CARTAS DE MAX HEINDEL I

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

O Website da Fraternidade Rosacruz Max Heindel oferece para leitura em sua biblioteca on-line amplo e diversificado material sobre o Rosacrucianismo de vertente heindeliana. Nesta oportunidade, estou divulgando alguns extratos de algumas cartas que Max Heindel enviou aos estudantes da Fraternidade Rosacruz entre o natal de 1910 e janeiro de 1919, editados, em alguns casos, para que pudessem caber neste tipo de divulgação fragmentária. Entretanto advirto: o pensamento do autor, obviamente, não foi adulterado em nada.

 

Para consulta e leitura integral, estes documentos estão disponibilizados no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
ce_index.htm

 

 

 

Cartas Heindelianas
(Fragmentos)

 

 

 

Não devemos nos contentar com simples relações fraternais, mas nos esforçar por ser amigos no mais santo, puro e amplo sentido da palavra.

 

Ninguém necessita mais de orações de seus semelhantes do que aquele que tem por missão ser um guia.

 

Universo —› fluxo e refluxo espiritual.

 

Somente quando praticamos os ensinamentos no nosso círculo de influência é que eles produzem o fruto do crescimento anímico. Podemos ler até chegar a uma indigestão mental, mas as ações falam mais alto do que as palavras. Diz-se que está em má situação quem tiver somente boas intenções. Portanto, queridos amigos: Trabalhar! Trabalhar! Trabalhar! Se vemos que há um trabalho a fazer, devemos decidir: 'Alguém terá que fazê-lo; por que não eu?'

 

'De agora em diante, já não vos chamarei mais de servos... mas, de amigos'. (João XV:15). [Apud Max Heindel].

 

Sem dúvida, é o serviço que executamos e a sinceridade com que praticamos os ensinamentos que nos tornam, para o mundo, exemplos vivos do amor fraternal, ao qual Cristo se referiu como sendo a primeira realização de todos os mandamentos.

 

Não tente convencer ninguém contra sua vontade ou fazer proselitismo, mas procure saber, com discrição, a causa da angústia do próximo. Tente ajudá-lo com os Ensinamentos Rosacruzes.

 

 

 

 

Todos somos Cristos em formação. A natureza do amor está desabrochando em todos nós.

 

Muitos estão famintos pelo alimento que temos para lhes dar. Não podemos compartilhar este alimento nos mantendo afastados. Prejudicamo-nos pela negligência em não aproveitar a grande oportunidade de ajudar.

 

Mesmo admitindo que a Igreja Católica tenha sido obscurecida pelo credo a pelo dogma, não devemos permitir que isto nos impeça de aceitar os ensinamentos que são bons, porque isto seria tão infrutífero como centralizar a nossa atenção sobre as manchas do Sol recusando ver a sua luz gloriosa.

 

Ao sentir as emoções superiores é que nos elevamos mais facilmente.

 

Todos desejamos saber, todos desejamos aprender, e é natural que assim seja. Mas, a menos que o nosso conhecimento seja utilizado para que nos tornemos melhores homens, melhores mulheres e melhores servos de nossos semelhantes, este saber não nos fará melhores aos olhos de Deus. Portanto, é de enorme importância cultivarmos o sentimento reto...

 

Exercício: Mentalizem a Grande Onda de Energia Divina projetada do Sol Invisível [Grande Sol Central] – que é a manifestação do Pai. Procurem senti-La como se pudessem vê-La, tal como A sente o vidente exercitado. Acompanhem-Na em sua imaginação quando Ela penetra na Terra durante a Sagrada Noite de Natal. Deixem que esta Energia os penetre da mesma forma que Ela penetra na Terra, já que Ela é a causa ativa da germinação de todos os reinos.

 

 

 

 

Ainda que a imediata e aparente causa da enfermidade possa ser física, numa análise final, todas as doenças são devidas à transgressão das Leis de Deus, que chamamos geralmente de Leis da Natureza em nossos intentos materiais de eliminar o Divino.

 

Quando o estágio humano foi alcançado, quando a individualidade se desenvolveu e começamos a transgredir as Leis de Deus, invariavelmente, esta transgressão, 'ipso facto', acarretou o sofrimento.

 

Existe um lado da Lua que nunca vemos, não obstante, sabemos que ele existe, e é precisamente este lado oculto que é um fator importante para a formação das marés, como o é a parte visível da Lua que está mais próxima de nós. Também no homem existe um lado oculto que é tão ativo como o ser físico que contemplamos. As transgressões às Leis Divinas nos planos de ação mental e moral são tão responsáveis pelos transtornos físicos, como o é o lado oculto da Lua na formação das marés.

 

As estrelas são o Relógio do Destino, e são sempre exatas.

 

O Espírito Universal suplantará o egoísmo de hoje.

 

Poderemos pregar à Humanidade que devemos ser irmãos e nos amar uns aos outros, mas, até que nos ponhamos em harmonia com o Infinito, não estaremos em condições de amar o próximo.

 

O Batismo de Água refere-se a uma condição passada, na qual éramos irresponsáveis... Mas, o Batismo do Espírito é algo que ainda está por vir para a maioria da Humanidade, e é nessa intenção que devemos obrar com todo nosso esforço.

 

Em todas as partes do Universo onde penetra a luz, ali está Deus também.

 

A qualidade de mutação da matéria e a dissipação da forma são a base de todo progresso espiritual. Se a matéria fosse imutável como é o espírito, não haveria possibilidade alguma de progresso. Enquanto nos deixarmos arrastar pela corrente de vida e não controlarmos conscientemente o fluxo e o refluxo da matéria para e do nosso ser, seremos joguetes das circunstâncias.

 

À medida que evoluímos e chegamos à compreensão do mistério da luz, da cor e da consciência, vamos gradualmente aprendendo a reger nossas estrelas, em conformidade com as Leis da Natureza, tornamo-nos donos do nosso próprio destino. E é de importância vital que, sejam quais forem os aspectos que possam nos influenciar em qualquer momento, afirmemos sempre: 'Não importa quão estreito seja o Portão ou quanta punição1 contenha o Pergaminho; de meu destino sou o timoneiro, e de minha alma sou o capitão.'

 

Mudar é o principal fator do progresso, e se observarmos o homem tal como é agora sem reparar no que foi, nossas deduções sobre o seu futuro ficarão muito limitadas.

 

Ainda que ninguém possa interferir no livre-arbítrio da Humanidade, e embora seja contrário ao Plano Divino coagir o homem a fazer aquilo que não quer, não há barreiras que impeçam os Guardiões Divinos de fazerem sugestões em assuntos que, naturalmente, o homem terá que optar. E é devido à Sabedoria e ao Amor destes Grandes Seres que o progresso, através de linhas humanitárias, é o lema dos dias atuais.

 

É um fato digno de nota saber que tanto a caridade como o dar esmolas degradam quem as recebem. O conceito místico que devemos pôr em prática é: Ajuda para que se ajudem.2

 

O alimento carnívoro e o álcool foram de primordial importância no progresso do mundo. Se não fossem eles, não desfrutaríamos hoje de muitas comodidades nem dos aparelhos mecânicos que dispensam a mão-de-obra, e fazem com que a vida no Mundo Ocidental seja mais fácil do que nos tempos primitivos. Esta alimentação e o álcool ainda são utilizados nos dias de hoje, pois são necessários para a vida de muitas pessoas. Além disso, e como está escrito na Bíblia, não é o que entra pela boca o que mancha, mas o que sai dela. A atitude de desdém contra aqueles que continuam consumindo carne na sua alimentação ou que estão dominados pelo alcoolismo é muito mais nociva para o crescimento espiritual do que o fato de ainda serem utilizados.

 

Não censuremos os outros; pelo contrário, procuremos ver o assunto sob o ponto de vista deles, permitindo-lhes o pleno uso da sua vontade, tal como desejamos usar a nossa. Tampouco devemos impor nossos pontos de vista nem procurar converter ao nosso modo de viver os que não estão preparados para isso. A mudança deve partir de dentro, e não deve ser ditada pela consideração de que os alimentos vegetais são saudáveis nem tampouco pela aceleração espiritual que se obtém mediante a alimentação sem carne. O objetivo maior deveria ser a compaixão pelas pobres vítimas que são assassinadas para satisfazer os nossos apetites.

 

Não salvaremos as vidas de muitos animais pregando moderação aos nossos irmãos, como salvaríamos se os pudéssemos converter a uma dieta sem sangue. Evitar a tragédia destas mortes é a conduta mais sábia. Se pudéssemos incutir o espírito de compaixão pelos animais, o desejo pela alimentação carnívora acabaria ante o Espírito do Amor.

 

 

 

 

______

Notas:

1. Realmente não gosto (porque não é assim) da palavra punição. Como não sei como este tema está escrito no original, em um ajuste livre de tradução sugiro o conceito educativo de compensação ou de retribuição. O Cósmico não pune.

2. Outro dia, fui tomar o café-da-manhã em uma padaria perto de casa. De repente, aproximou-se de mim um homem de mais ou menos uns quarenta anos, e falou: — Eu sou mental. Eu sou mental. Você poderia me pagar um salgadinho e uma coca-cola? Eu imediatamente me prontifiquei a pagar, e ele acabou lanchando duas coxinhas de galinha, um pedaço de bolo e uma coca-cola. Depois de pagar a conta, ao sair, dei a ele dez reais. Sim, estou de acordo que tanto a caridade como o dar esmolas degradam quem as recebem. Mas, há exceções. Neste mundo conturbado em que vivemos, talvez, as exceções sejam bem maiores do que a própria regra. Quem deixaria um mental com fome?

 

Páginas da Internet consultadas:

http://alquimistaspontocom.blogspot.com/
2009_11_01_archive.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce10.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce9.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce8.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce7.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce6.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce5.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce4.htm

http://media.photobucket.com/image/%22help.
gif%22+/supersaputra/GIF/ththHELP.gif

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce3.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce2.htm

http://www.fraternidaderosacruz.org/ce1.htm

 

Fundo musical:

Romeo and Juliet
Composição: Nino Rota

Fonte:

http://beemp3.com/