LEIS DE BOYLE, DE CHARLES E GAY-LUSSAC, DE NEWTON, OS JARDINS CHINESES E A TSUNAMI

 

Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

Música de fundo: X-Files
Fonte:
http://www.angelfire.com/ct/of//midis.html

 

Passe o mouse sobre as imagens

 


     Lei de Boyle e Mariotte — O volume de um gás, à temperatura constante, varia inversamente com a pressão. Matematicamente, PV = k (constante), quando T = k (constante). Ou: À temperatura constante, os volumes ocupados por uma mesma massa gasosa são inversamente proporcionais às pressões que suportam.

     Um bom exemplo desta Lei é: Admite-se que o volume de um gás no nível do mar (760 mmHg) seja de 1.000 cm3. Assim, a 18.000 pés de altitude a pressão barométrica sendo igual a ½ atmosfera (380 mmHg), conclui-se que, à essa altitude, o volume gasoso será de 2.000 cm3. Quando a pressão barométrica se reduz à metade o volume duplica. E, à medida que a pressão vai diminuindo, o homem vai se tornando progressivamente impotente. Quem já não viu a crueldade de se retirar um peixe da água? Quem já não ouviu falar da crueldade de certos monstros humanos que afogam filhotes recém-nascidos?

     Então, se P1.V1  =  P2.V2  tem-se:


P1  =  760 mmHg

P2  =  380 mmHg

V1  =  1.000 cm3

V2  =  760  x  1000  ÷  380  =  2.000 cm3

 

     Já Charles e Gay-Lussac enunciaram:

a)  À volume constante, a pressão de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

b)  À pressão constante, o volume de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.

     Resumindo tudo isso, a equação geral dos gases perfeitos é:

 P.V
——  =  k
   T

 

ou

 

 P1.V1         P2.V2
——––   =  ——––
    T1              T2

 

 

 

A TERMODINÂMICA DO INFERNO
A TERMODINÂMICA DO INFERNO

 

     O aluno Sérgio Fonseca respondeu mais ou menos assim à pergunta ( O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique sua resposta.) feita por um professor da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em uma prova final em 1997:

Resposta (ligeiramente editada) do aluno (o crédito pela idéia, claro, é dele):

     Primeiramente, postulamos que se existem almas – que são ondas eletromagnéticas – então elas devem ter alguma massa. Ou De Broglie, Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger estavam mais por fora do que elétron girando em torno de um núcleo. Logo, se as almas têm massa, então um conjunto de almas também tem massa.

 

ÁTOMO

 

@"&%$$#(7)@@#^~?/;;74##""32*+==)&&%%4$W

 

     Então, a que taxa as almas estão se movendo para fora e a que taxa elas estão se movendo para dentro do inferno?

     Podemos admitir, hipoteticamente, que uma vez que uma alma entra no inferno ela nunca mais sai de lá. Por isso, não há almas saindo. Só entrando. Entrou, ficou! Vai assar por toda a eternidade!

 

HELL

 

     Vamos dar uma olhada nas diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia: a maioria dessas religiões prega que se você não pertencer à ela, você vai para o inferno... Assar...

     Como há centenas de religiões desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. Assar... Assar... Assar...

     Com as taxas de natalidade e de mortalidade do jeito que estão, podemos esperar um crescimento exponencial de almas entrando no inferno.

 

ALMAS  ENTRANDO  NO  INFERNO

 

     Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no inferno.

 

MUDANÇA  DE  VOLUME  NO  INFERNO

 

     A Lei de Boyle ensina a todos nós, que para a temperatura e a pressão no inferno se manterem as mesmas (constantes), a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante.

     Se isso for verdade, existem, então, duas e apenas duas hipóteses a ser consideradas:

1ª) Se o inferno se expandir a uma taxa menor do que a taxa com que as almas entram, a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir. Portanto, o inferno seria EXOTÉRMICO.

 

EXPLOSÃO  DO  INFERNO

 

2ª) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele. Neste caso, o inferno seria ENDOTÉRMICO.

     Se nós aceitarmos o que a menina mais gostosa da FATEC me disse no primeiro ano — haverá uma noite fria no inferno antes que eu me deite com você — e levando-se em conta que eu ainda não obtive sucesso na tentativa de fazer amor com ela, então a 2ª hipótese não é verdadeira.

     Por isso, o inferno só pode ser EXOTÉRMICO.

 

 

     Interessante e criativa a resposta do aluno. Seu professor (um professor realmente bacana) parece que lhe deu dez por essa resposta. Eu faria o mesmo e um pouco mais: eu o indicaria para o Prêmio Nobel de Física. Agora, a garota que não quis dar um pouquinho pra ele, perdeu a oportunidade de conhecer um gênio.

     Mas, alusões engraçadas à parte, o fato é que o inferno somos nós que produzimos. E ele está mesmo exotermicamente em expansão. Basta ver, por exemplo, o que está acontecendo na Palestina, no Iraque e nos morros cariocas. É tiro atrás de tiro. Morte em cima de morte. Assim como o céu que poderíamos estar a construir e a dilatar para felicidade de todos. Tudo isto, simbolicamente, é claro. Mas, nem tanto!

 

INFERNO...  CONSTRUÍDO  POR  NÓS!!!

 

     Mas, os múltiplos infernos reais que estão espalhados sobre a Terra – obra dos homens – têm sido mais efetivos em promover ajustes infernais, do que os poucos céus construídos pela mesma Humanidade, que, curiosamente, tanto tem a capacidade de se emocionar como de assassinar! Figurativamente — e entrando na pilha do aluno candidato ao Nobel de Física — quanto mais fizermos a guerra, estuprarmos, odiarmos, assassinarmos, mentirmos e violarmos a Natureza, mais densa (mais 'negra' e mais ‘quente’) se tornará a Aura da Terra. Ajustes e compensações energético-materiais serão cada vez mais freqüentes, e nada me espantaria se os pólos terrestres vierem a se inverter (novamente). Com a última tsunami o eixo da Terra se deslocou um pouquinho. Pouquinho? Foi um deslocamento gigantesco em termos das conseqüências que advirão. O charivari vai ser avernoso! Temos que estar preparados para desgraças maiores.

 

 

     Lembrei-me, agora, de uma coisa muito interessante. Por que será que quando os cientistas conseguem descobrir a solução para um flagelo que massacra a Humanidade, a Natureza se incumbe de 'mandar' uma calamidade maior? Caramba! Será que só eu e mais meia dúzia é que estamos observando isso? Paz ao Mundo!

 

 

     A tsunami que recentemente abalou o Planeta funcionou mais ou menos como a válvula de uma panela de pressão. Vamos sacaneando nossos irmãos, conspurcando a Terra, adulterando os ecossistemas e transgredindo a mais não poder, e não queremos que haja uma reação? Ora, quando um corpo A age sobre um corpo B, este corpo B reage sobre o corpo A em mesma igualdade de módulo e direção, porém em sentido oposto. Não faz a Natureza a mesma coisa? Muitas vezes, os próprios animais se incumbem de auxiliar a Natureza no processo de preservação, quando o ignorante-homem quer maculá-La ou destruí-La.

 

DESTRUÍMOS  A  NATUREZA  E  QUEREMOS  O  QUE?

 

     Qualquer estudante de Física do segundo grau sabe isso. Elementar, meu caro Uóchintom! Só indivíduos como os senhores Gerony, Rato e Egiel não sabem esse treco. Devem ter passado colando em Física! Jamais serão indicados para o Prêmio Nobel.

     Só e tão-só o AMOR poderá reverter (se reversão houver) os ajustes que virão. Eu não sou catastrofista, mas que o cacete vai comer em casa de Noca, vai! Não haverá juros, não haverá correções monetárias. Apenas tem parecido que há, porque os cataclismos naturais são avassaladores. Isto porque a Natureza não cobra aos pedacinhos. Ela não é chata como os banqueiros. Não fica aporrinhando ninguém. Quando o débito energético fica insuportável para Ela, a porrada é cavalar e apocalíptica. Não quero profetizar nada, mas fico pensando se o próximo grande ajustamento não será vulcânico.

 

 

     Bem, se juntarmos todos os conceitos até aqui examinados, podemos, talvez, estabelecer uma fórmula para explicar os ajustes da Natureza. Então, se

M1  =  Maldade 1

M2  =  Maldade 2

Mn  =  Maldade n

A1  =  Ajuste 1

A2  =  Ajuste 2

An  =  Ajuste n

 

teremos:


  A1           A          An
——    =   ——   =   ——       
  M1           M2              Mn

 

     Ou seja: Para uma Maldade X  —›  Ajuste X. Isto tudo não significa olho por olho, nem que obrigatoriamente haja direcionamento. É mais ou menos assim: estou com fome; para saciar minha fome, posso comer um sanduíche de queijo, tomar um prato de sopa ou comer miojo com banana. Mas, se eu estiver com muita fome não escolho nada. Como o que estiver na minha frente. Desde que não seja a carne dos meus irmãos. A Natureza, entretanto, não é vegetariana!!! Nem, também, autoconsciente!!!

     Chega de teorias místico-metafísico-especulativas! Gostaria de que tudo isso que eu digitei estivesse errado. Mas, infelizmente (ou felizmente) acho que não está! Abaixo estão reproduzidas algumas imagens em sistema de roll over. Passe o mouse sobre as fotografias, compare e medite. Os jardins são chineses. As devastações tsunâmicas são as do último Natal (2004). É obvio que os jardins chineses não provocaram as tsunamis. Nossos maus procedimentos, sim. Os jardins estão ali apenas para que certas comparações possam ser feitas.

     Pensar 'cientificamente' que a Natureza isso ou a Natureza aquilo, e que os issos e os aquilos sejam meramente fenômenos naturais, é simplesmente reduzir os efeitos naturais dos ditos fenômenos a fenômenos naturais resultantes de causas exclusivamente físicas e/ou naturais. Mas não é mesmo assim. O pensamento ocidental sempre isolou os fatos — ou isso ou aquilo — e sempre os tratou de forma mutuamente excludente, nunca interdependentes e interligados. A Terra é um Ser Vivo. Tudo vive! Somos todos responsáveis! Oremos.

 

 

 

 

O Grande Calunga Devolvendo
Cadáveres Que Não Lhe Pertencem

 

 

Destruição Cavalar 1

 

 

Destruição Cavalar 2

 

 

O Rugido do Grande Calunga

 

 

Mais Rugido

 

 

Rugidaço

 

 

     Meu estoque de jardins chineses acabou. Mas, as quatro últimas fotografias são impressionantes!

 

Super-Hiper-Ultra Rugidaços 1 e 2

 

 

Super-Hiper-Ultra Rugidaços 3 e 4

 

 

 

 

 

Veja só o que está por trás desta imagem!!!

 

 

     E a pantera só fica olhando!!!

 

 

 

 

 

     Antes de ler a Oração do Pai Nosso abaixo transcrita, dê uma atualizada no computador para que você a leia do princípio. Clique em atualizar.

 

TRÊS  =  Pater  noster,  qvi  es  in  Cælis,  sanctificetvr  NOMEN  tvvm.  Adveniat  REGNVM  tvvm.  Fiat  VOLUNTAS  tva,  sicvt  in  Cælo  et  in  Terra.    QUATRO  =   PANEM  nostrvm  qvotidianvm  da  nobis  hodie,  et  dimitte  nobis  DEBITA  NOSTRA  sicvt  et  nos  dimittimvs  debitoribvs  nostris.  Et  ne  nos  indvcas  in  TENTATIONEM,  sed  libera  nos  a  MALO.    AMeN.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Websites Consultados

http://www.hell.biz/

http://enworld.cyberstreet.com

http://www.vialuz.com/

http://www.ecientificocultural.com/desafio0.htm

http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica8/dinamica/terceiralei.htm

http://www.abcmovies.hpg.ig.com.br/ArquivoX/page01.htm

http://www.netflash.com.br/afolha/html/textos/reacao.html

http://www-usr.inf.ufsm.br/~eliseu/gifs.html

http://particleadventure.org
/particleadventure/frameless/modern_atom.html

http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica9/biografias/broglie.htm

http://www.cbiarte.com.br/intro.htm

 

 

MUITOS SÃO ASSIM!!!
(mas causam danos irreparáveis)