PRESENTE DO FUTURO

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Reflexões de Chico Xavier

 

 

 

Chico Xavier

Chico Xavier

 

 

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor: chore o quanto quiser, mas não brigue comigo. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se quiserem me fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas, estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que, talvez, eu tivesse um pouco de demônio, mas, que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo... E, se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: 'Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!' Aí, então, derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isto no meu lugar. Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu. Ser seu amigo, já é um pedaço dele!

 

Para obter algo que nunca teve, você precisará fazer algo que nunca fez.

 

 

 

Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação é você mesmo.

 

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.

 

A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos e, até, ter um Governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos e, até, ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... Tudo bem! O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

 

A felicidade não entra em portas trancadas.

 

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor. Magoar alguém é terrível.

 

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.

 

Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o monte Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.

 

Que eu continue com vontade de viver, mesmo sabendo que a vida, em muitos momentos, é uma lição difícil de ser aprendida. Que eu permaneça com vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles vão indo embora de nossas vidas. Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, de sentir, de entender ou de utilizar essa ajuda. Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo escurecem meus olhos. Que eu realimente a minha garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o sucesso e a alegria. Que eu atenda sempre mais à minha intuição, que sinaliza o que de mais autêntico eu possuo. Que eu pratique mais o sentimento de justiça, mesmo em meio à turbulência dos interesses. Que eu manifeste amor por minha família, mesmo sabendo que, muitas vezes, ela me exige muito para manter sua harmonia. E, acima de tudo, que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida, criada por alguém bem superior a todos nós! E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns, e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós!

 

Nós, seres humanos, estamos em a Natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar.

 

Senhor, ensina-nos a orar, sem esquecer o trabalho. A dar, sem olhar a quem. A servir, sem perguntar até quando. A sofrer, sem magoar, seja quem for. A progredir, sem perder a simplicidade. A semear o bem, sem pensar nos resultados. A desculpar, sem condições. A marchar para frente, sem contar os obstáculos. A ver sem malícia. A escutar, sem corromper os assuntos. A falar, sem ferir. A compreender o próximo, sem exigir entendimento. A respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração. A dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós, a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros, para com as nossas próprias dificuldades. Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não desejamos para nós. Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir Seus desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

 

O espírito [a personalidade-alma] encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de se acrisolar e se engrandecer por dentro.

 

Por onde passares deixa algum sinal de alegria.

 

A questão mais aflitiva para o espírito no além é a consciência do tempo perdido.

 

Três verbos existem que, bem conjugados, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho: aprender, servir e cooperar. Três atitudes exigem muita atenção: analisar, reprovar e reclamar. De três normas de conduta, jamais nos arrependeremos: auxiliar com a intenção do bem, silenciar e pronunciar frases de bondade e estímulo. Três diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente, em rumo certo: ajudar sem distinção, esquecer todo mal e trabalhar sempre. Três posições devemos evitar em todas as circunstâncias: maldizer, condenar e destruir. Possuímos três valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados: a hora que passa, a oportunidade e a palavra falada. Três programas sublimes se desdobram à nossa frente, revelando-nos a glória da Vida Superior: amor, humildade e bom ânimo. Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três abençoadas regras de salvação: corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas, amparar-nos mutuamente e amar-nos uns aos outros.

 

O que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim. Tudo o que sou me foi, um dia, emprestado pelo Criador, para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida. Ninguém cruza nosso caminho por acaso, e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão. Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas. Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que aconteceu por uma razão precisa. E não se lamente pelo ocorrido; além de não servir de nada reclamar, isso vai te vendar os olhos, dificultando, assim, continuar seu caminho. Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a, muitas vezes, bem maior do que era no início. Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos, e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas. E sabemos lá quais eram as nossas expectativas? Decepcionamo-nos e decepcionamos outras pessoas também. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem. Quando alguém te disser que te magoou sem intenção, acredite nela! Vai te fazer bem. Assim, talvez, ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que 'foi sem querer'. Dê de você mesmo o quanto puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo para a reconciliação, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo. Seja uma bênção a todos que o cercam! Deus não vem em pessoa para abençoar; Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão. Todos nós podemos ser Anjos. A eternidade está em nossas mãos. Viva de maneira honrada, para que quando envelhecer, você possa falar só coisas boas do passado e sentir, assim, prazer uma segunda vez... E ter a certeza de que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de lhe encontrar.

 

Quando você conseguir superar problemas graves não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas, na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas, na benção de Deus que permitiu a cura. Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.Uns queriam um emprego melhor; outros, só um emprego. Uns queriam uma refeição mais farta; outros, só uma refeição. Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver. Uns queriam pais mais esclarecidos; outros, ter pais. Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar. Uns queriam ter voz bonita; outros, falar. Uns queriam silêncio; outros, ouvir. Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés. Uns queriam um carro; outros, andar. Uns queriam o supérfluo; outros, apenas o necessário. Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência do que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida. A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. Há coisas que o Coração só fala para quem sabe escutar!

 

Havia um homem que costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: ISSO TAMBÉM PASSA. Então, perguntaram à ele o porquê disso. Ele disse que era para se lembrar que, quando estivesse passando por momentos ruins, poder se lembrar de que eles iriam embora, e que ele teria que passar por aquilo por algum motivo. Mas, aquela placa também era pra lembrá-lo de que, quando estivesse muito feliz, não deixasse tudo pra trás, porque esses momentos também iriam passar, e momentos difíceis viriam de novo. E é exatamente disso que a vida é feita: momentos! Momentos os quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado. Por algum motivo! Nunca esqueça do mais importante: Nada é por acaso! Absolutamente nada. Por isto, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte da melhor forma possível.

 

 

Hugh Laurie
(Antes de se tornar o Dr. Gregory House)

 

 

Lembra-te sempre: cada dia nasce de um novo amanhecer.

 

 

Fontes:

http://pensador.uol.com.br/
chico_xavier_sobre_a_morte/3/

http://pensador.uol.com.br/
chico_xavier_sobre_a_morte/2/

http://pensador.uol.com.br/
chico_xavier_sobre_a_morte/

 

 

 

A Hora Chegou!

 

 

 

Primeiro, foi ficando brocha;

despois, foi mixando a tocha.

Olhar perdido! Relembranças!

Enevoaram-se as esperanças!

 

Gargarejando, a hora chegou.

Dores, alegrias, tudo passou.

Houve uma certa preparação?

Então, será mole a transição.

 

É duro quando é de repente,

e o cara – pimba! – nem sente.

Abruptamente pior é a surpresa,

quando nada há sobre a mesa!

 

Dá fome; nada para comer!

Dá sede; não há o que beber!

Dá frio; bulufas para aquentar!

Vem o remorso! Como mitigar?

 

Dá choro; ninguém para acudir!

Dá aflição; não há como remitir!

Vontade de se safar, de voltar...

Nada adianta; o jeito é esperar!

 

Mas, uma Bondade Ignorada

– sempre presente e desvelada –

neste momento sem paralelo,

com o nosso vir-a-ser1 é o Elo!

 

E vai aliviando nosso inferno...

E tudo aquilo que era hesterno

vai se convertendo se subsídio;

o negrume se tornando merídio.

 

Assumimos novas convenções

e prometemos continentes ações.

Mas, será que a cabo levaremos?

Será que a força precisa teremos?

 

 

 

 

Ao escrever este tipo de poema,

no fim, vai me picando um dilema:

será que explanei tudo direitinho?

Será que está tudo explicadinho?

 

Então, pense em um triângulo.

Adequado se for um septângulo.

Tudo é sete... De sete em sete...

 

 

 

De sete em sete...

 

 

 

_____

Nota:

1. O bispo, escritor, teólogo, filósofo e doutor da Igreja Católica Santo Agostinho de Hipona (Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430) ensinou que o passado e o futuro não existem para a Mente Universal. É um hoje perpétuo, um eterno presente; o hoje, em Deus, é a eternidade. O passado e o futuro são produtos da consciência objetiva do homem; pois, se o homem não sobrevivesse, não haveria futuro, e se não tivesse existido, o passado não existiria. O tempo é, na realidade, um todo contínuo, indivisível. A divisibilidade do tempo é operada pela consciência humana, que, por ser limitada, geralmente, fraciona-o em três partes, de tal sorte a que este possa ser melhor compreendido. E Santo Agostinho, referindo-se às três divisões do tempo usualmente procedida pelo homem, rechaça passado e futuro dizendo: O passado ‘já não existe’ e o futuro 'ainda não existe.’ Entretanto, sobre o futuro – compreensão que o Santo diz estar acima de sua inteligência – complementa: ...as coisas futuras ainda não existem; e se ainda não existem, não existem presentemente. De modo algum podem ser vistas, se não existem. Mas, podem ser prognosticadas pelas coisas presentes que já existem e se deixam observar. Então, quanto ao tempo, pode-se aplicar uma terminologia diferente, sendo, por isto, impróprio falar em passado, presente e futuro. Tal terminologia, proposta pelo Santo Filósofo, relativa aos tempos, é: presente das coisas passadas, presente das presentes e presente das futuras.

 

Música de fundo:

Für Elise
Compositor: Ludwig van Beethoven

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/fur_elise.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://thechive.com/

http://www.patronconstruction.net/

http://favim.com/image/232382/

http://vanessalais.pbworks.com/w/page/
29192578/Software%20de%20Geometria

http://www.limiarespirita.com.br/
colaboradores/ccs/chico_xavier.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.