CARTAS DE MAX HEINDEL V

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando a quinta coletânea de extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Nenhuma utilidade decorrerá em procurar a Verdade e conhecê-La [relativamente], a menos que A ponhamos em prática nas nossas vidas, pois não se justifica que nos esforcemos tanto só para encontrá-La.

 

Podemos enganar muitos homens durante toda a vida, mas é impossível enganar a Humanidade durante todo o tempo.

 

Assim como o sigilo dos colecionadores ajuda, incita e estimula a fraude dos negociantes, assim também o desejo de ter e de possuir só para si mesmo grandes segredos desconhecidos pela 'plebe', encoraja aqueles que comercializam 'iniciações ocultas' com cerimônias elaboradas para seduzir suas vítimas e delas receber dinheiro.

 

É dever de quem encontra a Verdade empregá-La no trabalho do mundo, tanto para se salvaguardar como para se certificar de que esta Verdade resistirá à grande prova, dando aos outros a oportunidade de compartilhar o tesouro que acha valioso para si próprio. É verdadeiramente importante que sigamos a recomendação de Cristo: 'Deixai a vossa Luz brilhar'.1

 

A Iniciação é uma experiência interna,2 e nós devemos ser merecedores para viver tal experiência. Esta experiência não pode ser comunicada a ninguém. É absolutamente inútil tentar transmiti-la. Não é através de uma cerimônia ou de uma exibição externa que ela será alcançada pelo homem; mas é uma conseqüência real das suas ações passadas. Portanto, as reais e vitais Verdades estão guardadas de todos, até que a chave do mérito abra a caixa do tesouro. (Sublinhado meu).

 

Se é fato – e é – que o semelhante atrai o semelhante, uma mulher tímida e medrosa que seja levada à força e de maneira brutal ao matrimônio, que se veja aprisionada como um animal, sem liberdade para exteriorizar suas idéias e sentimentos, não poderá gerar uma descendência nobre, forte e destemida, com coragem e determinação para aderir aos seus ideais. Portanto, enquanto mantivermos a mulher na escravidão, negando-lhe seu legítimo lugar no mundo como cooperadora e companheira do homem, estaremos retardando o nosso desenvolvimento e o da raça. Esta é a razão esotérica pela qual deve haver uma perfeita igualdade entre os dois sexos. (Sublinhado meu).

 

Mulher   igualdade moral   homem.

 

 

 

 

Não há duplo padrão de moralidade em a Natureza. 'Pecado'3 é 'pecado' para qualquer um que o cometa. E, mais do que isso, aquele a quem muito é dado, muito será exigido.

 

A doutrina 'das almas irmãs' e das 'afinidades' tem arruinado muitas vidas que, se não fosse por isto, possivelmente, teriam sido aquinhoadas com grande crescimento anímico.

 

O que a sombra é para a luz, o que o 'demônio' é para Deus, a luxúria é para o amor. O amor é divino, um companheirismo entre as almas livres. A luxúria é diabólica, e o transgressor é escravo do 'pecado', mesmo tendo sido a união legalizada pelo Estado ou abençoada pela Igreja. Amemo-nos uns aos outros, sim; mas mais pelo espírito do que pela carne.

 

Se não lutarmos séria e decididamente para dominar o sentimento personalista do egoísmo, não poderemos progredir no caminho do amor.

 

 

 

 

Não podemos conhecer o amor enquanto não nos purificarmos do grande 'pecado' do egoísmo.

 

Nós só conservamos aquilo que damos. Nossos corpos desaparecem, nossos bens são deixados para trás, mas as nossas boas ações permanecem nossas por toda a eternidade.

 

Os resultados espirituais só podem ser conseguidos por métodos espirituais e não por exercícios físicos. Infelizmente, o grande desejo dos estudantes de alcançar rápidos resultados torna muitos deles presas fáceis de pessoas desonestas.

 

Não há trem expresso para o Templo de Iniciação. O Caminho é lento, escarpado e difícil; deve ser percorrido passo a passo, ainda que os pés e o Coração sangrem de dor e de sofrimento.

 

Lei da mortalidade infantil: Com efeito, desde que o mundo existe, nunca houve semelhante dor universal como a que experimentamos atualmente [referência à Primeira Guerra Mundial, conflito, até então, sem precedentes na história do mundo]. Além disto, não devemos esquecer que estamos acumulando para nós sofrimentos futuros, pois, é impossível às pessoas que foram arrancadas tão violenta e rapidamente dos seus corpos densos, rever suas vidas passadas e, como conseqüência, a gravação do panorama da vida que se encerrou desta dolorosa maneira não se processará corretamente. Portanto, estes Egos não colherão adequadamente, depois da transição, o fruto de suas presentes existências. Futuramente, eles voltarão despojados desta experiência, e será necessário, com o fim de poderem ganhar o que agora perderam, morrer na infância, para que se imprima em seus novos Corpos de Desejo e Vital, a essência de suas vidas presentes. (Sublinhado meu).

 

 

 

Ainda que esta Primeira Guerra Mundial seja dolorosa, ela é apenas um incidente no longo período de tempo que não tem princípio nem fim. Como espíritos somos imortais, e coisas que agora nos parecem de grande importância, quando forem observadas do ponto de vista espiritual fazendo-nos relembrar que realmente somos imortais, terão uma importância menor do que agora parecem ter. Entretanto, qualquer coisa que suceda será incorporada à natureza espiritual como uma lição, para nos dar um sentimento de horror por esta carnificina que agora está devastando o mundo.

 

A paz na Terra só será possível quando a Humanidade destruir, de uma vez por todas, os instrumentos de guerra, e fundir as suas espadas em arados. Possa o Reino de Cristo substituir o reino dos homens, pois estes têm demonstrado ser governantes ineficientes.

 

Patriotismo = ideal equivocado inculcado pelos vários Espíritos de Raça. Estamos todos unidos em uma fraternidade universal e procurando o Reino que deve substituir todas as nacionalidades. O fato de termos nascido em diferentes partes do mundo e nos expressarmos em línguas diferentes, não invalida o mandamento de Cristo: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. Tampouco nos desculpa quando desempenhamos o papel de 'ladrão' em vez do de 'samaritano'.

 

'O mundo é minha pátria e fazer o bem é minha religião'. (Thomas Paine, apud Max Heindel).

 

Devemos cessar de ser nacionalistas, procurando ser universalistas na nossa solidariedade.

 

Se uma décima parte dos homens e mulheres estivesse tão ansiosa em combater seu verdadeiro inimigo, que está dentro do Coração, em lugar de pegar em armas para lutar contra um inimigo inexistente aos olhos de Deus, por certo o Príncipe da Paz reinaria absoluto no nosso mundo. Todas as armas mortíferas seriam arremessadas ao limbo, e a promessa gloriosa se realizaria totalmente: 'Paz na Terra e Boa Vontade entre os homens.' (Um Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship, apud Max Heindel).

 

As restrições sociais ou condições familiares embaraçosas desaparecerão ante o veemente desejo daquele que realmente quer.

 

O desejo é uma espada de dois gumes, e o que pode parecer o maior bem na intenção poderá se converter em uma maldição, quando alcançarmos aquilo que tanto desejamos. Por exemplo: a maior fortuna poderá desaparecer em poucas horas por um terremoto ou por uma baixa na Bolsa, e o rico está sempre temendo a perda de seus bens.

 

 

 

 

Em todas as relações humanas há certas lições que devem ser aprendidas para nosso próprio bem. Portanto, devemos ser muito cuidadosos e não pedir o fim dos nossos sofrimentos sem acrescentar as palavras que Cristo proferiu durante a Paixão na Cruz, no Jardim de Getsêmani. Ainda que o Seu corpo estremecesse contemplando a tortura que o aguardava, disse: — 'Pai, faça-se a Tua vontade e não a minha'.

 

As riquezas mundanas são sempre uma fonte de cuidados para o seu possuidor, mas a jóia das jóias – o Ouro que se forja com a Alquimia da Alma traz-nos uma paz que ultrapassa todo entendimento.

 

Não é suficiente estudar e meditar sobre os ensinamentos; eles precisam ser incluídos em nossas vidas, Devemos nos tornar Luzes Brilhantes em nossa comunidade. Devemos viver a Vida, não só no mundo externo, mas dentro de nossos lares, de maneira que nossos parentes possam sentir a Luz e para Ela ser conduzidos. Sabemos que muitos fazem isto, mas há outros que são indiferentes, que ainda permanecem no limiar e não querem aceitar o jugo. O jugo deve ser carregado, não importa se ficaremos calejados pelo esforço. Na verdade, cada esforço é um fator adicional na construção do corpo-alma, o glorioso 'Dourado Manto Nupcial', com o qual nos apresentaremos perante o Senhor... quando Ele aparecer.



 

______

Notas:

1. Por um lado, 'deixai a vossa Luz brilhar'; por outro, 'não deis pérolas aos porcos nem as coisas santas aos cães'. É preciso ter um certo cuidado ao dar ou emprestar as coisas sagradas. Por mais que queiramos auxiliar, muitos, dependendo do seu grau evolutivo, não podem ter ainda acesso a certos entendimentos. Seja como for, a melhor maneira de deixar a Luz brilhar é sempre dar bons exemplos. Agora, quando for possível, podemos abrir (e até escancarar) a janela. Enfim, não devemos esquecer que somos responsáveis por tudo, inclusive por emprestar o que não deve ser emprestado e por dar o que não deve ser dado. E mais: é inteiramente absurdo e descabido (tentar) alterar o cumprimento de uma compensação educativa em andamento. Amenizar, sim, sempre que possível; apocopar ou suprimir, nunca. Bem, outro dia, aconteceu comigo um fato interessante. Tive que ir à Copacabana, e, na volta, passei por um velhinho ceguinho. Parei para dar uma esmola ao velhinho. Queria dar, talvez, uns cinco reais, mas, percebi que a menor nota que eu tinha era de vinte reais. Ora, dar os vinte reais ao ceguinho e pedir quinze reais de troco seria um despautério. Contente pelo ceguinho, que ia faturar um extra, coloquei a nota de vinte reais na mão dele, e disse: — Meu velho, abre o olho: são vinte pratas. Veja lá o que você vai fazer com isso. O ceguinho deu uma gaguejada, e, disse: — Deixa comigo. Depois, ficou agradecendo sem parar. E eu fiz de tudo para me esquecer o mais rápido possível daquela presumida boa ação. Boa ação? Sei lá; até pode ter sido. Contei este fato como exemplo do que entendo, entre outras possibilidades, por suavizar a compensação educativa do outro. Certa vez, quando eu era jovem, um babaquara me perguntou: — O que você prefere: ficar cego ou ficar brocha? Sem pestanejar, respondi: — Brocha. Hoje, aos sessenta e cinco anos, responderia a mesma coisa, só que com a velocidade da luz. Grande vantagem!

 

 

 

2. Isto não significa que as Iniciações exteriores, levadas a efeito nos Templos, nas Lojas e nas Igrejas, sejam desprovidas de valor. Não. Estas Iniciações, em um certo sentido, têm função catalítica para as Iniciações internas e psíquicas.

3. Em um sentido metafísico mais profundo e Iniciático, não existe 'pecado'. Geralmente, o que há é ignorância, pois, quando a ignorância é transmutada em Compreensão Superior, o 'pecado', por assim dizer, desaparece. Fica a questão: teria Jesus, por exemplo, pecado quando derrubou as mesas e expulsou os vendilhões do Templo? Não, por uma simples razão: não houve ódio naquele gesto; apenas ação moralizadora.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://vanessaaragao.wordpress.com/
tag/tio-patinhas-revista-forbes/

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce50.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce49.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce48.htm

http://www.animated-gifs.eu/
phone-240x320-fights/thumb-01.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce47.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce46.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce45.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce44.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce43.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce42.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce41.htm

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/