SOBRE A [IM]PERFEIÇÃO I

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Marilyn Monroe

 

 

A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo do que absolutamente chato.

 

Marilyn Monroe

 

O sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal.

 

Allan Kardec

 

Adoramos a perfeição porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano porque o humano é imperfeito.

 

Fernando Pessoa

 

Nasce o ideal da nossa consciência da imperfeição da vida. Tantos, portanto, serão os ideais possíveis, quantos forem os modos por que é possível ter a vida por imperfeita. A cada modo de a ter por imperfeita corresponderá, por contraste e semelhança, um conceito de perfeição. É a esse conceito de perfeição que se dá o nome de ideal.

 

Fernando Pessoa

 

O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.

 

Aristóteles

 

O abuso da graça é afetação. O abuso do sublime é absurdo. Toda perfeição é um defeito.

 

Voltaire

 

Nada realizaríamos se esperássemos até fazê-lo com tanta perfeição que ninguém lhe achasse defeito.

 

John Henry Newman

 

Claro que devemos tentar atingir a perfeição, desde que tenhamos na mente que ela é inatingível.

 

Aldo Novak

 

Quando se quer levar a virtude até seus extremos, de um lado e de outro, surgem vícios que nela se insinuam insensivelmente, em suas rotas insensíveis, do lado pequeno do infinito; e multidões de vícios se apresentam do lado grande do infinito, de modo que nos perdemos nos vícios e não vemos mais a virtude. Cai-se na armadilha da própria perfeição.

 

Blaise Pascal

 

Não é o perfeito, mas o imperfeito que precisa de amor.

 

Oscar Wilde

 

A imperfeição é a causa necessária da variedade nos indivíduos da mesma espécie. O perfeito é sempre idêntico e não admite diferenças por excesso ou por defeito.

 

Marquês de Maricá

 

O perdão é algo simples para o ser humano. É só te olhares no espelho e verás que não és perfeito. Então, como condenarás a imperfeição do teu próximo?

 

Ivan Luiz Valente da Silva

 

Sei que não sou perfeito, mas isto não me impede de lutar contra a imperfeição.

 

Bill Szilagyi

 

O amor está interligado na irracionalidade do ser. Somos nutridos na imperfeição, e somente os não-covardes, possuem a capacidade para sentir todo este sentimento pleno que move nações. Não é possível amar sem sofrer.

 

Edilmar Lima

 

A virtude se subdivide em quatro aspectos: refrear os desejos, dominar o medo, tomar as decisões adequadas e dar a cada um o que lhe é devido. Concebemos assim as noções de temperança, de coragem, de prudência e de justiça, cada qual comportando os seus deveres específicos. A partir de quê, então, concebemos nós a virtude? O que ela nos revela é a ordem por ela própria estabelecida, o decoro, a firmeza de princípios, a total harmonia de todos os seus atos, a grandeza que a eleva acima de todas as contingências. A partir daqui, concebemos o ideal de uma vida feliz, fluindo segundo um curso inalterável, com total domínio sobre si mesma. E como este ideal aparece aos nossos olhos? Vou lhe dizer: o homem perfeito, possuidor da virtude, nunca se queixa da fortuna, nunca aceita os acontecimentos de mau humor, pelo contrário, convicto de ser um cidadão do Universo, um soldado pronto a tudo, aceita as dificuldades como uma missão que lhes é confiada. Não se revolta ante as desgraças como se elas fossem um mal originado pelo azar, mas, como uma tarefa de que ele é encarregado. «Suceda o que suceder» — diz ele — «o caso é comigo; por muito áspera e dura que seja a situação, tenho de dar o meu melhor!» Forçosamente, temos que julgar um grande homem aquele que nunca se queixa dos seus males nem se lamenta do destino! Tal homem dá a conhecer a muitos outros a massa de que é feito, brilha tal como um archote no meio das trevas, atrai para junto de si todas as almas, dada a sua impassível tranqüilidade, a sua completa equanimidade para com o divino e o humano. Tal homem possui uma alma perfeita, levada ao máximo das suas potencialidades, tal que, acima dela, nada há senão a Inteligência Divina – uma parte da qual, aliás, transitou até este peito mortal. E nada há de mais divino para o homem do que meditar na sua mortalidade, e se conscientizar de que o homem nasce para, ao fim de algum tempo, deixar esta vida, perceber que o nosso corpo não é uma morada fixa, mas uma estalagem onde só se pode permanecer por breve tempo, uma estalagem de que é preciso sair quando percebemos que estamos a ser pesados ao estalajadeiro.

 

Sêneca

 

Fontes:

http://www.citador.pt/textos/conceitos
-de-perfeicao-fernando-pessoa

http://pt.wikiquote.org/wiki/Perfei%
C3%A7%C3%A3o

http://www.citador.pt/textos/o-homem
-perfeito-lucius-annaeus-seneca

http://pensador.uol.com.br/
frases_sobre_imperfeicao/

 

 

 

 

Imperfeição?

 

 

 

De [im]perfeição em [im]perfeição

– para a inalcançável perfeição –

todos nós peregrinamos,

 

Sim, perfeição inalcançável,

porque, se ela fosse viável,

nos tornaríamos imóveis.

E somos todos locomóveis!

 

Por que ficar angurriento?

São a muda e o movimento

 

Logo, quem embolorece

só multiplica seu distress

 

 

 

— Ai! Quero avançar para a Santa Vida!

 

 

Música de fundo:

What Now My Love
Composição: Gilbert Bécaud & Pierre Delanoë (versão para o inglês: Carl Sigman)
Interpretação: Aretha Franklin & Frank Sinatra

Fonte:

http://searchmp3.mobi/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.rew-online.com/

http://netanimations.net/Moving_Animated_Skeletons
_Skulls_Bones_Skeleta_Body_Part_Animationss.htm

http://pixelnoizz.wordpress.com/tag/animated-gif/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.