A CHAVE DA TEOSOFIA
(1ª Parte)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Helena Blavatsky

Helena Blavatsky

 

 

 

Este estudo é a primeira parte de um resumo fragmentário e incompleto de alguns conceitos fundamentais apresentados na obra A Chave da Teosofia, de autoria de Helena Petrovna Blavatsky, a última obra eminentemente didática, que tem como núcleo a Metafísica,1 desta Grande Iniciada, escrita no ano de sua Grande Iniciação, em 1891. Resumidamente, A Chave da Teosofia é uma tentativa de tornar a Metafísica acessível ao postulante habituado a tatear outros caminhos, e foi dedicada pela autora a todos os seus discípulos, para que pudessem aprender, e para que pudessem, por sua vez, ensinar.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

 

 

 

Teosofia () Saber Divino Sabedoria dos Deuses. O nome Teosofia data do terceiro século de nossa era, e os primeiros que o empregaram foram Amônio Sacas2 e seus discípulos, que fundaram o Sistema Teosófico Eclético.

Amônio Sacas ensinou que, na Antigüidade, a religião das massas estava relacionada com a Filosofia, e que, com ela, se deturparam gradualmente, obscurecendo-se pelos conceitos, mentiras e superstições puramente humanos. Que era, por conseguinte, necessário devolvê-la à sua pureza original, purificá-la destas escórias e baseá-la em princípios filosóficos. Que o objetivo do Cristo foi estabelecer e restaurar em sua integridade primitiva a Sabedoria dos antigos, reduzir o domínio da superstição que prevalecia no Universo e corrigir, de um lado, e exterminar, de outro, os diferentes erros que se introduziram nas distintas religiões.

Divisa adotada pela Sociedade Teosófica: Não há religião superior à Verdade.

A Teurgia Verdadeira, Divina, requer pureza e santidade de vida, quase sobre-humanas, pois, de outra forma, poderá degenerar em mediunidade ou em magia negra.

Todas as religiões e todas as seitas saem de um mesmo tronco: a Religião da Sabedoria [ShOPhIa].

 

ShOPhIa

Sh = 300
O = 6
Ph = 80
I = 10

300 + 6 + 80 + 10 = 396

396 3 + 9 + 6 = 18 1 + 8 = 9

 

A intenção de Jesus foi restaurar a Grande Doutrina da Sabedoria em sua primitiva integridade.

Nem Buddha, nem Pitágoras, nem Confúcio, nem Orfeu, nem Sócrates e nem mesmo Jesus deixaram qualquer escrito atrás de si.

A Religião da Sabedoria sempre foi uma e a mesma, e sendo a última palavra do Conhecimento humano possível foi cuidadosamente conservada. Existia antes dos teósofos alexandrinos, alcançou os modernos e sobreviverá a todas as demais religiões e filosofias, pois, foi e está conservada pelos Iniciados de cada nação.

Cada culto religioso, ou melhor, filosófico antigo, compreendia ensinamentos esotéricos (maiores ou secretos) e exotéricos (menores ou públicos). A própria Teosofia, como todos os sistemas antigos, está dividida em duas partes: a exotérica e a esotérica.3

Buddhismo do Norte = Buddhismo Mahayana (esotérico) + Buddhismo Hinayana (exotérico).

Hierogramatistas Sacerdotes Egípcios Iniciados.

O Ilimitado não pode ser conhecido pelo limitado, isto é, percebido pelo limitado; entretanto, a Essência Divina poderá ser comunicada ao Eu Espiritual em estado de êxtase. Mas, só a muito poucos é dado alcançar este estado de sublimidade, que, na Índia, é conhecido com o nome de Samadhi.

A meditação é silenciosa e não-pronunciada, ou, como diz Platão, 'é o ardente desejo da alma de se elevar ao Divino; não para pedir alguma graça ou favor particular (como sucede com a oração comum), senão pelo Bem-em-si, pelo Bem Supremo Universal' (do qual somos, na Terra, uma parte, e de cuja essência todos procedemos). 'Assim, pois – conclui Platão guarda silêncio em presença dos Seres Divinos, até que se dissipem as nuvens diante de teus olhos e te permitam ver com a Luz que deles emana, não aquele que se apresenta como Bom, mas, como aquele que é intrinsecamente Bom.

O Reino de Deus está em nós mesmos.

Duas são as explicações que justificam a necessidade de segredo nas Escolas Iniciáticas: 1ª) a perversidade da natureza do homem vulgar e o seu egoísmo tendendo sempre à satisfação dos seus desejos pessoais em detrimento do próximo. A semelhantes seres jamais se pode confiar Segredos Divinos; e 2ª) incapacidade para conservar os Conhecimentos Sagrados e Divinos límpidos de toda degradação. Esta última foi a causa da perversão das verdades e símbolos mais sublimes, e da transformação gradual das coisas espirituais em formas antropomórficas e comuns. Em outras palavras: o rebaixamento da Idéia Divina e a idolatria.

A ortodoxia jamais quis ser ilustrada.

 

 

 

 

As doutrinas não pertencem exclusivamente a religião alguma, e não estão relacionadas de modo especial a nenhuma sociedade ou época. São privilégio de toda alma humana.

As massas compreendem muito pouco o Princípio da Fraternidade Universal, e raras vezes reconhecem sua importância transcendental.

Generoso é quem faz generosamente Teósofo todo aquele que vive e pratica a Teosofia.

Um Verdadeiro Teósofo é aquele que renunciou completamente à própria individualidade [personalismo], isto é, alguém que se converteu em um perfeito altruísta, não pensando jamais em si-mesmo e esquecendo sua própria vaidade e orgulho em função do bem de seus semelhantes. Sua vida é de abstinência em todas as coisas, de abnegação e de estrita moralidade.

Os Segredos da Alquimia e da Teosofia da Idade Média são simbólicos ou parabólicos. No Ocidente, a Chave foi perdida há muitos séculos, e, para o estudante, este é o maior perigo que poderá levar à magia negra inconsciente ou ao mediunidade irremediável. O fato é que ninguém sozinho pode ter a menor idéia do significado do verdadeiro Ocultismo.

As doenças, salvo em casos de acidentes, são hereditárias.4

Ninguém poderá chegar a ser ocultista estudando apenas um ramo da Filosofia Esotérica, mas, somente os estudando todos, ainda que não os domine perfeitamente.

Uma pessoa poderá ser muito bom teósofo – dentro ou fora da Sociedade Teosófica – sem ser, de qualquer maneira, ocultista. Mas, ninguém poderá ser um verdadeiro ocultista sem ser teósofo em toda a extensão do termo. De outra maneira, não será mais do que um mago negro, consciente ou inconsciente.

O ideal moral mais elevado de um Teósofo é se esforçar em reconhecer sua unidade com toda a Humanidade, e trabalhar incessantemente para a libertação dos demais. (Grifo meu).

O Ocultista pratica a Teosofia científica, baseada no conhecimento exato dos Segredos da Natureza, enquanto o simples teósofo que pratica os poderes chamados anormais, sem a Luz do Ocultismo, tenderá simplesmente a uma forma perigosa de mediunidade, porque, ainda que professe a Teosofia e seu mais elevado código moral, trabalha às escuras, apoiado em fé sincera, mas, cega. Qualquer teósofo ou espírita que intente cultivar um dos ramos da Ciência Oculta – como o hipnotismo, o mesmerismo ou os segredos para produzir os fenômenos físicos sem o conhecimento da 'rationale' filosófica destes poderes, é como uma nave sem timoneiro em meio a um oceano embravecido.

Os espíritos dos mortos não voltam à Terra para se comunicar com aqueles a quem estão unidos por afeto. Negamos isto de forma absoluta. Afirmamos que os espíritos dos mortos não podem voltar à Terra – salvo em casos raros e excepcionais nem tampouco se comunicam com os homens, exceto por meios inteiramente subjetivos. O que aparece objetivamente é tão-somente o fantasma do homem 'ex-físico'.

Q 'deus ex machina' das chamadas materializações é, geralmente, o corpo astral ou duplo do médium ou de outra pessoa presente, ainda que também possam se materializar restos astrais (cascas kamolóquicas das personalidades que foram) e elementais. A individualidade consciente dos mortos não pode se materializar nem abandonar sua própria esfera mental 'devakhânica' para voltar ao plano de objetividade terrestre.5

Se, no homem, a Chama Divina é uma e idêntica em sua essência com o Espírito Universal, nosso Eu Espiritual é praticamente onisciente; mas, pelos impedimentos da matéria não pode manifestar seu Saber. Quanto mais desaparecerem estes impedimentos, isto é, quanto mais o corpo físico seja paralisado, no que se refere à sua atividade e à sua consciência próprias e independentes – como nos estados de sono profundo, êxtase ou mesmo de enfermidade mais profundamente poderá se manifestar o Eu Interior neste plano.

Eu-sou-eu é a verdadeira individualidade.

Os homens sentem pelas inovações. O egoísmo é essencialmente conservador, e odeia que o molestem. Prefere a mentira fácil e cômoda à maior verdade, se esta exigir um sacrifício pessoal, por insignificante que seja. O poder da inércia mental é enorme, quando se trata de algo que não signifique um benefício ou recompensa imediatos.6

A coroa de qualquer inovador será sempre uma coroa de espinhos.

Os três objetivos principais da Sociedade Teosófica são: 1º) formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinções de raça, cor, sexo ou credo; 2º) incrementar o estudo das Escrituras, das Religiões e das Ciências do mundo, tanto as arianas como as outras, e reivindicar a importância da antiga Literatura Asiática, e principalmente das Filosofias Brahmânica, Buddhista e Zoroástrica; e 3º) investigar os mistérios ocultos da Natureza sob todos os aspectos possíveis e os poderes psíquicos e espirituais latentes, especialmente no homem.

Nos dias que correm, a fraternidade universal parece uma utopia, em virtude do egoísmo, próprio da natureza humana e estimulado pela educação religiosa atual, particularmente os preceitos de egoísmo prático ensinados na Bíblia mosaica.7

Tendo a Humanidade uma mesma e única Essência, e sendo esta Essência una – ilimitada, incriada e eterna nada pode afetar uma nação ou um homem sem afetar a todas as demais nações e a todos os outros homens.

 

 

 

 

O Antigo Testamento se presta a todas as paixões com suas leis de conquista, de anexação e de tirania, com relação às raças que chamam inferiores. Só a História poderá nos dar uma idéia, mesmo imperfeita, dos crimes cometidos com o apoio desta passagem infernal do Livro do Gênesis IX, 25 (tomado ao pé da letra): 'Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos'.

A raiz de toda a Natureza (objetiva e subjetiva) e de tudo no Universo (visível e invisível) é, era e será sempre uma Essência Absoluta de onde tudo vem e para onde tudo volta.

O que é verdade no plano metafísico necessariamente é verdade no plano físico.

Não existe causa mais poderosa de ódio e de disputas do que as diferenças religiosas. Quando uma parte da Humanidade se julga a única possuidora da verdade absoluta, é [anti]natural que considere seu vizinho perdido em erro ou em poder do diabo.

Cada ação física tem seu efeito moral e universal. Ao causar um prejuízo ao outro, nos prejudicamos não só a nós mesmos como a toda Humanidade [e a todo o Universo].

É necessário combater a superstição em todas as suas formas (depois da devida investigação e prova de sua natureza irracional): religiosa, científica ou social, e, sobretudo, a hipocrisia, seja como espírito religioso de seita, seja como crença em milagres ou em qualquer coisa sobrenatural... fundamentados na fé cega e na autoridade.

 

 

 

 

Jamais devemos censurar os que erram ou que fracassam.

Um Iniciado jamais deverá fazer uso dos ensinamentos que recebeu com fins egoístas.

 

 

 

Não é preciso uma nova revelação. Que cada homem seja para si-mesmo uma revelação.


 

A cada um [só] é dado segundo sua capacidade.

Cada religião é um fragmento da Verdade Divina, que Illumina um vasto panorama da fantasia humana, e pretende representar e replantar aquela Verdade.

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal está enxertada na Árvore da Vida Eterna.

O Deus da Teologia é um conjunto de contradições e uma impossibilidade lógica.

Sofisma: 2 + 2 = 5, se Deus quiser.

O pensamento é uma coisa limitada e condicionada.8

A existência e os fenômenos do Universo visível dependem de suas formas ativas e
de suas leis, não de orações.

O Homem Interno é o único Deus que se pode conhecer.

Todos são um.

Como a grande maioria das pessoas é sumamente egoísta e só reza para si mesma, pede a Deus que dê o pão nosso de cada dia.9

Alguns tolinhos mal informados – e, muitas vezes, mal-intencionados supõem que possa existir a possibilidade de alguma relação especial e priviligiadora entre o Incondicionado e o condicionado, de tal sorte que seja possível que o Incondicionado se digne a escutar cada oração boba ou egoísta que Lhe é dirigida pelo condicionado.

Christos Atma-Buddhi-Manas (o Eu Superior).

A idéia de que alguém passe a vida inteira em ociosidade moral, enquanto que outro — seja Deus ou homem — faça os trabalhos e cumpra os deveres mais duros é completamente degradante para a dignidade humana.

O homem é dotado de um espírito e de uma alma, que procedem da Alma Universal, e não, certamente, concedidos por um Deus pessoal.

Os ensinamentos de Buddha e de Jesus, o Cristo, foram incorretamente interpretados até agora. Ambos baseiam seus ensinamentos no amor ilimitado à Humanidade, na caridade, no perdão das injúrias, no esquecimento de si-mesmo e na compaixão. Ambos manifestam o mesmo desprezo às riquezas e não fazem diferença entre meu e teu. Os dois reformadores foram ardentes filantropos e altruístas práticos, e pregaram – sem nenhuma dúvida o Socialismo mais nobre e elevado, o próprio sacrifício, até o último momento da vida.

Mais vale um Ateísmo Filosófico do que um culto ignorante. Aqueles que invocam seus deuses e não são ouvidos nem atendidos acabam por viver e morrer em estado de desespero mental [ignorância —› fé cega —› crendice —› lamacenta e corrompida torrente de superstição].

Com, Jesus, o Cristo, soou a Hora de uma reforma espiritual. O Deus receoso, cruel e antropomórfico dos judeus – com suas sanguinárias leis de olho por olho e dente por dente, derramando sangue e sacrificando animais teria que ser relegado a segundo plano e ser substituído pelo misterioso Pai Secreto. Este último teria que ser apresentado não como um Deus extracósmico, mas, sim, com um Divino Salvador, guardado no Coração e na [personalidade-]alma, igual para o pobre e para o rico.

Deus, a [personalidade-]alma e o homem, na sua origem [que não teve origem] e na eternidade [que não terá fim], como o Universo e tudo quanto nele está contido, formam uma coisa só com a Unidade Absoluta a Essência Deífica Incognoscível.

O Ciclo da Vida, da mesma forma que o Sol desaparece de nosso horizonte, desaparece o Universo em períodos regulares, quando começa a Noite Universal. Os hindus chamam a estas alternativas os Dias e as Noites de Brahma, ou seja, o tempo do Mânvântara [manifestação] e o tempo do Prâlâya (dissolução). Os ocidentais poderão chamá-las, se preferirem, de Dias e Noites Universais. Durante as noites, Tudo está em Tudo; cada átomo é reabsorvido na Homogeneidade.

O Universo objetivo, material, é uma ilusão passageira [cíclica], e mais nada. Só o que é eterno é real. Isto é mais ou menos como os repentinos resplendores da aurora boreal. A causa que os produz é permanente e eterna – a única realidade. O efeito não é mais do que uma ilusão passageira.

A LLuz Absoluta é a Lei Absoluta e Imutável.

Quanta diferença deve haver em a natureza externa de outros sistemas solares! É mesmo uma loucura julgar os outros planetas, as outras estrelas, os outros mundos e os outros seres por aquilo que somos.

A palavra fé não se encontra nos dicionários teosóficos. Os teósofos admitem apenas conhecimento baseado na observação e na experiência. A respeito de um mesmo ponto, os teósofos não têm duas crenças ou duas hipóteses distintas.

 

 

 

 

Cada um dos sete planos do espaço ilimitado (do Ser Cósmico) tem objetividade e subjetividade próprias (que não são faixas materialmente colocadas umas sobre as outras), espaço e tempo próprios, consciência e classe de sentidos. Do mesmo modo como existem sete forças fundamentais em a Natureza e sete planos de existência, há também sete estados de consciência.

No homem, há dois seres distintos: o espiritual e o físico, ou seja, o homem que pensa e o homem que recorda tantos daqueles pensamentos quantos possa assimilar. Por conseguinte, no homem, há duas naturezas distintas: o Ser Superior ou Espiritual, composto de Três Princípios ou Aspectos, e o Inferior ou Quaternário Físico, portanto, Sete no total.

 

 


O aniquilamento completo da consciência pessoal é um caso raro e excepcional.

A ressurreição da carne é um absurdo que não encontra apoio nas Leis Universais.

Uno-Único-Uno Nout Nous Mente ou Espírito Potente por Si-mesmo Primum Mobile.10

O homem [no atual estágio do seu desenvolvimento e da sua Peregrinação] é um setenário durante a vida [4 + 3]; um quinário imediatamente depois da morte [2 + 3]; e uma tríade [ ] – Eu, Espírito-alma e Consciência em Devachan (Terra dos Deuses – uma ilusão de nossa consciência; um sonho feliz).

Consciência Absoluta ou Deidade Espírito-matéria Universal ou Matéria-espírito em sua infinidade absoluta.

Espírito (Pai Secreto de Jesus) Atma Essência Divina = Imponderável + Invisível + Indivisível.

O homem é uma correlação de Poderes Espirituais.

O homem e sua [personalidade-]alma terão que conquistar sua Imortalidade por meio da ascensão até a Unidade.

Para os magos negros e os criminosos absurdamente cruéis a redenção [reintegração] não é possível.11

A ignorância, geralmente, confunde o efeito com a causa.

O que é Ilimitado e Incondicionado não pode ter forma alguma nem existir como ser.

'Desgraçada a alma que prefere o himeneu sensual com seu corpo terrestre a seu Divino Esposo (o Espírito)'. (Livro das Chaves, apud Helena Blavatsky).

Cada átomo e pedaço de matéria bem como de substância são imorredouros em sua Essência, mas, não em sua consciência individual. A Imortalidade é apenas a própria consciência não interrompida.

 

Recompensa ou castigo eterno post-mortem são crenças cruéis e antifilosóficas.12

Um Deus que criasse uma alma para uma vida de breve duração, sem se preocupar se havia animado o corpo de um homem rico e feliz ou o de um pobre miserável que sofre – desgraçado do nascimento até a morte, sem haver feito nada para merecer seu destino cruel não seria um Deus; seria um demônio implacável.

Incompreensível seria a luz sem a escuridão, que a faz manifesta pelo contraste. Ininteligível seria o bem sem o mal, que nos ensina a natureza misericordiosa do primeiro. E nenhum mérito teria a virtude pessoal, se não tivesse passado precisamente pelas [educativas] tentações.

Tudo o que possui uma forma é temporal, e, portanto, realmente, é uma ilusão.

Atma não pode ser localizado nem limitado; é simplesmente Aquilo-que-é na Eternidade [cíclica, mas, sem começo nem fim], não podendo estar ausente do menor ponto geométrico ou matemático do Universo, da matéria ou da substância.

Vida Um momento de ilusão!

Glândula Pineal —› Centro da mais elevada e Divina Consciência do homem – Inteligência Onisciente Espiritual que abrange tudo.

 

 

 

 

 

 

A Busca da Perfeição

 

 

 

É improdutivo correr atrás da perfeição;

profícuo, sim, é corrigir cada imperfeição.

Tentar conquistar a perfeição é infactível;

mas, retificar as imperfeições é possível.

 

Perfeição seria equivalente à estagnação,

 

É desta forma: movimento + mudança.

Uma encarnação Um passo na andança.

Bem, se o treco é assim – e acho que é –

ad semper para o alto; ad semper de pé!

 

Todavia, ao endireitar uma imperfeição,

o caminhante se aprochega da perfeição,

e, corrigenda agora, corrigenda amanhã,

vai se tornando Illuminada a sua Manhã.

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Como escreveu o filósofo, educador, teólogo catarinense e precursor do espiritualismo universalista Huberto Rohden (São Ludgero, 31 de dezembro de 1893 – São Paulo, 7 de outubro de 1981), para que o homem seja capaz de ver e conscientizar a realidade metafísica em todas as factividades físicas, ele deve se isolar por longo tempo na pura Metafísica, até que o último resquício do físico desapareça no horizonte de seu consciente, e ele permaneça, sozinho e desnudo, no seu cosmo-consciente, sentindo em si o Grande Uno, longe de todo verso. Mas, é precisamente aqui que está o tremendo problema para quase todos os homens do Ocidente, que, em geral, têm 100% de consciência física e 0% de consciência metafísica. Este peso-morto tem milhares de anos na raça humana e alguns decênios em cada indivíduo. Neutralizar este peso-morto é um problema de árdua solução.

2. Amônio Sacas (cerca de 175 – 240/242) foi um filósofo neoplatônico nascido de pais cristãos e mestre de Orígenes, que defendeu com denodo que o Cristianismo e o Paganismo não diferiam em pontos essenciais. De acordo com a tradição, foi Amônio quem produziu o Neoplatonismo na Alexandria. Amônio não publicou nada, mas, entre seus discípulos estão Orígenes, o Pagão, Orígenes de Alexandria, o Pai da Igreja, Caio Cássio Longino, o mais famoso crítico estético e filósofo da época e Plotino, um fervoroso discípulo.

3. Ainda que seus ensinamentos arcanos não sejam públicos, isto prevalece até mesmo nas Fraternidades Iniciáticas contemporâneas, de tal sorte que as linhas são exotéricas e as entrelinhas são esotéricas. Aquele que ler, digamos assim, apenas as linhas, terá acesso só à metade da coisa. Se tanto. Thelema (), por exemplo, não é tão-só 93. [(Theta = 9 ) + (Epsilon = 5) + (Lambda = 30) + (Eta = 8) + (Mu = 40 ) + (Alpha = 1 )] = 93. É equivalente também a 12 (9 + 3), que se reduz a 3 (1 + 2), que pode ser entendido como a soma dos algarismos do número 111 (1 + 1 + 1) – o Valor Pleno da Letra Arqueométrica ALeF [(ALeF = 1) +( LaMeD = 30) + (PhE = 80) = 111]. E, ao se dividir 111 por 3, encontra-se 37. Primeiros 37, segundos 37 e últimos 37. Mas, 37 1, pois, 3 + 7 = 10 1 + 0 = 1. Há mais coisas entre o céu e o inferno do que apenas anjos e demônios!

4. Aqui, é preciso entender a hereditariedade como uma hereditariedade de si-mesmo. Somos hoje o que fomos ontem; seremos amanhã o que formos hoje. Assim sendo, ninguém nasce em uma família por acaso. Eventuais desarmonias de nossos pais que nos sejam transmitidas por meio de genes são o resultado de necessárias compensações educativas. Desta forma, adequar uma personalidade-alma que, por mérito, pode ou precisa reencarnar para seguir a sua peregrinação é um processo místico e cósmico que envolve diversas variáveis que, normalmente, são desconhecidas. É por isto que, como já argumentei anteriormente, o útero de Maria não poderia jamais receber a personalidade-alma do Senhor Adolf, e o útero da mãe do Senhor Adolf não poderia jamais receber a personalidade-alma de Jesus, o Cristo. O Universo não joga dados e não é uma roleta.

5. Há também a possibilidade, entre outras, de manifestação de personalidades secundárias, que Helena não citou.

6. Isto me fez lembrar da Lei da Vantagem ou Lei de Gérson, que é um princípio em que determinada pessoa ou empresa deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais (princípio seguido por uma parcela de agências e publicitários, que recebem pagamento por anúncios ou premiações pelo trabalho realizado, mas, não querem se responsabilizar caso o efeito da divulgação cause transtornos ou danos, eximindo-se de culpa e a transferindo para o anunciante ou para o público, como ocorreu, neste caso, com a agência responsável, o que não acontece no caso de premiações, caracterizando como dissimulados praticantes da Lei da Vantagem). A Lei de Gérson acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter midiático nacional, que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens. A expressão se originou em uma propaganda de 1976, criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia-armador Gérson, da Seleção Brasileira de Futebol na época, como protagonista, e que é finalizada com a frase: Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também. Leve Vila Rica!

7. Exemplos? Guerra civil genocida na República Árabe Síria, referendum apoiando a anexação da Criméia à Federação Russa, irresolúvel conflito árabe-israelense na Palestina, conflito na República do Iraque, conflito na República Islâmica do Afeganistão, conflito na República Bolivariana da Venezuela, conflito separatista na República da Chechênia, disputa pela Caxemira entre a República da Índia e a República Islâmica do Paquistão, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) na República da Colômbia, o Movimento Zapatista nos Estados Unidos Mexicanos, conflitos religiosos na República Federal da Nigéria, guerra civil na República do Sudão, tensão entre muçulmanos e budistas no Reino da Tailândia, anexação do Tibete pela República Popular da China, vandalismo e quebra-quebra na República Federativa do Brasil, tráfico de drogas, tráfico de influências, tráfico de animais, tráfico de pessoas, tráfico de mulheres, tráfico de crianças, tráfico de órgãos, tráfico de sangue humano, embargos de gaveta, embargos de alcova (ou de genitália feminina), embargos auriculares, embargos de manda-quem-pode-obedece-quem-tem-juízo etc.

8. O pensamento é uma coisa limitada e condicionada porque, entre outras limitações e outros condicionamentos, há a questão (in)cultural. Há quem, hoje, em pleno século XXI, ainda acredite que cruzar com gato preto traz má sorte, que quebrar um espelho trará sete anos de azar, que se o dia 13 cair em uma sexta-feira é sinal mau agouro, que para se achar o que se perdeu ou sumiu basta dar três pulinhos para São Longuinho, que para afastar o azar devemos bater na madeira, que quem receber a Santa Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês, por nove meses seguidos, não morrerá em desgraça e receberá a graça da penitência final e por aí vai... E vai longe!

9. E o outro que morra de fome! Quem mandou nascer pobre?

10. Casos raros e excepcionais Homens-sem-alma e mulheres-sem-alma.

11. Poderá haver coisa mais dantesca do que ter conseguido chegar até aqui, para, por ignorância e malevolência insuperáveis, ser necessariamente entropizado? Não há. Por isto, pararei aqui rapidinho para formular um pensamento. Mestres e Irmãos Illuminados: mostrem o Caminho para os magos negros e para os criminosos; que haja compreensão, arrependimento sincero e possibilidade de reintegração. Que o o fio brilhante não se rompa e não haja aniquilamento! Está feito; está selado. Assim seja. Hoje, sempre e para sempre.

12. E assim, a entropização dos magos negros e dos criminosos não é uma punição, mas, uma decorrência inevitável (efeito) de uma atrocidade assimétrica posta em ação (causa).

 

Música de fundo:

Violin Concerto In D, Op.35 - 1. Allegro Moderato
Compositor: Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Fonte:

http://www.midiworld.com/tchaikovsky.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:
OM_MANI_PADME_HUM-bw.svg

http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free
-o-om-vector-o-s%C3%ADmbolo-image12885016

http://www.vandykezinnias.co/waterpurification/
flowerdewdrops.html#sthash.oLmyG0uc.dpbs

http://almaviva.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html

https://www.sounddogs.com/results.asp?
Type=1&CategoryID=1003&SubcategoryID=23

http://www.netanimations.net/guitar.htm

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537359418-adesivo-
de-parede-decorativo-coliseu-de-roma-e-torre-de-pisa-_JM

http://www.anundis.com/profiles/
blogs/la-gioconda-y-leonardo-da

http://community.fortunecity.ws/millennium/rollingacres/
1250/Animations/1-bird/Animate-bird-2.html

http://minhateca.com.br/atilamunizpa/Documentos/A+Chave+
da+Teosofia+-+Helena+Petrovna+Blavatsky(1),2883729.pdf

http://jorgebitencourt.blogspot.com.br/2010/03/
poderosa-medium-madame-blavatsky.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.