Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rejeitar ponderações teologais1

é uma questão de livre-alvedrio.

Atabalhoar2 consoantes e vogais

fará jus a condecoração? Elogio?

 

Defender idéias com inteligência

não dá ensejo a descomponendas;

já, desconsideração e impertinência

podem gerar fataawa3 e contendas.

 

Ao se usar consoantes e vogais

em romances, poemas ou haikais

é preciso respeitar as fés alheias.4

 

Mesmo que o verso seja satânico,

não deve causar mal-estar ou pânico5

nem obstaculizar tal qual as peias.

 

 

 

Dualidade

 

 

_____

Notas:

1. Eu, particularmente, de maneira geral, rejeito a maioria. Raras são as exceções em que compadeço algumas. E essas, antes de serem teologais, são universais. Não matar é uma delas porque é uma máxima universal.

2. De forma descortês, apócrifa, grosseira, rude, tendenciosa, violenta, inexata, preconceituosa, achincalhante et cetera. Por que provocar? Por que humilhar? Por que depreciar?

3. Uma fatwa (plural fataawa) é, no Islã, um pronunciamento legal emitido por um especialista na lei religiosa muçulmana, rezando sobre um assunto específico. Normalmente, uma fatwa é emitida de modo a esclarecer uma questão a respeito da fiqh (jurisprudência islâmica constituída pelas decisões dos acadêmicos islâmicos). Um acadêmico que seja capaz de emitir uma fatwa é nominado Mufti, pessoa a quem é reconhecida a capacidade de interpretar a lei islâmica. Contudo, entendo que uma fatwa que determine a morte de um ser humano é um gravíssimo equívoco. Os próprios tribunais do Santo Ofício da inquisição católica, por outro lado, emitiram centenas de milhares de fataawa inquisitoriais, contrariando, in limine, as doutrinas que os mesmos que as assinavam defendiam nos altares e nas prédicas. O Sexto Mandamento adverte: Não assassinarás. E, na Vulgata, no Evangelho de São Mateus, V, 21, está escrito: Não matarás; e quem matar será condenado em juízo.

Por outro lado, é interessante que, em hebraico, o número de letras dos Dez Mandamentos é equivalente a 613 [613 = 6 + 1 + 3 = 10. Já 10 = 1 + 0 = 1. Unidade.]. Ainda de acordo com a tradição, há 613 mandamentos, dos quais 248 são positivos (isto é, que ordenam que sejam realizadas certas ações) e 365 são negativos (isto é, nos quais são condenadas certas ações). Trezentos e sessenta e cinco corresponde ao número de dias no ano, e duzentos e quarenta e oito acreditavam os antigos hebreus ser o número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano. O curioso é que ambos os números, reduzidos teosoficamente, dão 14 [(248 = 2 + 4 + 8 = 14) (365 = 3 + 6 + 5 =14)], ou seja, um duplo 7 em cada caso. Dualidade. Sugiro que você, agora de posse destas informações, reveja a animação Dualidade que encerra o soneto.

Conclusivamente, o fato é que amputar uma vida (seja a própria ou a de outrem) é suicidar-se e ferir a Unidade. A sangueira (individual, coletiva, política e religiosa) só acabará quando isto for compreendido. Antes, não. Na Al-Fatiha, Sagrado Alcorão, 6º versículo, está escrito: Ihdina alssirata almustaqeema. Guia-nos à senda reta. Portanto, do fundo do meu Coração, desejo compreensão e paz profunda ao povo muçulmano e a todos os seres-dos-universos. Podemos não gostar, podemos não querer, mas somos todos irmãos.

 

 

 

 

4. Longe de mim e da minha alma qualquer pensamento censurador ou apocópico contra a liberdade de expressão universal. Sou totalmente contra qualquer tipo de censura, e repilo veementemente juízos desfavoráveis, desaprovações inconsistentes e discordâncias extemporâneas a priori. A priori ser contra é imbecilidade; e nem sei exatamente se ser contra possa ser considerado uma coisa adequada. Mas, seja como for, não aceito e não apóio desrespeitos e achincalhamentos à fé alheia. Nem provocações. Nem chutes em santas. Nem muitas outras coisas menores e desrespeitadoras. Por outro lado, com singeleza, airosidade, frescor e inteligência, tudo pode ser literária e metafisicamente examinado. Horácio estava certo: Est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum. Em todas as coisas há um meio termo; existem, afinal, limites definidos, além ou aquém dos quais não se pode manter o bem. (Satiræ, I, 1.106). Seja como for ou como ainda tiver que ser, matança, 'horrorismo' e terrorismo inspirados em qualquer entendimento religioso ou político são inaceitáveis. Todo assassino é um suicida; todo suicida é um assassino. Somos todos um. Um dos maiores sinais de grandeza que o homem pode apresentar a si mesmo e ao mundo é a tolerância. Apesar do que quer que seja. Então, não custa repetir, e eu repito com muito prazer: Ihdina alssirata almustaqeema. Guia-nos à senda reta.

 

 

 

 

5. Pânico no sentido de eventualmente poder vir a provocar uma indesejável reação descontrolada de um indivíduo ou de um grupo.

 

Música de fundo:

To Sir With Love

Fonte:

http://www.geocities.com/elayne_au/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.hottopos.com.br/collat5/hassan.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/613_mandamentos

http://thesoldierpage.free.fr/toya.htm