CARTAS DE MAX HEINDEL II

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando a segunda coletânea de extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Os pensamentos são forças de uma grandeza proporcional à intensidade do propósito neles oculto.

 

 

 

 

Possa a Roseira crescer e florescer para adornar a simplicidade da Cruz, e ser a inspiração para a pureza da vida que há de apagar todos os pecados passados, não importa quão obscura a vida possa ter sido.

 

Foi um mal para o Mundo Ocidental que várias sociedades tenham promulgado aqui as doutrinas do Oriente – o celibato, entre outras... Enquanto as almas mais jovens e fracas do Oriente são aconselhadas por seus Mestres Compassivos a permanecer celibatárias fugindo à tentação, aos mais velhos espíritos do Ocidente permite-se viver uma relação conjugal que os levará a uma imaculada concepção, tal como é simbolizada pela casta e bela rosa que espalha a sua semente sem paixão e sem se envergonhar... Uma Nova Raça está começando a nascer. Mulheres e homens, possuidores de pensamentos puros, vão despertando e se conscientizando, cada vez mais, das reivindicações dos que querem [e precisam] nascer.

 

Todos nós estamos impregnados pelo materialismo, muito mais do que julgamos, e isto põe obstáculos em nossa busca.

 

Em uma época remota, vivíamos como o mineral, e estávamos encerrados na terra gasosa. Crescemos para fora do centro ígneo durante uma existência análoga às plantas. Nossa peregrinação começou na crosta delgada da Terra em época posterior, e estamos agora nas terras altas do Planeta, longe do centro interno, onde começou nossa evolução. A marcha da progressão foi sempre para fora; portanto, é razoável que o próximo passo deva ser para nos elevarmos acima do nível da Terra.

 

A Lei do Renascimento e a Lei de Conseqüência são os árbitros dos ciclos sucessivos. O conhecimento destas Leis é de grande valor, pois permite ordenar nossa existência inteligentemente, construindo nesta vida as condições para a próxima incorporação.

 

O nascimento e a morte são condições evanescentes desta época de existência concreta; mas a Vida, em si mesma, é interminável.

 

 

 

 

O movimento de temperança é um dos fatores mais poderosos para apressar a vinda do Cristo.

 

O progresso da evolução está elevando os reinos inferiores e também a Humanidade. Os animais, particularmente as espécies domesticadas, aproximam-se da individualização, e sua retirada da manifestação já começou. Como resultado, com o tempo, será impossível obter carne para alimentação.

 

A vida das plantas estão crescendo mais sensível. Os galhos laterais das árvores produzem mais abundantemente que os ramos verticais, porque nas plantas, como em nós, a consciência é o resultado das atividades antagônicas das correntes de desejos e vitais. Os galhos laterais são percorridos em todo o seu comprimento pelas correntes de desejos que circundam o nosso Planeta, e que atuam tão fortemente na espinha dorsal horizontal dos animais. As correntes de desejos ativam a vida dormente das plantas nos falhos laterais para um grau mais elevado de consciência do que o dos ramos verticais, que se acham cruzados longitudinalmente pelas correntes vitais que irradiam do centro da Terra. Com o tempo, as plantas também serão mais sensitivas para poderem servir de alimento; portanto, outras fontes deverão ser procuradas.

 

Por meio da Alquimia Espiritual, construiremos o Templo do Espírito, conquistaremos o pó do qual viemos e seremos qualificados como verdadeiros Mestres Maçons para trabalhar nas Esferas Superiores.

 

O lado devocional da natureza de cada um de nós deve se desenvolver por meio de conceitos que o nosso intelecto aprove.

 

Os diagramas, no melhor dos casos, são somente muletas para ajudar as nossas limitadas faculdades. Quando desenhamos um diagrama para explicar os mistérios espirituais, é como se tirássemos todas as peças de um relógio e as espalhássemos para mostrar como elas indicam a hora. Ainda que os diagramas possam ser uma valiosa ajuda em certo estágio do nosso desenvolvimento, cumpre-nos sempre recordar as suas limitações, e devemos nos esforçar para obter, através da nossa intuição, a verdadeira concepção espiritual.

 

Ainda que eu conheça todos os mistérios e toda a ciência, se não tiver Amor, serei como o metal que soa ou como o sino que tine. E este Amor deve ser utilizado no serviço e no auxílio aos nossos semelhantes.

 

O cérebro é construído por forças sexuais subvertidas.

 

Tudo o que é gerado pela paixão e pelos desejos está condenado à dissolução.

 

É seguramente melhor se cansar do que se enferrujar.

 

 

 

 

Geralmente, os místicos costumam se manter afastados dos seus semelhantes, e, por isto, o mundo desconfia deles e de suas crenças. Isto não deveria ser assim, e a análise provará que os ensinamentos contestados são relativamente insignificantes, e que os mais vitais terão aceitação rápida e prepararão o caminho para futuras instruções.

 

O valor de qualquer ensinamento depende de seu poder em tornar os homens melhores aqui e agora; fazê-los bondosos, respeitadores em seus lares, conscientes em seus negócios, leais com os amigos, dispostos a perdoar seus inimigos. Todo ensinamento que seja assim praticado e conduza a semelhantes resultados não precisa de maior recomendação.

 

Pela Lei de Conseqüência estamos sujeitos ao renascimento e a colher educativamente o que semeamos.

 

O estudo abstrato pode ocupar uma agradável parte do nosso tempo, mas devemos sair para o mundo, ganhar a confiança das pessoas na igreja, no clube, na profissão. Se dermos um bom exemplo, perguntar-nos-ão o segredo, e teremos o privilégio de ofertar o maior de todos os ensinamentos jamais conhecidos: o Segredo do Crescimento da Alma. Poderemos transmitir às pessoas algo, como o seguinte: todas as noites, depois de me deitar, revejo os acontecimentos do dia, em sentido inverso, pois ficam mais firmemente impressos na memória. Envergonho-me onde o equívoco é real; arrependo-me e faço o propósito de tentar me emendar e de ser melhor no dia seguinte. Com freqüência, falho em meus bons propósitos; mas continuo em minhas tentativas, e, pouco a pouco, serei bem sucedido.

 

O relato personalístico e indiscriminado de experiências suprafísicas é uma das práticas mais prejudiciais, não importa qual o ponto de vista considerado. O tesouro descoberto deve ser extraído em silêncio, e aprendemos, pelo mito grego, que Tântalo foi lançado às regiões do inferno por divulgar segredos espirituais. Por outras palavras, não podemos obter a verdadeira Illuminação enquanto formos divulgando os nossos sonhos e visões, contado-os aos que, declaradamente, não desejam escutar. Ao proceder assim, profanamos e depreciamos o que deveríamos reverenciar, e a profanação é capaz de focalizar a nossa visão nas regiões infernais, os estratos inferiores do Mundo do Desejo. Então, a recomendação insubstituível é: guardem em silêncio as suas experiências espirituais.

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.cultural-expressions.com/
ifa/orisha/ogun.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce20.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce19.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce18.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce17.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce16.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce15.htm

http://www.product66.com/index1.HTM

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce14.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce13.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce12.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce11.htm

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/