SENHOR PRESIDENTE
GEORGE W. BUSH
(A HUMANIDADE ROGA)

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Música de fundo: Hino dos EUA
Fonte:
http://members.lycos.co.uk/marqueshc/hinos.html

 

 

Bandeira dos EUA

 

 

George W. Bush

 

Excelentíssimo Senhor Presidente dos Estados Unidos da América George W. Bush.


 A Humanidade roga a V. EXª que seja:

 

PRUDENTE, e aprecie, em toda e qualquer circunstância, o bem intrínseco das coisas, e escolha os meios probos para realizá-lo. O homem cauto medita e considera cada passo (Provérbios, XIV, 15). Na Summa Theológica deixou escrito Thomæ Aquinatis: A prudência é a regra reta de qualquer ação. É ela – a geralmente desdenhada prudência – que guia as ponderações da consciência. A Humanidade, extremamente preocupada com suas últimas declarações depois da vitória sobre o Democrata John Kerry, roga humildemente a V. Exª que medite sobre esses avisados conselhos. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Prudência

Prudência (Rafael): Sonda o enigma de si mesma em um espelho

 

JUSTO e amoroso em todos os seus atos todos os dias. Roga a Humanidade a V. Exª que respeite os direitos de todos os povos e que restabeleça a harmonia mundial, para que possa também ser alcançado o bem comum. Este BEM, Senhor Presidente George Bush, não pode e não será jamais conquistado pela força ou pela guerra. Uma das palavras-chaves que regulam seu alcançamento é ENTENDIMENTO. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Justiça

Justiça

 

FORTE, e renuncie imediatamente à retaliação contra aqueles que V. Exª considera como inimigos. O único inimigo do homem, Senhor Presidente, é ele próprio. Sendo mau consigo próprio será mau com os demais. O espelho não mente. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Fortaleza

Fortaleza (Rafael): com armadura e elmo lembra Minerva

 

MODERADO e refreie seus instintos de vingança, e não se deixe arrastar pelas paixões inferiores. A Humanidade requesta a V. Exª que pondere muito atentamente as informações que são transmitidas por seus assessores e pelos órgãos de segurança. Há traição, múltiplos interesses em jogo e mentira em todas as horas. Quando chegar a NONA HORA, para V. Exª e para seu nobre País, não haverá nada menos do que choro, desespero e ranger de dentes. A ferrugem está em curso. Reflita, por exemplo, sobre o que aconteceu com o Império Romano. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Temperança

Temperança (Rafael): segura com suavidade
as rédeas de um corcel que não pode ser visto

 

HONESTO, e congruente em pensamentos, sentimentos, palavra e atos. Não se esqueça da advertência de Aristóteles: O caráter do homem é o resultado de sua conduta. Para cada conduta, Excelentíssimo Senhor Presidente George Bush, haverá uma compensação. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Honestidade
 

ÍNTEGRO, o que não significa, Senhor Presidente, que o adágio esteja correto: Coerência entre discurso e ação (walk the talk). Pense, Senhor Presidente, em quantas palavras fúteis e em quantos atos dantescos foram cometidos ao longo da História em nome de uma integridade de conveniência. Praticar o que se prega pode ser um crime de lesa-humanidade. Integridade não é – como cantava, aqui no Brasil, o famoso e querido Palhaço Carequinha – não fazer pipi na cama nem fazer má-criação. Integridade é agir com honestidade, imparcialidade, decência e incorruptibilidade, sendo que todos os atos e atitudes não possam ser menos do que irrepreensíveis. Não se esqueça também da modéstia, Senhor Presidente. O mundo, Senhor Presidente, não poderá existir com um mínimo de segurança se não houver em todos atos de todos os governantes solidariedade, justiça e honestidade. Isto é integridade. Por último, a Humanidade lembra a V. Exª que a ordem jurídica em geral, e muito especialmente o Direito Penal, não pode nunca esquecer, desde sua elaboração normativa até a sua aplicação e execução, que o homem não pode ser considerado e tratado como coisa — res — mas, permanentemente, visto na sua condição de pessoa, que, ainda, na escala mais baixa de degradação, o homem conserva, por lhe ser inerente, como ensina Luiz Luisi em sua Filosofia do Direito. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Arthur Bispo do Rosário

Integridade - Arthur Bispo do Rosário


LEAL, e pense no que ensina Manuel Monteiro Guedes Valente, Docente do Instituto Superior de Polícia e Segurança Interna da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal: Nos Estados de direito, onde a salvaguarda dos direitos fundamentais dos cidadãos é uma premissa, o processo penal reger-se-á sempre por um princípio democrático. Neste sentido, a atuação dos órgãos de polícia criminal deve ser feita com base nesse princípio, de modo que cada indivíduo seja encarado como um ser humano e não como um criminoso. Efetivamente, e para que o processo penal seja bem sucedido nos seus fins, devem os operadores de justiça adotar características e procedimentos essenciais, como é o caso da legalidade, objetividade e lealdade, com vista não só à descoberta da verdade, mas, também, à preservação dos direitos dos indivíduos consagrados pela Constituição. (Grifo meu, Senhor Presidente). Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Lealdade

Lealdade
 

VERDADEIRO, e, como disse o seu compatriota – o Filósofo transcendentalista Henry David Thoreau – o único meio de falar a verdade é falar sempre com amor. Ou como ensinou a grande italiana e filósofa social cristã Chiara Lubich, que decidiu escolher Deus e o Amor como únicos ideais de sua vida: Nada do que é feito por amor é pequeno. A Humanidade deseja também lembrar a V. Exª que, nada, absolutamente nada, então, pode ser construído sobre cadáveres e ossos. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Verdade

Verdade

 

TOLERANTE, e atue sempre com amabilidade e com consideração pelos sentimentos e pensamentos dos outros. Trate todos os seres humanos como V. Exª gostaria que todos tratassem todos. As mães iraquianas rogam para que V. Exª se lembre de seus filhos. O mesmo sentimento está presente no coração das mães palestinas. Ensine isto ao seu colega — o Presidente Sharon. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.
 

Tolerância

Tolerância

 

REFLETIDO, e considere com boa vontade as idéias, as crenças e os sentimentos de outras pessoas. A Humanidade necessita lembrar a V. Exª que não podem existir dois Deuses no Universo que desejam se aniquilar mutuamente. A guerra do Deus-Ocidente contra o Deus-Oriente é INSANA e ILÍCITA. Ou existem tantos deuses quantos forem os seres do Universo, ou só existe um. O eixo-do-bem e o eixo-do-mal são duas faces de uma mesma moeda. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Reflectiveness

Reflectiveness - Haim Azuz, Israel

 

SÁBIO, e compreenda a profundidade desta máxima de Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry: O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

MAHATMA GANDHI

Sabedoria

 

DESPRENDIDO, e que compreenda o sentido místico que um Poeta deu a estes versos que a Humanidade encampa. E, não se esqueça: SOMOS TODOS UM e IRMÃOS em CRISTO:

(http://www.vademecum.com.br/er/desprendimento.htm)

 

Se firmares os olhos no infinito,
E soltares as amarras tão constantes,
Tu verás no horizonte o mais bonito
Alvo de Louvor estonteante.

Tu verás a Beleza do Universo
Com os olhos do infinito mais profundo.
Serás, então, um ser inteiro e submerso
Na grandeza que envolve o mundo.

Serás um ser inteiro e submerso,
Se soltares as amarras tão constantes.
Verás a beleza do Universo,
Alvo de louvor estonteante.

 

Desprendimento

Desprendimento

 

HUMILDE, para que V. Exª possa conhecer e sentir, integral e intestinamente, as reais misérias e as reais grandezas de todos os homens seus irmãos. Recorde-se de Rabindranath Tagore, Senhor Presidente: Quanto maiores somos [formos] em humildade, tanto mais perto estamos [estaremos] da grandeza. Não disse Cervantes que a humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja? Ela protege contra a humilhação, filha inequívoca da arrogância. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo.

 

Humildade

Humildade para Transcender

 

PURO, e se recorde do que ensinou Hans Kelsen, ou seja, o objeto específico da ciência do direito é a norma jurídica, sendo este o princípio teorético fundante da pureza metódica. Considere, Senhor Presidente que, por outro lado, a pureza é o estado interior que permite ao ente se aproximar do Sacrossanto (o Svmmvm Bonvm) sem O macular e sem Nele perder sua identidade. Quem é realmente puro não vê o mal onde não há de fato mal. O mal está em nosso interior, Senhor Presidente, e não nos outros. Lembre-se Senhor Presidente: Todos somos UM e irmãos em Cristo. Desculpe se estou sendo repetitivo. Cacoete de professor.

 

Pureza


Pureza - David Hamilton

 

 

FALTA MUITA COISA

 

Falta muita coisa que a Humanidade gostaria de pedir a V. Exª, Excelentíssimo Senhor Presidente dos Estados Unidos da América George W. Bush. Mas, se V. Exª, minimamente, atender aos lamentos acima, agradecemos – nós seres humanos como V. Exª – do fundo dos nossos corações, pois somos seus irmãos. Como somos do Senhor Usama, do Senhor Saddam e do Senhor Sharon. Todos somos UM e irmãos em Cristo.

A Humanidade deseja a V. Exª four more years de PAZ e não de guerra, de FRATERNIDADE e não de revanche, de COMPREENSÃO e não de incompreensão, de INTELIGÊNCIA e não de casmurrice, e de AMOR e não de desamor e horror, que só têm gerado o terror. Não há contra-terror – como pensam V. Exª e seus colegas – que possa acabar com o terror. Só se o Mundo e a Humanidade forem destruídos ou se V. Exª retirar suas tropas imediatamente do Iraque. Por três horas tudo poderia ter sido diferente. Mas, não foi. V. Exª certamente entende o que a Humanidade quer dizer com isto.

A Humanidade, em outra direção, sabe que o maior arsenal de armas nucleares e de armas químicas e bacteriológicas está em poder do País que V. Exª tem a honra de presidir. Não use essas armas jamais em nome do que V. Exª considera de mais sagrado. As três horas que suas tropas conseguiram resistir não dão direito a esse abuso. Nem sua laboriosa reeleição.

A Humanidade, por isso, requesta a V. Exª que não imponha aos seus compatrícios mais dor e sofrimento do que, sem pedir, já receberam. Livre os Democratas de sofrerem mais do que já sofreram. Livre também os Republicanos de sofrerem mais do que já sofreram. Livre o Mundo de toda essa dor que lhe é imposta há séculos, e que se intensificou depois do September Eleven Two Thousand One. A Humanidade ficou chocada com o que assistiu e foi totalmente solidária com o povo dos EUA. Mas, não há Império que valha dor, morte e desgraça pela aplicação da pena de Talião. O êxito brilhante e inconteste das idéias liberais no Mundo contemporâneo e no moderno Direito Internacional eliminou, inteiramente, a rudeza do Talião. E, eles – os impérios – não duram para sempre. V. Exª já refletiu que um dia terá de prestar contas de tudo o que está acontecendo? O nó que V. Exª ajudou a dar não pode ser desatado com a espada. Apenas com LOVE.

Há alguns anos escrevi ao Senhor seu pai uma carta – motivada pela primeira intervenção no Iraque – da qual não obtive resposta. Vou reproduzir um trecho para V. Exª: ... há também forças poderosas compelindo sua decisão pela guerra. Elas desejam dissuadi-lo de tentar uma paz negociada. Se elas conseguirem, Sr. Presidente, o maior derrotado terá sido V. Ex.ª. E, mais uma vez, o povo dos EUA será chamado a pagar a conta cósmica dessa decisão. Pense nisso. Há mentira, indução, interesses espúrios e hipotéticos envolvidos, e traição a dar com o pau. Afinal, queira V. Exª ou não, todos somos UM e irmãos em Cristo. Não espere morrer para constatar esta Lei Cósmica. Será tarde, então. Eu lhe asseguro como seu irmão. Entropia provocada, reciclagem deslanchada. Não existe contra-lei que mude isso.

 

 

SITES CONSULTADOS

 

http://www.hottopos.com/videtur16/pfca.htm

http://www.ecojoven.com/dos/08/virtudes.html

http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=13

http://geocities.yahoo.com.br/
mcrost04/pequeno_tratado_das_grandes_virtudes_15.htm

http://web.chi.es/isidro/fotografia/retratos/hamilton_01.htm

http://www.vademecum.com.br/er/index.html

http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=1110

http://www.geocities.com/Athens/Sparta/2801/idislike.htm

http://www.simplesmentepoeta.hpg.ig.com.br/c_textos1/08-honestidade.htm

 

DADOS SOBRE O AUTOR

Mestre em Educação, UFRJ, 1980. Doutor em Filosofia, UGF, 1988. Professor Adjunto IV (aposentado) do CEFET-RJ. Consultor em Administração Escolar. Presidente do Comitê Editorial da Revista Tecnologia & Cultura do CEFET-RJ. Professor de Metodologia da Ciência e da Pesquisa Científica e Coordenador Acadêmico do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDHGE.

 

 

SENHOR PRESIDENTE DOS EUA
GEORGE W. BUSH

 

A HUMANIDADE DESEJA A V. Exª

 

PAZ PROFUNDA
 
e
 
ILUMINAÇÃO CÓSMICA