginar – lavando-lhes os pés.

 

Não é necessário subirmos a um púlpito para falar ao Coração dos outros. Algumas vezes, é muito mais eficaz fazermos de forma suave e tranqüila, para que as pessoas não suspeitem que pretendemos lhes ensinar algo.5

 

Um dos mais difíceis problemas que um guia de um movimento espiritual tem de enfrentar, é a impaciência dos estudantes que querem colher o que não semearam. Há estudantes que não têm a necessária paciência para aguardar a colheita; querem resultados imediatos e, se não conseguem possuir asas em um determinado tempo fixado por eles próprios, estão dispostos a proclamar a 'fraude', e procuram um 'mestre individual' visível ou invisível. Como este lhes garante ótimos resultados, estão dispostos a atirar pela janela o bom senso e segui-lo cegamente, ainda que este 'mestre fajuto' os possa conduzir a um manicômio, a uma depressão ou, no caso dos que conseguem escapar destes males, a um desfalque de grande parte de suas economias.6

 

Já viram alguma vez alguma instituição de ensino, desde o jardim da infância até a universidade, que tenha um professor para cada estudante? Nós não. Nenhum conselho de educação sancionaria tal desperdício de energia nem contrataria um professor para um único aluno, só porque este fosse impaciente e quisesse passar pela escola 'rapidamente'. Mesmo que fosse permitido a um professor 'abarrotar' de conhecimentos o cérebro de um aluno, tal método poderia lhe acarretar um grande perigo, como febre cerebral, loucura e até mesmo a morte. Se isto é verdade para as escolas da ciência física, como pode alguém acreditar que há diferença no que diz respeito às escolas da ciência espiritual? Cristo disse a Seus discípulos: 'Se Eu que vos falei de coisas terrenas e não acreditastes nelas, como acreditaríeis se Eu vos tivesse falado de coisas celestiais?' Nenhum 'mestre individual', se o há, pode iniciar alguém nos Mistérios da Alma sem que o aluno se tenha preparado pelo seu próprio esforço. Quem disser que o faz se define como um impostor. E quem assim se deixar ludibriar mostra não ter bom senso, de outra forma compreenderia que nenhum Mestre altamente desenvolvido pode desperdiçar o seu tempo e energia com a instrução de um só aluno, quando o pode fazer com muitos. Tente imaginar os Doze Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, cada um atendendo a um só aluno! Este pensamento é um sacrilégio. Tais homens, tão altamente evoluídos, têm tarefas mais importantes a atender, e nem mesmo um Irmão Leigo7 que tenha sido Iniciado por eles tem permissão de perturbá-los com coisas de menor importância.

 

As guerras são profundamente lamentáveis, mas se algum reconforto há, este é o conhecimento de que elas estão ajudando a destruir a barreira entre os vivos e os mortos, como nenhuma outra coisa o poderia fazer. Assim, as guerras apressarão a abolição do pesar que agora as pessoas experimentam quando se vêem separadas dos seus seres amados. Também o sofrimento derivado das guerras está sendo utilizado para desviar os povos ocidentais dos prazeres do mundo, reconduzindo-os à devoção a Deus.

 

Onde não há luta há uma indicação certa de coma espiritual. E o 'corpo de pecado' pode sair vitorioso. Mas, quanto mais dura for a batalha, mais gratificante será nosso progresso espiritual.

 

Neutralidade não pode existir. Ou há paz e a 'carne' nos rege e nos mantém em abjeta dependência ou há guerra agressivamente travada entre a 'carne' e o Espírito. Enquanto continuarmos vivendo neste 'corpo de morte', esta guerra prosseguirá, pois até Cristo foi tentado, e devemos ter consciência de que, como Ele, temos de enfrentar as tentações. E, por falar em tentações, a cada ano que passa, mais sutis elas nos são apresentadas no Caminho.8

 

Há um imenso perigo da auto-aprovação. Mesmo que possamos sentir que somos 'bons', 'muito bons' e até 'mais santos' que os demais, na verdade, estamos totalmente enganados. Devemos admitir que as armadilhas do Corpo de Desejos são ardilosas.

 

O nascimento e a morte são meros incidentes na vida do Espírito – que não tem princípio nem fim.

 

A porta da morte não é mais do que o umbral para uma Vida Maior, na qual as doenças e as dores, que tanto abatem o nosso corpo físico, não têm mais domínio sobre nós.

 

Quanto mais imitarmos o Cristo, mais seguiremos os ditames do Eu Superior, e mais seguramente venceremos a natureza inferior, ganhando a única batalha digna de sair vitoriosa.

 

 

 

Jesus — o Gentio Ariano
(Pintura Original do Dr. Harvey Spencer Lewis)
Fonte: AMORC



______

Notas:

1. Por isto, tenho advertido que misturar religião com esoterismo, particularmente o Esoterismo Iniciático, não dá certo, como também é dispêndio desnecessário de energia, para não dizer inútil, se filiar a várias fraternidades iniciáticas. Disse Max Heindel: Os estudantes devem dedicar todo o seu tempo livre para trabalhar em uma única sociedade religiosa [ou místico-iniciática], em vez de dissipar e fragmentar suas energias pertencendo à várias sociedades. Pertencendo à várias sociedades é impossível concretizar e progredir em qualquer trabalho. Todos os caminhos conduzem a Roma, mas não podemos seguir dois caminhos ao mesmo tempo. É necessário que concentremos todos os nossos esforços no que nos seja mais proveitoso, em vez de dissipar as energias em prejuízo do nosso desenvolvimento anímico.

2. Isto é mais ou menos como disse Francisco de Paula Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002): Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

3. Esta é uma Lei muito conhecida e de aplicação universal, irmã gêmea da Lei do Renascimento. A Lei de Conseqüência toma diferentes nomes, segundo sua aplicação. Na Física, por exemplo, é chamada de Princípio de Newton ou Lei de Ação e Reação, assim enunciada: uma força não pode exercer uma ação, sem, no mesmo instante, gerar uma reação igual e diretamente oposta ou, por outras palavras, toda causa gera um efeito correspondente. Existem, pois, causas e efeitos. A causa é primária; o efeito é secundário. Só pode se manifestar um efeito, se uma causa entrar em ação.

Esta nota foi editada da fonte:

http://www.fraternidaderosacruz.org/page35.htm

 

 

4. O solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno. Normalmente, ocorre por volta do dia 21 de junho, no hemisfério sul, e em 22 de dezembro, no hemisfério norte.

 

Stonehenge

Stonehenge (21 de junho de 2005)
Nascer do Sol na manhã do solstício de verão

 

5. As pessoas, geralmente, querem e gostam de aprender. Mas não suportam proselitismo, catequese e apostolado. Com justa razão, acham isto antipático e démodé. Bolas! Não há nada pior do que alguém abuzinando nos nossos ouvidos o que não estamos dispostos a ouvir. Até piada demais enche. Ou não? Bem, já disse e vou repetir: a melhor forma de ensinarmos alguma coisa é darmos o exemplo (se tivermos algum exemplo para dar).

6. Auxiliar episodicamente (ou mesmo regularmente) é uma coisa; agora, entregar (quase) tudo de mão beijada a esses sacerdotes e apóstolos do nada (para não dizer de merda) é uma esdruxulice sesquipedal. Salvação não se compra. Evolução não se compra. Iniciação não se compra. Quanto ao dízimo, que não é tributo nem obrigação religiosa, penso que, talvez, ele possa representar 10% do que sobra do salário, não 10% do salário. E, se não sobrar nada, o dízimo é zero. Como uma pessoa que ganha salário-mínimo (R$ 545,00) pode dar de dízimo R$ 54,50? Eu posso dar R$ 20,00 a um velhinho ceguinho. Mas, quantos podem? Essa desgraça de pedir, pedir e pedir e de prometer, prometer e prometer que se assiste nos mais variados cultos televisuais é mais do que achacadora – é simplesmente revoltante. O pior é que há pessoas que deixam de pôr comida na geladeira para entregar boa parte do seu salário a estes canalhocrantas (mistura podrida de canalha + pilantra). Por um lado, isto me deixa putérrimo da vida, por outro, fico consternado.

7. Aquele ou aquela que atingiu qualquer Iniciação Menor na Escola de Mistérios Rosacruz. Três são as tarefas principais de um Irmão Leigo R+C: curar os que sofrem, difundir idéias e trabalhar pela Paz, sob os os auspícios da Ordem Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível. O Irmão Leigo R+C opera através de Leis Eternas e Imutáveis para curar as mazelas do corpo e minimizar as dores da alma de todos os que sofrem e que solicitam sua ajuda. Este trabalho é voluntário e nada é cobrado ou pedido em troca. O Verdadeiro Rosa+Cruz trabalha no mais completo anonimato e no mais absoluto silêncio. Contudo, nada o distingue das outras pessoas. Aparentemente!

8. Quem esperar ou quiser molícia que não peça afiliação a uma Irmandade Rosacruz. Molícia só sentando em um pudim.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.bellaonline.com/articles/art31922.asp

http://www.arthursclipart.org/children/babiescol1.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/mapadosite.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio_de_inverno

http://courses.ncssm.edu/hsi/splashes/animations.htm

http://post141indianapa.org/index.php?id=17

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce51.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce52.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce53.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce54.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce55.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce56.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce57.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce58.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce59.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce60.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce61.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce62.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce63.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce64.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce65.htm

 

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/