EDWARD GEORGE BULWER-LYTTON
(Reflexões)

 

 

 

Bulwer-Lytton

Bulwer-Lytton

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Logo que fui admitido como neófito da Ordem Rosacruz AMORC, lá pelos idos de 1969, o meu querido amigo, meu compadre e meu irmão (já falecido) Carlos Alberto Esteu Tribuzy me emprestou a obra Zanoni, de autoria de Edward George Bulwer-Lytton. Adorei, e recomendo a quem não a leu que leia. O livro tem como pano de fundo os Princípios Rosacruzes, e trata metaforicamente da alma e da busca pelo ideal. O resumo do romance místico é: Zanoni (Zan em caldáico, Sol), um homem calmo, modesto, de extraordinária beleza e com elevado grau de consciência por ser imortal – de quem nunca se soube seu lugar de nascimento, qualquer coisa a respeito de sua família e nem a origem e o teor dos seus bens – cai e perde seus poderes iniciáticos por se apaixonar pela cantora de ópera Viola Pisani. Enquanto você não lê este magnífico romance, ofereço uma pequena coletânea das reflexões de Bulwer-Lytton (algumas vezes ligeiramente editadas) – um famoso romancista e poeta vitoriano e Místico Rosacruz do século XIX.

 

Bem, com relação às sentenças que escolhi para compor este incompleto e apocopado estudo, limitado que estou pelo peso do arquivo .htm, cada uma, de per si, daria um ensaio completo. Logo, aconselho que você medite profundamente em cada uma antes de ler a outra. O rapidinho, seja lá em que situação for, em geral, só produz o malfeito, e, em Misticismo, a regra básica é paciência. Às vezes, é necessário esperar anos, décadas, séculos, milênios, (re)encarnações...

 

Todavia, antes de você prosseguir, acho que vale a pena visitar esta Página:

http://jornalivros.com.br/
2010/03/vril-o-poder-da-raca-futura/

 

 

 

 

Breve Biografia de Bulwer-Lytton

 

 

 

Edward George Bulwer-Lytton (25 de maio de 1803 – 18 de janeiro de 1873) foi um escritor e político inglês. Também foi Rosa+Cruz.

 

Ainda bem pequeno, foi deixado aos cuidados da mãe quando o pai, chamado a capitanear as tropas de Lancashire contra a eminência de uma invasão napoleônica, acabou por falecer, malgrado o fato de não se ter concretizado qualquer confronto armado. O jovem Edward contava apenas quatro anos, e o fato de ser órfão de pai veio lhe causar transtornos na escola, em Fulham. Manifestando maus-tratos, foi transferido para Rottingdean, de onde saiu para receber a educação clássica (Retórica, Latim, Grego e História) em Ealing e preparação em Matemática por um tutor privado da Universidade de Oxford. Aos dezessete anos, viveu o seu primeiro grande amor. Separado pela família da amada, que se apressou em casá-la com outro homem, Bulwer-Lytton verteu a sua dor em poemas de travo exótico e aventureiro.

 

Dois anos depois, em 1822, ingressou no Trinity College da Universidade de Cambridge. Graças ao seu percurso educativo, ficou dispensado das aulas. Publicou, então, uma nova coletânea de poemas em 1823, que lhe valeu algumas críticas negativas por parte da imprensa.

 

Estreou como romancista em 1825, ao publicar o trabalho Rupert de Lindsay. No ano seguinte, tendo conseguido o seu diploma universitário, viajou até Paris, experiência que resultaria na produção de The Disowned.

 

Em 1829, Bulwer-Lytton decidiu tentar a mão no gênero do romance histórico, aparecendo com Devereux, obra situada no reinado da Rainha Ana da Inglaterra. Mas, seria a publicação de The Last Days Of Pompeii que consagraria Bulwer-Lytton como romancista de gabarito internacional.

 

Tendo iniciado uma carreira política em 1831, foi eleito membro do Parlamento como liberal radical e ocupou o assento durante onze anos. No entanto, em 1852, passou para a facção conservadora, após nomeação para a Casa dos Lordes. Seu habilidoso trabalho na política lhe valeu o título de Primeiro Barão de Lytton.

 

Seu interesse por magia e ocultismo o aproximou do escritor francês e ocultista Éliphas Lèvi (1810 – 1875), com quem realizou grandes estudos, e, até mesmo, segundo relatos, a invocação do espírito do grande Apolônio de Tiana.

 

Em 1871 foi nomeado Imperator da SRIA (Societas Rosicruciana in Anglia), fundada em 1º de junho de 1867. Manteve contato com quase todos os grandes ocultistas de sua época, e se diz que tomou parte da Sociedade Hermética de Luxor, uma sociedade que teve influência direta na política, na cultura e no espiritualismo no século XIX.

 

A velhice trouxe consigo uma surdez crescente que o isolou do mundo social, prejudicando o desempenho das suas funções no Parlamento, revelando-se incapaz de seguir as arengas dos seus colegas.

 

Em 4 de janeiro de 1873, Bulwer-Lytton começou a se queixar de dores agudas e zumbidos em ambos os ouvidos, e, alguns dias mais tarde, ficou cego. Após uma agonia prolongada, em que Bulwer-Lytton sofreu diversos ataques epilépticos, acabou por falecer, vítima de uma otite que alastrou ao cérebro, em 18 de janeiro de 1873. Ele está enterrado na Abadia de Westminster.

 

 

 

Reflexões de Bulwer-Lytton

 

 

 

É difícil dizer quem nos faz mais mal: inimigos com as piores intenções ou amigos com as melhores.

 

Não existem, acaso, nas crônicas dos nossos próprios dias, erros e enganos tão obscuros como os dos alquimistas dos tempos antigos?

 

A pessoa mais fácil de enganar é a si próprio.

 

Eu não creio que os Mestres da dita Escola tenham revelado ao mundo as suas verdadeiras doutrinas, a não ser por meio de obscuras insinuações e de parábolas místicas.

 

A Arte verdadeira situa a beleza em todo o lado.

 

 

 

 

Para a mente que a concebe exatamente, a Arte não é mais do que o aparelho onde se reflete o que se põe sobre sua superfície, enquanto está sem mácula.

 

Se a tempestade vem, os pássaros inferiores se refugiam, mas a águia permanece solitária no céu!

 

A magia da linguagem é o mais perigoso dos encantos.

 

Ninguém é tão desprovido de amigos para não encontrar um suficientemente sincero que lhe diga verdades desagradáveis.

 

Nada é tão contagiante como o entusiasmo.

 

Todos os caminhos levam à morte; apenas um à Glória.

 

Talento faz o que pode; gênio faz o que é preciso.

 

Os homens prudentes podem dirigir um Estado; mas unicamente os entusiastas são os que podem arruinar ou regenerar um Estado.

 

A Arte e a Ciência têm o seu ponto de encontro no método.

 

 

Guindaste versus Monanicholson
(É tudo uma questão de método)

 

 

Se um belo rosto é uma carta de recomendação, um bom Coração é uma carta de crédito.

 

Feliz aquele que nunca conheceu a fama. Tê-la é um purgatório; perdê-la, um inferno.

 

Aquele que procura separar conhecimento e trabalho despriva o conhecimento de sua propriedade mais valiosa: o fortalecimento da mente pelo exercício.

 

Se lhe parece impossível, é porque você nunca sonhou!

 

O entusiasmo, na verdadeira acepção da palavra, aparece quando aquela parte da alma, que está por cima do intelecto, se eleva, exaltada até aos deuses, de onde provém a sua inspiração!

 

A ordem progressiva, pela qual a alma sobe, é esta: primeiro, o entusiasmo musical; depois, o entusiasmo místico; terceiro, o profético; e, finalmente, o entusiasmo do amor.

 

Não há felicidade sem ordem; não há ordem sem autoridade; não há autoridade sem unidade.

 

A injustiça, dizem, pode emanar de três causas: falta de sabedoria para compreender o que é justo, falta de benevolência para o desejar e falta de força [interior] para o cumprir.

 

A justiça perfeita emana forçosamente da perfeição do conhecimento para a conceber, da perfeição de amor para a querer e da perfeição de poder para a concretizar.

 

Quem, a não ser um Rosacruz, poderia explicar os Mistérios Rosacruzes?

 

 

 

 

Aquele que desejar pescar um Rosa+Cruz deve cuidar de não turvar a água.

 

A Fraternidade dos Rosacruzes, se bem que respeitável e virtuosa, porque não há, no mundo, nenhuma ordem que seja mais rígida na prática dos preceitos morais nem mais ardente na fé cristã, é apenas um ramo de outras sociedades ainda mais transcendentes nos poderes que adquiriram, e ainda mais ilustres por sua origem.

 

 

Não esqueçamos que 10 1 + 0 = 1 —› Eterna Unidade

 

 

Em qualquer classe de obras de imaginação, sejam expressas por meio de palavras ou por meio de cores, o artista, pertencente às escolas mais elevadas, deve fazer a mais ampla distinção entre o real e o verdadeiro ou, em outras palavras, entre a imitação da vida real e a exaltação da Natureza até o Ideal.

 

Em Ciência, deve-se ler os livros mais novos; em literatura, os mais antigos.

 

Era um homem pacífico, inofensivo e amável que partia o seu pedaço de pão com qualquer dos 'lazaroni' preguiçosos...

 

Possui livros, mas não consintas que eles te possuam. Lê para viver; não vivas para ler.

 

Contentar-se com o seu destino é vencê-lo.

 

Não se deve tratar com frivolidade os Reinos das Salamandras e dos Silfos.

 

Ame as rosas, mas deixe-as em seus talos.

 

Se você deseja ser amado, mostre mais seus defeitos do que suas virtudes.

 

O remorso é o eco de uma virtude perdida.

 

 

 

 

Os melhores nem sempre são os mais felizes; mas os mais felizes geralmente são os melhores.

 

É provável que ninguém aprenda nada em absoluto, a menos que – primeiro – aprenda a ser humilde.

 

Enquanto houver livros não haverá passado.

 

O amor é a atividade do ocioso e o ócio do homem ativo.

 

Seja jóia, seja brinquedo, o presente não gera felicidade, apenas a aspiração de o ganhar.

 

A pessoa mais fácil de enganar é aquela que se engana a si mesma.

 

O homem nunca é tão feliz como quando dá felicidade a outro.

 

É a calma e a tranqüilidade no exercício do poder que produz a fortaleza.

 

 

 

 

Sob o império dos grandes homens, a pena é mais poderosa do que a espada.

 

A ambição não sente nenhum risco.

 

Uma reforma é uma correção de abusos; uma revolução é uma transferência de poder.

 

O entusiasmo é o gênio da sinceridade, e a verdade não pode vencer sem ele.

 

Não é pelo cabelo grisalho que se sabe a idade do Coração.

 

Aquele que escreve em prosa estabelece sua reputação em um templo de areia; aquele que escreve em versos constrói em um templo de granito.

 

O humor é o resplendor da mente.

 

As leis morrem; os livros permanecem para sempre.

 

A pobreza faz humildes a alguns, mas perversos a muitos.

 

O que foi derrotado nunca tem razão; esta é a lei do mundo.

 

As revoluções nunca são feitas com água de rosas.

 

Geralmente, eu vejo a riqueza na casa dos ímpios; raramente entre os homens de bem.

 

O passado passou. Há um futuro para todas as pessoas que se arrependem e têm energia.

 

O destino ri das probabilidades.

 

 

 

 

A consciência é a substância mais elástica deste mundo.

 

Quando um homem comete um crime, o céu encontra uma testemunha.

 

O remorso é como ver o céu e descer ao inferno.

 

Negócio feito depressa é bom negócio, mas negócio feito com precipitação é mau negócio.

 

Um bom charuto proporciona ao homem o mesmo alívio que um bom grito à mulher.

 

Mais vale um bom coração do que todas as cabeças deste mundo.

 

 

 

 

Em nossos livros antigos há uma lenda, muito popular no passado, segundo a qual fomos expulsos de uma região que parece ter sido o mundo [da superfície], a fim de aperfeiçoarmos a nossa condição e alcançar o mais puro refinamento da nossa espécie por meio das terríveis batalhas que os nossos antepassados tiveram de travar e que, quando a nossa educação estiver finalmente concluída, estamos destinados a retornar ao mundo superior e a suplantar todas as raças inferiores que hoje o povoam.

 

Árvores que, como o choupo, têm ramos verticais não dão sombra nem abrigo, seja qual for a sua altura. As árvores que mais nos acolhem com proteção e sombra são as que, como o salgueiro, quanto mais crescem, mais os seus ramos descem.

 

A música, uma vez admitida pela alma, converte-se em uma espécie de espírito. E nunca morre!

 

Uma das prerrogativas do homem é sonhar.

 

Para encontrar o que você procura na estrada da vida, siga o provérbio que diz: 'Não deixe pedra sobre pedra.'

 

A ambição é um erro. Ela rouba o frescor da vida, fecha a nossa alma para a nossa própria juventude e o desgaste do coração nunca é recompensado.

 

O Coração valente atravessa os adversos acidentes e as mágoas do fado, dirigindo o olhar interno ao Sol e lutando para alcançar o céu. É esta luta que dá Saber [ShOPhYa] aos fortes e felicidade aos fracos.

 

Não é vergonha sentir medo; vergonha é se o medo nos dominar.

 

A raiva exteriorizada, muitas vezes, apressa o perdão; a raiva camuflada, muitas vezes, endurece em vendeta.

 

 

 

 

Toda rua tem dois lados: o lado sombrio e o lado ensolarado.

 

O senso comum é apenas uma modificação do talento. O gênio é uma exaltação dele. A diferença é, portanto, em grau, não em natureza.

 

O verdadeiro espírito de uma conversação consiste em prestar atenção na argumentação do interlocutor; mas não se deve jamais demolir o interlocutor.

 

Sonha corajosamente e com nobreza, e os teus sonhos poderão se tornar proféticos.

 

Oportunidades acontecem a todos; mas transformar uma oportunidade em algo importante e que valha a pena é um dom de poucos.

 

Há apenas uma filosofia e seu nome é coragem!

 

Um tolo lisonjeia a si mesmo; um homem sábio lisonjeia o tolo.

 

Uma das demonstrações mais evidentes de amizade que um indivíduo pode exibir a outro é gentilmente lhe mostrar uma falha.

 

Recuse-se a ficar desarmonizado. Nunca diga às pessoas nem para si mesmo que você está desarmonizado. A desarmonia, quando começa a se manifestar, é uma daquelas coisas que se deve resistir desde o início.

 

Quando uma pessoa está aflita e sofrendo, um grama de ajuda é melhor do que um quilo de pregação.

 

 

 

 

Nenhum autor jamais desenhou um personagem consistente com a natureza humana, mas foi forçado a atribuir a ele muitas inconsistências.

 

Não existe sorte. Sorte é um nome-fantasia. É nosso dever ter a certeza de estarmos sempre prontos para quando o tempo bom vier.

 

Todas as paixões produzem destroços.

 

A mente sadia mantém o corpo sadio. Fique atento às idéias de hoje; drene as de ontem. Quanto ao amanhã, haverá tempo suficiente para considerá-las quando elas se tornarem hoje.

 

A paciência [modorma] não é ativa; ao contrário, ativa é a força [criatividade] concentrada.

 

Uma vida fútil exclusivamente voltada para o deleite faz com que até mesmo a mente mais forte se torne frívola.

 

De que serve a grandeza senão a sua própria? Tudo está em si mesmo.

 

O que a Humanidade quer não é talento, é propósito, objetivo, finalidade.

 

Leitura sem propósito é saracoteio, não exercício.

 

Nós costumamos contar nossos triunfos para as pessoas, mas nosso Coração é o confidente exclusivo de nossas derrotas e tristezas.

 

O melhor professor é aquele que sugere, em vez de dogmatizar, inspirando no ouvinte o desejo de aprender e de ensinar a si mesmo.

 

Uma das mais sublimes coisas no mundo é a verdade sincera.

 

Não há nada mais angustiante para a pele fina da vaidade do que o emprego de uma verdade áspera.

 

Em geral, os artistas não vêem criação alguma fora do círculo de sua Arte.

 

A única homenagem que não mancha é a que nenhum desses aduladores lhe fornecerá.

 

Quão pouco tudo o que a fama pode dar substitui o valor do que o Coração pode perder.

 

A LLuz é a necessidade e o princípio da vida.

 

O esforço feito para alcançar a LLuz leva, por fim, a que seja alcançada esta mesma LLuz que tanto se procura.

 

Todos devem lutar bravamente para atravessar as trevas e chegar à LLuz!

 

 

 

 

O Arco de Tito!1 O Coliseu! Por um, passou em triunfo o divinizado invasor; no outro, caiam ensangüentados os gladiadores. Monumentos de matanças, como pobres são os pensamentos!

 

Tanto a Ciência como a Benevolência vivem para o Universo.

 

Nem mesmo a morte é capaz de separar os sábios.

 

A Sabedoria, contemplando o gênero humano, só conduz a estes dois resultados: ao desdém ou à compaixão.

 

Oh! Quantas vezes a alma de um só homem é mais importante e maior do que as vicissitudes de todo o Globo!

 

O espírito que sabe contemplar e que vive somente no mundo intelectual pode subir à sua estrela, embora ainda viva neste cemitério chamado Terra, e enquanto o sarcófago chamado Vida encerra em suas paredes de barro a Essência Eterna!

 

Só o torpe pedantismo quer que tudo o que é antigo seja necessariamente sublime... Mais ridícula ainda é a superstição que santifica tudo o que não compreende.

 

'Il faut absolument que la superstition et le fanatisme fassent place à la Philosophie.' É absolutamente necessário que a superstição e o fanatismo cedam o lugar à Filosofia. (Condorcet,2 apud Bulwer-Lytton).

 

Os reis perseguem as pessoas; os sacerdotes perseguem as opiniões. Quando não houver mais reis, os homens estarão seguros; quando não houver mais sacerdotes, o pensamento será livre.

 

Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre. (Citação de Condorcet de um pensamento Diderot,3 apud Bulwer-Lytton).

 

Arte da guerra Arte de assassinar.

 

Eu admito que a vida não possa ser eternizada; mas creio que ela poderia ser prolongada quase indefinidamente. E assim, como o mais insignificante animal lega o seu vigor à sua prole, da mesma forma, o homem transmitirá a seus filhos a sua aperfeiçoada organização mental e física.

 

A agonia mental é muito mais intolerável do que a que pode experimentar o corpo.

 

As antipatias formam também uma parte daquilo que (falsamente) se chama magia. O homem tem naturalmente o mesmo instinto que os animais, o qual involuntariamente o adverte contra as criaturas que são hostis ou fatais à sua existência. Mas o homem descuida-se tão a miúdo deste instinto, que ele fica latente e adormecido.

 

Neste mundo, geralmente, tanto o dinheiro quanto a caridade encobrem uma multidão de defeitos.

 

O Estado nunca deveria arrebatar uma vida, nunca, nem sequer a de um assassino. Concordo com esse jovem estadista – Maximilien Robespierre4 – que o verdugo é invenção do tirano.

 

Conservando-se impoluto no meio da vida material, o Ideal vive somente com a Arte e a Beleza.

 

Quão irregular é sempre a simetria de um verdadeiro gênio! São as desigualdades de sua superfície que fazem com que a Lua seja um astro luminoso para o homem.5

 

 

 

 

Para ser superior à hora, viva na estima de si mesmo.

 

 

 

 

Qualquer homem pode dominar o seu violino quando toca uma composição sua, e pode tornar agradáveis as suas extravagâncias até ao próprio diabo!

 

Quantas vezes em seus sonhos e fantasias tem lutado pela LLuz, não pela luz das lâmpadas teatrais.

 

A Eterna Natureza contempla, risonha, os destroços de tudo o que torna gloriosa a vida.

 

Há pessoas privilegiadas cujos sentidos percebem o que não é dado perceber ao vulgo.

 

Ao redor de nós, existem muitas coisas que seriam perigosas e hostis para os seres humanos, se a Providência não tivesse levantado uma barreira entre elas e nós, por diferentes modificações da matéria.6

 

 

Que o Sol te Ilumine!

 

 

Para ganhar a afeição de sua amada, pareça negligente no vestir; para preservá-la, seja assíduo. O primeiro é um sinal de seu amor; o segundo, de seu respeito.

 

Somente um covarde pode se vangloriar de seus nervos em situações inteiramente desconhecidas para si.

 

Aquilo que é chamado de sobrenatural é somente algo que pertence às Leis da Natureza, mas que é ignorado. Por exemplo: uma aparição não é sobrenatural; ao contrário da opinião corrente, está conforme as Leis da Natureza. Assim, quanto mais impassível for mantida a mente, mais apropriado à observação fica nosso estado de espírito para observar os fenômenos psíquicos.

 

Uma flor perece; é incinerada. Sejam quais forem os elementos daquela flor quando viva, desaparecem, dispersam-se, e não se consegue nunca encontrá-los sou reuni-los. Mas, pode-se, por meios químicos, das cinzas desta flor, criar um espectro dela, com a aparência que ela possuía quando viva. O mesmo pode ocorrer com um ser humano que morreu. A alma saiu dele tanto quanto a essência ou os elementos da flor. Ainda assim é possível obter um espectro dela. E este fantasma, embora na superstição popular seja considerado a alma daquele que partiu, não deve ser confundido com a verdadeira alma; trata-se apenas de um 'eidolon'7 da forma morta. Por conseguinte, como as histórias mais bem confirmadas de fantasmas ou espíritos, o que mais nos impressiona é a ausência do que consideramos alma; isto é, da inteligência superior e liberta de preconceitos. Estas aparições surgem com pouco ou nenhum objetivo. Elas raramente falam quando surgem; se falassem, não comunicariam idéias acima das de uma pessoa comum na Terra. Os videntes norte-americanos publicaram muitos livros sobre comunicações em prosa e em verso, que afirmam ter sido dados sob os nomes dos mortos mais ilustres — Shakespeare, Bacon e sabe-se lá mais quem. Estas comunicações, mesmo as melhores, de forma alguma são superiores às que se obtêm dos vivos de grande talento e educação; são imensamente inferiores ao que Bacon, Shakespeare e Platão disseram ou escreveram quando na Terra. Tampouco — o que é mais notável — elas jamais contêm uma idéia que não houvesse na Terra antes.

 

A Natureza dissolve e renova eternamente.

 

Vril-Ya (as nações civilizadas) —› VRIL (não existe palavra alguma em idioma nenhum que seja sinônimo exato da palavra VRIL, mas que pode bem significar unidade dos agentes energéticos naturais) —› 'The Power of the Coming Race' está oculto no VRIL – fonte inexaurível de uma energia ainda desconhecida na superfície da Terra que dá um poder ilimitado àquele que seja capaz de controlá-la. A letra V, simbólica da pirâmide invertida, é uma inicial que, quase sempre, denota a excelência ou o poder. O VRIL, quando usado moderadamente, é um grande sustentador da vida, mas, se for usado em excesso, quando em estado normal de saúde, tende a provocar uma reação adversa e a vitalidade é esgotada. Para quase todas as doenças, no entanto, as propriedades revigorantes e medicinais do VRIL funcionam como uma espécie de assistente-chefe da Natureza, no sentido de reordenar e de harmonizar o que está desarmônico. Por intermédio do VRIL, os filósofos subterrâneos podem influenciar as variações de temperatura e exercer influência sobre a mente e sobre corpos animais e vegetais.8

 

Os conhecimentos de maior profundidade, inclusive os das Artes, estão, pode-se dizer, perdidos para a moderna Filosofia, que é uma vulgaridade superficial.

 

Uma vaga curiosidade não pode substituir o trabalho assíduo.

 

Nesta Terra, há homens que, sem o querer, estão destinados a ser perigosos para outros.

 

O poder não tem coração para o arrependimento; mas possui a mão que pode assassinar.

 

A mariposa, pensando voar às estrelas, cai queimada pela chama da lâmpada.

 

A minha vida, separada da vida turbulenta da multidão humana, está reduzida a adorar o Belo, e, desta adoração, procuro banir aquilo que o Belo inspira nos demais.

 

A flor comunica sua fragrância à rocha sobre cujo coração cresce; em pouco tempo, a flor morre, porém, a rocha subsiste, desafiando a neve e a luz do Sol no seu cume.

 

As Inteligências Celestes se manifestam e se comunicam, de preferência, no silêncio e na tranqüilidade da solidão.

 

O tempo nem dá nem tira um átomo do ilimitado.

 

 

 

 

O  nosso afeto pelas coisas que morrem não nos traz mais que tristeza. A atração que liga a alma à Terra é igual à atração que segura a Terra no espaço. Deixa, ó minha alma, este obscuro Planeta! Rompe cadeias! Agita as asas!

 

Os recursos do Grande Senhor do Universo não são tão escassos nem tão duros que ele negue aos homens o privilégio divino do livre-arbítrio; todos nós podemos traçar o nosso próprio caminho, e Deus pode fazer com que até as nossas contradições se harmonizem com Seus fins solenes.

 

A conduta de um indivíduo pode afetar somente um pequeno círculo fora dele; mas o bem ou o mal permanente que faz aos demais está, mais do que em outra coisa, nos sentimentos que difunde.

 

Sentimentos podem atravessar o Universo e inspirar gerações até o fim do mundo.

 

Nossas opiniões formam em nós a Parte Angélica, e nossas ações, a parte terrestre.

 

A verdadeira Filosofia prefere tentar resolver um problema intrincado ao invés de negá-lo.

 

Grandes descobertas científicas se devem aos Alquimistas. Muitos segredos poderiam ser ainda decifrados, se possuíssemos a chave da mística fraseologia que os Alquimistas se viram obrigados a empregar e cujo conhecimento nos abriria o caminho para aquisições ainda mais preciosas.

 

A suspeita é própria à generalidade dos homens não espiritualizados.

 

Os membros da Verdadeira Fraternidade da Rosa+Cruz conhecem [e falam] todas as línguas da Terra.9

 

Todos os que entram em contato com um Iniciado Rosa+Cruz acabam, sem eles mesmos sentir, por ser transformados, sendo neles despertados pensamentos mais puros e uma tendência a reformar seus costumes.

 

Há certas qualidades ou poderes que cada um desejaria ter para si; porém, condena a qualquer outra pessoa que pareça possuí-los.

 

 

 

 

O que a Natureza é para Deus a Arte deveria ser para o homem –uma criação sublime, benéfica e genial.

 

Uma nação que aspira à igualdade é incapaz de gozar liberdade. Em toda a criação, desde o arcanjo até ao verme, desde o Olimpo até o seixo, desde o radiante planeta perfeito até à nebulosa que, através dos séculos de névoa e viscosidade, vai se consolidando até se tornar um mundo habitável, a primeira Lei da Natureza é a desigualdade. Enquanto existir o mundo, o Sol iluminará o cume das montanhas sempre primeiro do que a planície.

 

Entre Deus e o gênio existe um elo necessário – ao menos uma linguagem correspondente. Quanto mais sábios são os poucos em uma geração, tanto mais sábia será a multidão na geração vindoura.

 

Há dois caminhos que, das pequenas paixões e das tristes calamidades da Terra, conduzem ao céu e se afastam do inferno; estes caminhos são a Arte e a Ciência. Mas a Arte é mais divina do que a Ciência, porque a Ciência só descobre, ao passo que a Arte cria.

 

A Arte de ordem mais elevada, escolhendo só as mais sublimes combinações, é a perpétua luta da Humanidade para se aproximar dos deuses. O público vulgar dificilmente compreende, mesmo na Arte, o princípio idealizador, porque a Arte sublime é um gosto adquirido.

 

Os pensamentos das almas que aspiram os ideais divinos são contínua prece.

 

Só se pode chegar à Ciência Divina vendo o imortal por todas as partes.

 

Só pela Intrépida Iniciação a mente poderá emergir, como se fosse da morte, às claras percepções do seu parentesco com os Princípios de Vida e LLuz.

 

Toda obscuridade tem também sua luz.

 

Seja bem-vindo ó Ser Purificado pelo Sacrifício, que se tornou Imortal somente pela Morte! Isto é Morrer!

 

 

 


 

______

Notas:

1. O Arco de Tito é um arco triunfal erigido em comemoração à conquista de Jerusalém pelo Imperador Titus Flavius Vespasianus Augustus (Roma, 30 de dezembro de 39 – Aquæ Cutiliæ, Sabina, 13 de setembro de 81). Tito comandou as legiões romanas que ocuparam a capital da Judéia em 1º de agosto de 67 d.C.

2. Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (Ribemont, Aisne, 17 de setembro de 1743 – Bourg-la-Reine, 28 de março de 1794), normalmente referido como Nicolas de Condorcet, foi um filósofo e matemático francês. É de Condorcet também esta reflexão: Provaremos que estas eloqüentes declamações contra as Ciências e as Artes são fundadas sobre uma falsa compreensão da história e que, ao contrário, os progressos das virtudes sempre acompanham os progressos das luzes, assim como os progressos da corrupção sempre acompanham a decadência. Então, ver-se-á que esta passagem tempestuosa e penosa de uma sociedade grosseira ao estado de civilização dos povos esclarecidos e livres não é uma degeneração da espécie humana, mas uma crise necessária na marcha gradual em direção ao aperfeiçoamento absoluto.

3. Denis Diderot (Langres, 5 de outubro de 1713 – Paris, 31 de julho de 1784) foi um filósofo e escritor francês. É de Diderot também esta reflexão: Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.

4. Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (6 de maio de 1758, Arras — 28 de julho de 1794, Paris), advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos o chamavam de O Incorruptível. É de Robespierre este pensamento: A mesma autoridade divina que ordena aos reis serem justos, proíbe aos povos serem escravos.

5. A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu periastro (ponto da órbita de um corpo celeste em que ele se encontra mais próximo do astro em torno do qual gravita) máximo é de 356.577 km e seu apoastro (ponto da órbita de um corpo celeste em que ele se encontra mais distante do astro em torno do qual gravita) máximo é de 406.655 km. Os continentes lunares são escarpados e constituídos por rochas mais claras (anortositos), essencialmente formados por feldspatos, que refletem 18% da luz incidente proveniente do Sol. Os mares lunares não têm água; apresentam a sua superfície mais plana do que a dos continentes, fazendo lembrar a superfície livre de um líquido. São escuros, constituídos por basaltos, refletindo apenas cerca de 6% a 7% da luz incidente.

6. A mesma coisa – em Hamlet, ato 1, cena 5 – disse William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 26 de abril de 1564 – Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616): There are more things in heaven and Earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy. Há mais coisas no céu e na Terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia.

7. Um eidolon (imagem, duplo, aparição, fantasma) é um espírito-imagem de uma pessoa viva ou morta, uma sombra ou fantasma-sósia de uma forma humana. Eventualmente, o eidolon de uma pessoa morta poderá, por assim dizer, aparecer sob certas condições para os sobreviventes do falecido. Na Teosofia, o fantasma humano, a forma astral, o perispírito ou o kamarupa (corpo de desejos, corpo emocional ou corpo astral), após a morte, antes de sua desintegração, é identificado como eidolon, quando a tríade Atma-Buddhi-Manas se separa de seus princípios inferiores.

8. Pense comigo: Se o VRIL pode bem significar unidade dos agentes energéticos naturais, se nós fazemos e somos parte da unidade cósmica, então, o VRIL também está em nós. E, mais uma vez, tenho que repetir: não há necessidade de se buscar nada do lado de fora; em nosso interior há tudo que há ou que possa haver do lado de fora. Aplicando à palavra VRIL o procedimento cabalístico ALBaM, encontra-se PhTShA. Curiosamente, tanto em IEVE, quanto em VRIL aparecem de forma cifrada as Letras Ph e Sh, ambas associadas ao nome JHESU. O mistério do VRIL aumenta se se observa que sua cifra aritmológica é 246 (6 + 200 + 10 + 30), cuja redução é igual a 3, e que esta passa a ser 390 (80 + 9 + 300 + 1) para o seu ALBaM, equivalente à cifra externa da palavra hebraica SheMaIM. Justiça Perfeita... SheMaIM... VRIL (PhTShA)... E assim, a Tradição se encobre e se desvela ad perpetuam rei memoriam. Segundo o analista de sistemas, médium, escritor e conferencista espírita brasileiro Roger Bottini Paranhos (Porto Alegre, 1969), o VRIL é uma fonte de energia que foi amplamente utilizada na Atlântida e que irá no futuro substituir as atuais fontes de energia, primitivas e poluentes, que têm impacto direto no aquecimento global. Roger afirma que os atlantes precisaram salvaguardar a energia VRIL dos capelinos, que tinham o interesse de utilizar seu potencial para a magia negra. O objetivo da energia VRIL é fazer progredir os meios de produção de forma a permitir à Humanidade desenvolver o bem-estar em seus aspectos sociais, morais e tecnológicos.

9. Falar em línguas ou ter o dom de línguas não é falar um um língua que ninguém entende, ou seja, falar em uma espécie de glossolalia – fenômeno de Psiquiatria e de estudos da linguagem, em geral ligado a situações de fervor religioso, em que o indivíduo crê (ou finge) se expressar em uma língua por ele desconhecida, em geral inexistente, mas por ele tida como de origem divina. Entretanto, estas falas são caracterizadas pela repetição da cadeia sonora, sem qualquer significado sistemático e, ainda, com raras unidades lingüísticas previsíveis, sendo o falante incapaz de repetir qualquer dos enunciados já pronunciados. Antes, falar em línguas ou ter o dom de línguas é falar, por assim dizer, em um Idioma Universal, em que cada qual entende o falante em em seu próprio idioma. Logo, não é essa palhatice (palhaçada + patetice) hoje tão difundida na televisão, e que comove os corações ignorantes.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vril

http://www.amaluz.net/adamicas.htm

http://www.mobilewallpapersbest.com/
atom-animated-wallpaper-176x220/

http://khaostopia.blogspot.com/
2011/05/sobre-o-vril.html

http://www.sacred-texts.com/atl/vril/index.htm

http://pt.scribd.com/doc/70149080/
ASSOMBRACOES-Edward-Bulwer-Lytton

http://en.wikipedia.org/wiki/Hamlet

http://selavy.wordpress.com/
tag/edward-bulwer-lytton/

http://alphaza.blogspot.com/2010/04/
superman-desi-edition.html

http://www.software3d.com/
Forums/viewtopic.php?t=60

http://pt.wikiquote.org/wiki/
Maximilien_de_Robespierre

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Marie_Jean_Antoine_Nicolas_Caritat

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Tito

http://teacherweb.com/AZ/Maricopa
WellsMiddleSchool/Safranek/ap5.aspx

http://www.imagesdisney.com/
fondos-beauty-beast.htm

http://www.digitalartform.com/archives/
2005/07/wave_generating_1.html

http://www.quartertothree.com/game-talk/
showthread.php?t=58334&page=191

http://www.quoteland.com/author/
Edward-George-Bulwer-Lytton-Quotes/1003/?pg=1

http://www.quoteland.com/author/
Edward-George-Bulwer-Lytton-Quotes/1003/?pg=2

http://www.quoteland.com/author/
Edward-George-Bulwer-Lytton-Quotes/1003/

http://www.empirecityblog.com/
2011/07/v-is-for-zionism.html

http://www.goodreads.com/author/quotes/
44512.Edward_George_Bulwer_Lytton

http://www.hsuyun.org/chan/docs/
PORTUGUESE/Turmoil-Parte-II.pdf

http://www.quemdisse.com.br/frase.asp?frase=22700

http://www.bellefrasi.it/pt/
frasi-belle-edward-george-bulwer-lytton/

http://www.verbaceleberrima.com/autores/
edward-george-bulwer-lytton.html

http://www.quotableonline.com/

http://www.quotableonline.com/frases/
EdwardGeorgeBulwer-Lytton.html

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/edward-george-bulwer-lytton.html

http://www.frasesypensamientos.com.ar/
autor/edward-george-bulwer-lytton_2.html

http://www.daemon.com.br/wiki/
index.php?title=Bulwer-Lytton

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/edward-george-bulwerlytton

http://pt.wikiquote.org/wiki/Edward_Bulwer-Lytton

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Crane_double-lever-jib-type_3D_animated.gif

 

Fundo musical:

Somewhere in Time
Compositor: John Barry

Fonte:

http://www.i-love-piano.com/p-midis.html