BORIS PASTERNAK
(Pensamentos)

 

 

 

Boris Pasternak

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Quem não se lembra do filme Doutor Jivago, com Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger e Alec Guinness? Quem já não namorou ao som do Tema de Lara, escrito por Maurice Jarre? Pois é. O filme é baseado no romance de mesmo nome de Boris Pasternak, poeta e romancista russo que hoje revisitaremos juntos.

 

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Filho de um professor de pintura e de uma pianista, Boris Leonidovitch Pasternak (Moscou, 10 de fevereiro de 1890 – Peredelkino, 30 de maio de 1960) teve uma juventude em uma atmosfera cosmopolita. Estudou filosofia na Alemanha e retornou a Moscou em 1914, ano em que publicou sua primeira coleção de poesias. Primeiramente, foi próximo do futurismo russo, mas é principalmente como poeta que Pasternak se tornou conhecido na Rússia.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Pasternak ensinou e trabalhou em uma usina química dos Urais, o que lhe deu matéria para a sua famosa saga Doutor Jivago – uma tragédia sobre o último período da Rússia tsarista e os primeiros dias da União Soviética.

 

Pasternak caiu em desgraça com as autoridades soviéticas durante os anos 1930. Acusado de subjetivismo, ele conseguiu, no entanto, não ser enviado a um gulag – Administração Geral dos Campos de Trabalho Correcional e Colônias – um sistema infernal de campos de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão em geral que se opusesse à ditadura da União Soviética, mas que se destinava, na verdade, a silenciar e torturar opositores ao regime. Em um gulag, morrer rapidinho era um prêmio dos deuses, pois viver ali era uma crucificação dia a dia, ano a ano. Segundo dados soviéticos, entre 1934 e 1953, morreram nos gulags 1.053.829 pessoas, excluídos os que morreram em colônias de trabalho. Arquipélago Gulag, de Alexander Issaievich Soljenitsin (Kislovodsk, 11 de dezembro de 1918 – Moscou, 3 de agosto de 2008), é, provavelmente, a mais forte e certamente a mais influente obra sobre como funcionavam os infernos-gulags nos tempos de Josef Vissarionovitch Stalin (Gori, 18 de dezembro de 1878 – Moscou, 5 de março de 1953). Enfim, a coisa toda é mesmo como disse Boris Pasternak: Os detentores do poder ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade, que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade.

 

Foi-lhe atribuído o Nobel de Literatura de 1958 (pelos feitos na poesia lírica contemporânea e na tradição épica da Rússia), mas, por razões políticas, ele não foi autorizado a recebê-lo.

 

Na Rússia, Pasternak é mais conhecido como poeta do que romancista, em virtude de o livro Doutor Jivago não ter feito sucesso na antiga União Soviética por motivos políticos. É interessante observar, no entanto, que o personagem principal é justamente um poeta que tem problemas com as autoridades soviéticas, embora simpatizante da causa dos deserdados. É possível afirmar que o Doutor Jivago é um alter ego do poeta Pasternak.

 

Boris Pasternak morreu em 30 de maio de 1960, em Peredelkino, ao sudoeste de Moscou, em presença de alguns amigos fiéis, entre eles, o poeta e escritor soviético Andrei Andreyevich Voznesensky (Moscou, 12 de maio de 1933 – Moscou, 1º de junho de 2010), em conseqüência de um câncer de pulmão.

 

 

Casa-museu de Boris Pasternak em Peredelkino

Casa-museu de Boris Pasternak em Peredelkino

 

 

 

Pensamentos Pasternakianos

 

 

 

Toda carne, à meia-noite, silenciará. E a voz da primavera anunciará, correndo, apenas amanheça o dia, que a morte estará vencida pelo esforço da Ressurreição.

 

Felicidade solitária não é felicidade.

 

Teremos de descobrir a segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida, precisaremos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente.

 

Os detentores do poder ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade, que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade.

 

As revoluções duram semanas, anos. Depois, durante dezenas ou centenas de anos, são adorados, como algo sagrado, os espíritos de mediocridade que as suscitaram.

 

O homem nasceu para viver e não para se preparar para viver.

 

O progresso da ciência obedece à lei da repulsão: para dar um passo em frente, é preciso começar por derrubar o domínio do erro e das falsas teorias. Na arte, o progresso é regido pela lei da atração; resulta da imitação e da admiração por antecessores amados.

 

 

 

 

O que é a História? É trabalhar para elucidar progressivamente o mistério da morte, e vencê-la um dia.

 

A arte serve a beleza,
e a beleza é a felicidade
de possuir uma forma,
e a forma é a chave
orgânica da existência.

Tudo o que vive
deve possuir uma forma
para poder existir,
e, portanto, a arte, mesmo a trágica,
conta a felicidade da existência.

 

O Marxismo é uma ciência positiva, uma teoria da realidade, uma Filosofia do devir histórico.

 

Também a vida é só um instante,
apenas um dissolver-se,
de nós mesmos nos outros,
Como um dom que se faz.

Apenas um rumor de bodas que, debaixo,
irrompe pelas janelas,
nada além de um canto, um sonho,
uma pomba azul-acinzentada.

 

A arte primitiva, a arte egípcia, a arte grega, a nossa arte, seguramente, através dos milênios, é uma e mesma coisa – Arte – sempre no singular. É um certo pensamento, uma certa afirmação sobre a vida, demasiado universal para que seja possível decompô-la em palavras separadas. E, quando um átomo desta força se insere em uma mistura complicada, esta parcela de arte pesa mais do que o resto, e se torna a essência, a alma e o fundamento do conjunto representado.

 

Todas as mães, sem exceção, deram à luz grandes homens. Se a vida as enganou em seguida, delas não foi a culpa.

 

Adeus, esforço de asa apenas acenado,
livre obstinação de vôo,
Universo pelo Verbo revelado,
criação e prodígio!

 

Quando você não pode ver dentro da alma de alguém, tente ir embora, e, então, ela volta.

 

Um risco maduro de assobio.
O trincar do gelo comprimido.
A noite, a folha sob o granizo.
Rouxinóis num dueto-desafio.
Um doce ervilhal abandonado.
A dor do Universo numa fava.
Fígaro: das estantes e flautas.
Geada no canteiro, tombado.
Tudo o que para a noite releva
Nas funduras da casa de banho,
Trazer para o jardim uma estrela
Nas palmas úmidas, tiritando.
Mormaço: como pranchas na água,
Mais raso. Céu de bétulas, turvo.
Se dirá que as estrelas gargalham,
E, no entanto, o Universo está surdo.

 

O trabalho ajuda sempre. Trabalhar não é realizar apenas o que se imagina; mas, descobrir o que temos em nosso interior.

 

 

 

 

Deixa a palavra escorregar,
Como um jardim o âmbar e a cidra,
Magnânimo e distraído,
Devagar, devagar, devagar.

 

Todo o mal reside no fato de que eu te amo e você não me ama.

 

Não amar é quase um homicídio...

 

Explique-me que coisa é o pecado. A morte e o inferno? Enxofre e chama?

 

Eu não gosto de pessoas que nunca caíram ou que nunca tropeçaram. A virtude delas é sem vida e não vale muito. A vida não lhes revelou sua beleza.

 

 

 

 

 

Contra a Fama

 

 

Ser famoso não é bonito;
Não nos torna mais criativos.
São dispensáveis os arquivos.
Um manuscrito é só um escrito.


O fim da arte é doar somente.
Não são os louros nem as loas.
Constrange a nós, pobres pessoas,
Estar na boca de toda a gente.


Cumpre viver sem impostura.
Viver até os últimos passos.
Aprender a amar os espaços,
E a ouvir o som da voz futura.


Convém deixar brancos à beira;
Não do papel, mas do destino.
E nesses vãos deixar inscritos
Capítulos de uma vida inteira.


Apagar-se no anonimato,
Ocultando nossa passagem
Pela vida, como à paisagem
Oculta a nuvem com recato.

 

 

 

Para buscar a verdade, é preciso estar e ser só, e romper com todos aqueles que não a amam bastante.

 

O ser humano nos outros seres humanos, isto é a verdadeira alma do homem.

 

Você nos outros – esta é a sua alma.

 

A sua imortalidade é a sua vida em outros.

 

Nós sempre estivemos nos outros e permaneceremos nos outros.

 

Ser mulher é uma grande aventura; conduzir um homem louco é uma coisa heróica.

 

Caminhavam, caminhavam e cantavam 'Lembrança Eterna'. Mas, quando paravam, parecia que, de tanto ser cantada, a música continuava a ser entoada pelos pés das pessoas, pela marcha dos cavalos e pelo sopro do vento.

 

Como em uma explosão, eu irrompi com todas as coisas maravilhosas que eu vi e compreendi neste mundo.

 

 

 

 

No momento do parto, toda mulher tem a mesma aura de isolamento, como se estivesse abandonada, sozinha.

 

Mesmo assim, a um passo de minha sepultura, eu acredito que a crueldade, a maldade e os poderes das trevas, com o tempo, serão esmagados pelo Espírito de Luz.

 

Será sempre necessário se curvar para ouvir uma poesia.

 

A Literatura é a arte de descobrir algo de extraordinário nas pessoas comuns, e dizer, com palavras comuns, algo de extraordinário.

 

O amor não é fraqueza. Ele é forte. Só o Sacramento do Matrimônio poderá contê-lo.

 

Nenhum homem mau poderá ser um bom poeta.

 

A surpresa é o maior presente que a Vida poderá nos conceder.

 

Eles não pedem nem querem muito de você. Eles só pedem e querem que você odeie as coisas que você ama e ame as coisas que você despreza.

 

 

 

 

O que, durante séculos, elevou o homem acima do animal não foi o porrete, mas o poder inexcedível da verdade desarmada.

 

O que está previsto, ordenado e palpável nunca é suficiente para abarcar toda a verdade. A vida sempre extravasa a borda de cada copo.

 

Como é maravilhoso estar vivo! Mas, por que sempre dói?

 

Quando um grande momento bate na porta de sua vida, com freqüência não é mais alto do que as batidas do seu coração, e é muito fácil perdê-lo.

 

Geralmente, é dado como certo que sonhamos com algo que tenha causado uma impressão particularmente forte durante o dia, mas acho que é justamente o contrário. Muitas vezes, é algo que não prestamos atenção no momento – um pensamento vago que não nos preocupamos em pensar até o fim, palavras ditas sem sentir e que passaram despercebidas. Estas são as coisas que retornam à noite, muitas vezes vestidas de carne e sangue, e que se tornam os temas dos sonhos, como se voltassem para cobrar uma espécie de compensação por terem sido ignoradas durante as horas de vigília.

 

A tentativa consciente de adormecer produzirá insônia. Tentar estar consciente da própria digestão poderá virar o estômago pelo avesso. A consciência é um veneno, quando nós aplicamos a nós mesmos. A consciência é uma luz dirigida para fora. Ela é como os faróis em uma locomotiva. Se você voltá-la para dentro poderá causar um acidente.

 

É uma coisa muito boa quando um homem, em seu interior, é diferente da sua imagem exterior. Se o homem interior e sua imagem exterior fossem iguais, seria seu fim como homem. Mas, se ele não pode ser inserido em uma categoria, isto significa que, pelo menos, uma parte dele é o que um ser humano deveria ser. Ele se elevou acima de si mesmo; ele tem, em si, a semente da imortalidade.

 

A vida está em constante renovação, se refazendo, se alterando, se transfigurando. A vida está infinitamente além de todas as teorias obtusas sobre ela.

 

 

 

 

Eu estou com ciúmes, como se fosse uma doença infecciosa.

 

É como se tivessem nos ensinado a beijar no céu. Depois, fomos enviados à Terra, para ver se aprendemos o que nos foi lecionado.

 

A chama da paixão, muitas vezes, é falsamente denominada de amor.

 

A grande maioria de nós é obrigada a viver uma duplicidade constante e sistemática. Nossa saúde acabará sendo afetada por esta duplicidade, se, dia após dia, tivermos de nos ajoelhar para o oposto do que sentimos e do que não gostamos, e falsamente nos alegrarmos com o que traz nada além de infelicidade. Nosso sistema nervoso não é apenas uma ficção, é parte de nosso corpo físico; e a nossa alma, que está dentro de nós, se manifesta no espaço, como os dentes em nossa boca. Isto não pode ser violado impunemente.

 

É a presença da arte em Crime e Castigo1 que nos comove profundamente, ao invés da história do crime de Raskolnikov.

 

O gregarismo é o refúgio dos medíocres. A verdade deve ser buscada individualmente.2

 

Eu odeio tudo que você diz, mas não o suficiente para matá-lo por isto.

 

Se a besta que dorme no homem pode ser pressionada por ameaças – por qualquer tipo de ameaça, seja de prisão, seja de retribuição depois da morte – então, o maior emblema da Humanidade seria o domador de leões no circo com o seu chicote, não o Profeta que se sacrificou.

 

Eu não gosto de obras puramente filosóficas. Eu acho que um pouco de Filosofia pode ser acrescentada à vida e à arte, como uma espécie de tempero; mas torná-la uma coisa especial, insubstituível, parece-me tão estranho quanto comer rábano todos os dias.3

 

Mas quem somos nós? De onde viemos?

 

Sempre entendi as palavras de Cristo sobre os vivos e os mortos em um sentido diferente. Onde seria possível encontrar espaço para todas essas pessoas acumuladas ao longo de milhares de anos? O Universo não é grande o suficiente para todas elas...

 

A todo instante, um imenso número de combinações e de transformações enche o Universo, que está continuamente a renascer.

 

 

 

 

 

 

 

Ela estava aqui na Terra para dar sentido ao seu encanto selvagem e chamar cada coisa pelo seu nome correto. (Grifo meu).

 

Mudanças, incertezas, agitações, guerras, revoluções. Cenas de destruição, de morte, de descascamento, de deterioração de pontes, de incêndios, de ruínas por todo lado... Tudo isto, de repente, se transformou em um enorme espaço de resíduos vazios.

 

Fazer o bem é ter um Coração que atinge a grandeza em pequenas ações.

 

Não tenho nada a dizer. Então, amanheceu!

 

Tu tens de abrir teus braços para poder abraçar!

 

São impensáveis as idéias de personalidade individual e de vida como sacrifício.

 

Cada noite é uma despedida.

 

O que você não entende é que é possível ser um ateu; que é possível não acreditar que Deus existe...

 

Quanto mais amamos, mais o objeto do nosso amor parece-nos ser uma vítima.

 

Em cada geração, haverá sempre algum idiota que irá discursar sobre a verdade como ele a vê.4

 

Nevou e nevou... A neve varreu o mundo de ponta a ponta. Uma vela queimada em cima da mesa. Uma vela queimada!

 

E não deves, nem por um instante,
Recuar ou trair o que tu és.
Só estar vivo e permanecer
Vivo, e viver até o fim.

 

Se morrer, nesta vida, não é novo,/Tampouco há novidade em estar vivo.

 

E até se atrevem a discutir com o Sol!

 

Depois, com a guerra, veio o malefício...

 

 

 

 

Se muitos bebem chá em salas claras,/Outros seguem os bondes, apressados.

 

Tamanho sofrimento me comove,/Como se tanta dor em mim coubera.

 

Em tudo, quero chegar ao cerne,/Ao mais oculto... Sentir, pensar, amar, viver e/Fazer achados.

 

Andando ou ficando parado, tens de esperar.

 

A resposta é: recuso.

 

Morreu ou desapareceu algures, esquecida como um número sem nome, numa lista logo extraviada.



 



______

Notas:

1. Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiodor Mikhailovich Dostoievski (1821 – 1881), publicado em 1866. Narra a história de Rodion Romanovitch Raskolnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito. O livro/romance se baseia em uma visão sobre a religião e o existencialismo, com um foco predominante no tema de se atingir salvação pelo sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e do niilismo. Os personagens e as descrições de seus caracteres e personalidades, bem como outras obras maiores de Fiodor Dostoievski, inspiraram pensamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da segunda metade do século XIX e também no século XX. Foram influenciados Nietzsche, Sartre, Freud, Orwell, Huxley, dentre outros. Esta obra garantiu a Fiódor Dostoiévski a posição de maior escritor russo da História.

2. E, ainda que relativa, sempre relativa, ela só poderá ser encontrada em nosso Coração.

3. Não há aporrinhola maior e nada mais amolante do que médico que só fala de Medicina, do que advogado que só conversa sobre Direito, do que pipoqueiro que só papeia sobre pipoca, do que taxista que só reclama de passageiro, do que pastor e padre que só falam em demônio, do que místico que só discorre sobre Misticismo...

4. E as pessoas que têm dificuldade para raciocinar ou que não querem e não gostam de raciocinar vão engolindo toda essa besteirada... e pagando pedágio pela ignorância consentida.

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://en.wikipedia.org
/wiki/Peredelkino

http://pt.encydia.com/ca/Bor
%C3%ADs_Pasternak

http://www.dec.ufcg.edu.br/
biografias/RolNobL3.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Boris_Pasternak

http://media.photobucket.com/image/fight%20anima
ted/DarkFoxGirl13/Animated/ththjetvszuko.gif?o=16

http://www.wallpapers-free.co.uk/
background/anime/Death_Note/L-lawliet/

http://www.revistazunai.com/ensaios/
andre_dick_a_aceitacao_do_dificil.htm

http://www.scielo.br/pdf/
ea/v12n32/v12n32a11.pdf

http://www.blocosonline.com.br/
literatura/poesia/pi/pi000118.htm

http://www.totalleh.com/
mock-the-war/page-2/

http://russiashow.blogspot.com/2010/04/
um-pouco-de-boris-pasternak.html

http://www.lumiarte.com/
luardeoutono/russopoetas.html

http://www.operaprima.art.br/
noticias/boris.asp

http://www.searchquotes.com/
search/Boris_Pasternak/

http://www.quotationspage.com/
quotes/Boris_Pasternak

http://thinkexist.com/
quotes/boris_pasternak/

http://www.goodreads.com/author/
quotes/7902.Boris_Pasternak?page=2

http://www.flyingomelette.com/
cartoons/tf/tfanim.html

http://www.britannica.com/EBchecked/media/90829/
Because-both-a-doughnut-and-a-coffee-cup-have-one

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Crime_e_Castigo

http://www.goodreads.com/author/
quotes/7902.Boris_Pasternak

http://www.heathersanimations.com/
science2.html

http://bestanimations.com/Nature
/Fire/Explosions/Explosions2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/b/boris_pasternak_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/b/boris_pasternak.html

http://boaleitura.multiply.com/reviews?
&show_interstitial=1&u=%2Freviews

http://blog.opovo.com.br/yoga/
trauma-e-constelacoes-familiares/

http://www.institutodomlucianoduarte.com.br/

http://filipezalewska.blogspot.com/
2010/01/poesia-boris-pasternak.html

http://www.celeberrima.com/
autor/boris-pasternak

http://thinkscreative.com/blog/2012/01/18/david-
dopes-completely-tripped-out-animated-gifs/

http://es.wikiquote.org/wiki/
Bor%C3%ADs_Pasternak

http://mesquita.blog.br/
versos-na-tarde-boris-pasternak

http://www.proverbia.net/
citasautor.asp?autor=736

http://tenso.blog.br/
tag/segunda-feira/

http://pensador.uol.com.br/
autor/boris_pasternak/

http://www.citador.pt/cliv.php?
op=7&author=102&firstrec=0

http://www.citador.pt/frases/citacoes/
a/boris-leonidovich-pasternak

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Boris_Pasternak

 

Música de fundo:

Tema de Lara
Composição: Maurice Jarre
Interpretação: Richard Clayderman

Fonte:

http://www.4shared.com/get/XWUDtiz0/
tema_de_lara___doctor_zhivago_.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.