CARTAS DE MAX HEINDEL IV

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando a quarta coletânea de extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Cristo é o mais alto Iniciado do Período Solar.

 

Ninguém pode formar um veículo material que não tenha aprendido a moldar. Por isto, o Espírito Cristo trabalhou com a nossa Humanidade de fora da Terra – da mesma forma que os espíritos-grupo guiam os animais – até que Jesus abandonou os seus corpos vital e denso no Batismo. Então, o Espírito Cristo desceu e entrou nestes veículos, para fisicamente poder levar Seu ministério aos homens.

 

'A carne e o sangue não podem herdar o reino do Céu.' (1ª Epístola aos Coríntios, XV:50, apud Max Heindel).

 

Qualquer um que venha em corpo físico proclamando que é Cristo é demente – um ente digno de compaixão ou um impostor. Merece, portanto, nosso menosprezo e nossa reprovação.

 

Na 1ª Epístola aos Tessalonicenses, versículo 23, Paulo diz que o ser completo do homem consiste de espírito, alma e corpo. Quando finalmente largarmos o nosso corpo denso, como Cristo o fez, nós funcionaremos em um corpo chamado 'Soma Psuchicon' (corpo-alma) – o Corpo Vital, que não está sujeito à morte como o nosso corpo denso, sendo, finalmente, transmutado em Espírito.

 

Cristo nunca voltará na carne, pois isto seria um retrocesso para Ele.

 

Da mesma maneira que as larvas rompem o seu casulo e se transformam em borboleta que voa de flor em flor – processo deslumbrante de animada beleza – assim também, nós, algum dia, deixaremos este instrumento mortal que nos prende à Terra... e ascenderemos!

 

 

E não será assim!

 

 

Os investigadores ocultistas acham-se limitados pelas Leis da Natureza pertencentes ao mundo invisível, da mesma forma que os homens da ciência são forçados a se ajustar às leis físicas.

 

É relativamente fácil a um mestre de magia negra ir até Marte impelido pela força sexual roubada de suas vítimas. Ele é naturalmente atraído para o planeta da paixão e, como a aura de Marte se mistura com a da Terra, a façanha está longe de ser difícil. Mas, ele não pode penetrar nem mesmo no primeiro dos nove estratos da Terra, os quais conduzem ao Senhor do Amor – que é o Espírito da nossa esfera. Tal penetração é o Caminho da Iniciação, e é preciso força anímica, pureza e abnegação para alcançar o Cristo. Esta é a razão porque há tão poucos que tenham algo a dizer sobre a constituição interna da Terra.

 

Quando usamos a Visão Espiritual, uma luz de superlativa intensidade é gerada dentro do corpo, entre o corpo pituitário e a glândula pineal. Esta luz é focada através do chamado 'ponto cego' no olho, diretamente sobre o objeto a ser investigado. O alcance do raio direto é inteiramente diferente do alcance do raio físico refletido. Penetra uma parede sem dificuldade, mas não há nenhum espírito no Mundo do Desejo que possa ver através do cristal. Nem Lúcifer ou qualquer outro espírito do mal consegue penetrar através de qualquer coisa feita daquele material nem mesmo através do menor pedaço de vidraça. Conhecendo estes fatos, nossos Irmãos Maiores colocaram o Corpo Vital de Jesus em um sarcófago de cristal para O proteger da vista dos curiosos ou dos profanos. Eles conservam este receptáculo em uma caverna nas profundezas da Terra, onde ninguém que não seja Iniciado pode penetrar. Para dupla segurança, há Vigilantes que montam guarda constante junto de tão precioso Corpo, pois se este Veículo fosse destruído, o único caminho para a vinda de Cristo estaria eliminado, e Ele ver-se-ia obrigado a permanecer prisioneiro na Terra até que a Noite Cósmica dissolvesse seus elementos químicos no Caos. Se isto acontecesse, a missão de Cristo como nosso Salvador fracassaria. Seu sofrimento seria consideravelmente prolongado e a nossa evolução iria se atrasar enormemente.

 

Quer o saibamos ou não, cada ato das nossas vidas apressa ou prolonga o fim da existência, na medida em que a nossa atitude esteja ou não em harmonia com a Lei. Se não nos aplicarmos no trabalho da Vida ou se, persistentemente, seguirmos um caminho que é inadequado ao crescimento da Alma, nossa vida discordante destrói o arquétipo. O renascimento, em um ambiente diferente, dar-nos-á a chance de recuperar as oportunidades negligenciadas. Por outro lado, quando vivemos em harmonia com o plano de vida inscrito no arquétipo do nosso corpo denso, produz-se uma construtiva consonância em suas vibrações, o que aumenta a vida do arquétipo e, conseqüentemente, também a vida do corpo denso.1

 

A força da paixão degenera aqueles que a ela se entregam.

 

Como disse o Cristo, há uma dupla responsabilidade no conhecimento: 'A quem muito é dado, muito será exigido'. Enquanto a transgressão dos que existiram naqueles dias primitivos possa, em um certo sentido, ser perdoada – e isto comporta um atraso de milhões de anos a situação dos que possuem a Illuminação do Conhecimento Superior, que foi dado à Humanidade de hoje, e que transgridem a Lei abusando da sua força criadora, pode se converter em um caso muito mais sério do que o da classe que agora está incorporada em formas antropóides – como é o caso dos macacos.

 

A Magia Negra está sendo praticada com muito mais freqüência do que se pode supor, algumas vezes de forma absolutamente inconsciente, pois a linha divisória pode estar unicamente no motivo. No entanto, se abusarmos do nosso conhecimento superior, ainda que sejamos mais refinados na indulgência com as nossas paixões, o resultado será certamente desastroso. Na atualidade, a Força Vital (exceto a quantidade insignificante que possa ser requerida para a propagação da raça) deve ser transmutada em Poder Anímico. Portanto, continuemos insistentemente no Caminho da Pureza, para que não nos vejamos em situação pior que a desses seres humanos degenerados encontrados como escravos de Lúcifer na 'cozinha das bruxas' – como é representado no mito de Fausto.

 

Quando respeitamos e cumprimos a Lei sem protesto, porque é correto proceder assim, nos elevaremos acima da própria Lei, e não viveremos mais em escravidão.

 

 

Prisioneiro de si mesmo!

 

 

Os pupilos da Igreja, os Filhos de Seth, estão ainda a depender do perdão dos pecados, em vez de lutar pela Libertação pela Via da Compreensão por seus próprios méritos. Estão procurando a salvação por meio da fé, já que a sua força de ação é muito pequena.

 

Foi exatamente o independente e divino instinto criador que fez com que os filhos de Caim liderassem o trabalho no mundo.

 

Por nosso próprio esforço, empregando as forças do mal para fazer o bem, libertar-nos-emos finalmente das limitações, tanto as da Igreja como as do Estado, que agora nos mantêm manietados. Ainda que as convenções sociais e as leis da Terra sejam agora necessárias para nos refrear e evitar que infrinjamos os direitos dos outros, dia virá em que o Espírito nos animará e nos purificará, da mesma maneira que o amor de Fausto por Helena purificou-o e incentivou-o a empregar as forças de Lúcifer no caminho do Bem. Quando sentirmos o desejo de trabalhar por espontânea vontade, quando ficarmos felizes pelo serviço que prestamos aos outros – como Fausto estava quando com sua quase extinta visão pôde observar que a terra dos seus sonhos emergia do mar então, nunca mais será necessária a restrição da lei e os convencionalismos, porque nós nos teremos elevado acima deles pelo cumprimento consciente de todas as suas exigências. Somente desta maneira poderemos ser realmente livres. É muito fácil dizer aos outros o que deve ou não ser feito, mas o verdadeiramente difícil é impor-nos o cumprimento da obediência, ainda quando, intelectualmente, possamos aceitar os ditames do convencionalismo. Como diz Goethe: 'De todo o poder que mantém o mundo agrilhoado, o homem só se liberta quando o autocontrole houver conquistado'. Enfim, o mito de Fausto nos ensina que há uma condição utópica reservada para nós quando tivermos, pela força do trabalho, conquistado a nossa própria Salvação2, ao pôr em atividade as enormes forças internas que nos tornarão realmente livres.

 

 

 

 

De maneira geral, os exercícios de respiração oriental não são apropriados para os ocidentais.

 

É necessário saber que a evolução do Espírito e a evolução da matéria marcham de mãos dadas. O Espírito se desenvolve habitando veículos de matéria densa e trabalhando com os materiais que encontra no mundo. Deste modo, o Espírito progride, e a matéria também se refina pelo fato de o Espírito trabalhar com ela. Os Espíritos mais adiantados, naturalmente atraem para si matéria mais fina do que aqueles que se encontram atrás deles no caminho da evolução, e os átomos dos corpos de uma raça mais desenvolvida são mais sensitivos do que os dos povos primitivos. Assim, os átomos das pessoas mais preparadas do Ocidente respondem às ondas vibratórias que ainda não foram contatadas pelos que habitam em corpos orientais. Os exercícios respiratórios são usados para despertar os átomos adormecidos do aspirante oriental, e o vigor usado neste processo é necessário para elevar o tom de sua vibração. O índio americano ou o aborígine australiano podem empregar tais exercícios impunemente durante vários anos, mas o caso é completamente diferente quando uma pessoa, com um corpo altamente sensibilizado como o do ocidental, segue este procedimento. Os átomos de seu corpo já tinham sido sensibilizados pela sua evolução natural, e quando esta pessoa recebe o ímpeto extra dos exercícios de respiração, os átomos se aceleram desordenadamente e é difícil lhes devolver o devido repouso.

 

Na parábola, diz-se que alguns foram rejeitados porque não tinham o Manto Nupcial. A menos que desenvolvamos o corpo-alma, qualquer outro intento para penetrar nos Mundos Invisíveis resultará em algum desastre. Não devemos acreditar ou depender de um instrutor que diga ter capacidade para rapidamente conduzir uma pessoa aos Reinos Invisíveis. Existe um só caminho – paciente persistência em fazer o bem.

 

Sabendo que existe uma razão cósmica para os diversos credos, não devemos tentar impor idéias avançadas aos que estão ainda limitados pelo espírito do convencionalismo nem imitar o espírito militante das igrejas missionárias, mas, como diz a Bíblia, dar as nossas pérolas do conhecimento só àqueles que estão cansados de se alimentar das cascas e que anseiam pelo verdadeiro Pão da Vida.3

 

Cada reino da natureza é governado por uma Lei Natural, e a analogia é a chave mestra de todos os mistérios e uma proteção contra as decepções.

 

Se há algum propósito, qual o propósito da existência no universo material? Podemos responder dizendo que é a evolução da consciência. Durante o Período de Saturno, quando a nossa constituição era semelhante a dos minerais, nossa consciência era como a do médium expulsada do seu corpo por um espírito controlador em uma sessão espírita de materialização, na qual uma grande parte dos éteres que compõem o Corpo Vital foi removida. Então, o corpo denso está em transe muito profundo. No Período Solar, quando a nossa constituição era semelhante à das plantas, a nossa consciência permanecia como no estado de sono sem sonhos, no qual o Corpo de Desejos, a mente e o espírito estão fora, deixando os Corpos Físico e Vital no leito. No Período Lunar, tivemos uma consciência pictórica correspondente ao sono com sonhos, quando o Corpo de Desejos está parcialmente separado dos Corpos Denso e Vital. Agora, no Período Terrestre, a nossa consciência foi aumentada para abarcar objetos fora de nós próprios, mediante uma posição concêntrica de todos os nossos veículos, como acontece quando estamos despertos. Durante o Período de Júpiter, que se seguirá ao Período Terrestre, os globos sobre os quais progrediremos, estarão situados como estiveram no Período Lunar. E a consciência pictórica interna, que então possuiremos, será exteriorizada, pois o Período de Júpiter está no arco ascendente. Assim, no lugar de ver os quadros dentro de nós, seremos capazes, quando falarmos, de projetá-los sobre a consciência daqueles a quem são endereçados.

 

 

 

 

A Fraternidade Rosacruz não crê em segredos nem em mistérios. Todo aquele que quiser pode se qualificar para qualquer grau, e esta qualificação não é uma questão de forma, mas de viver a Vida.

 

Pergunta: onde devemos procurar a verdade? Respoata: tão-somente dentro de nós mesmos. Promessa de Cristo: se vivermos a vida, conheceremos a Doutrina.

 

A Verdade, ainda que sempre relativa, jamais será encontrada nos livros ou pelo estudo dos livros, quaisquer que sejam os livros. Enquanto o ser-no-mundo correr atrás de mestres externos estará perdendo tempo e energia. Os livros e os Mestres podem despertar o interesse do aspirante e impeli-lo a Viver a Vida, mas, só quando fizer desses preceitos uma parte de seu próprio Ser Interno, é que a busca estará na direção certa. Temos que aprender a não fazer perguntas. Devemos procurar a Santa Sabedoria [SOPhIa] em nós mesmos.

 

Temos o céu dentro de nós. Por que procurar do lado de fora?

 

Na Região Arquetípica parece não haver circunferência, mas, para onde quer que dirijamos nossa atenção, ali está o centro de tudo, e a nossa consciência, instantaneamente, enche-se do Conhecimento em relação ao ser ou à coisa que estivermos olhando.

 

Você quer? Então, vale a pena repetir: a quem [por merecimento] muito é dado muito será exigido.

 

O simples conhecimento envaidece; o Amor edifica.

 

O serviço é o reflexo da verdadeira grandeza.






 

______

Notas:

1. Em uma palavra: nada poderá ser mais importante em nossa existência do que os nossos pensamentos. Eles conduzem (a) tudo: a outros pensamentos, às palavras e aos atos. Então, se, às vezes, um pensamento desarmônico renitente insiste em não abandonar nossa mente, dê uma volta nele: relaxe ligeiramente e emita o mantra OM três vezes. Não há pensamento obstinado que resista ao OM. Agora – claro! – você tem que querer que o pensamento inarmonioso seja dissolvido, senão não há o que o derreta – nem OM nem bomba nuclear.

2. Salvação não de alguma coisa para outra coisa ou de algum lugar para outro lugar; mas, mas Salvação (com letra S maiúscula) de nós mesmos – de nossas ilusões e de nossas ignorâncias.

3. Você quer auxiliar? Então, não constranja, não insista, não ameace, não coaja, pois, tudo isto, mais do que uma aporrinhação desagradável, na verdade, é inconveniente e desvantajoso. Uma forma de colaborar, entre tantas outras, é fazer como eu: escrever e divulgar o que for considerado útil, oportuno e concertado. Quem não gostar ou não aceitar o conteúdo do documento, paciência; mas, não se sentirá ofendido porque não foi importunado. Com a mesma liberdade que abriu a página, apenas a fechará ou, se for o caso, deletará o arquivo. Nem tirar meleca é tão fácil! Seja como for, assim procedendo, a coisa foi feita, e você terá cumprido a sua parte. E lembre-se: não adianta nada berrar na orelha de um surdo ou querer que alguém que padeça da Doença de Alzheimer tenha uma cognição que ele não pode ter. A coisa toda é mesmo como ensinou Max Heindel na carta A Razão de Tantos Cultos Diferentes, e se resume assim: A compreensão da verdade [de uma verdade relativa], por si só, é suficientemente poderosa para derrubar as barreiras da limitação que os credos engendram, mas deve vir de dentro e não de fora. Portanto, ainda que estejamos dispostos a responder às perguntas dos que desejam saber e preparados para transmitir as razões das nossas crenças, devemos nos manter dentro de certos limites, não impondo aos outros as nossas convicções. Ao libertá-los de uns grilhões, não devemos amarrá-los a outros, pois a liberdade é a herança mais preciosa da alma. No mundo ocidental, os Irmãos Maiores não aceitam nenhum discípulo que não esteja livre de outros vínculos, e têm o máximo cuidado para que o aspirante não se prenda a eles ou a nenhum outro mentor. Só desta forma será possível dissolver o Anel dos Nibelungos... (Sublinhado meu). Enfim, de forma alguma devemos desrespeitar o livre-arbítrio dos nossos semelhantes. Agora, de cócoras com eles, nunca!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce40.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce39.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce38.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce37.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce36.htm

http://inventariossingular.blogspot.com/
2011/02/rose-for-emily.html

http://jarbascomputadores.blogspot.com/
2010_07_13_archive.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce35.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce34.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce33.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce32.htm

http://www.gifsdahora.com.br/gifs_categorias/
Animais/index.asp?pagina=13

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce31.htm

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/