Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Cecil A. Poole, FRC

 

 

 

 

Breve Biografia de Cecil A. Poole

 

 

 

Cecil A. Poole, FRC, nasceu no dia 11 de agosto de 1907, em Monmouth, Oregon, Estados Unidos da América. Tendo ouvido falar da AMORC, em um programa de rádio, foi pesquisar nas bibliotecas para obter informações mais concertadas a respeito da Ordem. Leu, gostou e seu Coração acreditou no que leu; pouco tempo depois, em 1930, filiou-se à Ordem Rosacruz, para jamais abandoná-la e acabar se tornando o Vice-presidente da Organização, cargo que ocupou por décadas.

 

A carreira de Cecil na AMORC foi meteórica, mas de longa e profícua duração. Tudo começou praticamente em 1934, quatro anos depois de ter sido Iniciado, quando a Ordem Rosacruz decidiu criar o corpo de conferencistas e representantes da Organização, para basicamente divulgar a história, o pensamento, a Metafísica e os propósitos Rosacruzes, particularmente nos Estados Unidos da América. Cecil se candidatou, e depois de ter sido entrevistado pelo então Supremo Secretário e posteriormente 2º Imperator para este Segundo Ciclo Iniciático, Ralph Maxwell Lewis (Sâr Validivar), FRC, (14 de fevereiro de 1904 – 12 de janeiro de 1987), passou, sempre acompanhado de sua esposa Elise Stewart Poole, na qualidade de conferencista itinerante oficial da Ordem, a viajar pelos Estados Unidos da América fazendo conferências públicas e privadas em Capítulos e Lojas para não-membros e membros da AMORC. Ralph ocupou o cargo de Imperator da AMORC por aproximadamente 48 anos, de 1939 a 1987.

 

Presentemente, Christian Bernard, (Sâr Fenix), FRC, nascido em 30 de novembro de 1951, é o atual Imperator da AMORC, tendo sido eleito para o cargo pelo Supremo Grande Conselho da AMORC em 12 de abril de 1990, para substituir o então Imperator Gary Lee Stewart, que havia sucedido Ralph Maxwell Lewis. Christian, entre 1977 e 1993, foi Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição Francesa. Antes disso, foi Grande Secretário. Ele iniciou seu trabalho na Suprema Grande Loja, em San Jose, California, em 1970.

 

Cecil, ligando-se mais tarde, à equipe administrativa da Ordem, no Parque Rosacruz, em San Jose, na California, acabou, por sua qualificação bilíngüe, sua formação em administração escolar e seus conhecimentos fiscais e comerciais, sendo nomeado Diretor da recém-criada Divisão Latino-americana. Em 12 de agosto de 1939, dez dias após a Grande Iniciação do 1º Imperator para este Segundo Ciclo Iniciático, Harvey Spencer Lewis, (Frater Profundis, Sâr Alden), FRC, (25 de novembro de 1883 – 2 de agosto de 1939), Cecil foi eleito Supremo Secretário, substituindo Ralph Maxwell Lewis, que foi unanimemente aclamado e devidamente instalado Imperator e executivo-chefe da AMORC, sucedendo seu pai que falecera.

 

 

Harvey S. Lewis
Ralph M. Lewis
Christian Bernard
Harvey S. Lewis
(Sâr Alden)
Ralph M. Lewis
(Sâr Validivar)
Christian Bernard
(Sâr
Fenix)

 

 

Por muitos anos, sob as diretrizes da Junta Diretora, Cecil exerceu cumulativamente o cargo de Supremo Tesoureiro, tendo sob sua responsabilidade as finanças e as atividades econômicas da AMORC. Posteriormente, serviu também como Vice-presidente, vindo a se aposentar em 1972, mantendo, entretanto, a vice-presidência da organização.

 

O Frater Cecil A. Poole, depois de uma longa e frutífera vida dedicada à AMORC por quase seis décadas, passou pela Grande Iniciação, aos 82 anos incompletos, no dia 16 de julho de 1989. Se todos nós, Rosacruzes da AMORC, temos um profundo sentimento de gratidão em relação a Harvey Spencer Lewis e a Ralph Maxwell Lewis, não podemos deixar de ter este mesmo sentimento com relação ao Frater Cecil. Seu devotamento à causa Rosacruz não precisa ser festejado, mas não pode ser esquecido.

 

 

 

Objetivo do Trabalho e Metodologia

 

 

 

Sempre quis fazer um trabalho sobre o pensamento místico-filosófico de Cecil, porque, muito mais do que o que ele escreveu, o que sempre me impressionou sobremaneira foi o seu doce e místico olhar. Então, agora, em 8 de março de 2008, o trabalho está sendo começado. Primordialmente, as fontes de referência são seus livros, todos citados ao final.

 

Espero que os fragmentos que garimpei em sua densa obra (que incluem citações de outras obras e de outros pensadores e filósofos transcritos por Cecil) possam servir para um instante de inspiração mística e de reflexão dialética, para Rosacruzes e para não-Rosacruzes. Como bem disse o Frater Cecil, enquanto há vida, é nossa obrigação evoluir. Entretanto, na verdade, o melhor seria ler seus livros, mas a seguir apresentarei os fragmentos mais significativos do seu pensamento, e, quem sabe, isto possa acabar se tornando um catalisador para uma pesquisa mais aprofundada. Cecil foi um desses Rosa+Cruzes que sabia o que estava dizendo, e sabia, melhor ainda, o que estava fazendo.

 

Como sempre faço ao divulgar textos como este, advirto que algumas citações foram editadas para que pudessem se adequar a este tipo de trabalho. Entretanto, o pensamento do autor não foi modificado em absolutamente nada. Alguns comentários eventuais de minha autoria aparecem entre colchetes.

 

Para esta pesquisa, examinarei as quatro obras abaixo citadas do Frater Cecil, e colocarei entre colchetes ao final de cada fragmento escolhido, para referência eventual, a sigla da obra consultada:

• Em Busca da Realidade [BR].

• Os Eternos Frutos do Conhecimento [FC].

• Misticismo, a Suprema Experiência [SE].

• Ansiedade, um Obstáculo Entre o Homem e a Felicidade [OF].

 

 

 

 

O Pensamento Místico-filosófico de
Cecil A. Poole, FRC

 

 

 

O que realmente somos pode, às vezes, ser mais importante do que aquilo que aprendemos. [BR]

 

Ao abordarmos um significado pleno da Metafísica, deveríamos compreender que é impossível formular uma teoria da verdade ou do conhecimento sem ao mesmo tempo expor uma teoria concernente à natureza da realidade e do ser. [BR]

 

O homem deve se convencer de que assim como ninguém pode morrer por ele, também ninguém pode viver por ele. [BR] [Thomas Ellis Katen, apud Cecil A. Poole].

 

Enquanto há vida, é nossa obrigação evoluir. A evolução do homem é parte de sua existência. Ela é, na verdade, o desafio da vida. [BR]

 

A paz só poderá ser alcançada através da compreensão do significado da relação que existe entre os indivíduos... Somente a compreensão de uma realidade que suplante e seja o alicerce de todas as relações poderá, sem dúvida, ser um meio de solução para a paz. [BR]

 

O corpo foi criado para ser subserviente à alma; enquanto afiges a alma pela dor do corpo, eis que situas o corpo acima dela. [BR] [A Ti Concedo, apud Cecil A. Poole].

 

 

 

 

A religião requer apenas crença para aceitar suas premissas, suas idéias, seus propósitos e mesmo sua interpretação de uma realidade básica ou da natureza do ser. A Metafísica requer razão. [BR]

 

A Metafísica pode ser [ter] uma função esclarecedora, purificadora e humanizadora para a religião. Ela pode libertar a religião dos temores, da magia, da superstição, de cosmologias e antropologias cediças [putrefatas], e torná-la um agente razoável e inteligente para o progresso espiritual e social do homem. [BR]

 

Uma das funções do intelecto do homem é procurar – e continuar essas procura – mesmo quando chegou ao que parecem ser conclusões lógicas. [BR]

 

A realidade básica é uma condição a ser buscada eternamente, e não para ser envolvida em um código conveniente com o qual um grupo de pessoas concordou. [BR]

 

A razão humana é falível. Ela é sujeita a correções. Pode estar errada, quer sua fonte esteja na Filosofia, na Metafísica, na ciência, na religião ou em qualquer outro esforço humano. [BR]

 

 

A Irracionabilidade Humana ( )

 

Se quisermos compreender a finalidade básica da vida e o verdadeiro significado de realidade, temos de reconhecer os conceitos reais que chegam à consciência do homem vindos da alma. Além disso, somos obrigados a aprender a vencer as etapas necessárias que nos permitam desenvolver nossas capacidades psíquicas, de modo que possamos recorrer a elas com eficiência [efetividade] e, com a mesma eficiência [efetividade], aplicá-las. [BR]

 

As impressões mentais e o mundo físico diferem. O importante, para nós, é a compreensão de que tudo o que sabemos se desenvolve na mente. Além disso, quer estudemos Metafísica ou cheguemos à própria compreensão de uma realidade básica, o importante é nossa percepção de que o mundo físico em que vivemos e que percebemos é aquele que se desenvolve dentro da nossa própria mente e consciência. [BR]

 

A compreensão, em nossos próprios termos, de uma realidade é a base para o estabelecimento de uma filosofia de vida. (Grifo meu). [Aqui, vale a pena retranscrever o pensamento de Thomas Ellis Katen citado por Cecil A. Poole: O homem deve se convencer de que assim como ninguém pode morrer por ele, também ninguém pode viver por ele. [BR] [Isto significa, em outras palavras, que ninguém poderá fazer o serviço que cabe a nós fazer. Ou o faremos agora ou o faremos depois; mas que o faremos, isto não há a menor dúvida.]

 

Ao experimentarmos a intuição, estamos nos aproximando do Absoluto, que não pode ser traduzido em símbolos de qualquer tipo. [BR]

 

O grande desafio – a grande mensagem da Metafísica – está em procurar, mesmo que não encontremos, a realidade básica na nossa própria busca; estudar sempre, mesmo que não cheguemos a conclusões definitivas. A culminação definitiva da Metafísica estará na percepção de que o homem é parte do Absoluto e se adapta a um plano que, neste momento, está além de nossa compreensão. [BR]

 

A Filosofia conduz o homem à compreensão. Esta conduz à experimentação, a qual, por sua vez, leva ao acúmulo de leis e príncípios que passam a ser a base da ciência. O homem aplica este conhecimento para seu benefício ou seu prejuízo, dependendo da maneira como dirige suas atividades e de sua resposta a tal informação. (Grifo meu). [FC]

 

 

Vivissecmetra

 

Alguns acreditam que o 'pecado original', por parte do homem, tenha sido sua busca de e pelo conhecimento; mas pode ter sido, em vez disso, a maneira como ele procurou o conhecimento. [FC]

 

Deus não é, num sentido teísta,1 limitado à medida de uma entidade individual. Ele é uma manifestação de Força. Independentemente de como chamemos esta Força, Deus está se expressando neste momento, pois, do contrário, o Universo não seria o que é. [FC]

 

O olho com que vejo a Deus é o mesmo com o qual Ele me vê. [FC] [Meister Eckhart, apud Cecil A. Poole].

 

A mente é capaz não só de perceber, como também é capaz de produzir percepções que são influenciadas pela formação do observador. [FC]

 

 

 

A realização, pelo homem, do ideal e do real talvez o leve até onde ele pode encontrar e viver na realidade fundamental – que se origina no Cósmico. Essa realização facultará ao homem desenvolver uma filosofia que permitirá que ele transforme o mal em bem, e que o ideal controle o real... fazendo do homem um Ser Cósmico, e não um mero ser humano. [FC]

 

Se nosso ponto de vista metafísico é materialista, o mundo dos objetos físicos constitui o mundo da realidade final, e não existe nada mais que tenha valor além das coisas materiais. Se, por outro lado, nosso ponto de vista é idealista, se estamos mais interessados na natureza do Absoluto e na existência da Beleza, da Verdade, da Virtude e da Justiça do que na natureza do mundo material, então esses conceitos criam uma vida melhor com um significado mais pleno, de tal sorte que as coisas materiais, obviamente, tomam o segundo lugar. [FC]

 

 

 

 

Quando se adquire qualquer grau de capacidade intuitiva, esta nos permite sermos guiados pela coordenação do conhecimento e das experiências que já obtivemos de qualquer fonte, seja física, seja intuitiva. A intuição, unida à razão [dianóica ou noética], nos dirigirá na aplicação do que já sabemos. Neste sentido, a intuição é coordenada com a experiência e com o conhecimento... O homem é o sujeito do conhecimento. [FC] [Com base no pensamento de Heráclito de Éfeso (540 a. C. 470 a. C.), disse Protágoras de Abdera (480 a. C. – 410 a. C.): O homem é a medida de todas as coisas; das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são.2]

 

Afirmo que Deus é a causa imanente, e não a extrínseca, de todas as coisas. [FC] [Baruch de Spinoza, apud Cecil A. Poole].

 

Os conceitos teísta e deísta3 de Deus diminuem o conceito de Deus a um nível inferior ao que deveria ser um conceito divino. [FC]

 

Não há prova da existência de uma Força Absoluta, exceto através do raciocínio do homem, baseado na observação de seu ambiente e de sua própria natureza. Por conseguinte, cada pessoa tem de chegar à sua própria interpretação, mas também precisa tentar sentir uma ligação com uma Força que lhe dá existência. Eis porque os Rosacruzes, há séculos, acreditavam e dirigiam seus pensamentos de uma Força Divina para 'o Deus da minha compreensão'. [FC]

 

Somente à medida que nós, como seres humanos, estendermos nossos conceitos de propósito para além de nossas limitações físicas (que nos cercam), é que seremos capazes de perceber com uma visão mais cósmica do que universal ou meramente pessoal. [FC]

 

Estou cada vez mais propenso a aceitar, como uma premissa fundamental, que o mal é inerente à matéria e que ele existe como uma realidade do mundo. Enquanto estivermos presos ao mundo físico, enquanto vivermos como seres humanos encarnados, seremos obrigados a lidar com a solução do problema do mal porque ele está sempre presente. Ele nos rodeia no ambiente de que somos parte... O bem e o mal são problemas da existência humana. Absorver um e evitar o outro é um dos propósitos da vida. Possivelmente, outro propósito da vida é adquirir experiência suficiente para aprender como usar o bem e minimizar o mal. [FC]

 

No sentido mais estrito, uma experiência mística implica em uma unidade da consciência mortal com a mente Divina e Cósmica, por diferentes períodos de tempo. [FC] [Ralph M. Lewis, apud Cecil A. Poole].

 

A Filosofia Rosacruz é uma filosofia de vida – a filosofia de vida que a pessoa inteligente desenvolve através de seu estudo, de sua contemplação e de sua meditação. Isto é bem ilustrado pelo fato de que não há dois Rosacruzes que endossem, em pormenores, um credo, uma crença ou um dogma fundamental, tal como tem sido freqüentemente expressados nas religiões. [FC]

 

Cada pessoa que se omite em contribuir nos campos do misticismo, da ciência e da arte, ainda que de modo insignificante, fracassou em viver na mesma proporção. Portanto, cada geração que passa tem a obrigação [espiritual] de contribuir para o conhecimento representado nesses três campos, tanto quanto a presente geração se beneficia da herança vinda do passado. [FC] [Hoje, nós só podemos ser Rosacruzes porque houve, no passado, Rosacruzes bem-aventurados que nos deixaram suas heranças. Por isto, ao concluir a Breve Biografia de Cecil A. Poole, eu escrevi: Se todos nós, Rosacruzes da AMORC, temos um profundo sentimento de gratidão em relação a Harvey Spencer Lewis e a Ralph Maxwell Lewis, não podemos deixar de ter este mesmo sentimento com relação ao Frater Cecil. Rosacruz-caramujo pode ser tudo, menos Rosacruz. Aproveito esta oportunidade para fazer referência ao singular e gigantesco trabalho de divulgação e de conscientização promovido pela Ordo Svmmvm Bonvm.]

 

O futuro não existe. Nem mesmo o Infinito pode conhecer o que ainda não existe. Em nosso desejo de saber mais sobre o futuro, do que sobre o presente ou o passado, vamos nos colocando à beira de uma típica filosofia materialista. [SE]

 

O Misticismo é aquela disciplina que torna possível alcançar e compreender a fonte do conhecimento que está além dos limites do mundo material. Esta capacidade potencial ultrapassa uma fonte de conhecimentos limitada aos cinco sentidos físicos e ao mundo material que constitui o nosso corpo... O Misticismo é uma doutrina na qual o conhecimento da realidade, da verdade [relativa] ou de Deus (ou o Bem Supremo, qualquer que seja ele) é alcançado pela experiência direta e pessoal... O estado de consciência mística não sobrevém, necessariamente, pela associação a qualquer religião. Trata-se, antes, de um estado de consciência que existe [ou que poderá vir a existir] independentemente de qualquer sistema de pensamento religioso. [SE]

 

O Universo é a manifestação de uma Unidade, e, portanto, todas as aparentes diferenças ou separações de estados, tais como as existentes entre mente e corpo, entre uma mente e outra, entre a vida e sua Fonte, entre aparência e realidade, são completamente ilusórias. [SE]

 

 

 

Em algum lugar do mundo, há derrota para todos. Alguns são destruídos pela derrota; outros são apequenados e amesquinhados pela vitória. A grandeza vive naquele que triunfa igualmente sobre a derrota e sobre a vitória. [OF] [Frase atribuída pelo escritor estadunidense e Prêmio Nobel em Literatura de 1962 John Steinbeck ao feiticeiro Merlin, apud Cecil A. Poole].

 

Uma pessoa que se preocupa dirige grande parte de sua energia pata o processo de preocupação. E, o que talvez seja mais importante, quando a mente está ocupada por uma preocupação, a pessoa é incapaz de dirigir sua atenção [e sua energia] para atividades mais construtivas. [OF]

 

Não é preciso temer o amanhã. Temos de viver o melhor que pudermos o dia de hoje, e o futuro, seja qual for e onde quer que seja, será melhor se não formos escravos dele para nos preocuparmos agora. [OF]

 

Cada ser humano deveria desenvolver uma consciência de que estamos procurando nos dirigir para um estado de perfeição [relativa], no qual a dor e a angústia não mais serão forças que tenhamos de enfrentar, mas, simplesmente, remanescentes de uma experiência física que não precisará mais ser sofrida quando alcançarmos uma compreensão [relativamente] plena do Infinito. [OF]

 

O desenvolvimento da consciência da alma, do eu real interior, é um importante passo para nos readaptarmos mentalmente, de modo a superarmos, até certo ponto, a sensação de desespero que, muitas vezes, associamos à solidão. [OF]

 

Tecendo o padrão espiritual da nossa vida, desenvolvendo as capacidades do eu interior, tomamos uma posição de força para enfrentar os fatos materiais do Universo e o futuro, independente do que este possa oferecer. Não precisamos carregar conosco as ansiedades do momento ou do futuro, como um fardo constante que impede o progresso do presente. [OF]

 

A religião é um fenômeno complexo, principalmente porque o homem assim a torna. Em seus princípios fundamentais, ela é simples, e pode ser reduzida a um elemento básico: o prazer interior da percepção de Deus. [OF] [O prazer interior da percepção do Deus de nossos Corações. AMeN.]

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 10 de março de 2008.

 

 

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Notas:

1. Teísmo = doutrina comum a religiões monoteístas e a sistemas filosóficos freqüentemente inclinados ao fideísmo*, caracterizada por afirmar a existência de um único Deus, de caráter pessoal e transcendente, soberano do Universo e em intercâmbio com a criatura humana.

* Doutrina teológica que, desprezando a razão, preconiza a existência de verdades absolutas fundamentadas na revelação e na fé.

2. Assim como Sócrates (470 a. C. – 399 a. C.), Protágoras foi acusado de ateísmo (tendo inclusive livros seus queimados em praça pública), motivo pelo qual fugiu de Atenas, estabelecendo-se na Sicília, onde morreu aos setenta anos. A máxima protagórica citada pode significar que as coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo, o que contraria, por exemplo, o projeto socrático de chegar ao conceito absoluto de cada coisa.

3. O deísmo é a doutrina que considera a razão como a única via capaz de assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, a idéia de revelação divina e o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada. O deísmo, portanto, pretende enfrentar a questão da existência de Deus através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação direta, a fé ou a tradição. E assim, os deístas preferem guiar suas opções éticas pela consciência e pela reflexão racional, ao invés de aceitarem as opções ditadas pelos livros sagrados ou pelas autoridades religiosas. O deísmo difundiu-se principalmente entre os filósofos enciclopedistas e foi o precursor do ateísmo moderno.

 

Bibliografia:

LEWIS, H. Spencer (FRC). Manual Rosacruz. Biblioteca Rosacruz, volume especial. 6ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

O ROSACRUZ. Ordem Rosacruz - AMORC. Grande Loja do Brasil. Curitiba, Paraná, Brasil, abr. 1984.

_____. Ordem Rosacruz - AMORC. Grande Loja do Brasil. Curitiba, Paraná, Brasil, jul/ago. 1984.

_____. Ordem Rosacruz - AMORC. Grande Loja do Brasil. Curitiba, Paraná, Brasil, set/out. 1989.

POOLE, Cecil A. (FRC). Os eternos frutos do conhecimento. Biblioteca Rosacruz, volume XXIV. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1979.

_____. Ansiedade, um obstáculo entre o homem e a felicidade. Biblioteca Rosacruz, volume XXV. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1979.

_____. Em busca da realidade. Biblioteca Rosacruz, volume XXXII. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1981.

_____. Misticismo, a suprema experiência. Biblioteca Rosacruz, volume XXXV. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1983.

 

Observação:

A animação em flash Vivissecmetra foi produzida a partir de uma fotografia digital e de um GIF animado que, por empréstimo, recolhi na Internet. Seus autores, portanto, obviamente, mantêm todos os direitos autorais sobre os mesmos. Os endereços eletrônicos são:

http://www.terra.com.br/planetanaweb/flash/
reconectando/plantasebichos/etica03.htm

http://www.bidslammer.com/
help/help/bid_groups.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/
wiki/De%C3%ADsmo

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Her%C3%A1clito_de_%C3%89feso

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Prot%C3%A1goras_de_Abdera

http://pt.wikipedia.org/
wiki/S%C3%B3crates