OS MESTRES E OS CHELAS

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Nunca guiamos nossos chelas – mesmo os mais avançados – nem os advertimos previamente, deixando que os efeitos produzidos pelas causas que eles próprios criaram lhes ensinem pela melhor experiência.

 

Mestre Kut Hu Mi

 

 

 

 

 

Você traiu sua mulher?

Não chore, se ela pedir o divórcio!

Lá dentro, vai virar um mavórcio!

 

 

Você entorna dia a dia?

Depois, não se lamente da cirrose!

Você manja em demasia?

Então, não chie da aterosclerose!

 

 

 

 

 

Você gosta de se ajoelhar?

Ature as calosidades dos joelhos!

Você visitou aquele lugar?

 

 

Você jogou na bolsa?

Não reclame do desce e sobe!

Você roubou uma bolsa?

Na cadeia, ninguém usa robe!

 

 

Você tem se distressado1 demais?

Vá encomendando um ataúde!

Você tem trabalhado demais?

Não lastime seus problemas de saúde!

 

 

 

 

Você andou negociando com Deus?

Resignado, encare a compensação!

Você andou parindo o Mateus?

Conformado, enfrente a retribuição!

 

 

Você esperava que fosse ?

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Conforme explica Ricardo Lontra, titular da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, o famoso estresse é uma epidemia global, reflexo de um tempo em que somos diariamente convocados a lidar com novas informações, a cada segundo. Originada da palavra inglesa 'stress', o estresse é um esforço de adaptação do nosso organismo a situações negativas ou positivas. Este quadro também é vivenciado por outras classes de seres vivos na natureza. O 'eustress' é o estresse positivo e o 'distress', o negativo. Quando estamos apaixonados, ganhamos na loteria ou nosso chefe chato foi transferido, sentimos uma sensação boa – o eustress. Mas, quando não temos aquela promoção dentro da empresa que tanto aguardávamos, quando nosso filho está doente e temos que ir trabalhar, quando estamos atolados de dívidas e nosso salário continua congelado, aparece, então, o 'distress'. Todos os dias temos os dois tipos, e a relação entre eles determina nosso grau de saúde. A busca desse equilíbrio depende, basicamente, da personalidade de cada indivíduo e de sua capacidade de adaptação.

Para ler o resto deste ensaio, consulte:

http://www.bancariosrjes.org.br/site/artigos
/2008/071208-estr-dist-ricardolontra.htm

 

Vale a Pena Ler esta Matéria:

Aterosclerose é a doença inflamatória crônica na qual ocorre a formação de ateromas – placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Os ateromas levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total do mesmo. A aterosclerose, em geral, é fatal quando afeta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio. Arteriosclerose é o processo de endurecimento das artérias, entre outras possibilidades por aterosclerose, mas as palavras não são sinônimas. Arteriosclerose é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. Pela diminuição da elasticidade arterial, a arteriosclerose costuma provocar aumento da pressão arterial sistólica e diminuição da pressão arterial diastólica. É quase universal na velhice e predominantemente no sexo masculino, já que as mulheres desviam suas gorduras sangüíneas para a produção de estrogênio. A arteriosclerose é a principal causa de morte das pessoas no mundo ocidental, que manjam em demasia, humilhando e sobrecarregando o organismo com muita porcaria(merdaria)!

 

 

 

 

Aterosclerose na Infância e na Adolescência: As manifestações clínicas da doença arterial coronariana surgem, em geral, na idade adulta. Entretanto, antes que as manifestações ou complicações apareçam, um longo caminho, que se inicia na infância, é percorrido. Os fatores de risco mais importantes para as doenças do coração são o aumento do colesterol e dos triglicerídeos. Esta elevação, por incrível que pareça, tem se tornado comum em crianças e adolescentes, contribuindo para casos cada vez mais precoces de doenças coronarianas. Um estudo publicado neste mês, na revista paulista de pediatria, envolvendo indivíduos com idades entre 2 e 19 anos, atendidos no hospital das clínicas em Campinas, mostrou grande elevação do colesterol total, LDL-c e triglicerídeos nesta população. Este estudo demonstra como o estilo de vida sedentário e a alimentação inadequada e o excesso de peso, podem contribuir para um desenvolvimento precoce de problemas de saúde. Ou seja, a prevenção continua sendo a melhor arma para se combater obesidade, diabetes e doenças do coração.

Refrigerantes e Doenças Cardiovasculares: Você sabia que indivíduos quem ingerem uma ou mais latas de refrigerante por dia tem um risco 50% maior de desenvolver a síndrome metabólica, uma precursora das doenças cardiovasculares? O mais interessante é que não importa se o refrigerante é normal ou diet, pelo menos é o que mostra um novo estudo publicado no Journal Circulation.

Obesidade (Inflamação e Doenças do Coração): A obesidade abdominal (ou visceral) é a mais prejudicial uma vez que o acúmulo de gordura na barriga aumenta o risco de várias doenças. Foi demonstrado que indivíduos com excesso de gordura nesta região secretam várias citocinas inflamatórias como Hs - CRP e IL - 6. Para tentar esclarecer a importância da obesidade abdominal na inflamação, pesquisadores japoneses analisaram as alterações dos marcadores inflamatórios na síndrome metabólica. Além do aumento dos marcadores inflamatórios, foi observado nos indivíduos com circunferência da cintura > 85 cm uma diminuição da proteína antiinflamatória Adiponectina. Esta proteína tem propriedades antiaterogênicas aumentando também a sensibilidade à insulina. Ou seja, para prevenir doenças aterogênicas e futuros problemas cardiovasculares e também o diabetes tipo 2 é muito importante que se mantenha um peso saudável e que se diminua o acúmulo de gordura na região abdominal. Neste sentido, é muito importante a prática de atividade física e uma alimentação balanceada. Nem adianta pensar em uma lipo, pois esta removeria apenas a gordura localizada na região subcutânea, mas não a visceral que é a mais prejudicial ao corpo.

Protegendo seu Coração: Alguns fatores aumentam o risco cardiovascular. Tenha-os em mente e melhore sua qualidade de vida. Sedentarismo: aumenta o risco de doenças do coração; por isto vale, a pena iniciar uma atividade que lhe agrade. A atividade física beneficia o organismo ao aumentar o consumo calórico ajudando na manutenção do peso, auxiliando assim na prevenção dos cânceres de cólon, útero e mama. A atividade regular também fortalece os pulmões, o coração, os músculos e previne a perda de massa óssea. Além disso, o exercício também ajuda a combater o estresse e melhora a auto-estima. Fumo: Você sabia que pessoas que fumam têm um risco até seis vezes maior de sofrer um ataque cardíaco quando comparados a não-fumantes? Se você fuma, procure ajuda para parar, pois o abandono do hábito reduz significativamente o risco cardiovascular. Excesso de peso: Aumenta as chances de aparecerem doenças cardiovasculares. A boa notícia é que a perda de apenas 5 a 10% de seu peso atual já reduz significativamente o risco de uma doença coronariana. Controle da pressão arterial: a hipertensão aumenta o risco de derrame, de doenças renais e de doença arterial coronariana. A pressão sangüínea pode ser totalmente controlada através da prática regular de atividade física, da perda de peso, da diminuição do consumo de álcool e de alimentos ricos em sódio. Para algumas pessoas, também pode ser necessário o uso de alguma medicação. Controle do colesterol: o colesterol alto pode aumentar as placas gordurosas em suas artérias, podendo levar a um bloqueio que culmina com o ataque cardíaco. Se você tem mais de 20 anos e nunca checou seus níveis de lipídios séricos, vá à seu médico e converse sobre a possibilidade de fazer um lipidograma completo. Para diminuir seu colesterol, faça atividades físicas regulares, consuma menos gordura saturada e gordura trans e mantenha seu peso na faixa ideal para sua idade e estatura. Controle do diabetes: o diabetes aumenta grandemente o risco cardiovascular. Muitas pessoas com risco de desenvolverem a doença podem retardá-la através da adoção de um estilo de vida mais saudável. Se você é diabético, controle sua glicemia freqüentemente.

Para todos: procure escolher alimentos pobres em colesterol, açúcar, sal, gorduras saturadas e gorduras trans [que elevam o nível da lipoproteína de baixa densidade no sangue, ou seja, do LDL (Low Density Lipoprotein) ou colesterol ruim]. A gordura trans é um tipo especial de ácido graxo formado a partir de ácidos graxos insaturados. Em outros termos: a gordura trans é formada por um processo de hidrogenação, seja artificial, seja natural, esta ocorrendo no rúmen (primeira câmara do estômago dos ruminantes) de animais artiodátilos, como bois, porcos e ovelhas. Evite ou suprima a carne animal. Inclua em sua dieta folhas verdes cruas; elas contêm uma espécie de energia fundamental para o desenvolvimento e na manutenção de padrões elevados de espiritualidade. E beba muita água. Sem se afogar, claro!

 

 

 

 

Fontes desta matéria:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose

http://andreiatorres.blogspot.com/2007/05/
protegendo-seu-corao.html

http://andreiatorres.blogspot.com/2008/06/
aterosclerose-na-infncia-e-na.html

http://andreiatorres.blogspot.com/2008/01/
obesidade-inflamao-e-doenas-do-corao.html

http://andreiatorres.blogspot.com/2007/07/
refrigerantes-e-doenas-cardiovasculares.html

 

Fundo musical:

La Tarantella

Fonte:

http://www.eadcentral.com/