Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo

 

 

 

Este estudo tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra Plantas Sagradas (em muitos casos editados, pois o texto que consultei está em espanhol) de autoria de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), médico, ocultista e rosacruz de origem alemã, mas que viveu muitos anos no México. Krumm-Heller fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) – uma tradicional Ordem Iniciática Rosacruz que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil.

Se você estiver interessado em ler a obra integral, que recomendo enfaticamente a todos, poderá lê-la ou baixá-la AQUI.

 

 

 

Plantas Sagradas
(Fragmentos)

 

 

 

Frente ao vasto Universo, seria uma pretensão ridícula supor que apenas o nosso mísero planeta tenha habitantes e vegetação, e que todos os outros, em completo isolamento, sejam só bonitas luminárias a existir aleatoriamente no espaço ilimitado. Deve haver vida animal e vida vegetal em toda parte. O que pode acontecer é uma desigualdade de expressão, uma vez que outras condições reclamariam outras espécies, outra flora e outra fauna. Certamente, há corpos siderais em que a matéria subsiste em outros estados, ora mais denso, ora mais duro, ora mais sutil, mais etéreo e mais espiritual, mas, é certa a sua existência, e sempre tem havido uma indubitável comunicação entre esses mundos.

 

 

 

 

A vida, em sua genuína manifestação em nosso planeta, vem, trazida pela luz, de outros mundos e de outros astros, que, como chuva atômica, cai mansamente sobre a Terra expectante. (Princípio Panspérmico de Svante August Arrhenius, 1859 – 1927, apud Krumm-Heller).

 

A vegetação da Terra vem, sem dúvida, de outros planetas, e, em especial, dos que estão mais próximos de nós. E assim, por exemplo, as sementes provenientes de Marte trazem ferro com elas, pois todas as plantas marcianas são ferruginosas. Aquelas que vêm de Vênus estão carregadas de silício, e as oriundas de Mercúrio oferecem à Terra o metal de mesmo nome.

 

Nossa vida, e, em certa medida, nossa saúde, dependem da influência dos astros, e como eles influem o conteúdo ou a composição dos metais que existem no sangue e nos hormônios, para debelar uma doença – que é uma desarmonia – precisamos tomar os sumos das plantas, como componentes astrais que são.

 

Nossa vida e nossa natureza pugnam constantemente pela harmonia em justo equilíbrio, para que todas as forças em nós cumpram sua missão sagrada, e como a doença é um produto da desarmonia ou da incompatibilidade que essas mesmas forças provocam quando faltam o necessário ajuste ou sincronismo, devemos novamente alcançar o equilíbrio perdido, usando simplesmente os meios mais inofensivos, porém, mais proveitosos e efetivos.

 

Cuidar de nossa vida e prolongá-la é render culto a Deus;1 é adorá-Lo em meio à Natureza, defendendo Suas Leis2 e Mandamentos.3

 

O homem não é um ser isolado, mas está em conexão com o Cosmos ilimitado. Todos os corpos siderais, principalmente os mais próximos, exercem uma ação marcante sobre todas as substâncias minerais fisiológicas.

 

O Sol é genuinamente Vida.

 

Os antigos Iniciados e os Reis-Sacerdotes utilizavam plantas verdadeiramente curativas, que, realmente, eram conhecidos desde a mais remota Antigüidade.

 

Não devemos nunca tentar curar com as plantas um mal que exige uma cirurgia.

 

Há plantas que se usam as raízes, outras os caules, outras as folhas e outras as flores, mas é nos azeites etéreos e nos perfumes exalados pelas flores que estão resumidos e concentrados todos os poderes medicamentosos de uma planta.4

 

A Astrologia Esotérica sustenta que a radiação dos planetas age de forma eficaz e eficiente em todas as atividades terrenas, e, por isto, desde os tempos mais remotos, dedicou um metal específico para cada um deles.

 

 

Planeta
Metal
Sol
Ouro
Lua
Prata
Marte
Ferro
Mercúrio
Mercúrio
Saturno
Chumbo
Júpiter
Estanho
Vênus
Cobre

 

 

Enquanto os metais se encontrarem no estado sólido estarão sujeitos principalmente às leis terrenas, mas, uma vez que sejam dissolvidos em água ou em outros líquidos, mudarão completamente, e se tornarão sensíveis às influências cósmicas dos planetas.

 

Do mesmo modo que cada planeta corresponde um metal determinado, corresponde também a uma planta particular.

 

 

 

Planeta
Planta
Sol
Freixo
Lua
Cerejeira
Marte
Carvalho
Mercúrio
Olmo
Saturno
Pinheiro ou Cipreste
Júpiter
Bordo ou Plátano-bastardo
Vênus
Bétula

 

 

Todas estas Plantas são considerados Sagrados, e correspondem, em Medicina Oculta, aos vários órgãos do nosso corpo que, por sua vez, estão relacionados com os signos zodiacais.

 

 

 

 

Todas as substâncias, ao esfriar, em virtude das formas ou dos arquétipos invisíveis que existem em a Natureza, se amoldam e se converterem em cristais.

 

 

 

 

Um exemplo da influência planetária sobre a cristalização pode ser comprovado pelo seguinte experimento: em uma placa de Petri, coloque uma solução de sulfato de sódio (Sal de Glauber) – Na2SO4preparada à quente com 115 gramas de Na2SO4 e 100 gramas de água destilada. À medida que a solução esfria, começa o processo de cristalização. Se repetirmos este experimento em dias e horas distintas, sob diferentes constelações, poderemos apreciar e confirmar a influência planetária, porque haverá sempre a formação de figuras diferentes. Todavia, se à esta mesma experiência é agregado sumo de plantas em pequena quantidade juntamente com sangue, se observará que se formam determinadas cristalizações que correspondem ao que poderíamos denominar de horóscopo da pessoa.5

 

Um outro experimento interessante é misturar, em um recipiente, 100 partes de gelo com 3 partes de cloreto de sódio (sal comum) – NaCl. Observar-se-á que a temperatura começa a diminuir, até alcançar aproximadamente - 21º C (abaixo de zero).

 

Os Místicos de todos os tempos vêem os seres humanos como parte do Cosmos e sujeitos à sua influência. Por isto, sabem que a cura de muitas doenças poderá ser efetivada por meio da Essência do Cosmos, do Esperma, do Sêmen, da Substância Cristônica condensada nos extratos das plantas.

 

Não se pode curar nem ser médico se não se conhecerem as relações e as recíprocas conexões que existem entre o corpo, a alma e o espírito. Por isto, a Medicina comum, geralmente, não cura efetivamente.

 

 

A Natureza desconhece e não atua nem na saúde nem na doença, mas na polaridade de ambas.

 

Como a maioria dos males são enfermidades da alma, o médico precisa ser um Sacerdote-Iniciado e conhecer as interligações e as conexões recíprocas que existem entre o corpo, a alma e o espírito.

 

Há enfermidades, doenças e infortúnios em certas habitações, que só cedem se queimarmos certas plantas especiais, e nunca com exorcismo de frades, que também é Magia Negra.

 

Em todos os vegetais, há uma Substância Etérica (Sêmen Crístico ou Cristônico do Vegetal), muito sutil, que vem a ser, ao mesmo tempo, foco e sustentáculo da vida – fonte ou manancial energético de calor natural que sustém e mantém todas as atividades da planta. Esta Substância Etérica poderá ser obtida pelo processo de destilação e retificação até a sétima destilação, com a qual eram fabricados os milagrosos remédios dos antigos.

 

Para que um determinado órgão possa ser curado, deve ser considerado se coincidem Ritmo, Planeta, Zodíaco e Tattwa, pois cada planta tem também o seu respectivo Tattwa. É por isto que cada planta é uma sensitiva.

 

O Cristo-Deus dorme na pedra, desperta na planta, se move no animal, pensa no homem e ama no Anjo. Por isto, cada pedra deve ser tratada como uma planta, cada planta como um animal, cada animal como um ser humano e todo ser humano como um anjo ou um deus...6

 

O Espagirismo Gnóstico-Rosa+Cruz é infalível, e, um dia, irá ser utilizado universalmente como a Medicina mais santa e mais sagrada do futuro.

 

Sal, Enxofre e Mercúrio, que se encontram misturados, constituem uma parte real, material e essencial de todos os corpos.

 

 

 

 

Não devemos menosprezar o conhecimento dos antigos nem desvalorizar os adiantamentos da ciência moderna.

 

Karma e reencarnação são dois fatores de capitalíssima importância. Sem conhecer seus efeitos, não se pode ser um médico; é uma ilusão pretender curar uma doença sem saber ou, pelo menos, suspeitar dos antecedentes cármicos do paciente. A euritmia7 pessoal deve ser estimulada de sorte a que os medicamentos possam auxiliar a ajustar o que está transtornado.

 

Pensar [concentrar-se] na parte enferma auxilia a recuperar a saúde.8

 

A Palavra [Verbum Dimissum] dorme em silêncio dentro de nós...9 Somos formadas de Vogais – Sons materializados.

 

Hemorragias nasais, arteriosclerose, inflamação dos olhos e dores de cabeça podem ser minimizadas com escalda-pés.10

 

Calor é Vida e LLuz.

 

Na união íntima, na união sexual, se forma o Ser Andrógino Perfeito.

 

 

Androginia

 

 

No sistema nervoso está a base de toda a cura.

 

'Que vosso alimento seja vossa medicina, e que vossa medicina seja vosso alimento.' (Lema de Hipócrates, apud Krumm-Heller).

 

Saúde Equilíbrio entre vitaminas e hormônios. Só os Arcanos das plantas podem restaurar a harmonia perdida mediante aqueles remédios que sejam Similia Similibus Curentur.11

 

As plantas destinadas à cura de doenças precisam ser tratadas como seres humanos.

 

Da mesma forma que existe uma patologia fisiológica, há uma patologia astral, fundamentada nas distintas envolturas que recobrem e interpenetram o Homem Invisível, e que tanta ação exercem sobre os hormônios, que são as substâncias verdadeiramente animadoras e mantenedoras do nosso organismo.

 

Uma das missões mais nobres dos Iniciados é proporcionar alívio aos que sofrem.12

 

Há dois tipos de plantas: umas são tóxicas, prejudiciais e desequilibrantes, e, por isto, devem ser completamente excluídas, pois só servem aos objetivos da Medicina da Magia Negra, porque causam óbvias lesões; e há aquelas que são verdadeiramente medicinais, que, por assim dizer, operam no campo de Magia Branca, não só como curativas, mas, também, como alimentos. Todavia, há algumas plantas tóxicas que podem ser eventualmente utilizadas, mas só em quantidades homeopáticas, pois, desta forma, não são prejudiciais.

 

O Princípio Vital/Causal, genuíno em tudo o que existe, é a Substância Cristônica (vivificadora e curativa por excelência) que tudo anima. Todos os Poderes – o Divino dentro de nós, ou seja, esta Substância Crística em si mesma – estão encerrados no nosso corpo. Uma vez no corpo, a Substância Crística entra nas glândulas, depois, nos hormônios, onde se estabelece como Quintessência, que ali se infiltrou a partir do Sol em suas prístina e máxima pureza.

 

A febre nada mais é do que um processo curativo causado pelas forças do organismo contra a invasão de uma doença.

 

Nas plantas, a Substância Cristônica só poderá ser extraída pela Alquimia Rosa+Cruz. Esta Substância Cristônica é idêntica no homem e no Arcano das Plantas.

 

Toda doença é falta de liberdade interna, e ninguém pode ensinar o caminho da libertação a quem não quer ser livre, a quem prefere estar aprisionado aos grilhões do dogmatismo.

 

 

Dogmatismo

 

 

 

Oração de Cura

 

 

Força Universal e Cósmica, Energia Misteriosa, Útero Fecundo onde tudo nasce. Tu, Logos Solar, emanação ígnea, Cristo em Substância e em Consciência, Vida poderosa na qual tudo progride. Vem a mim; me penetra, me ilumina, me banha. Atravessa-me e desperta em meu Eu todas as substâncias inefáveis, que são parte de Ti como de mim mesmo.

Força Universal e Cósmica, Energia Misteriosa. Eu te conjuro. Vem a mim. Remedia minha aflição, cura meu mal e afasta este sofrimento, para que eu possa ter paz, harmonia e saúde.

Peço em teu Santo Nome, que os Mistérios que a Igreja Gnóstica me ensinou façam vibrar todos os Mistérios deste plano e os dos Planos Superiores, e que estas Forças reunidas realizem a minha cura. Que assim seja.

 

 

 

Alfarrobeira (Ceratonia siliqua) ou pão-de-são-joão – remédio para a epilepsia. Mas para curar esta doença são úteis apenas as alfarrobas (os frutos) de terceira geração, cultivadas sob formas astrológicas.

 

Urtiga (Urtica urens) – é uma planta mercurial, mas com influência de Marte, de modo que, contendo ferro, é duplamente medicinal. Analisada, observa-se que tem os mesmos sais que o sangue humano. Seu extrato, conseqüentemente, oferece excepcionais resultados para manter uma vida saudável.

 

Aloé (Aloe vera) – conhecida Planta dos Cem Anos, garante uma vida longa. É extraordinariamente microbicida e aumenta a atividade do fígado. Em doses elevadas, muitas vezes, produz doenças renais, algumas incuráveis.

 

Aipo (Apium graveolens) – bom para o estômago e para os nervos. Com o extrato espagírico do aipo podem ser curadas todas as doenças das mulheres.

 

Meimendro (Hyoscyamus niger) – a raiz desta planta é venenosa e emética, e é utilizada em Medicina e em Veterinária, internamente como narcótico e externamente como calmante resolvente (faz cessar a inflamação, o edema etc.). O meimendro também tem a propriedade de dilatar a pupila. Uma quantidade infinitesimal de meimendro desperta as forças astrais. Sem consultar, esta planta não deve ser usada.

 

Café (Coffea arábica) – excita o sistema nervoso, priva do sono e dá uma grande lucidez às idéias. Preparado convenientemente (com alcatrão de Gougeot e alguns limões), cura a malária.

 

Alho (Allium sativum) – repara as forças debilitadas, tem ação purificadora e muitos micróbios morrem só ao contato com o odor do alho, como é o caso, por exemplo do Treponema pallidum, causador da sífilis. Com alho se expulsa a solitária (Tænia solium) e se evita o tifo, doença infectocontagiosa causada por várias espécies de microrganismos do gênero Rickettsia.

 

Tomilho (Thymus vulgaris) – é um excitante das funções circulatórias e cerebrais, e é dotado de certas propriedades antiespasmódicas. Dificuldades de menstruação e infecções dos pulmões, dos intestinos, dos rins, da pele e do fígado, em suas várias manifestações, são curadas por preparações de tomilho. A maioria dos Elixires da Longa Vida preparados pelos Alquimistas da Idade Média continham tomilho, como fizeram os Rosa+Cruzes, desde Arnaldo de Villanova (1238 – 1311).

 

Cebola (Allium cepa) – tinha um lugar especial no altar dos Iniciados, e Pitágoras (entre 571 a.C. e 570 a.C. – cerca de 497 a.C. ou 496 a.C.) escreveu um volumoso livro sobre esta planta alimentícia. Paracelso deu uma fórmula para uma vida longa com Arcano da cebola, e muitos cegos recuperaram a visão mediante este Arcano. A ingestão de cebola faz com que se mobilizem nossas forças medicinais interiores. 'Come cebolas e não te contagiarás.'

 

Videira (Vitis vinifera) – as uvas são muito úteis para curar uma série de enfermidades do fígado, do intestino, do baço, da bexiga etc. O suco de uvas, livre de álcool, é muito útil contra a albuminúria, os cálculos biliares, o reumatismo, o escorbuto, a diarréia crônica e infecções de estômago. As hemorróidas, tão difíceis de curar, se curam espontaneamente se se aplica o extrato das folhas desta planta em pomada.

 

Mandrágora (Mandragora officinarum) – é excepcional para curar todas as doenças dos órgãos sexuais, dos rins, e, sobretudo, é o remédio por excelência contra os males do baço. A verdadeira Mandrágora, a dos Magos, só cresce em abundância no Himalaia, especialmente no Tibete, onde os sacerdotes a cultivam. A maioria dos processos da Inquisição tem como corpo de delito as manipulações com a Mandrágora.

 

Visco (Viscum album) – prolonga a vida e é maravilhoso contra a arteriosclerose. Também é recomendado para a tuberculose.

 

Mel de Abelha – reúne a síntese de muitas plantas.

 

Laranja, limão e tangerina – estas frutas, que pertencem a Mercúrio, têm propriedades francamente estimulantes e tônicas. São muito estomacais e antiespasmódicas, e são usadas freqüentemente nas digestões lentas e nas doenças nervosas, como os espasmos histéricos, as convulsões, as opressões, as palpitações cardíacas etc.

 

Nogueira (Juglans regia) e aveleira (Corylus avelana) – a noz é marciana e tem ação adstringente; a avelã é sensivelmente terrestre.

 

 

 

Como, Peido, Mijo, Cago...

 

 

 

Como, peido, mijo, cago...

Como palerma, antepago...

Se soubesse, não pagaria,

e minha vida desembolaria.

 

Como, peido, mijo, cago...

E me dano com o aziago...

Sardinha, morro pela boca!

Cuca-nulidade! Cuca-oca!

 

Como, peido, mijo, cago...

De eu-mesmo, sou amago...

Ou transmutar este quefazer

ou perdurar servo do não-ser!

 

Hoje, já-sei; sou-meu-Rei!

Já não ligo para a comida;

só quero cicatrizar a ferida.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. O Deus de nossos Corações, que é uno com os Deuses de todos os Corações.

2. A maior de todas as Leis: Cosmoteisticamente, somos todos um.

3. O maior de todos os Mandamentos: Amai incondicionalmente e categoricamente todos os seres do Universo. Por ser o maior de todos os Mandamentos, é o mais difícil de ser cumprido. Como amar alguém que matou a nossa mãe? Como amar alguém que torturou o nosso pai? Como amar alguém que estuprou a nossa irmã? Como amar alguém que que pedofilizou o nosso filho? Como amar alguém que nos aviltou ao limite do insuportável? Reconheço que com a razão e com a emoção isto é absolutamente impossível, e, em princípio, nada poderá mudar esta impossibilidade. O Amor Incondicional e Categórico só será possível se, um dia, reconhecermos a Unidade da Vida e a Unidade de manifestação da própria Vida, porque enquanto houver um assassino, um torturador, um estuprador, um pedófilo e um aviltador no Universo, todos nós, sem exceção, seremos assassinos, torturadores, estupradores, pedófilos e aviltadores. Sei que para a maioria das pessoas isto é inadmissível, mas é exatamente esta inadmissibilidade que nos faz padecer, adoentar e ir morrendo espiritualmente. Eu, que penso ter compreendido mais ou menos isto, todas as noites, antes de dormir, disponibilizo psiquicamente meu ser Interno para auxiliar todos os seres da Terra (homens, animais, vegetais, minerais, insetos, microorganismos...). E, durante o dia, firmei o compromisso e fiz o voto de, por onde eu passar, onde eu estiver, ser um servidor incógnito da Santa LLuz e esparramar Categoricidade, Compreensão/Libertação, Harmonia, Alegria, Saúde, Caridade, Humildade, Modéstia, Compaixão, Desprendimento, Justiça, Coragem, Temperança, Simplicidade, Generosidade, Diligência, Paciência, Amizade, Fraternidade, Proteção, Paz, Amor, Beleza e Bem. O que estiver faltando entra nesta lista também. Sei lá, mas acho que cumpriremos o dever de casa de um dia, se, por cinco segundos, todos os dias, pararmos e desejarmos, do fundo do nosso Coração... Paz ao mundo! Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo, et sanabitur anima mea.

4. E também os frutos e as sementes.

5. São experiências simples como estas que, segundo Krumm-Heller, permitem que se consiga chegar à Pedra Filosofal ou Medicina Universal.

6. É por isto, e só por isto, que somos todos um. Em tudo, sem exceção, há um Cristo-Deus em processo de evolução para a plena autoconsciência.

7. Em sua obra Kanon, o conceituado escultor grego Polykleitos (provavelmente entre 460 e 460 a.C.) define eurythmia como o equilíbrio de forças atuantes no corpo humano. Eu-rhythmós – o ritmo equilibrado, o belo, o harmonioso. Então, euritmia pode ser entendida como a harmonia de um todo. E a doença só poderá ser extinguida por meio de uma euritmia curativa – restauração do harmonium. Em um dos volumes da da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC, está escrito: Os Rosacruzes admitem que a doença resulta de um estado de desarmonia, ou seja, que qualquer doença é o indesejável resultado do rompimento do 'harmonium', que, quando aplicado aos seres humanos, é o resultado tríplice da unidade de pensamento, da concordância de propósitos e da comunhão direta ou afinidade de almas. O conceito de harmonium, se aplicado à afinidade do Cósmico com a alma humana (personalidade-alma), significa o estado de êxtase em que o ser-no-mundo se torna consciente da harmonização das forças naturais do seu Ser com a fonte da qual emanam. Os Rosacruzes também admitem que existe consciência em cada célula do corpo. Por conseguinte, quando ocorre uma doença, há progressivamente um rompimento deste harmonium no nível celular... A restauração interna é a base da cura, e implica harmonium e inteireza (integridade física + integridade moral), isto é, no retorno à essência vibratória que infundia os componentes da célula antes que se estabelecesse a desarmonia. O processo requer que nos livremos do motim que ocorre no interior do Eu, de sorte a impedir que qualquer agente externo encontre uma base na qual possa se estabelecer. Isto requer o polimento de nossa estrutura todos os dias, mantendo-a livre de corrosão e do desgaste diário. Em outros termos, isto significa acender a nossa Luz Interior, mantendo-a sempre no máximo do seu brilho, pois é Nela que está a nossa saúde, força, felicidade e tudo o que tem real valor.

8. A cura poderá ser potencializada, tornada mais efetiva, se, concomitantemente ao ato de pensarmos [nos concentrarmos] na parte enferma, vocalizarmos o Mantra OM (AUM) ou um outro mantra de nossa preferência deletreados concertadamente (OOOOOOO... MMMMMMM). Daí a importância de nos concentrarmos em todas as partes do nosso corpo, começando pelos pés e terminando no alto da cabeça, transferindo, por assim dizer, energia curativa para todas as partes pensadas. Neste exercício, com o tempo, sentiremos a parte pensada latejar, e até esquentar um pouquinho, porque o sangue tende a convergir para o ponto em que estamos nos concentrando. Este exercício contempla uma outra finalidade importantíssima que deixarei para comentar em outra oportunidade.

9. E dentro de tudo!

10. Banho que se dá aos pés com água quente.

11. O Princípio Similia Similibus Curentur significa que os semelhantes pelos semelhantes poderão ser curados, ou seja, que o tratamento de um paciente poderá se dar a partir da diluição e da dinamização da uma substância que produza os sintomas da doença a ser curada em um indivíduo saudável. Este Princípio é base da Homeopatia criada por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755 – 1843).

12. Este alívio poderá ser proporcionado de duas maneiras básicas: diretamente ou indiretamente (psiquicamente, à distância) atuando no Plano Astral.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://filosofarepensaralto.blogspot.com.br/2011/10/dogma
tismo-criticismo.html#!/2011/10/dogmatismo-criticismo.html

http://culturavisualqueer.wordpress.com/
2010/06/08/mitos-gregos/

http://www.sab.org.br/euritmia/

http://www.substech.com/dokuwiki/
doku.php?id=metals_crystal_structure

http://animationsa2z.com/flowers2.php

http://www.ilovewavs.com/ForChat/

http://www.animated-gifs.eu/
flowers-carnivorous/001.htm

http://www.ufoecoturismo.com.br/site/?p=132

http://ajilbab.com/et/et-animated-gifs.htm

http://search.4shared.com/postDownload/Cu
GufLvg/rosacruz_-_arnold_krumm_heller.html

 

Música de fundo:

Flying Theme From "E.T."
Composição: John Williams
Interpretação: Boston Pops Orchestra

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
e_t_flying_theme_john_williams.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.