A CIÊNCIA DOS ESPÍRITOS

(Primeira parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo (primeira parte) tem por objetivo apresentar para reflexão alguns fragmentos (poucos ligeiramente editados) da obra A Ciência dos Espíritos, de autoria do sábio KaBaLista francês Éliphas Lèvy – o mais importante ocultista do século XIX. Resumidamente, a obra é uma tentativa de reconciliar a razão com a fé, já que a harmonia, segundo Éliphas, resulta da analogia dos contrários. E assim, talvez, se possa definir fé como o reconhecimento confiante da razão de uma verdade pessoalmente experienciada.

 

 

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O homem, nada podendo conceber acima de si mesmo, idealiza-se para conceber Deus.

A Ciência dos Espíritos se resume inteiramente na Ciência de Jesus, o Cristo. Os anjos e os demônios são seres puramente hipotéticos ou lendários; pertencem à poesia, e não poderiam pertencer à Ciência.

 

 

 

 

Um Deus definido é necessariamente um Deus finito.

Se Deus tivesse autorizado somente Moisés, não teria permitido Jesus. Se tivesse autorizado somente Jesus, não teria permitido Maomé. Não pode aí haver senão uma Lei Divina, mas, há, nesse baixo mundo, uma multidão de juízes e uma grande multidão de advogados que tentam rebater incessantemente, apesar de seus perpétuos desabamentos, a Babel das contradições humanas.

Produzir trevas para aumentar o medo, redobrar a obscuridade dos mistérios e exigir a obediência cega é a magia negra das religiões; é o segredo dos sacerdócios ambiciosos que querem substituir a Divindade pelo sacerdote, a própria Religião pelo templo e as Virtudes pelas práticas.

Católico quer dizer universal. Uma religião exclusiva não é uma religião católica.

Eis o grande sonho sacerdotal e todo o segredo político dos pontífices da Magia Negra: colocar o espírito sob o império do sonho, exaltar ao infinito a cobiça e o medo por meio de promessas e de ameaças, que serão tomadas por sobrenaturais, porque serão contra a Natureza, fazer um exército da imensa multidão de cabeças fracas e de corações lassos que se tornarão generosos por interesse ou por temor, e com este exército conquistar o mundo.

Em toda parte a Humanidade é a mesma e o Dogma é universal.1

Um tempo virá, e ele está próximo, em que... a memória dos inquisidores de todos os cultos será condenada para sempre, pela inquisição do desprezo.

Uma força sem razão é uma força sem alcance e, por conseguinte, sem efeito.2

Não é em uma cidade, nem sobre uma montanha, nem em um templo que se deve procurar Deus, mas, no Espírito e na Verdade.

Espírito do Evangelho Aspirações da Humanidade tão antigas quanto o mundo.

O fogo da provação virá, e tudo o que não for sólido será consumido. É deste modo que se pode explicar a escolha que se fez dos livros canônicos e a rejeição definitiva dos Evangelhos Apócrifos.

Através de enigmas, imagens, símbolos e alegorias, o Evangelho está cheio de histórias que ocultam uma Doutrina Secreta. O próprio Mestre Jesus, no dizer dos Evangelistas, geralmente, só falava por parábolas.3

De que serve procurar, agora, seja em Nazaré, seja em Belém, o berço da criança que foi Jesus Cristo, na esperança de reencontrar, em algum fragmento de seus cueiros, traços de sua vida puramente humana? A choupana de José foi derrubada há muito tempo, e dos cueiros do Salvador, branqueados pela Virgem, foram feitas faixas para cobrir as chagas da Humanidade.

Em um certo sentido, a Vida de Jesus foi uma anulação progressiva por nós e para nós. Será que somos dignos disto?

É insensato tanto aquele que oculta a Verdade [ainda que relativa] quanto aquele que A revela e se vangloria. Insensato é aquele que A vende, como foi vendido o Salvador; ingênuo e louco é aquele que acredita que poderá pagar e comprá-La. A Verdade não é uma prostituta; Ela não se vende. Ela se dá àqueles que A amam e que A procuram com sinceridade.

O absurdo é um preservativo contra a credulidade cega, que toma tudo ao pé da letra. É um preservativo hierárquico, por assim dizer, porque esclarece apenas os Sábios e cega cada vez mais os insensatos.

 

 

 

 

Perdoar e abençoar! Sempre!

Nova Ciência = Reconciliação das Nações + Religião Universal.4

Os talmudistas dizem que existe, no santuário do Deus Vivo, uma Pedra Cúbica sobre a qual estão esculpidas as Letras Santas, cujas combinações explicam as virtudes do Nome Incomunicável.

 

 

 

 

Sabedoria do Egito Síntese Religiosa Universal.

Basicamente, Jesus foi perseguido pela Sinagoga por causa da superioridade da Sua Doutrina.

Os que não chegam a Deus pela Sabedoria tentam alcançá-La pela loucura, e perguntam à fé o que não obtêm pela Ciência.

O Amor, que é a razão da fé, é também a razão dos seres submissos às investigações da Ciência.

Como conciliar um celibato impositivo com o 'crescei e multiplicai?'

A Verdade não deve [pode] ser dita a todos e, mais do que isto: da mesma maneira. Por isto, a Ciência, muitas vezes, se esconde sob o véu da alegoria. É desta forma que as mitologias se formaram. E assim, o que não é entendido é tratado como absurdo e tolice.

 

 

 

Característica básica dos ignorantes: devido à preguiça intelectual, repelir tudo o que exige trabalho para ser compreendido.

O Cristianismo primitivo dos Apóstolos de Jesus era uma Doutrina Secreta que tinha seus signos, seus símbolos e seus diferentes graus de Iniciação. Para os santos ou eleitos, o Dogma Cristão era uma Sabedoria elevada e profunda; para os simples catecúmenos, era uma maravilhosa e obscura revelação.5

Fundamentos do Dogma Cristão: a inteligência é eterna; ela se expande porque é viva. A vida da inteligência, sua expansão, é a Palavra, o Verbum; o Verbum é, pois, eterno como a inteligência. O Verbum se manifesta pela ação criadora, que produz a forma. O Verbum se reveste da forma humana, e a carne se torna a vestimenta do Verbum. Havia o Verbum, mesmo quando não existia a expressão exata. Assim o Verbum se fez carne. O Verbum Perfeito é a Unidade Divina expressa na vida humana.

Jesus, o Cristo, revelando a Lei da Unidade – que é a Lei do Amor – armou o espírito de força para vencer o egoísmo da carne – que é a divisão e a morte – e instituiu um signo chamado Comunhão (caridade representada por uma mesa comum), para opô-lo ao egoísmo, que é o espírito de divisão e de separação.

Qualquer forma de escravidão sempre engendra a liberdade.

 

 

 

 

Maria: — Vejo uma multidão que está em alegria porque meu filho veio romper seus grilhões.

A vã curiosidade seca aqueles que querem julgar as coisas do Espírito pelo testemunho dos sentidos.

O egoísmo usurpador não quer que haja lugar para todos, e coloca a morte como sentinela nas portas da vida.

Se uma serpente deixasse de ser má e de envenenar com suas mordidas, por que não ter piedade delas como de outros seres vivos?6

Antes de vos sentardes à mesa, primeiro, dai uma parte de vosso pão a quem não o tem.

Todo sacrifício feito por amor aumenta o amor, e tudo o que aumenta o amor aumenta a felicidade.

Um dia, o Reino virá, e por estes sinais será reconhecido: quando dois forem apenas um, quando o que está dentro estiver [for como o que está] fora e quando o homem e a mulher não forem mais nem homem nem mulher [reconquistarem a androginia].7

 

 

Reconquista da Androginia

 

 

Jesus, transfigurando-se, apareceu a todos resplandecente de Luz, de modo que seu rosto estava brilhante como o Sol e suas roupas deslumbrantes como a neve Compreensão da Verdade da Doutrina Crística.

Quando a Verdade é perigosa ou inútil de ser revelada, o absurdo da letra e a impossibilidade material do fato [milagre] são simbólica e alegoricamente necessários para educar.8

Símbolo da Unidade Divina e Humana: Comunhão do pão e do vinho – que não pode ser recusada a ninguém. Assim, aquele que priva seu irmão de sua parte na Comunhão do pão comete antropofagia deicida, e, ao invés de comungar com a Humanidade, comunga com seus carrascos.9

A força dos homens nada pode contra a mudança das idéias.

A pedra bruta que foi rejeitada pelos arquitetos da sociedade presente tornar-se-á a Pedra Angular de uma sociedade nova.

João é o Evangelista da síntese, e ligou ao Cristianismo todo o gênio de Platão na Filosofia do Verbum.

A Verdadeira e Única Religião é Amar Deus na Humanidade.

'A fé e a esperança passarão, mas, a caridade não passará jamais.' (São Paulo, apud Éliphas Lèvy).

As querelas e as guerras nada mais são do que a preparação e a anunciação do império universal – o verdadeiro império da paz.

O Princípio do Poder é a Soberana Razão.

Um dia, todas as nações serão apenas uma nação e todos os tronos serão submetidos a um só trono, e sobre esse trono sentar-se-á um Justo que terá o espírito de Jesus Cristo e que será, assim, o próprio Jesus Cristo, como nós todos poderemos ser Ele, pois Ele está em nós. Este Rei reconciliará o Oriente com o Ocidente e o Norte com o Sul. Ele dará aos povos a verdadeira liberdade porque tornará inabaláveis as bases da justiça. Reprimindo a libertinagem, ele suprimirá a miséria. Todos terão o direito e os meios de fazer o bem; ninguém terá o direito de se embrutecer e de ser vicioso. A penalidade será substituída pela higiene moral; os culpados serão vistos como doentes e submetidos ao tratamento dos alienados. A grande expiação da Cruz é suficiente para todas as ofensas humanas e suprimirá o cadafalso execrável, já que é que inútil. Não mais se permitirá a existência real do erro, porque somente a verdade existe e a mentira é fugidia como o sonho. Não haverá, pois, mais do que uma religião no mundo, e o Pontífice Universal declarará, do alto da suprema autoridade, que os judeus, os maometanos, os budistas etc. são cristãos mal instruídos, dos quais ele é chefe e pai. Ele os abençoará e os convocará ao grande concílio das nações. Ele lhes abrirá o tesouro inesgotável das indulgências e das preces, e dará, realmente e em verdade, sua benção à cidade e ao mundo. Será, então, a época da volta do filho pródigo; ele não tem mais nada, mas, seu irmão lhe emprestará o que for necessário, e ele trabalhará para reconquistar sua riqueza. Será a hora em que as virgens loucas, tendo, enfim, óleo em suas lâmpadas, voltarão a bater na porta, e, se o Esposo se recusar a abrir, as virgens sábias lhes estenderão a mão, e o farão entrar pela janela; porque as últimas palavras do Cristianismo são solidariedade, reversibilidade e caridade universal. E, em verdade, vos digo que não há um santo no céu que não esteja pronto a descer ao inferno para livrar dele as pobres almas, mesmo que seja preciso lá ficar só, em lugar delas, e fechar para sempre as portas sobre ele. Concebeis um céu sobreposto a um inferno? Um banquete eterno em frente a uma eterna fogueira, uma casa de paz e de preces sobre um porão cheio de soluços e de torturas? Um sonho apenas deve preencher o sono eterno de cada justo: a libertação de um condenado. E, e se este sonho fosse sem esperança, tornar-se-ia um pesadelo mais terrível do que os próprios suplícios do inferno. Era desta forma que os Gnósticos, isto é, aqueles que sabiam, ou, em outros termos, os Iniciados do Cristianismo primitivo, interpretavam os oráculos dados pelo Espírito de Jesus, o Cristo.

O que distingue os Evangelhos Apócrifos dos Evangelhos Canônicos é, talvez, a maior audácia nas suas ficções e a menor prudência na indicação das tendências revolucionárias e radicais. Mas, está em toda parte o mesmo gênio emancipador do pobre, protetor do fraco, a mesma ternura maternal pelos órfãos da sociedade e a mesma fé, humana porque é divina, e é divina porque é humana.

A Vida de Jesus foi sua Doutrina, e sua Doutrina ainda vive, e viverá para sempre. Ela jamais passará; ficará eternamente!

Que Deus me torture, se é que existe um deus capaz de me torturar, mas, que Ele não me torne idiota.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Nosso Céu e Nosso Averno

 

 

 

No céu, não há alarvaria;

no averno, não há alegria.

No céu, não há opressão;

no averno, não há alvação.

 

No céu, não há escória;

no averno, não há glória.

No céu, não há dolores;

no averno, não há colores.

 

No Jardim e no inferno,

são só nossas as parições.

Estão no fundinho de nós!

 

Está tudinho no Caderno:

Anjos e diabos: todos nós!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. A Humanidade é a mesma no sentido de que o Todo é desde sempre Um e que só há uma Estrada que deve ser trilhada por todos; mas, não é a mesma em termos de status espiritual e de origem. Não existe igualdade no Universo; isto é uma quimera impossível. Viemos de Planos ou de Dimensões diferentes, porque estamos em níveis distintos de compreensão e de realização místico-espiritual, e retornaremos para Planos ou Dimensões diferentes. Isto significa que aqueles que estão em um nível vibratório mais elevado têm a obrigação fraterna e o dever espiritual de auxiliar, sem impor, os que estão em um nível vibratório inferior. Apesar das temporâneas diferenças, ainda que diversos e distintos, somos todos um. Por tudo isto, ai de aquele que sabe e não ensina, e desgraçado de o que aprende e não passa a bola. Quando tiver sede e fome, como poderá ser saciado? Haverá de ficar sentado em um mocho, até fazer calo na região glútea!

 

 

 

 

2. Isto é mais poético do que real, mais encorajador do que inacontecível. Nada há que, posto em movimento como causa, não produza um efeito. O bater de asas de uma simples borboleta, como admite a Teoria do Caos, analisada pela primeira vez em 1963 pelo meteorologista, matemático e filósofo estadunidense Edward Lorenz (1917 – 2008), poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo.

3. E assim, tomar a letra pela Coisa é acabar por não entender nem a letra nem a Coisa. Pior: é alimentar o fanatismo e o preconceito, que toldam, turvam e travam. Pense bem: por exemplo, para que houvesse acontecido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, como relata a Bíblia, seria necessário que, no céu ou sei lá onde, existisse uma padaria e uma peixaria capaz de produzir aquela montanha de pães e de peixes. Precisamos nos esforçar para entender a Doutrina Iniciática oculta da letra simbólica. Primeiro: 153 1 + 5 + 3 = 9; e segundo, o Valor Secreto do Número 153 é 17. IAO I + A + O 10 + 1 + 6 = 17. Tetractys! Como disse o filósofo, religioso, codificador rabínico e médico Moisés Maimônides (1135 ou 1137/1138 – 1204): os absurdos mais evidentes escondem segredos da mais alta Sabedoria. Como escreveu Éliphas, a letra que mata serve de véu ao Espírito que só vivifica! Enfim, o que poderá haver de pior ou de mais doloroso do que ser um Deus consciente e morrer como homem aviltado? Pois é. Lamentavelmente, isto acontece todos os dias com os seres-aí-no-mundo, que são Deuses sem saberem que são.

4. Religião Universal Teocientificismo.

5. Isto está perfeitamente registrado e preservado nos Evangelhos (dito) Apócrifos e no importante texto Gnóstico Pistis Sophia.

6. Misericórdia e clemência não fazem escolhas. No Universo, tudo tem uma razão de ser; nada é inútil.

7. No Evangelho de Felipe está escrito: Se a mulher não se houvesse separado homem, não teria morrido com ele. Sua separação tornou-se o começo da morte. Por este motivo, veio o Cristo. Veio para anular a separação. Veio para unir a ambos: homem e mulher. Veio para dar vida àqueles que haviam morrido pela separação. Veio para uni-los novamente.

8. É aquela velha história: como é possível ensinar cálculo diferencial e integral, também chamado de cálculo infinitesimal ou simplesmente cálculo, à uma criança de três anos?

 

 

O cálculo permite determinar
a área S  (região delimitada).

 

 

8. Logo, no rosário dos absurdos religiosos, uma das contas é a excomunhão (penalidade da Igreja Católica que consiste em excluir alguém da totalidade ou de parte dos bens espirituais comuns aos fiéis). Punir alguém? Por quê? Com qual autoridade? Ai de aquele que pune! Justamente ou injustamente!

 

Música de fundo:

The Elders/Sanctuary
Compositor: Miklos Rozsa

Fonte:

http://gosong.net/download/w-K9QT2JATQ/
King_Of_Kings_Original_Soundtrack-04.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lculo

http://br.hellokids.com/c_19815/desenhos-para-colorir/mand
alas-para-colorir/mandalas-elf/mandala-de-rosas-com-fadas

http://duvida-metodica.blogspot.com.br/2010/
12/alegoria-da-caverna-e-televisao-opiniao.html

http://solidosgeometricos.wikispaces.com/

http://www.canalbotafogo.com/forum/topico.php?ot---
botafogo-e-rede-globo----rede-globo-e-botafogo-&p=2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_borboleta

http://s483.photobucket.com/

http://www.how-to-draw-cartoons-
online.com/cartoon-angel.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.