(Fi-lo Porque Qui-lo)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

olívia isso; Brasil aquilo.

Bolívia: Fi-lo porque qui-lo.1

E quanto ao planeta Terra

que é sugado e não berra?

 

le não berra, mas reage,

enquanto a coisa retroage.2

Aviltamo-Lo metodicamente;

há anos fazemo-Lo doente!

 

rasil bem sabe. Bolívia saberá?

Bolívia bem sabe. Brasil saberá?

IPFB?3 PETROBRAS? Contratos?

 

olívia, se manca! Brasil, se manca!

Brasil... Bolívia... Por que a carranca?

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Frase atribuída ao ex-presidente Jânio da Silva Quadros (Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 – São Paulo, 16 de fevereiro de 1992). A frase fi-lo porque qui-lo apresenta grave defeito de colocação pronominal. A partícula porque, no contexto em que se insere, é conjunção subordinativa causal. Ela, como todas as conjunções subordinativas, exerce força atrativa sobre o pronome oblíquo e, dessa forma, nos obriga ao emprego da próclise. Logo o correto haverá de ser: fi-lo porque o quis. Mas que fi-lo porque qui-lo é muito mais interessante, isso é.

2. Na verdade não há retroação, pois todo retrocesso é apenas aparente, ainda que muitas escolhas gerem dor e compensações pesadíssimas. No cômputo total da coisa, tudo é bom.

3. IPFB - Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos. A IPFB foi criada em 21 de dezembro de 1936. É uma empresa pública boliviana dedicada à exploração, destilação e comercialização de petróleo e dos seus derivados. Parcialmente privatizada e relegada da produção a partir de 1997, foi refundada em 1º de maio de 2006, quando o Governo de Evo Morales promoveu a nacionalização dos hidrocarbonetos e, conseqüentemente, de todas as etapas de seu processo produtivo. Enfim, esse descompasso nas relações comerciais Bolívia-Brasil está apenas começando. O fato é que nada poderá ser resolvido na porrada, tenha um determinado país razão ou não tenha razão. Não se rompem contratos unilateralmente, ainda que esses contratos beneficiem mais a uma parte do que a outra. Negociar sempre. Essa é regra que não pode ser quebrada. No futuro, não haverá mais nada disso porque, simplesmente, as relações internacionais se farão exclusivamente na base da troca. Ninguém é dono de nada; ninguém tem o direito de explorar ninguém; ninguém pode lucrar em cima de ninguém. Somo todos partes do mesmo Todo-Um.

Páginas da Internet consultadas:

http://www.noticiashospitalares.com.br/
mai2004/pgs/comunicacao.htm

http://es.wikipedia.org/wiki/Yacimientos_
Petrol%C3%ADferos_Fiscales_Bolivianos

Música de fundo:

South of the Border

Fonte:

http://www.chatsensations.net/midi/