Rodolfo Domenico Pizzinga

 

Observe por alguns instantes as duas fotografias abaixo que recebi em um e-mail do amigo e irmão José Vitor Chavedar.

 

 

Agora, levante-se do seu lugar e se mova lentamente para trás uns 2 metros ou um pouco mais, continuando a fitar as fotografias. Percebeu? Parece que as fotografias trocam de lugar. A calma parece trocar de lugar com a raiva e vice-versa! Só escrevendo um sonetinho para comentar esse fenômeno ótico criado por Phillippe G. Schyns e Aude Oliva da Universidade de Glasgow. Talvez não estejamos mesmo "vendo" e/ou "ouvindo" adequada e integralmente o que realmente existe ou o que está acontecendo em um determinado instante!

Muitas pessoas não sabem, mas, praticamente, só vemos e ouvimos em faixas específicas e muito limitadas do Teclado Cósmico. Idem para o olfato, para o tato e para o paladar. Por exemplo: a faixa de audição média nos seres humanos saudáveis se estende desde um limite inferior de freqüência, nas imediações de 15 Hz, até o limite superior em torno de 15000 Hz; a faixa de visão vai, aproximadamente, de 400 nm a 700 nm [1 nm (nanometro) = 10-9 metro = 10 Å]. O que isso significa? Significa que são apenas nestas pequenas faixas que os ouvidos ouvem e os globos oculares estão apetrechados para visualizar as cores do vermelho ao violeta — sensações que, na verdade, não se passam nem nos olhos e nem nos ouvidos! De qualquer forma, tão-somente! Tão-somente significa: não mais que, apenas, tão-só, só, somente, unicamente, exclusivamente... E olhe lá!

Conclusão: abaixo de 15 Hz e acima de 15000 Hz somos potencialmente surdos; e abaixo de 400 nm e acima de 700 nm somos potencialmente cegos. Os urubus, por exemplo, são mais sabidos do que nós. Eles usam o olfato para descobrir se o cadáver do animal em estado de putrefação que eles estão interessados em almoçar, foi ou não picado por uma cobra e, com isso, se a carne está ou não envenenada. Espertos esses urubus! E nós?

 

 

_________

 

 

 


ou

AS ILUSÕES NOSSAS DE TODOS OS DIAS

 

 

 

 

ivei e deixai viver!

Este é o único Mandamento do Deus Aton.1

 

Aton vivo, que dá vida!

– Escreveu Akhnaton.

Vida, reflexo da VIDA!

 

uando Tu te pões na Terra Ocidental,

A Terra fica na escuridão como morta!2

Quando Tu te levantas na Terra Oriental,

É novamente aberta a Grande Porta.

 

lusões e falsos julgamentos3

São as noites dos desprevenidos.

Desconcerto em muitos momentos

— Iludidos, adormecidos, perdidos!

 

 

 

 

 

______

Notas

1. Excerto retirado do texto O Papa e o Filho do Sol (Sobre os Hinos de Akhenaton - AWS) – de autoria do Rev. Dr. Kanefer Anpu Mubarak, Alto Sacerdote de Osíris – que pode ser lido na íntegra no link direto:

http://svmmvmbonvm.org/papasol.htm

2. Grande Hino a Aton escrito por Akhnaton. Ó Aton vivo, que dá vida! é o segundo verso deste Hino.

3. Qualquer tipo de julgamento, em si, é um erro existencial. Muito pior é quando os julgamentos causam danos a terceiros, isto porque o primeiro julgado é aquele que julga.

 

Esta série de quadros dos
cinco sentidos foi realizada por
Jan Brueghel de Velours (1568-1625)
com a colaboração de
Peter Paul Rubens (1577-1640)
responsável pelas figuras alegóricas.

http://museoprado.mcu.es/
cuadro_octubre_2003.html

 

Websites Consultados

http://www.cic.unb.br/docentes/arcela/lcmm/
textos/literat/teoria/lit090/lit090p.html

http://home.comcast.net/~eschermc/After/

http://home.hccnet.nl/jc.kuiper/optillus/optica17.htm

 

Música de fundo:
Sentidos

Fonte:
http://usuarios.lycos.es/everything_laurita/