CAVALEIROS MILITANTES DA PAZ

 

Hélio de Moraes e Marques
e Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

O Caminho do Misticismo é para verdadeiros Cavaleiros e militantes da paz. Não há imediatismo nesta caminhada, mas um lento e real progresso, que poderá levar o candidato, por merecimento, aos píncaros da Sabedoria [SOPhIa].

 

 

Hélio de Moraes e Marques*

 

 

_____

* Hélio de Moraes e Marques é o atual Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Caminho do Misticismo

é para verdadeiros Cavaleiros e militantes da paz.

O Caminho do Misticismo

é para o desinteresseiro que quer se tornar capaz.

 

 

No Caminho do Misticismo,

não há expectativa de prêmio no fim da jornada.

No Caminho do Misticismo,

há, sim, certeza de que, um dia, se fará a Alvorada.

 

 

Eis um dos lemas do Místico:

Ora, lege, lege, lege, relege, labora et invenies.1

E este é um outro dístico:

A SOPhIa liberta do por acaso e do és-não-és.2

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Esta expressão latina, muito conhecida dos Alquimistas, está inserida no Mutus Liber, que, como o nome diz, é um livro mudo, sem palavras. Originalmente editado em 1958 por Eugène Léon Canseliet (1899 – 1982) e tendo seu autor permanecido anônimo, O Livro Mudo da Alquimia é uma das mais relevantes e belas produções da tradição pictórica do hermetismo medievo. O livro consiste de uma série de figuras que ilustram todo o Trabalho Alquímico. A importância desta obra legou-lhe diversas edições e até mesmo uma versão em cores. O Mutus Liber é um livro composto por quinze gravuras reportando para o método da Grande Obra Alquímica. Entretanto, não é totalmente correto admitir que este livro seja mudo e sem palavras, pois, logo na primeira página, aparecem referências bíblicas, e, na folha 14, existe uma expressão latina conhecida dos Alquimistas: Ora, lege, lege, lege, relege, labora et invienes (Lê, lê, lê, relê, trabalha e encontrarás).

 

 

 

2, Um Místico consciente não está sujeito nem ao por acaso nem ao por um triz; ele pode, inclusive, saber ou determinar o dia exato de sua desencarnação ou transição, pois conhece as Três Palavras que abrem os Portais da Eternidade. Isto é parte do lento e real progresso, que poderá levar o candidato, por merecimento, aos píncaros da Sabedoria, à qual se refere o Grande Mestre Hélio de Moraes e Marques. O Místico pode, ainda, determinar como será e onde será sua próxima encarnação.

 

Página da Internet consultada:

http://api.ning.com/files/

 

Música de fundo:

Dream a Little Dream of Me
Música: Fabian Andre & Wilbur Schwandt
Letra: Gus Kahn
Intérpretes: Ella Fitzgerald & Louis Armstrong

Fonte:

http://www.pcdon.com/EllaFitzgerald.html