MENTALISMO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra Mentalismo (em muitos casos editados, pois o texto que consultei está em espanhol) de autoria de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), médico, ocultista e rosacruz de origem alemã, mas que viveu muitos anos no México. Krumm-Heller fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) – uma tradicional Ordem Iniciática Rosacruz que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil.

 

Se você estiver interessado em ler a obra integral de Krumm-Heller, poderá lê-la ou baixá-la AQUI.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

 

 

Lei que rege a força pensante: pensamentos semelhantes se atraem; pensamentos contrários se repelem.

 

O  otimista triunfa. O pessimista, em virtude de sua neurastenia, fabrica sua miséria e molda seu infortúnio. A coisa é assim: o segredo do sucesso radica no próprio homem e em sua personalidade interna. Em uma palavra: o sucesso é diretamente proporcional ao magnetismo pessoal [e ao esforço empenhado para alcançá-lo].

 

A Magia – ciência tão bonita quanto difícil nada mais é do que a manifestação da força vontade.

 

Os sofrimentos humanos, geralmente, derivam de um conflito entre a intensidade da esperança e a dureza da prova necessária para o sucesso (chamado vitória).

 

Existem poderes latentes, que, por suas manifestações, têm sido considerados mistérios extraordinárias, ou seja, superam em extensão e em potência o que é categorizado como faculdades comuns ordinárias.

 

 

 

 

Todavia, acreditar na possibilidade de um [inexistente] poder sobrenatural é ignorar a potência e a diversidade das forças criativas – cujas leis imutáveis nos são a todo instante e diariamente reveladas.1

 

Como é possível que alguém acredite em sorte ou em azar? Sorte e azar, se existissem, desconsiderariam, violariam e desatenderiam as Leis que regem o Universo.

 

Os Ocultistas [Iniciados] são seres-no-mundo que – por meio de pacientes observações, minuciosas experiências e raciocínio lógico – compreenderam e dominaram a Natureza, adaptando-a e aperfeiçoando-a para o Trabalho Místico que se impõe, com uma alavanca interior chamada Vontade. A Vontade é a base do otimismo.

 

Todas as forças, todas as atitudes e todas as manifestações do homem não são absolutas, mas relativas. E assim, se o homem pensa, é porque há uma Mente Universal, se o homem quer, é porque há uma Vontade Cósmica, se o homem ama é porque há um Amor Universal que se manifesta nele e, se ele odeia, é porque há forças odientas que circulam no Universo.2

 

Triângulo da vida: o aparelho digestivo – que elabora a matéria, o peito – que proporciona a vida e a cabeça – que fornece inteligência. No aparelho digestivo, encontra-se o domínio da sensação e o reino do instinto; no peito, operam os sentimentos e as paixões; e, na cabeça, na parte posterior-inferior, está localizado o campo da inteligência e da inspiração passiva. Acima de tudo, está o cérebro, com os servidores dos cinco sentidos, os órgãos de expressão e as portas de entrada de tudo o que circula no organismo – o centro sublimador e tonificador de todas as forças orgânicas e os domínios da vontade e da inteligência ativa.

 

Aparelho digestivo —› Desejo.

 

Peito —› Sentimento.

 

Cerebelo —› Imaginação ou Força Pensante.

 

Cérebro —› Razão, Inteligência, Memória, Julgamento e Reflexão.

 

Desejo + Sentimento + Imaginação ou Força Pensante + Razão + Inteligência + Memória + Julgamento + Reflexão = Qualidade Mental do Homem.

 

A vontade humana é um reflexo da Vontade Universal.3

 

A nossa substância mental, geralmente, se encontra em estado caótico. Discipliná-la é necessário, controlá-la é preciso, e, para isto, temos a vontade. Todavia, esta vontade, por sua vez, também carece de disciplina, mas em menor grau do que a substância mental. Ela, a vontade humana, não tem nenhum fator extraordinário de disciplina além da Vontade Universal. É por isto que as Sociedades Iniciáticas [autênticas] oferecem vários exercícios e métodos, com os quais é possível ser alcançado o domínio de si mesmo, com o qual não só se atinge a disciplina, mas, paralelamente, é desenvolvido um aumento relativo da volição, de tal sorte que a vontade acabe por se desatrelar das influências coercitivas materiais.

 

Todos os eventos da vida cotidiana não são mais do que obra dos nossos pensamentos, que, regidos por leis particulares, produzem resultados específicos.

 

 

Na aura humana, tomam forma os pensamentos, que vêm a constituir uma espécie de corpo mental, o qual projeta no exterior uma porção vibrante de si mesmo, adquirindo uma forma determinada, de acordo com a natureza das vibrações dos pensamentos projetados.

 

 

 

Há três princípios gerais que regem a produção de todas as formas de pensamento, quais sejam: 1º) a causalidade dos pensamentos determina a cor da aura; 2º) a natureza dos pensamentos determina a forma; e 3º) a precisão dos pensamentos delineia os contornos.

 

Em geral, o pensamento isolado de uma só pessoa é débil. Mas, se associarmos o nosso pensamento com os pensamentos de 10, de 1000 ou de 2.000 pessoas, serão formados torvelinhos de forças mentais de grande potência.

 

Um pensamento poderá continuar a afetar, a impressionar, a comover e a sensibilizar depois de ter desaparecido do cérebro que o produziu.4 Todos os lugares estão saturados com pensamentos de ausentes e de mortos.

 

Os pensamentos são vibrações que emanam da Mente Universal, recolhidos e modulados no cérebro, e que se propagam através do espaço como ondas, da mesma forma como se propaga o som e se difunde a luz, e que, às vezes, adquirem formas bem definidas.

 

 

Experimento de Chladni5 (Modificado)

 

 

Primeiro foi a Vontade, depois, veio o Pensamento. Sempre a primeira domina o segundo.

 

Sabendo invocar a Vontade Universal, nada é impossível; tudo poderá ser alcançado por meio Dela.

 

Certamente que pensamos com o cérebro, mas não é o cérebro 'per se' que pensa. A mente é um receptor da Força Universal, que A transforma e A dinamiza em força nervosa.

 

Só a partir do conhecido poderemos chegar a compreender o desconhecido.

 

O Conhecimento [perceptível6] começou quando o Caos se transformou em Kosmos.

 

 

Caos —› DNA

 

De Deus, nada poderemos saber até que Ele se manifeste em nós.

 

A Força Vital, decompondo-se e adaptando-se às múltiplas funções a que é sujeita pela vontade, é o árbitro do destino do homem.

 

Tudo o que nos acontece é obra do nosso ego. Portanto, ninguém tem o direito de se queixar.7

 

Os pensamentos têm como matéria-prima as forças sutis universais, que, intensados e transformados, primeiro em forças nervosas ou ódicas,8 adquirem poder e forma, e, em conseqüência disto, passam a atuar em um ou em outro sentido.

 

As formas de pensamento circulam no espaço, sendo atraídas e repelidas por correntes mentais similares ou opostas. E assim, por exemplo, um novelista poderá conceber um drama de ficção ou formar em sua mente um crime horrível. Uma circunstância qualquer poderá projetar esta imagem do cérebro do escritor e penetrar insensivelmente no cérebro de um malvado, e este poderá irresponsavelmente executar o crime mais horrível, sem saber a origem do que provocou a sua fúria.9

 

A música é a arte mais divina dos deuses.

 

Tudo o que fazemos, se forma primeiro no mundo astral e, depois, é realizado no plano material.

 

É necessário pensar plasticamente. Quanto mais realista for a visão interior da coisa, quanto mais intenso for o desejo de que a coisa tenha existência concreta, mais celeremente a coisa será realizada. [Foi assim, por exemplo, que a primeira bomba nuclear – Little Boy – foi fabricada e, depois, largada pelo Enola Gay e explodida sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em uma segunda-feira, no dia 6 de agosto de 1945. Aproximadamente 140.000 pessoas foram mortas e feridas imediatamente. Após a explosão, devido à radiação, um número maior de pessoas foi morrendo de câncer. Também muitas mães grávidas perderam os seus filhos e, em outros casos, muitas crianças nasceram com más-formações. Depois, em 9 de agosto de 1945, foi a vez de o Fat Man destruir Nagazaki. Mortos + feridos = 65.000. Milhares morreram nos anos posteriores ao ataque devido à doenças causadas pela elevadíssima radiação de fundo remanescente. Os mentores e os executores deste genocídio/fratricídio só merecem um qualificativo: filhos-da-puta.]

 

 

Explosão nuclear em Hiroshima

 

 

Apesar das aparentes desigualdades, tudo tende a se harmonizar no Universo.

 

A Vida, em seu princípio íntimo, e Deus são sinônimos.

 

O Princípio, em si, não muda; apenas mudam as suas manifestações.10

 

A Vontade é a causalidade dos seres viventes. [Immanuel Kant (1724 – 1804), apud Krumm-Heller].

 

A força atrai a força, o amor atrai o amor, a vida atrai a vida, a saúde atrai a saúde. Esta é uma Lei da Natureza.

 

Tudo o que é pensado plasticamente se realiza.

 

 

De tanto pensar plasticamente,
estou ficando meio assim!

 

 

A religião faz um verdadeiro culto de ódio ao pecado,11 muito ao contrário do que esparramou o Grande Nazareno, que nunca condenou nem sabia recriminar.

 

 

 

Ontem...

 

 

 

Antontem, eu quis,

mas, tive medinho.

Fiquei tão sozinho,

e pintou tudo gris.

 

Hoje, não espero;

eu faço acontecer.

É não ao não-ser;

chega de lero-lero.

 

Amanhã é agora;

agora é agorinha.

Não há agostinha?

A fome não chora!

 

Impossível não há;

só há incompetência.

Ué! Complacência?

A LLuz não se fará!

 

Ou se compreende

ou, então, nada feito,

malgrado, a despeito,

de se bailar o uende.

 

 

 

Uende Estilizado

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. É exatamente disto – acreditar na possibilidade de um poder sobrenatural que nasce e prolifica a crença em deuses, demônios e milagres. Não há poderes sobrenaturais; todos os poderes são naturais. Crer em deuses, demônios e milagres é o tributo que a ignorância paga por ser ignorante, gostar de ser ignorante e permanecer ignorante.

 

 

2. No Universo, tudo é relativo. Apenas o Universo é absoluto. Aquilo que é incorretamente chamado de sorte ou de azar nada mais é do que a ação e a reação (causa e efeito) que põem em funcionamento leis geralmente desconhecidas pela pessoa comum. Pelo Conhecimento (mentalismo concertado), poderemos, digamos assim, transformar o azar em sorte e a sorte em mais sorte. Mas, tudo isto deriva de uma única vertente: compreensão – que proporciona o domínio da vida.

3. Assim, se é fato que a vontade humana é um reflexo da Vontade Universal, se deixarmos refletir em nós a antivontade, como é comum acontecer, estaremos, progressivamente nos tornando inocentes úteis e boçais servidores dos Irmãos das Sombras, que adoram que a antivontade prevaleça.

4. É por isto que os deuses (e os demônios) criados pelas mentes de muitos homens, mesmo depois de serem abandonados e/ou substituídos por outros, continuam, por um certo tempo, mais ou menos longo, a influir nas escolhas e nos destinos, por assim dizer, da Humanidade. Tenhamos em mente que qualquer forma-pensamento, de certa maneira, acaba por ter consciência e vida própria, digamos assim. Por isto, é importantíssima a revisitação noturna diária do que foi praticado e posto em ação durante o dia que passou, quando, além de nos propormos sinceramente a corrigir os equívocos praticados (por pensamentos, palavras e ações), devemos dissolver mentalmente as escórias desprezíveis que engendramos. Ou isto ou devagarinho, quase parando! Há muito tempo, eu adquiri o hábito de imediatamente dissolver minhas escorregadelas, ainda que eu tenha certeza de que se passam dias inteiros e seguidos nos quais eu não cometo nenhuma falha moral, nenhum desvio de conduta e nenhum deixapralá ou adiamento do dever. Mas, isto também não representa tanta vantagem assim; estou aposentado e quase não saio de casa.

5. Ernst Florenz Friedrich Chladni (1756 – 1827) foi um físico alemão. Por seu trabalho sobre as vibrações e o cálculo da velocidade do som para diferentes gases, é considerado o fundador da Acústica. Os padrões geométricos formados em uma fina camada de areia (como pitorescamente mostra esta animação), depositada sobre uma placa de vidro ou de metal, vibrando em freqüências diferentes, são chamados Figuras Sonoras de Chladni. Para ver a formação das Figuras Sonoras de Chladni, por favor, visite a Página da Internet (não deixe de ver isto):

http://www.youtube.com/watch?v=ehhQsQraAho

Abaixo estão algumas Figuras Sonoras de Chladni, que mostram padrões formados por areia colocada sobre uma placa metálica quadrada ao ser submetida a vibrações, e nos dão uma idéia aproximada do que são as formas de pensamento (formas-pensamento). Segundo a Teosofia, as formas-pensamento são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características engendradas, de acordo com a natureza do pensamento. Deste ponto de vista, encarnados e desencarnados podem criar formas-pensamento, com características boas ou ruins, positivas ou negativas, criativas ou destrutivas. As formas-pensamento são criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, produzindo formas que correspondem à natureza do pensamento gerado (bom ou mau). Charles Webster Leadbeater (1847 – 1934), em seu livro Compêndio de Teosofia, ensina: Quando um homem dirige o pensamento para um objeto concreto, uma caneta, uma casa, um livro ou uma paisagem, forma-se, na parte superior de seu corpo mental, uma pequena imagem do objeto, que flutua em frente ao seu rosto, no nível dos olhos. Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre o objeto, a imagem irá permanecer, e persistirá mesmo algum tempo depois. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza [força] do pensamento. Além disto, esta imagem é inteiramente real, e poderá ser vista por aqueles que tenham desenvolvido suficientemente a visão de seu próprio corpo mental. Do mesmo modo como ocorre com os objetos, quando pensamos em um dos nossos semelhantes, criamos em nosso corpo mental o seu retrato miniaturizado. Quando o nosso pensamento é puramente contemplativo e não encerra um determinado sentimento – como a afeição, a inveja ou a avareza, e nem um determinado desejo, como, por exemplo, o desejo de ver a pessoa em quem pensamos ele não possui energia suficiente para afetar sensivelmente esta pessoa. (Grifo meu). Seja como for, o fato concreto é que os pensamentos altruístas e benévolos, egoístas e malévolos, ou seja, os pensamentos de qualquer espécie, vagueiam pela vizinhança daqueles que os emitem. Devemos ter sempre em conta que antes da palavra e da ação opera o pensamento. Por isto, tenho dito e insistido: somos responsáveis por tudo! E, como decorrência disto, se somos responsáveis por tudo, compensaremos tudo. Sem exceção.

 

Acústica de Chladni

Acústica de Chladni

 

6. Por que adicionei a palavra perceptível à esta sentença? Simplesmente porque, se o Universo, desde sempre, foi e continuará sendo para sempre o que sempre foi, o Conhecimento (ShOPhIa) sempre existiu, digamos, por assim dizer, in potentia; não foi criado nem poderá ser destruído. Na realidade, o Conhecimento só se fará perceptível para o ente, redundância à parte, se e quando ele puder percebê-Lo. E isto só acontecerá quando o ente, transdisciplinarmente, perceber a Unidade do Conhecimento, que, segundo afirmou o físico teórico e um ardoroso defensor da reconciliação transdisciplinar entre a ciência e as humanidades Basarab Nicolescu (25 de março de 1942 – ) em O Manifesto da Transdisciplinaridade, diz respeito àquilo que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. É por este motivo, também, que tenho afirmado que só a Compreensão Liberta. E, se isto é assim, até bula de remédio é educativa!

7. Repetindo: somos responsáveis por tudo!

8. O criador do conceito de força ódica – princípio vital que envolve e liga todos os seres vivos – foi o industrial, metalurgista, químico, naturalista e filósofo alemão Karl Ludwig Freiherr von Reichenbach (1788 – 1869), ainda que seja mais conhecido pelas descobertas do querosene (destilado do petróleo que contém hidrocarbonetos na faixa de 10 a 16 átomos de carbono), da parafina (mistura de hidrocarbonetos saturados sólidos usada na fabricação de velas, fósforos, têxteis, impermeabilização de papel, isolamento elétrico etc.) e do fenol antisséptico (usado nos colutórios modernos).

9. É por isto que, mutatis mutandis, mas nem tanto, tenho dito que, para os fracos, para os incultos e para os mentalmente desequilibrados a televisão e o cinema são malfadadas escolas do crime. Tudo é imitado, e, geralmente, para pior. No mínimo, as pessoas pobres e sem expectativa de não passar da cepa torta (continuar a viver mal, sempre com dificuldades; não melhorar de situação; não progredir) padecem ante a impossibilidade de conquistar as riquezas ilusórias e os luxos extravagantes mostrados nas novelas e nos filmes. Mas, a coisa não acaba aí, porque, usualmente, as pessoas, como eu disse acima, podendo, tendem a imitar o que admiram, e, imitando, se despersonalizam, esquecendo suas individualidades como seres viventes (ainda que sejamos todos um). Ninguém vencerá etapas, progredirá ou ascensionará imitando quem quer que seja. Nem imitando Jesus, o Cristo, iremos a parte alguma; precisamos aprender a construir nosso caráter e nossa personalidade por esforço pessoal. Podemos e devemos, sim, nos inspirar (que é diferente de imitar) em Jesus ou em um outro Mestre Ascenso, mas, imitá-Los não levará ninguém a lugar algum, até porque toda imitação é imperfeita, defeituosa e inócua. Quem é capaz de dar a outra face? Quem é capaz de topar uma crucificaçãozinha? Quem é capaz de amar um inimigo figadal? Quem é capaz de, de repente, abandonar tudo? Quem é capaz de não ceder a uma tentaçãozinha de merda? Quem é capaz de nunca atirar a primeira pedra? Quanto a isto, poderemos até não atirar a primeira pedra, mas, se bobear, de vez em quando, estamos nós a criticar e a condenar os outros. O fato inconteste é que precisamos parar de copiar os outros. Cópia não casa com liberdade.

10. Isto é equivalente ao que tenho dito e repetido: o Universo, desde sempre, é um. Não foi e nem será; é. E é e será o que sempre foi porque não pode deixar de ser o que é, ainda que, basicamente, seja caracterizado pela mudança e pelo movimento.

11. Assim é. Ao invés de odiarmos os nossos pecados, deveríamos aprender com eles, pois os nossos pecados são os nossos melhores professores. E mais: quem nunca pecou, como poderá se santificar? Lembre-se de Santo Agostinho de Hipona (354 – 430), que corajosamente disse: — Senhor, dai-me a castidade e a continência... Mas não agora! Pense nisto: o que adiantam a castidade e a continência, se não há compreensão? A tentativa puramente fideísta de alcançar a castidade e a continência sem compreensão, por medo ou pelo que seja, só leva a pensamentos voluptuosos, a sonhos sacanocráticos e à masturbação (que não é pecado, mas atrapalha). Enfim, a castidade e a continência são espirituais, não físicas.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fat_Man

http://loy.wikia.com/wiki/File:Goblin.gif

http://www.supergama.com.br/idosos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Little_Boy

http://netanimations.net/moving_animated
_fire_explosion_animations.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiss%C3%A3o_nuclear

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Reichenbach

http://augustohernandez.blogtok.com/blog/9373//

http://ruipaz.pro.br/textos/transdisciplinaridade.pdf

http://www.stephenking.com/forums/showthread.php
/4831-The-Official-Animated-GIF-thread!!!/page81

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Forma-pensamento

http://es.wikipedia.org/wiki/
Figuras_de_Chladni

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Ernst_Chladni

http://www.loni.ucla.edu/~thompson/
DEVEL/dynamic.html

http://2damnfunny.com/funny-pictures/aweso
me/awesome-circle-motions-in-animated-gif/

http://brainmind.com/TemporalLobe.html

http://www.4shared.com/

 

 

Música de fundo:

Quizas, Quizas, Quizas
Composição: Osvaldo Farrés
Interpretação: Nat King Cole

Fonte:

http://www.4shared.com/get/NmQLA6UK/
nat_king_cole_-_quizas_quizas_.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.