CARTAS DE MAX HEINDEL III

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando a terceira coletânea de extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Os tesouros do céu são os frutos do auto-sacrifício.

 

Cristo entrou na Terra pelo Gólgota.

 

O Sangue purificador de Jesus foi derramado no Gólgota... Desde aquele momento, o princípio do altruísmo começou a ter uma influência maior sobre a nossa raça.

 

Presentemente, o Espírito do Cristo está trabalhando em nosso Globo para atenuar os seus constituintes físicos e suprafísicos.

 

O sacrifício do Espírito Cósmico de Cristo não significa a Sua morte – como vulgarmente é entendido mas é, até hoje, uma infusão da Terra com a Vida Superior, que nos capacita viver mais abundantemente no Espírito.

 

Em cada pequena célula do corpo humano há uma vida celular separada. Mas, sobre e acima disto, está o Eu, que dirige e governa todas as células para que atuem em harmonia. Durante certas doenças prolongadas, o Eu fica tão concentrado no seu sofrimento, que cessa de vivificar plenamente as células. Assim, as doenças do corpo acarretam a inação mental, podendo chegar à impossibilidade de ser afastada a doença sem um especial impulso para dissipar a confusão mental e reiniciar as atividades das células. Isto é o que faz a Panacéia Espiritual. Assim como a dádiva da vida de Cristo no Gólgota começou a dissipar a nuvem do medo, criada pela Lei inexorável que pendia sobre a Terra como uma mortalha, assim como isto deu início a que milhares de pessoas encontrassem o caminho da paz e da boa vontade, assim também, quando a Panacéia é aplicada, a Vida de Cristo nela concentrada penetra no corpo do paciente, infiltrando em cada célula o ritmo que desperta o Eu prisioneiro de sua letargia, devolvendo-lhe a vida e a saúde.

 

 

 

 

Purificar o sangue humano do egoísmo é o Ministério do Gólgota, que começou quando o Sangue de Jesus foi derramado, continuou através das guerras das nações Cristãs sempre que os homens lutavam por um ideal, e durará até que, por contraste, os horrores das guerras tenham impresso suficientemente no gênero humano a beleza da Fraternidade.

 

 

Napalm1

 

 

A Maçonaria e o Catolicismo foram movimentos instituídos, respectivamente, pelos Filhos do Fogo e pelos Filhos da Água.

 

Assim como a luz branca muda a sua cor conforme o ângulo de refração, assim também o ponto de vista do Espírito muda com o sexo de sua vestimenta. Da mesma forma que o Espírito alterna em suas incorporações o sexo masculino e feminino, nós também podemos equilibrar os pratos da balança e escolher o caminho que mais nos atraia ou combinar o melhor em ambos os sexos.

 

Tanto Lúcifer (o Portador da Luz) como Jeová (de quem procede a Lei restritiva e a compensação educativo-dolorosa pelos 'pecados') são degraus de ajuda no Caminho para a Verdade e a Vida.

 

Os Rosacruzes repudiam veementemente qualquer interferência na liberdade individual.

 

Se queres ser Cristo, ajuda-te a ti mesmo. Isto é o que se transmite ao candidato que almeja a Iniciação quando ele geme ao peso da prova. Ninguém que for dependente pode ser ao mesmo tempo um auxiliar; cada um deve aprender a se conduzir sozinho.

 

LLuz + Som = Unidade Cósmica.

 

Os acordes da Harmonia Cósmica – conhecidos pelos místicos como a Música das Esferas emitem um eterno e glorificador hino de oração.

 

A Harmonia Cósmica das Esferas não é um som monótono; varia dia a dia, mês a mês, conforme o Sol e os planetas cruzam, signo após signo, em suas órbitas. Há também épocas de variações anuais devido à precessão dos equinócios. Há uma infinita variedade na Música das Esferas, como realmente deve ser, pois esta constante mudança de vibrações espirituais é a base da evolução física e espiritual. Se cessasse por um só instante, o Cosmos se converteria em Caos.

 

A menos que os nossos atos sejam dirigidos para a realização de nossas aspirações, o benefício será nulo. O mundo precisa mais de trabalho do que de simples desejos.

 

O valor de um homem é medido pelos seus serviços à comunidade. Todos temos um compromisso para como os Irmãos Maiores pela Luz que temos recebido, e é nosso dever sagrado fazer com que esta Luz brilhe para que outros possam desfrutar do nosso grande privilégio (não negligenciando outros deveres).

 

Não devemos perturbar ou alterar as convicções daqueles que estão satisfeitos com o seu modo de pensar.

 

Quem busca a verdade deve abandonar pai e mãe.2

 

Para sairmos em busca da Verdade, temos de atirar ao vento o convencionalismo.3

 

Se deixarmos pai e mãe, se deixarmos os credos, se deixarmos os dogmas, se deixarmos os convencionalismos, se deixarmos as opiniões preconcebidas, se nos despirmos dos desejos mundanos e nunca recearmos os conflitos com as autoridades estabelecidas, se seguirmos a Voz Interna – através do Fogo então, poderemos encontrar a Verdade.

 

A liberdade é o que a alma possui de mais precioso, e não há maior crime do que escravizar, seja de que forma for, um ser humano.

 

A Verdade não pode ser encontrada em uma religião cuja doutrina seja dogmática e inflexível. Quem procura a Verdade deve estar livre de compromissos de fidelidade... Enquanto temermos a Igreja, a opinião pública ou qualquer outra coisa não poderemos nos libertar.

 

O dogma sempre enfraquece quando é combatido.

 

A Maçonaria ensina o candidato a conquistar a sua própria salvação; o Catolicismo deixa-o dependente do Sangue de Jesus. Os que usam o método positivo tornam-se, naturalmente, almas mais fortes; portanto, a Maçonaria deveria ser preferida ao Catolicismo.

 

O mal aparente veio a nós através dos Espíritos de Lúcifer, e quando este mal penetrou na Terra, as forças que trabalham para o bem o utilizaram para uma finalidade benéfica, para alcançar um bem mais elevado, o que não teria sido possível sem este fator... Se os fatores perturbadores e maléficos não existissem, esta Terra continuaria a ser um paraíso, e o homem teria permanecido nela como uma belíssima flor.

 

Equipado com as faculdades de escolha e da razão, é prerrogativa gloriosa do homem elevar-se até o pináculo da maior perfeição possível neste esquema evolutivo. Por isto, Cristo disse: 'Aquele que acreditou em Mim, as coisas que Eu faço, ele as fará também e ainda maiores'.

 

Aprendamos, pelo mito de Fausto, a seguir os passos dos nossos instrutores, empregando o aparente mal para alcançar um bem maior. Aprendamos a não ser vencidos pelo mal, mas a vencê-lo e transmutá-lo em bem.

 

 

 

 

 

 

 

Oh! Deus de meu Coração!

Que o bem que há em mim

não fique apenas em mim.

Que aquiete cada Coração.

 

 

 

 

______

Notas:

1. O Napalm é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizado como armamento militar. O napalm, na realidade, é o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com a gasolina a transforma em um gel pegajoso, incendiário e assassino. O nome napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais – sais de alumínio co-precipitados dos ácidos naftênico e palmítico.

 

 

2. Estou plenamente de acordo com isto, mas reproduzirei a sentença de Horácio, em Satiræ 1.1.106: Est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum. Em todas as coisas há um meio termo; existem, afinal, limites definidos, além ou aquém dos quais não se pode manter o bem. Em outras palavras: nem oito nem oitenta.

3. Submissão ou apego exagerado às convenções sociais, políticas etc.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce30.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce29.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce28.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce27.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce26.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce25.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce24.htm

http://www.ratemydoodle.com/doodle/
picture/animation/99543.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Napalm

http://www.gifsoup.com/view/1160919/napalm.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce23.htm

http://vidaemplenitude.blogspot.com/
2010/06/leis-de-harmonia.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce22.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce21.htm

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/