CHARLES DICKENS
(
Migalhinhas Pensamentais)

 

 

 

Charles Dickens

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Posso estar enganado, mas acho que você irá gostar muito deste estudo que estou disponibilizando hoje, em forma de algumas migalhinhas pensamentais, sobre Charles Dickens. Liev Tolstói (1828 – 1910), considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, tinha um retrato dele em sua mesa de trabalho, e o definiu como o maior romancista do século XVIII.

 

 

 

Breve Nota Biográfica

 

 

 

Charles John Huffam Dickens (Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 – 9 de junho de 1870), que adotou o pseudônimo Boz no início da sua atividade literária, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até os dias de hoje, só aumentou. Apesar de os seus romances não serem considerados, pelos parâmetros atuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. Entre os seus maiores clássicos estão Um Conto de Natal, Oliver Twist, A Christmas Carol e David Copperfield.

 

Dickens morreu de morte cerebral em junho de 1870. Foi sepultado no Poets' Corner (Esquina dos Poetas), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravado: Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo. Enfim, como disse sua biógrafa Claire Tomalin, ele sempre será amado pelas pessoas comuns, que sabem que ele está do lado delas.

 

 

 

Migalhinhas Dickensianas

 

 

 

Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender.

 

 

Fonte: http://www.cruiseclues.com/animatedgifs.htm

 

 

Ninguém é inútil neste mundo.

 

Foi o melhor dos tempos... Foi o pior dos tempos... Foi a idade da sabedoria... Foi a idade da tolice... Foi a época da fé... Foi a época da incredulidade... Foi a estação da luz... Foi a estação das trevas... Foi a primavera da esperança... Foi o inverno do desespero... Tínhamos tudo diante de nós; tínhamos nada diante de nós.

 

Há cordas, no Coração, que melhor seria não fazê-las vibrar.

 

O Coração humano é um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe fazê-las vibrar todas, como um bom músico.

 

Qualquer pessoa é capaz de ficar alegre e de bom humor quando está bem vestida. Não há muito crédito nisto.

 

Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, que recorda ao idoso os prazeres da juventude e que transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranqüilidade do seu lar.

 

Eu honrarei o Natal em meu Coração, e tentarei mantê-lo o ano todo.

 

Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade, época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir seus Corações espontaneamente. Deus abençoe o Natal!1

 

O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. É a única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações.

 

A verdadeira diferença entre a construção e a criação é esta: uma coisa construída só pode ser amada depois de construída; mas, uma coisa criada ama-se mesmo antes de existir.

 

O homem é um animal de hábitos.

 

 

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech
(1º Marquês de Dalí de Púbol)

 

 

Renda anual de vinte libras, despesa de dezenove libras, dezenove xelins e seis pence, resultado: felicidade. Renda anual de vinte libras, despesa anual de vinte libras e seis pence, resultado: miséria.

 

Qualquer coisa que faça muito barulho é satisfatória para a multidão.

 

As coisas mais bonitas do mundo são sombras.

 

Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada.

 

Acidentes acontecem até nas melhores famílias.

 

Eu acredito que a disseminação do Catolicismo2 é o meio mais horrível de degradação política e social deixado no mundo.

 

Se não existissem más pessoas, não haveria bons advogados.

 

A amizade da mulher com o homem é um beco sem saída, para o qual a empurrou o engano no amor.

 

Ninguém pode achar que falhou em sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa.

 

O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.

 

O céu sabe que não devemos nos envergonhar das nossas lágrimas, pois eles são a chuva sobre a poeira ofuscante da Terra que cobre nossos corações duros.

 

O homem nunca sabe do que é capaz, até que tenta.

 

Esta é uma melancólica verdade: os grandes homens também têm parentes pobres.

 

 

 

 

As nossas piores debilidades e golpes baixos são cometidos, em geral, por causa das pessoas que mais desprezamos.

 

A caridade começa em casa e a justiça na porta ao lado.

 

Uma mudança de atitude poderá nos fazer cometer grandes erros em qualquer momento.

 

Freqüentemente, os vícios são virtudes levadas ao extremo.

 

A dor de partir não é nada em comparação com a alegria do reencontro.

 

Eu amei contra a razão, contra a promessa, contra a paz, contra a esperança, contra a felicidade, contra todo o desencorajamento que existe.

 

A Natureza dá a cada época e estação algumas belezas peculiares; e da manhã até a noite, como do berço ao túmulo, nada mais é do que uma sucessão de mudanças tão gentis e suaves, que quase não conseguimos perceber os seus progressos.

 

Reflita sobre as suas bênçãos presentes, as quais todo homem têm muitas, e não sobre os infortúnios passados, os quais todos têm alguns.

 

Se alguém me ofender, procurarei elevar tão alto a minha alma, de forma que a ofensa não consiga me alcançar!

 

No mundinho habitado pelas crianças, seja quem for a pessoa que as crie, não há nada que seja percebido com mais clareza nem sentido com mais profundidade do que uma injustiça.

 

Há homens que parecem ter só uma idéia, e é uma lástima que seja equivocada.

 

O número de malfeitores não autoriza o crime.

 

Há grandes homens que fazem todos os demais se sentirem pequenos. Mas a verdadeira grandeza consiste em fazer com que todos se sintam grandes.

 

Tenho aqui uma regra fundamental nos negócios: faz aos demais, já que eles também farão a ti.

 

Só peço para ser livre. As borboletas são livres.

 

 

 

 

Ouvimos sempre dizer que as pessoas más são incapazes de nos encarar firmemente. Não há maior tolice. A desonestidade encarará fria e firmemente a própria honestidade, em plena luz do dia, sempre que houver algum proveito a tirar.

 

Adiante! Pelos caminhos maus, se não houver outros; pelos bons, se for possível. Mas adiante, apesar de todos os obstáculos para conseguir o objetivo.3

 

Possua um Coração que nunca endureça, um temperamento que nunca pressione, um toque que nunca magoe.

 

Um dia desperdiçado não é desperdiçado em si mesmo.

 

Neste mundo, nunca somos mais bem enganados do que por nós mesmos. Que aceitemos de outros, ingenuamente, uma moeda falsa, já é bastante inconcebível à luz do bom senso; mas que em perfeito conhecimento de causa tomemos por dinheiro bom as moedas falsas fabricadas por nós mesmos, é sem dúvida um fenômeno psicológico dos mais curiosos! Se um amável desconhecido, sob pretextos de pôr em segurança o nosso dinheiro, consegue que lho demos, e nos fornece como garantia um punhado de cascas de nozes, certamente ficaremos muito surpreendidos quando vimos que fomos ludibriados. No entanto, o que é uma falcatrua em comparação com o que fazemos quando guardamos cascas de nozes como se fossem moedas de ouro?4

 

Um Coração de amor é a verdadeira Sabedoria.

 

Um fato maravilhoso para refletir é que toda criatura humana é constituída para ser o grande segredo e o mistério para todos as outras.5

 

Traga um relâmpago engarrafado, um copo limpo e um saca-rolhas.

 

 

 

 

As vacas são a minha paixão. O que eu não daria para morar em uma fazenda suíça e viver inteiramente cercado pelas vacas!

 

O crédito é um sistema pelo qual uma pessoa que não pode pagar pede a uma outra pessoa, que também não pode pagar, para que garanta que ela pode pagar.

 

A dignidade, e eventualmente a santidade também, às vezes, são mais uma questão de terno e gravata, do que algumas pessoas imaginam.

 

Você soletra com "V" ou com "W"? — perguntou o juiz. — Isto depende do gosto e da fantasia do soletrador, meritíssimo.

 

A comunicação computacional6 nunca substituirá o rosto de qualquer pessoa, que, com sua alma, pode encorajar outra pessoa a ser corajosa e verdadeira.

 

Os grandes homens raramente são muito escrupulosos na combinação de suas roupas.

 

Ele tinha um olho só, mas seu preconceito era tanto como se tivesse dois olhos.

 

Eu nunca poderia ter feito o que fiz sem os hábitos de pontualidade, ordem e diligência, e sem a determinação de me concentrar em um assunto de cada vez.

 

Era um daqueles dias de março, quando o Sol brilha quente e o vento sopra frio; quando é verão na luz e inverno na penumbra.

 

A disciplina deve ser sempre mantida.7

 

Sejamos seres moralmente elevados. Contemplemos a existência com dignidade.

 

A maioria dos homens não é composta de uma unidade, mas de uma fração.

 

 

 

 

Oh!, os nervos! Oh!, os nervos! Oh!, os mistérios desta máquina chamada homem! Oh!, quão pouco somos articulados! Pobres criaturas que somos!

 

Papa, potatoes, poultry, prunes and prisma. Todas são palavras muito boas para os lábios.

 

Lamentações, tristezas, arrependimentos, desgostos e desapontamentos são propriedades naturais dos cabelos brancos.

 

A renúncia permanece sendo uma tristeza, apesar de ser uma tristeza de bom grado.

 

Subjuguem seus apetites, meus queridos, e vocês terão conquistado suas naturezas.

 

Esse tipo de suspiro pela metade, acompanhado por dois ou três pequenos meneios de cabeça, é uma mudança muito pequena para a sociedade em geral.

 

A civilidade8 que o dinheiro compra raramente é estendida para aqueles que não têm nenhum.

 

Os homens que aprendem a resistir são os que incentivam o mundo todo.

 

Há livros que a capa é, de longe, a melhor parte.

 

Há sombras escuras na Terra, mas a LLuz é mais forte.

 

Não há nada melhor do que um amigo, a menos que seja um amigo com chocolate.

 

Enquanto houver doença e tristeza, não haverá nada no mundo tão irresistivelmente contagiante como o riso e o bom humor.

 

Nunca feche seus lábios para aqueles a quem você já abriu seu Coração.

 

Haverá melhor presente do que o amor de um gato?

 

 

 

 

Eu espero que o verdadeiro amor e a verdade, no final, sejam mais fortes do que qualquer mal ou infelicidade no mundo.

 

Mesmo sem abrir, alguém que saiba ler nunca olha para um livro em uma prateleira como alguém que não sabe.

 

Meu conselho é nunca fazer amanhã o que pode ser feito hoje. A procrastinação é a ladranzana do tempo.

 

Em uma palavra: eu era covarde demais para fazer o que eu sabia ser o certo, como eu era covarde demais para evitar fazer o que eu sabia ser o errado.

 

Há uma sabedoria da cabeça, e há uma Sabedoria do Coração.

 

Eu usava a cadeia que eu forjei na vida. Eu fiz isto elo por elo, metro a metro. Eu me restringi por minha livre e espontânea vontade. Por minha livre e espontânea vontade eu usava a cadeia que eu forjei.

 

Nós forjamos as correntes que usamos na vida.

 

Em tudo o que tentei fazer na vida, coloquei todo o meu Coração, sempre procurando fazer o melhor. A tudo que tenho me dedicado, me dedico completamente. Sejam pequenos ou grandes os objetivos, eu sempre os levo completamente a sério.

 

A família não consiste apenas de aqueles com quem compartilhamos nosso sangue, mas inclui também aqueles por quem daríamos o nosso sangue.9

 

Houve uma época longa e dura, quando eu me mantive longe de mim, que eu era completamente ignorante do valor das coisas que eu desprezava.

 

A coisa mais importante na vida é parar de dizer 'eu desejo', e começar a dizer 'eu conseguirei'. Não considere nada impossível.

 

Eu não posso lhe contar a história do jeito que aconteceu. Vou lhe contar do jeito que eu lembro.

 

Sonhos, sonhos que terminam em nada.

 

Dê-me um momento porque eu gosto de chorar de alegria. É tão delicioso chorar de alegria!

 

A morte pode gerar a vida, mas a opressão não pode gerar nada além de si mesma.

 

A soma das pequenas coisas faz a vida.

 

Há uma força prodigiosa na tristeza e no desespero.

 

Eu tenho sido dobrado e quebrado, mas espero alcançar uma melhor forma.

 

Como haverá espaço para reparações para vidas que foram usurpadas?

 

 

 

 

Eu preciso fazer alguma coisa. Vou usar meu Coração.

 

A felicidade é um presente, e o truque é não esperar por ela, mas se deliciar com ela quando ela chegar.

 

Não tome nada pela aparência; pense em tudo como evidência. Não há melhor regra.

 

Os contos de fadas devem ser respeitados.

 

A alegria e o contentamento são grandes embelezadores, e preservam a boa aparência.

 

No casamento não pode haver disparidade e inadequação de espírito e propósito.

 

As mulheres sempre conseguem resumir as coisas em poucas palavras, exceto quando estão exasperadas; então, elas encompridam, encompridam, encompridam...

 

Não adianta passar verniz para esconder o nó da madeira; quanto mais você passar verniz, mais o nó vai aparecer.

 

A poesia faz na vida o que fazem as luzes e a música no palco.10

 

Ficar recordando o passado é uma coisa vã, a menos que ele tenha alguma influência útil sobre o presente.

 

Lembre-se de como somos fortes na felicidade e de como somos fracos na tristeza.

 

Uma simples palavra sincera é tão boa quanto um discurso.

 

Constância no amor é uma coisa boa, mas isto não significa nada, e não é nada, sem constância em todo tipo de esforço.

 

Por favor, senhor, eu quero um pouco mais.

 

Você teme o mundo demais...

 

Um homem se sente feliz, se ele for o primeiro amor de uma mulher. Uma mulher é uma felizarda, se ela for o último amor de um homem.

 

Afeto irradiando de um olho; cálculo necessário [previsão] brilhando no outro.

 

Seus olhos poderão ser abertas pela experiência.

 

Mudamos de novo... E mais uma vez.11

 

Foi uma noite longa e sombria que reuniu, em mim, fantasmas de muitas esperanças, lembranças queridas, recordações de muitos, muitos erros, muitas tristezas e lamentações inúteis.

 

Vingança e gratidão exigem um longo tempo. Esta é a regra.

 

Tenha um Coração que nunca endurece.

 

Eu só sei que o que era deixou de ser.

 

Uma multidão de pessoas... E ainda a solidão!

 

Detestação do alto é a homenagem involuntária do baixo.

 

Você ainda é jovem demais para saber como o mundo muda todos os dias. Mas todos nós temos que aprender. Alguns quando são jovens; outros quando ficam velhos. E há os que aprendem em todos os momentos de suas vidas.

 

Eu sinto um desejo sincero e humilde – e continuará até que eu morra – de aumentar o estoque inofensivo de alegria.

 

Nada do que fazemos é em vão. Creio, com toda minha alma, que veremos o triunfo.

 

 

John Winston Lennon
Imagine... Nothing to kill or die for...

 

Um dia que você dedica aos outros jamais será um dia perdido para você mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se Ele não nascer dentro de ti, tua alma ficará perdida. Em vão olharás a Cruz do Gólgota, a menos que dentro de ti Ela seja novamente erguida. (Angelus Silesius, apud Max Heindel).

2. Não se deve confundir jamais Catolicismo com Cristianismo. Catolicismos são muitos; Cristianismo é um só.

3. Isto não é bem assim. Alcançar o objetivo a qualquer preço gerará compensações duríssimas. Est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum. [Horácio, Satiræ, I: 1.106]. Em todas as coisas há um meio termo; existem, afinal, limites definidos, além ou aquém dos quais não se pode manter o bem.

4. Em 1872, em alguma parte de Erewhon, Samuel Butler escreveria: Tem sido dito que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. O mesmo pode-se dizer em relação à falta de dinheiro. (apud Daniel Puglia).

5. Tudo bem, concordo. Mas há um problema: se ela nasce e morre e continua sendo o grande segredo e o mistério para si mesma.

6. Interação humano-máquina.

7. Mas ninguém tem que ficar doente por isto. Indisciplina, de vez em quando, faz muitíssimo bem à saúde. Essa coisa de sisudeza sem parar, até pra tirar meleca, é uma chatice do cacete. Eu nunca conheci um carrancudo disciplinado que conseguisse sustentar uma conversação proveitosa e/ou convincente. Até porque, quando ele chega, todo mundo foge dele, como o diabo da cruz.

8. Civilidade, aqui, deve ser entendida como cidadania. Quem nada tem, se continuar sem ter, morrerá de fome, de sede, de frio ou acabará sendo preso por invadir uma propriedade privada.

9. Restritamente, nossa família são todos os seres da Terra; irrestritamente, são todos os seres do Universo.

10. Na ciência, tentamos informar as pessoas de um modo que seja entendido por todos, alguma coisa que ninguém sabia até então. Na poesia, fazemos exatamente o oposto. (Paul Dirac). Eis que temos aqui a Poesia, a grande Poesia. Que não oferece signos nem linguagem específica, não respeita sequer os limites do idioma. Ela flui, como um rio, como o sangue nas artérias, tão espontânea que nem se sabe como foi escrita. E ao mesmo tempo tão elaborada, feito uma flor na sua perfeição minuciosa, um cristal que se arranca da terra já dentro da geometria impecável da sua lapidação. (Rachel de Queiroz). Ai as almas dos poetas/Não as entende ninguém;/São almas de violetas/Que são poetas também. (Florbela Espanca).

11. Mudaremos sempre. O Universo é mudança e movimento ininterruptos.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://moicani.over-blog.com/article-happy
-71-john-lennon-86231586.html

http://www.free-nature-animal-butterfly-
wallpaper.com/animated-butterfly.html

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/
?tag=dickens

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,
dickens-eterna-inspiracao,831508,0.htm

http://www.perthelectriciancontractors.com.au/

http://sayforward.com/tags/animated-gifs

http://plushjobs.tumblr.com/

http://www.goodreads.com/author/
quotes/239579.Charles_Dickens?page=5

http://www.goodreads.com/author/
quotes/239579.Charles_Dickens?page=4

http://www.goodreads.com/author/
quotes/239579.Charles_Dickens?page=3

http://www.goodreads.com/author/
quotes/239579.Charles_Dickens?page=2

http://www.goodreads.com/author/
quotes/239579.Charles_Dickens

http://media.partner-ad.photobucket.com/

http://mmarcelobaier.tumblr.com/
post/8317018549/saco

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/c/charles_dickens.4html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/c/charles_dickens.3html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/c/charles_dickens.2html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/c/charles_dickens.html

http://spap.fflch.usp.br/sites/spap.fflch.usp.br/
files/DLM_DANIEL.PDF

http://poemaseavessos.blogspot.com/
2010/04/charles-dickens.html

http://www.amopoesias.com/
frases-do-autor--charles_dickens.html

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos
-citacoes-de/charles-dickens

http://www.hkocher.info/
minha_pagina/dicionario/e04.htm

http://www.netmarkt.com.br/
frases/charlesdickens.html

http://miltonribeiro.opsblog.org/

http://pensador.uol.com.br/
frase/NzQ5Njk1/

http://pensador.uol.com.br/
frase/NjE5NjE3/

http://pensador.uol.com.br/
frase/NTQzOTQ5/

http://pensador.uol.com.br/
autor/charles_dickens/

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/charles-dickens/20

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/charles-dickens/10

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/charles-dickens

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/charles-dickens

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Charles_Dickens

 

Fundo musical:

Imagine
Compositores: John Winston Lennon & James Paul McCartney

Fonte:

http://electrofresh.com/midi-75517-
download-john_lennon-imagine.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.