CAFÉ COM CARDAMOMO

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Conflito Sírio
Não Poupa Crianças

 

 

 

 


Um ano depois de milhares de manifestantes terem saído às ruas da Síria, pela primeira vez, exigindo a renúncia do Presidente Bashar al-Assad, o futuro da revolta popular no País ainda é incerto e desapoiado por alguns países, que têm interesses estratégicos e econômicos na manutenção do Governo assadista.

Com um saldo de mortos estimado em mais de oito mil pessoas e crescentes temores de que a guerra civil entre grupos religiosos rivais se instale, a crise síria ainda divide as potências na ONU, onde Rússia e China têm vetado resoluções contra o regime tiranizador de Bashar al-Assad. Pequim, particularmente, é contra qualquer intervenção nos assuntos internos sírios com o pretexto de atuação humanitária.

Ao menos 27 pessoas morreram e 97 ficaram feridas em um duplo atentado na manhã deste sábado, 16 de março de 2012, em Damasco, a capital da Síria, contra órgãos do serviço de segurança do Estado Sírio. O número das baixas, informado pelo Ministério da Saúde, deve aumentar. A maioria das vítimas confirmadas até o momento é civil. As explosões de ontem aconteceram também um dia depois de o enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, ter declarado sua intenção de enviar nos próximos dias uma missão técnica à Síria para continuar as conversas com as partes em conflito e encontrar uma solução para a crise.

A guerra civil na Síria completou um ano nesta semana e não há sinais de que o conflito vá arrefecer.

Segundo a ONU, o conflito na Síria não vem poupando nem mesmo crianças. O confronto entre forças rebeldes que lutam contra o regime de Bashar al Assad já matou centenas de menores de idade. Grupos de direitos humanos relatam que muitas crianças foram presas e até torturadas, como é o caso, por exemplo, do jovem de 13 anos Hamza al Khatib, que teria sofrido torturas terríveis antes de ter sido morto. O garoto se tornou um dos símbolos da revolta.

 

 

 

O enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, disse ontem que a situação no País precisa ser tratada com cuidado para evitar uma escalada que possa vir a desestabilizar toda a região. Annan apresentou um relato da situação ao Conselho de Segurança da ONU, falando por videoconferência do seu gabinete em Genebra. Depois, disse a jornalistas que recomendou ao Conselho que fale a uma só voz contra a violência, de preferência pelo acesso de agências humanitárias ao País, e pela instauração de um processo político que leve à democracia na Síria.

Acho que precisamos lidar de forma muitíssimo cuidadosa com a situação na Síria, disse Annan aos jornalistas. Qualquer erro de cálculo poderá levar a uma grande escalada e terá impacto na região, o que seria extremamente difícil de administrar. Algumas pessoas têm a tendência a compará-la à Líbia e a outras situações, mas acredito que a situação na Síria está provando ser muito mais complexa, e, por isto, todos estão se movendo muito cautelosamente. Entre outras possibilidades, o que Annan quis dizer é que ninguém quer confrontar abertamente a Rússia e a China.

Segundo Lynn Pascoe, secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, admitiu que há informes confiáveis de que o número de mortos excede os 100 civis por dia, incluindo muitas mulheres e crianças. Pascoe afirmou ainda que o fracasso da comunidade internacional para deter o massacre incentiva o Governo Sírio a acreditar que pode agir com impunidade.

O Secretário-geral da Liga Árabe, Nabil el-Araby, pediu na última terça-feira a abertura de uma investigação internacional imparcial para verificar os últimos massacres de civis cometidos na Síria e punir os culpados. As terríveis imagens divulgadas sobre crimes cometidos contra civis inocentes nas cidades de Homs, Idleb e outras regiões da Síria, especialmente os assassinatos brutais de famílias completas, inclusive crianças, mulheres e idosos, devem ser investigados de maneira internacional, ressaltou el-Araby. Em comunicado, a autoridade máxima da Liga Árabe considerou que estas ações podem ser classificadas como crimes contra a Humanidade e, por isto, em sua opinião, seria imoral e desumano não castigar aos culpados.

Quanto a tudo isto, eu só tenho um comentário a fazer: tudo será devida e dolorosamente compensado. Isto, se houver chance para futuras compensações!

 

Matéria editada das fontes:

http://exame.abril.com.br/

http://paginaglobal.blogspot.com.br/

http://www.hojeemdia.com.br/

http://www.bbc.co.uk/

http://noticias.terra.com.br/

http://diariodonordeste.globo.com/
materia.asp?codigo=1116168

 

 

 

 

A Teimosice do Presidente Bashar al-Assad

 

 

 

Quibe, esfirra, tabule,

café com cardamomo.

chispou dali o gnomo.

 

Homens aos pedaços,

mulheres desfiguradas,

crianças sem os braços,

ruas ensangüentadas...

 

O verão virou inverno.

A calma virou inferno.

A estatística volumou.

 

Manter a governança

com mais massacrança?

O cruel cagou-andou!

 

 

 

 

Fundo musical:

The Endless Summer
Composição: The Sandals (Gaston Georis & John Blakeley)

Fonte:

http://beemp3.com/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.zazzle.com.br/coracao_do_buraco_
de_bala_cartao_postal-239467580860186731

http://www.aljazeera.com/indepth/features/
2011/05/201153185927813389.html

http://www.crossed-flag-pins.com/
animated-flag-gif/flags-syria.html

http://bestanimations.com/Nature/
Fire/Explosions/Explosions2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.