A IGREJA GNÓSTICA

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra A Igreja Gnóstica (em alguns casos editados) de autoria de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), médico, ocultista e rosacruz de origem alemã, mas que viveu muitos anos no México. Krumm-Heller fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) – uma tradicional Ordem Iniciática Rosacruz que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil.

 

Mais uma vez, insisto: por favor, não leia os excertos abaixo romanescamente, digamos assim. Medite espiritualmente sobre cada fragmento lido, e tente, internamente, extrair algo mais do que o próprio fragmento ofereceu. Há coisas que podem ser explicitadas sem qualquer ambigüidade ou obscuridade; outras, cada um deverá descobrir por si. Na verdade, os fragmentos que você lerá a seguir são Chaves... que abrem a mesma Porta! Enfim, se você estiver interessado em ler a obra integral de Krumm-Heller, poderá lê-la ou baixá-la AQUI.

 

 

 

Fragmentos Escolhidos

 

 

 

Que se avance… Avance…

 

A Igreja Gnóstica é a Igreja de Cristo, a que pregou Jesus, o Divino Rabi da Galiléia, com todos os seus Sagrados Mistérios Iniciáticos. É a Igreja da Redenção, a primitiva Igreja Cristã que sofreu todos os combates do sectarismo católico, Catolicismo que adaptou sua doutrina aos seus fins e interesses egoístas. A Igreja Gnóstica possui as mais santas revelações, as interpreta e dá a conhecer a Verdade na sua mais cristalina pureza e sem máculas. A doutrina da Igreja Gnóstica é Ciência e Religião ao mesmo tempo. Como Ciência, remonta a algo superior, supremo, ilimitado, ultracientifico, que está muito acima dos baixos conhecimentos vulgares, para que possa encarnar o Saber por Excelência. E como Religião procura que o Homem, suprema hierarquia humana, vá despertando em si mesmo os poderes divinos que lhe são peculiares, para alcançar, um dia, a Santa União com a Causa Primeira, que é a sua gênese. Dentro deste dualismo, tem-se em atenção o princípio latino que diz: Primum intelligere, deinde credere. Primeiro entender, depois acreditar.

 

Pistis ShOPhIa Suprema Verdade Iniciática Poder Ciência Teurgia Magia Branca.

 

Salvação Salvação do Eu.

 

Oração (editada) que os Sete Rishis Sagrados1 ensinavam aos seus discípulos: Tu, Ego Solar... penetra em mim, ilumina-me e faz-me progredir, porque sem ti, Logos Solar, nada pode ter existência…

 

Na Idade Média, quando o Sacerdote lia a parte do Evangelho que diz 'Eu-sou o Pão da Vida', olhava o solo; depois, quando dizia 'Eu-sou a Luz da Vida', olhava para cima, por fim, quando falava 'Eu-sou a Porta', olhava em frente.

 

Todo Gnóstico deve ser como um Rei e um Sacerdote.2

 

Nunca um problema humano é igual em duas pessoas diferentes, tal como não existem dois rostos iguais. Assim, para cada ser humano, os problemas requerem soluções diferentes.3

 

Nossa Verdadeira Morada é o Mundo Espiritual.

 

O Cristo Cósmico radica na causa de tudo.

 

Para revolucionar o Mundo, só podemos contar com o Mundo Espiritual.

 

Os Quatro Selos do Livro da Revelação representam o quaternário inferior do homem, caminho pelo qual a Humanidade teve que passar, rompendo cada Selo à medida que ascendia.

 

 

 

 

Quando o Graal é conquistado, conquista-se o verdadeiro Eu.4

 

Como acreditam os fanáticos, é absurdo pensar em uma nova vinda de Cristo [segundo advento ou parúsia], no fim dos tempos, para presidir o Juízo Final.5

 

Há dois caminhos: o das religiões, que amordaçam o Eu, e o do Gnosticismo, que ensina a Ciência do Eu.

 

Doze filhos de Jacob representam as doze épocas em que as influências zodiacais foram completamente físicas. Doze Apóstolos representam as influências zodiacais da época astral em que atualmente vivemos. Doze Anjos representam os tempos vindouros.

 

Bem-aventurados os que lavarem as Suas Vestes (os Sete Corpos) com o Sangue do Cordeiro (a Substância Solar, no equinócio da primavera) para que possam entrar nas Portas da Cidade.

 

Finalidade da Iniciação: conexão com os Mundos Superiores. Mas, para aquele que matar o seu Eu Interior com as horrorosas voluptuosidades, perdendo as benditas emanações do Logos, o destino será a segunda morte.6

 

A Vulgata Latina – publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de o imperador romano Teodósio I (347 – 395) ter feito do Catolicismo a religião oficial do Império Romano (391), foi uma encomenda do Papa Dâmaso I (305 – 384) a São Jerônimo (347 – 420) – foi intencionalmente adulterada.

 

Os antigos, isto é, os anteriores aos gregos, tinham três tipos de escrituras: a epistolográfica, a heliográfica e hieroglificográfica. A primeira era comum a todos; a segunda só era usada pelos hierarcas; e a terceira apenas era conhecida pelos Iniciados.

 

Tanto as Sagradas Escrituras como os Evangelhos são letra morta, se não se possui a Chave da sua leitura.

 

Tudo o que está escrito no Genesis é profunda e estritamente simbólico, e encerra grandes mistérios sexuais.

 

A Verdade Gnóstica só está contemplada nos originais gregos. Tudo aquilo que, no passado, não conveio à ortodoxia católica imperante e aos fins políticos e temporais da Igreja foi apocopado, modificado e adulterado, transformando os Ensinamentos Sagrados em verdadeiro maremoto.

 

Geralmente, a obediência e a submissão são exploradas pelo medo!7

 

A base do Sistema Gnóstico é a adequação dos ensinamentos a cada indivíduo, a cada temperamento, segundo o seu próprio registro e o seu próprio ritmo, para que a Potência, que se encontra adormecida em cada um, possa despertar.8

 

 

 

 

Exercício: Todas as noites, em momento de recolhimento, devemos recordar tudo aquilo que fizemos durante o dia. Seguida esta linha de conduta, um dia após outro, deveremos ao fim de cada mês fazer uma recapitulação de todos os acontecimentos. E, logo, de cada ano.

 

É absolutamente necessário que se possam interligar o bom, o santo e o divino.

 

Seitas e igrejas não são feitas para durar, porque não têm nem solidez nem qualquer tradição.

 

Os dogmas religiosos têm a nefasta característica de destruir os poderes internos do ente. O ser humano precisa de um Caminho, não de uma lei autoritária, arbitrária, limitante e apocópica. E este Caminho é o Verbo da Vida, existente, desde sempre, dentro de nós.

 

Gnosticismo Alegria + Otimismo.

 

Sair do Egito e atravessar o Mar Vermelho, simbolicamente, significa nossa sistemática evolução interior.9

 

 

 

Dois rebentos nascem da Seriedade e há um Princípio sem-fim. Ambos vêm da mesma Raiz, ou seja, do Poder Infinito – do Silêncio Invisível. Um dos rebentos se eleva. É o Poder, o entendimento do Grande Todo que a tudo chega, e é masculino. O outro desce. É a Grande Mente, o produtor incansável, e é feminino. É na união de ambos que está a resolução de todo o problema. O Poder, em si mesmo, é masculino e feminino alternadamente. (Simão, O Mago, apud Krumm-Heller).

 

Jesus foi Gnóstico, mas suas idéias acabaram por ser adulteradas pela nova religião que veio a constituir o Catolicismo.

 

Em grego, o nome de Jesus tem valor numérico igual a 888, ou seja, três vezes oito ou três vezes o infinito. Jesus IESOUS 888 (Iota = 10 + Eta = 8 + Sigma = 200 + Omicron = 70 + Upsilon = 400 + Sigma = 200).10

 

O ensinamento escolástico,11 em sentido religioso, foi o que maiores danos fez, obscurecendo e nublando a nossa própria razão, para que não víssemos a plena Luz.

 

Os Elohim [ALHIM] – os Santos Mestres – foram os possuidores de toda a Gnose, da Ciência e de todas as Leis que governam a Natureza. Os primeiros humanos que experimentaram este Divino Saber, como uma Santa Revelação Mística dos Elohim (os Mistérios), chamam-se Gnósticos.

 

Deus geometriza tudo. Por isto, o Santo Número reina em toda a parte. (Pitágoras, entre 571 a.C. e 570 a.C. – entre 497 a.C. ou 496 a.C., apud Krumm-Heller).

 

 

 

INRI. Igne Natura Renovatur Integra. O Fogo Renova a Natureza Inteira.12

 

É necessário o Fogo da Alquimia para que seja operado o milagre da Transformação [Transmutação].

 

'Eu e o Pai Somos Um', disse Jesus. Disto, em conseqüência, podemos concluir que o Eu é o Pai, quer dizer, Deus Mesmo, e que 'Nada chega ao Pai sem ser através de mim.'

 

O Filho é a Vida em ação – a parte astral – e só por ela, mediante este veículo de Vida manifestada, encontraremos o Pai, isto é: chegaremos a Deus, que reside dentro de nós.

 

De nada nos servirá que Jesus tenha nascido entre nós, se Ele não nascer no nosso Coração. Por outro lado, de nada adiantará sua Morte na Cruz do Gólgota,13 se não Morrermos igualmente dentro de nós e nos redimirmos também.

 

O carma acaba quando o homem é redimido pelo Logos Solar.14

 

A chave da saúde e do poder são a medula e o sêmen.

 

As três condições humanas: 'Physikoi' (material), 'Psichoi' (anímica) e 'Pneumatikoi' (espiritual).

 

A Alma15 tem-se; o Espírito existe.

 

Deus é um Fogo e eu sou a sua Luz, o seu resplendor, que, como num santo casamento, ficarão sempre unidos. (Angelus Silesius, 1624 – 1667, apud Krumm-Heller).

 

Deus está no Eu e o Eu está em Deus.

 

IAO O Nome de Deus entre os Gnósticos Adam Kadmon () Encarnação Suprema do Logos Ignis (Fogo, Alma) + Aqua (Água, Substância) + Origo (Causa, Origem).

 

Os Sagrados Mistérios sempre convergiram e continuam a convergir para o Princípio do Eterno Feminino – a Grande Mãe. Na Babilônia, este Eterno Feminino era Ischtar. Para os arameus, Astarte. Para os frígios, Cibeles. Para os sírios, Dea Síria. Para os persas, Anahita. Para os gregos, Rea. Para os cristãos, Maria. No Egito, oposto Osiris masculino, Isis feminina. Na Fenícia, oposto a Hércules, Dagon. Na Grécia, oposto a Apolo, Diana. Em Atica, oposto a Plutão, Persefone.

 

O nosso organismo é uma réplica do Grande Kosmos, e a criação, pelo ato sexual, corresponde à Criação do Mundo.

 

Os Gnósticos procuraram sempre, com verdadeira justeza, a união do Homem com Deus, e procuraram, em todas as ciências, o caminho para Ele.

 

A Redenção reside exclusivamente no ato sexual. A mulher – o Eterno Feminino e o homem o Ser Masculino em uma Androginia Perfeita, unidos, juntos, poderão chegar a Deus.

 

 

 

 

Diodoro de Tarso (cerca de 390 d.C.) diz em um dos seus versos: Entre os Deuses, sabei que o mais elevado é IAO. Aides é o inverno. Zeus, principia na primavera. Helios, no verão. E, no outono, volta à atividade IAO, que trabalha constantemente. IAO, é Jovis Pater. É Júpiter... IAO oferece o substancioso Vinho da Vida, enquanto Júpiter é escravo do Sol.

 

Pleroma16 Reino da plenitude.

 

Segundo o Gnosticismo, o Mundo manifestado se fez quando o Bem e o Mal se uniram, quando Deus e o Diabo (ou o melhor de Deus e o melhor do Diabo) se fundiram como Arquitetos, pois, no princípio e antes de tudo ter acontecido, tanto o Bem quanto o Mal absolutos não se manifestavam, porque não haviam tomado forma. E assim, um Sêmen de Luz, que se produziu quando, pela primeira vez, aconteceu esta fusão, encheu todo o espaço. A este espaço, os Gnósticos chamam Hebdoma – a Luz Astral. No entanto, nos primórdios, só existia o Bem Absoluto...

 

As paixões que desceram deverão voltar a ascensionar. Esta manifestação de paixões é denominada Yaldabaoth.

 

'Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.' (Jeremias XXI: 8, apud Krumm-Heller). O homem poderá continuar caindo, afundando na culpa, se for seu arbítrio, mas, androginamente, tendo a mulher como Santo Complemento Alquímico, poderá ascender para regressar, para ser redimido... (Grifo meu).

 

Os Mantras Sagrados põem em ação as Forças Solares – as Energias Cósmicas – e fazem acontecer o Crestos em nós.

 

 

 

 

Matéria, energia e consciência. Eis aqui um trio indissolúvel, uma poderosa Chave para a resolução de todos os problemas da Física Moderna… Sem esta base, nada teria solução, uma vez que cada uma das partes não consegue ter existência separadamente.

 

 

 

 

Nada poderá existir – nem mesmo algum Deus – sem o concurso da Matéria. Nada Espiritual poderá ter realidade por ser uma extensão da Matéria. Nada material poderá ter realidade por ser uma extensão do Espírito. No ponto intermédio em que a Matéria e o Espírito se encontram se forma, então, a Cruz.

 

Por causa da energia do Logos Solar, somos Sol transformado, que é o que faz e desfaz, o que constrói e que faz mudar tudo o que existe. O Sol, por sua vez, depende de outro sol: o Sol Central.

 

O Crestos Cósmico é Força e Consciência atuante. A Matéria é, pela ação do Crestos Cósmico, Luz materializada.

 

'Fiat Lux!' —› Espargimento do Sêmen Luminoso —› Matéria consubstanciada.

 

Unção Eucarística —› Magia Branca.

 

Os milagres que Jesus (o Logos Solar) realizou quando passou pela Terra não foram mais do que adequadas aplicações da Substância-Luz do Sol, utilizada no seu estado puramente psíquico.

 

Aquele que aprender a Linguagem da Luz poderá realizar os mesmos milagres que Jesus realizou.17

 

Sempre é forçoso que se repita seguindo o mesmo caminho.

 

Tanto há enfermidades anímicas que comprometem o corpo físico, quanto há doenças físicas que transtornam totalmente a parte anímica.

 

 

 

 

Nas relações sexuais, nomeadamente nas ilícitas, os parceiros, em certa medida, extraem, mais ou menos, o carma do outro. Isto acontece porque em toda relação sexual há uma união das naturezas interiores de ambos os parceiros.

 

Não devemos esquecer jamais que a base de tudo é a Substância Solar.

 

A Substância de Jesus, do Logos Solar, propagou-se pelo mundo, transformou o ambiente e, como Essência Solar, se perpetuou até nossos dias.

 

O gérmen de toda a espécie alberga uma Força Imaterial (Enteléquia).

 

Os pecados jamais poderão ser perdoados. Todos os pecados são responsabilidade da personalidade de cada um.

 

Rios de sangue correram para que o Cristianismo, na sua forma católica, se impusesse. Os religiosos se valeram, ainda, nos primeiros séculos, de meios diplomáticos para queimar livros, falsificar outros, sonegando os de maior importância Iniciática, que hoje se encontram escondidos no Vaticano.

 

Epifania Revelação Ascensão Manifestação de Cristo em nós.

 

Cada flor que nasce é um altar que a Natureza oferece à Divindade.

 

Cristo é e Luz do Mundo, a influência energética que tudo anima. É o Logos Solar que em tudo opera, e, sem O qual, nada teria existência. Este é o sentido da afirmação de Jesus, o Cristo: — Antes que Abraão fosse feito, Eu-sou. (Evangelho de São João, VIII, 58). Como Logos Solar, Cristo está com o Mundo desde sempre, para que [como vida] a Vida se manifeste.

 

Todos nós pertencemos a um Mundo muito diferente deste que habitamos, e, no nosso subconsciente, haverá sempre o peso da nostalgia, com sua perene cadeia de sofrimentos.18

 

Só a Morte trará Vida.

 

Eu-sou é o que há de mais transcendente que podemos expressar.

 

Eu-sou o Pão – contra o egoísmo do Eu.

 

Eu-sou a Luz – contra o temor do Eu.

 

Eu-sou o Bom Pastor – contra a debilidade do Eu.

 

Eu-sou a Porta – contra a emoção enferma do Eu.

 

Eu-sou a Ressurreição – contra a petrificação do Eu.

 

Eu-sou o Caminho, a Verdade e a Vida – contra a pobreza do Eu.

 

Eu-sou o Vinho – contra a dureza irresistível do Eu.

 

Sobre todos os Eu-sou há um que a todos abarca: Eu-sou a Luz.

 

'Sede Perfeitos como meu Pai' Sede Iniciados.

 

Cristo é a LLuz do Sol. Não a luz física; mas a LLuz Espiritual, que está por detrás da luz física.

 

Imaginação —› Inspiração —› Intuição (Iniciação). Primeiro, é necessário ver interiormente as coisas espirituais. Depois, é preciso escutar a Palavra Divina (o Verbum). Só assim, o nosso Organismo Espiritual estará preparado para a Intuição Iniciática. Todavia, para que percebamos tudo isto, é necessário que sejamos invadidos por um sentimento de otimismo e de alegria.

 

 

 

 

'Santificado seja o Teu Nome' significa, o Santo Nome de Deus, o Verbo, a Palavra Produtora. 'Venha a Nós o Teu Reino' significa que com o pronunciar do Verbo, da Palavra, dos Mantras, vem o Pleroma, a Plenitude, o Reino de Deus. 'Faça-se a Tua Vontade, assim na Terra como no Céu' significa a União que tudo resolve.

 

Hoje, pedimos; mas, um dia, não haverá mais necessidade de pedir.19

 

O Verdadeiro Homem é invisível.

 

Tudo deve ser manipulado com sentido rítmico, uma vez que, ao nosso redor, tudo é ritmo.

 

 

 

 

Encarnamos com certas faculdades e alguns poderes latentes. Temos o dever iniludível, como nosso principal objetivo, de os despertar e desenvolver, até que cresçam, para que os possamos tirar da sua prisão na matéria.

 

O problema cimeiro é o cultivo do Eu – a exaltação do Eu.

 

Logos Solar Substância Crística em nós mesmos.

 

O Mestre, em espera mística, aguarda o momento de ser realizado.

 

Para conquistar e realizar o Eu devemos dar tudo, tudo, sem quaisquer limites.

 

Só lábios puros poderão pronunciar o Nome Imaculado!

 

Evoluímos e somos redimidos pela ação imperativa do Crestos Solar.

 

Eu-sou a Alegria.

 

Silêncio!

 

 

 

 

 

 

Não. Não há efúgios:

ou purgação ou corte.

Não há subterfúgios:

ou mudança ou morte.

 

Só o mal dissolvendo,

transmutando a Cruz

e o Bem escolhendo,

um dia, seremos Luz.

 

Perdão? Não existe.

Sorte? Não assiste.

Milagre? Não resiste.

 

Fado? Nós moldamos.

Dolores? Nós criamos.

Aurora? Nós pintamos.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Foram os Rishis que ensinaram os grandes Mantras da Iniciação a Zaratustra [profeta nascido na Pérsia (atual Irã), provavelmente em meados do século VII a.C. Ele foi o fundador do Masdeísmo ou Zoroastrismo, religião adotada oficialmente pelos Aquemênidas (558 a.C. – 330 a.C.)]. Ensinaram que a Substância Solar é o próprio de Deus.

2. Salvo melhor juízo, Rei de si mesmo e Sacerdote para auxiliar e abençoar a Humanidade.

3. E por que isto é assim? Simplesmente porque os estados cármicos são distintos, e, neste sentido, a Luz e a Razão pessoais dos seres-no-mundo são distintas. Só curando a ferida da ignorância poderemos ascensionar.

4. Há muito tempo escrevi sobre isto. O Graal está dentro – in Corde. Talvez, se Dan Brown soubesse isto, não teria escrito The Da Vinci Code (O Código Da Vinci). E, se, ainda assim, o escrevesse, a abordagem certamente teria sido outra. Andar por ceca e meca e olivais de Santarém para tentar encontrar uma Coisa que está em nosso interior? Perda de tempo e de grana!

5. O segundo advento, se e quando acontecer, será por mérito, no interior, in Corde, no ventrículo esquerdo, do ser-no-mundo. A Jerusalém divina é um estado espiritual, um mundo invisível. Esperar que o Mestre Jesus apareça boiando no ar ou sentado em uma nuvem para julgar os vivos e os mortos é uma absúrda phantasìa – verdadeira e desmesurada ignorantìa sesquipedális. Quanto ao judicìum finale... Como poderia haver um judicìum finale?

6. A primeira morte é a morte física. A segunda morte, que é rara, é a morte espiritual ou entropização.

7. Logo, se não houvesse medo (particularmente, do inferno), não haveira nem obediência cega nem submissão genuflectora. Malditos, pois, os que se aproveitam das fraquezas humanas.

8. Eu não subscrevo a ideologia política e socioeconômica defendida pelo Comunismo, mas não posso discordar do princípio a cada um segundo as suas necessidades, de cada um segundo as suas capacidades, pois isto é essencialmente gnóstico. O que adianta dar um pente a um careca? O que adianta dar um patinete a um sem-pernas? O que adianta dar uma calculadora a quem não sabe somar, subtrair, dividir e multiplicar? O que adianta estimular uma pessoa analfabeta de pai e de mãe e boçalizada de pai do pai e de mãe da mãe a ler a Bíblia ou qualquer outro livro tido como sagrado? O que adianta pedir a um débil mental que comente a Teoria da Relatividade? A coisa toda é como preceitua o ditado: Primum intelligere, deinde credere. Por isto, precisamos ter clemência, indulgência e paciência, que, no fundo, são a mesma coisa, com as fragilidades e deficiências dos outros.

9. Toda vez que dominamos uma paixão, não cedemos a um desejo e derrotamos uma cobiça saímos do Egito e atravessamos o Mar Vermelho, e mais nos aproximamos da meta de sermos Deuses. Só atravessando definitivamente o Mar Vermelho será vencida a morte.

10. Recordando: AHIH ASheR AHIH. Eu sou o que sou.

AHIH = (H = 5) + (H = 10) + (H = 5) + (A = 1) = 21.

ASheR = (R = 200) + (Sh = 300) + (A = 1) = 501.

AHIH = (H = 5) + (H = 10) + (H = 5) + (A = 1) = 21.

21 + 501 + 21 = 543.

O reverso de 543 é a face de 345.

345 + 543 = 888.

Um dia, todos nós haveremos de dizer: — Eu-sou 888, o Deus do meu Coração.

11. Escolástica (ou Escolasticismo) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais européias de cerca de 1100 a 1500. Não tanto uma filosofia ou uma teologia, como um método de aprendizagem, a Escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs, de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da Filosofia Grega. Colocava uma forte ênfase na Dialética para ampliar o conhecimento por inferência, e resolver contradições. A obra-prima de Tomás de Aquino (1225 – 1274), Summa Theologica, é freqüentemente vista como exemplo maior da Escolástica. Basicamente, a questão-chave que vai atravessar todo o pensamento escolástico é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão. O pensamento de Agostinho (354 – 430), mais conservador, defende uma subordinação maior da razão em relação à fé, por crer que esta pudesse restaurar a condição decaída da razão humana. Já a linha de Tomás de Aquino defende uma certa autonomia da razão na obtenção de respostas, por força da inovação do aristotelismo, apesar de em nenhum momento negar tal subordinação da razão à fé. Para a Escolástica, algumas fontes eram fundamentais no aprofundamento de sua reflexão, como, por exemplo, os filósofos antigos, as Sagradas Escrituras e os Padres da Igreja, autores dos primeiros séculos cristãos que tinham sobre si a autoridade de fé e de santidade.

12. O escritor e médico naturista Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), 10 de março de 1897 – 4 de maio de 1958 ensinou que INRI (YOD-NUM-RESh-YOD) é uma Palavra de altos poderes Místicos, Iniciáticos e Mágicos. Eliphas Levi afirmou que este Mantra Sagrado significa Isis Naturæ Regina Ineffabilis (Isis, a Rainha Inefável da Natureza). Os antigos Iniciados persas formavam com estas quatro letras arqueométricas três aforismos distintos: Ignem Natura Regenerando Integrat (Pelo Fogo toda a Natureza é Regenerada); Igne Natura Renovatur Integra (O Fogo Renova a Natureza Inteira) e Igne Nitrum Roris Invenitur (Pelo Fogo o Sal é extraído do Orvalho). INRI também pode significar In Necis Renascere Integer (A Morte Iniciática faz o Iniciado Renascer Intacto e Puro). INRI também pode estar associado aos Quatro Elementos: Yam (Água), Nour (Fogo), Ruach (Ar) e Yabeshah (Terra). E há, ainda, a possibilidade: Intra Nobis Regnum Dei (Em nosso Interior está o Reino de Deus). Enfim, considerar que este Mantra possa significar Iesus Nazarenus Rex Iudæorum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus) é, no mínimo, afirmar o absurdo de todos os absurdos! Meu Reino não é deste mundo! É interessante observar que, considerando os Valores Externos das letras da Palavra INRI (YOD = 10, NUM = 50, RESh = 200 e novamente o YOD = 10), a soma dos valores numéricos destas letras é 270 – que é, entre outros, um número precessional. 270 x 8 = 2.160. Já 2.160 x 12 = 25.920 (Grande Ano de Platão, Grande Ciclo de Precessão Equinocial ou Grande Ano Zodiacal, que corresponde à respiração humana que ocorre em um dia, se considerarmos 18 respirações por minuto em um organismo equilibrado e harmônico, o que, em 24 horas, resultará em 25.920 respirações, isto é: 18 x 60 x 24 = 25.920). Voltando à Palavra INRI, o I faz fluir o sangue à cabeça; o N conduz nossa mente ao mundo interno, convertendo-se em instrumento da manifestação interna; o R significa e representa a cabeça, o movimento e a revolução; e o I final fixa a energia absorvida pelo sangue. Vocalizar: IIIIIII... NNNNNNN... RRRRRRR... IIIIIII... Logo, INRI, fazendo o sangue fluir para a cabeça, produz outros efeitos transcendentais: a energia criadora, ao ser erguida pela vontade do Iniciado, através da espinha dorsal, até atingir a cabeça, produz, a princípio, a coroa de espinhos, cujas dores são incalculáveis. INRI, como Mantra para a cura física das dores de cabeça, é algo surpreendente, mas para a Iniciação Interna é muito doloroso. Mas, se você tiver coragem...

13. Na verdade, Jesus não morreu fisicamente no Gólgota. Resumidamente, o que ali aconteceu foi fim (morte) de Sua manifestação pública. Depois da crucificação, Jesus, durante muitos anos, orientou seus discípulos no sentido de difundir concertadamente a Gnose Cristã.

14. Aqui, penso um pouco diferente. O que é carma? Ora, se, no espaço-tempo, para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário, e se, em qualquer circunstância que nos manifestemos, agimos e reagimos, o carma, na realidade, é inacabável, pois é inerente à própria estrutura/natureza do Universo. Como não vou me estender sobre este tema, você faria muito bem se parasse aqui e pensasse um pouquinho sobre isto. E se concluir que nada nem ninguém, no Universo, estão isentos de carma, terá concluído muito bem. Mas, modus in rebus; há carmas e carmas.

15. Alma Personalidade-alma.

16. Pleroma (em grego, ) geralmente se refere à totalidade dos poderes divinos. A palavra significa plenitude (do grego, , eu preencho), comparável a , que significa cheio, e é usada em contextos teológicos cristãos, tanto gnósticos quanto por Paulo de Tarso (século I d.C.) em Colossenses, II: 9. Mais recentemente, o psiquiatra suíço e fundador da Psicologia Analítica Carl Gustav Jung (1875 – 1961) afirmou: Pleroma é, ao mesmo tempo, tudo e nada.

17. Mas, há um longo Caminho a ser percorrido: 1 —› 7. No 7, será descerrado o último véu. Todavia, é muito difícil que, em uma só vida, alguém possa subir os Sete Degraus. Entretanto, quem põe o pé no Primeiro, um dia, pisará no Último.

18. Isto, traduzido em duas palavras, é: Saudade Metafísica.

19. Mas, se e quando houver mérito, não haverá mais necessidade de pedir. Nós faremos a(s) coisa(s) acontecer.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.teachengineering.org

http://cse125.ucsd.edu/
cse125/2008/cse125g2/ss.html

http://www.myconfinedspace.com/
2007/12/21/emc2/

http://www.biocenosis.com/
xavi/ezequ.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Pleroma

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Carma

http://www.brockeng.com/
mechanism/

http://www.clicktorelease.com/
code/gif/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Escol%C3%A1stica

http://www.garone.net/
tony/gematria.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Zaratustra

 

Mantra de fundo:

AUM

Fonte:

http://www.amorc.org.br/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.