Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Bob Marley

 

 

 

Prefácio

 

 

Esta monografia, também divulgada pela Ordo Svmmvm Bonvm pretende expor, à luz da Metafísica, a principal mensagem para o mundo de um dos místicos mais importantes da Modernidade, o poeta e Profeta Rastafári Bob Marley. É dele a afirmação: Tente fugir da hipocrisia se quiser ser verdadeiro e encontrar a Verdade.

 

Bob Marley deu seu recado ao mundo através de poemas musicados na vibração do reggae, dos quais o mais importante, misticamente, é Forever Loving Jah (Amando Jah Para Sempre), no qual ele sintetiza o sentido da vida como evento ao mesmo tempo permanente e impermanente. Trata-se de um poema com cadência métrica oculta, como qualquer pessoa poderá verificar se escutar essa música ao mesmo tempo em que lê a sua letra: as divisões versiculares não estão assinaladas na forma impressa apresentada ao público e apenas o poeta (Bob Marley) as identifica e flexiona ao cantar esta peça magistral. Verifique você mesmo, fazendo o download de Forever Loving Jah, em .mp3, do server da Ordem de Maat, ouvindo-o e lendo a letra.


Download (3,7 Mb):

http://maat-order.org/
music/foreverlovingJah.mp3

 


Letra original de Forever Loving Jah:


Wo-o-o-o! Ya-ya-ya-ya-ya-ya-ya! Woy-oh!

Yeah-yeah-yeah, yeah-yeah, yeah-yeah-yeah-yeah! Oh!

(We’ll be forever loving Jah;

We’ll be forever loving Jah!)


Some they say see them walking up the street;

They say we’re going wrong to all the people we meet;

But-a we won’t worry, we won’t shed no tears:

We found a way to cast away the fears,

Forever, yeah!


(We’ll be forever loving Jah) we’ll be forever!

(We’ll be forever loving Jah) forever, yes, and forever!

(We’ll be forever loving Jah) there’ll be no end.


So, old man river, don’t cry for me;

A-have got a running stream of love you see.

So, no matter what stages - oh stages -

Stages - stages they put us through,

We’ll never be blue.


No matter what rages, oh rages,

Changes - rages they put us through,

We’ll never be blue:

We’ll be forever, yeah!


(We’ll be forever loving Jah) we’ll be forever!

(We’ll be forever loving Jah) forever, and ever, yes, and forever!

(We’ll be forever loving Jah) ’cause there is no end.


’Cause only a fool lean upon -

Lean upon his own misunderstanding, oh, ho, oh, yeah!

And then what has been hidden,

From the wise and the prudent,

Been revealed to the babe and the suckling

In everyt’ing, in every way, I say, yeah!


(We’ll be forever loving Jah) we’ll be forever!

(We’ll be forever loving Jah).


’C
ause just like a tree planted - planted by the rivers of water,

That bringeth forth fruits - bringeth forth fruits in due season;

Everything in life got it’s purpose,

Find it’s reason in every season,

Forever, yeah!


(We’ll be forever loving Jah) we’ll be forever!

(We’ll be forever loving Jah) on and on and on!

(We’ll be forever loving Jah) we’ll be forever, yes, yes -

We’ll be forever.

(We’ll be forever loving Jah).

 


Músicos e/ou Iniciados compreenderão claramente a mensagem mística contida neste poema e aqueles que não são nem músicos e nem Iniciados sentirão emocionalmente o teor desta peça místico-musical, independentemente de qual linguagem sejam. O poema é cantado e tocado em inglês, mas tanto árabes, como judeus, chineses, indianos, esquimós, negros, brancos, amarelos e vermelhos o entenderão e o assimilarão psiquicamente, tal o poder da mensagem expressa pelo Profeta Rastáfari. Isto explica o fenomenal sucesso de Bob Marley como astro musical, tendo a sua mensagem atingido os quatro cantos do globo terrestre, afetando pessoas de todos os credos políticos e religiões.


 

 

Um Pouco Sobre Bob Marley

 

 

 

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Saint Ann, 6 de fevereiro de 1945 – Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley1 dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

 

Marley começou suas experimentações musicais com o ska2 e passou aos poucos para o reggae, enquanto o estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh. O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com No Woman, No Cry, em 1975, que ele ganhou fama internacional.

 

Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1976 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música Africa Unite no álbum Survival em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe, em 17 de abril de 1980.

 

Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia, de fato, como um missionário rasta (suas ações e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções, Marley pregava irmandade e paz para toda a Humanidade. Antes de morrer, ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.

 

Marley era um grande defensor da maconha (Cannabis sativa), usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire, inclusive, ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da Cannabis é mencionado em muitas de suas músicas. Em trabalho recente divulgado pela Ordo Svmmvm Bonvm, o Frater Velado, no Tributo a Bob Marley, o Profeta Rastafari, informa: Os Rastas consideram o Imperador Haile Selassie I, da Etiópia, uma encarnação do Deus Jah e formam uma religião voltada para a paz e a harmonia, incluindo a interação da consciência animal com a vegetal, através do uso ritualístico da ganja (maconha). Consta que a ganja passou a ser usada pelos Rastas desde que brotou, espontaneamente, sobre o túmulo do Ras Tafari (o Imperador Selassie I). Em outro passo, afirma o Frater Velado: É interessante notar que o mantra HalleluJah (Aleluia), muito usado pelos cristãos, principalmente pelos evangélicos, que geralmente não lhe conhecem o significado, quer dizer “eu oro a Jah”. O Deus dos Rastas, no entanto, não tem nada a ver com o Jeovah dos judeus e é voltado totalmente para a paz, não sendo um Senhor dos Exércitos, não tendo fúria e não sendo implacável com os inimigos. Também é interessante notar que o personagem histórico apresentado ao mundo, por Roma, como sendo Jesus Cristo, na verdade era escuro, quase negro, e consta que fazia uso ritualístico da maconha, o que era comum naqueles tempos entre os místicos, de acordo com pesquisas de historiadores divulgadas na Internet e que chocaram a chamada Cristandade. De acordo com o Movimento Ras Tafari, esse personagem histórico, sobre o qual foi erguida a Civilização Cristã Ocidental, nunca foi o Messias prometido nas Escrituras, que seria negro. Os Rastas asseguram, ainda, que os Profetas do Velho Testamento faziam uso da ganja, e que esta havia brotado também sobre o túmulo do Rei Salomão, com uma força e uma exuberância muito superiores às da maconha de hoje em dia.

 

 

 

Em julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley, na verdade, sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma (tumor cutâneo que se desenvolve a partir de melanócitos, geralmente um nevocarcinoma canceroso de alta gravidade), que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafáris que dizem que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas tranças. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. Marley, então, passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público. Segundo seu filho, Ziggy Marley, Marley se converteu ao Catolicismo antes de morrer. Marley teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o Rastafarianismo e o Catolicismo, e decidido que seu corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do Rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento católico.

 

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê, no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isto aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique, para se tratar com o controverso especialista Josef Issels3. O tratamento durou por vários meses, mas Marley não obteve bons resultados.

 

Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante um vôo de volta da Alemanha, e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981, em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral, na Jamaica, foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi enterrado em Nine Miles, perto de sua cidade natal. Junto com o corpo foram enterrados sua guitarra, uma bola de futebol, um pote com maconha, um sino e uma Bíblia.

 

Enfim, assevera o Frater Velado: ... é interessante comparar os curtos períodos de vida do Profeta Rastafári Bob Marley (36 anos = estrela nonaédrica na Metafísica) e do Profeta Issa (Jesus, 33 anos = estrela hexagonal na Metafísica) e meditar sobre o fim sofrido e angustiante de ambos: um vergastado por um cancer devastador e o outro torturado, escarnecido e crucificado. A conclusão metafísica a que se chega através desta comparação é que os seres voltados para a pacificação são perseguidos e mortos por seres humanos e por forças ocultas da Natureza que os Iniciados conseguem identificar, verificando seus objetivos nos contextos terrestre e cósmico. Cristãos fanáticos provavelmente acharão um “absurdo” que se compare Bob Marley com Jesus de Nazaré, mas isto é perfeitamente cabível à luz da Metafísica, pois, perante o Cósmico, todos os seres têm a mesma importância, do mais insignificante inseto ao mais renomado e decantado Avatar.

 

 

 

Objetivo do Trabalho

 

 

Considerando que, como afirmou o Frater Velado no Tributo a Bob Marley, anteriormente citado, que, os místicos estão também entre os artistas, como músicos, pintores, escultores, poetas e atores, e que Bob Marley influenciou toda uma geração de músicos com seu estilo repleto de conteúdo emocional místico, de Steve Wonder e Rolling Stones a Elton John, Gilberto Gil e bandas como Paralamas do Sucesso, tendo influenciado também o Olodun e a Cidade Negra, este despretensioso e não-original estudo pretende, a partir do próximo item, disponibilizar alguns fragmentos (todos garimpados na Internet) do que pensou, falou e cantou Bob Marley. Fiz alguns comentários e pequenas edições em alguns fragmentos, mas não interpolei o discurso de Bob. Apenas tive de acomodar os fragmentos a este tipo de trabalho.

 

 

 

Lucubrações de Bob Marley

 

 

Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos haverá guerra... Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior, o mundo estará permanentemente em guerra. É uma profecia, mas todo mundo sabe que isto é verdade.

 

Um olhar é mais do que um olhar. O fundo de um olhar me faz parar para pensar, viajar, sair da rota de minha vida; pois, um olhar tem muito mais do que podemos imaginar.

 

Não tenho ambições. Só há uma coisa que eu quero muito: que a Humanidade viva unida... Negros e brancos... Todos juntos.

 

Em um grande lugar ou em um lugar pequeno,
eu serei seu amigo,
eu serei seu amigo.
Na maré alta ou na maré baixa,
eu estarei ao seu lado,
eu estarei ao seu lado....
Deus guie e nos proteja.
Quando estivermos errados, por favor nos corrija!

 

Não fumo cigarro, que é química mortal; fumo maconha, que é erva natural.

 

 

Cannabis sativa
Cannabis sativa

 

 

Não tocamos para agradar os críticos. Tocamos o que queremos, quando queremos e o quanto quisermos. E temos motivos para tocar.

 

Dizem que o Sol brilha para todos; mas para algumas pessoas no mundo ele nunca brilha.

 

É melhor se atirar à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas se desculpam perante Ele, por terem apenas passado pela vida.

 

Tudo que eu sempre fiz e tive foram canções de liberdade.

 

Não me olhe tão orgulhoso
e diga que ando mal.
Quem é você para me julgar
e a vida que eu levo?
Eu sei que não sou perfeito
e nem exijo ser.
Então, antes de me apontar o dedo,
esteja certo de suas mãos estarem limpas.

 

Um DiA, vOu MoRrEr. AfInAl, ToDoS iRãO mOrReR. VÃo Me EnTeRrAr, e Um FaZeNdEiRo MuItO lOuCo VaI mE aDuBaR e Me TrAnSfOrMaR eM uM LinDo Pé De MaCoNhA. Só AsSiM pOdErEi SaBeR qUe, MeSmO dEpOiS dE mOrTo, CoNtInUaReI fAzEnDo SuA cAbEçA!

 

Eu não gosto da idéia de propaganda. Não é a maneira como vejo as coisas. Eu não transo com coisas da escuridão. As pessoas chegam para mim e dizem: — Bob Marley é um big artista internacional, e eu rio. Se mais pessoas ouvem a minha música, isso é bom, isso é tudo.

 

Bob Marley não é meu nome. Eu nem mesmo sei meu nome ainda.

 

O 'reggae' não é para se ouvir; é para ser sentido. Quem não o sente, não o conhece... O que torna o 'reggae' tão importante são as letras. Há significado nas letras, pois algumas pessoas as entendem, mas outras nunca terão essas experiências.

 

Minha música defende a verdade. Se você é negro e está errado, você está errado. Se você é branco e está errado, você está errado. Se você é índio e está errado, você está errado. Isto é universal.

 

Há uma mística natural
soprando pelo ar.
Se você escutar atentamente agora,
você ouvirá!

 

Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa, e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos; as pessoas eram pequenas demais para torná-los reais!

 

Legalize, não critique...
Alguns a chamam de Maconha...
Cantores a fumam
e tocadores de instrumento também...
Doutores a fumam,
enfermeiras a fumam,
juízes a fumam,
advogados também...
É boa para a gripe,
para asma,
para tuberculose,
Como também para trombose de Numara...
Pássaros a comem,
antas a adoram,
galinhas a comem,
cabras adoram brincar com ela...
Então você também tem...
Saúde!

 

Meu lar é sempre onde estou. Meu lar está na minha mente. Meu lar são meus pensamentos. Meu lar é pensar as coisas que eu penso. Este é meu lar. Meu lar não é um lugar material por aí. Meu lar está na minha mente.

 

Nós nos recusamos a ser o que você quer que nós sejamos. Somos o que somos; é assim que vai ser. Você não pode nos educar.

 

Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem; eu me preocupo só com as coisas certas.

 

Se você obedece todas as regras, acaba perdendo a diversão. [E, por falar em diversão... Em um festival do humor, chegou a vez do ventríloquo, que disse que iria contar uma piada de português. Imediatamente, um gajo se levanta, e, muito irritadiço, grita: — Olha que sou português! O ventríloquo responde: — Desculpa, meu senhor, eu não sabia. Retruca o cutruca: — Não estou a falar contigo, seu intrometido! Estou a falar com esse putinho que tens aí sentado em tuas pernas! Para quem não sabe, lá na Terra da minha mãe – Portugal eles contam as mesmas piadas que nós aqui. Só que os cutrucas somos nós, brasileiros.]

 

Deus me enviou à Terra com uma missão. Só Ele pode me deter; os homens nunca poderão.

 

Agora eu sou um rei,
mas sentado em um trono vazio.

 

Oh!, sim! Nós esperaremos, esperaremos, esperaremos e veremos; nós contaremos as estrelas do céu, e, certamente, nunca iremos morrer!

 

A minha música não é contra os brancos. Eu nunca poderia cantar isto. A minha música é contra o sistema, que ensina você a morrer e a não viver.

 

Acredito na liberdade para todos, não apenas para os negros.

 

Enquanto houver homens de primeira e de segunda categoria, eu seguirei gritando: guerra!

 

Por que você está tão triste e entediado? Quando uma porta se fecha, você não sabe que outra se abre?

 

Tudo ficará bem!
Não, mulher, não chore.
Minha querida irmã:
não derrame nenhuma lágrima.
Não, mulher, não chore.

 

O maior homem já visto já foi apenas um bebê...

 

Muitos rios para atravessar,
mas pareço não conseguir
encontrar meu caminho...
Muitos rios para cruzar,
e é apenas minha força de vontade
que me mantém vivo...

 

Nunca disse uma palavra de descontentamento...

 

Muitas pessoas pensam que a vida é um sonho. Assim elas só pioram as coisas. Muito tem sido dito e pouco tem sido realizado. Eles ainda estão matando. Matando nossos profetas; e se divertindo. Se divertindo muito.

 

Quando os negros se unirem, os brancos e os chineses também o farão. Mas é preciso que os negros façam isso primeiro.

 

Quando eu morrer, quero ser cremado, para que minhas cinzas alimentem as ervas, e as ervas alimentem a mente dos loucos. Loucos como eu. [Erva = maconha.]

 

Difícil não é lutar por aquilo que se quer; e, sim, desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar; foi por não ter mais condições de sofrer.

 

Se você briga todo dia,
você está rezando para o diabo.
Por que não nos ajudarmos
uns aos outros no caminho?
Ficaria mais fácil!
Um pouco mais fácil!
Nós não podemos viver
de maneira negativa.
Então, vamos dar espaço
para o dia positivo,
porque é um novo dia,
um novo tempo,
um novo sentimento.
Um novo sinal! Um novo dia!

 

Pois a Vida – doce Vida deve estar em algum lugar para ser encontrada... Cara, você tem de dar tudo de si...

 

Não ganhe o mundo e perca sua alma. Sabedoria é melhor do que prata e ouro.

 

Tudo que eu pude fazer, eu fiz.
As lembranças não irão embora...
Vinho vermelho, tinto,
fique perto de mim.
Não me deixe ficar sozinho.
Isso está rasgando em pedaços
o meu triste Coração.

 

Nós somos livres como queremos de ser? Diga-me que somos livres como queremos ser!

 

O sonho de um careta é a realidade de um maluco. [Entre toxicômanos, careta é a pessoa que não faz uso de droga.]

 

Levante, resista: lute pelos seus direitos!
Levante, resista: lute pelos seus direitos!
Levante, resista: lute pelos seus direitos!
Levante, resista: não desista da luta!

 

Se a vida fosse bela, todo dia teria Sol, todo mar teria onda, toda música seria 'reggae' e toda fumaça faria a cabeça. [Fazer a cabeça é alterar ou modificar o procedimento ou as convicções de si próprio ou de outrem.]

 

Nós somos assim mesmo. Não damos o devido valor quando se tem em mãos. Longe, muitas vezes, sem nenhum tipo de contato, é que vemos que um simples aperto de mão pode arrepiar até o último fio de cabelo.

 

Não tenho religião; eu sou o que eu sou. Eu sou um Rastafári. E isto não é religião; isto é vida.

 

[Em outro contexto, Eu-sou o que Eu-sou é AHIH AShER AHIH, ou seja:

AHIH = (5 + 10 + 5 + 1)

AShER = (200 + 300 + 1)

AHIH = (5 + 10 + 5 + 1)

(21) (501) (21)

21 + 501 + 21 = 543

543 = VERSO [FACE]

345 = REVERSO

VERSO + REVERSO = 543 + 345 = 888]

 

Surgiu, no mundo, uma música maravilhosa, extasiante, com letras tocantes, que exige que as pessoas pensem e se interessem. Uma melodia relaxante e ao mesmo tempo dançante, que nos livra de uma estafa que age sobre a Terra. Uma música onde muitos cantores ainda pregam e esperam um entendimento óbvio e sadio de suas consciências – que os leva até a Luz. Tudo isto para perceber o som do 'Reggae Music'.

 

O Rastafári é um revolucionário. Não se intimida, não aceita ser comprado.

 

Lá vem o vigarista com mais um de seus planos. Não vamos aceitar suborno; temos de continuar vivos.

 

Abaixe a luz devagar
e abra a sua cortina.
Oh!, deixe a lua de Jah brilhar
em sua vida novamente!

 

Por que você bebe e dirige, se você pode fumar e voar?

 

O 'reggae' é a música do povo; ela fala dos acontecimentos. Mas não de um ponto de vista histórico. Fala de coisas que não se aprende na escola.

 

Veja-os lutando pelo poder. Mas eles não sabem a hora de parar. Então, eles subornam com seu dinheiro e suas armas.

 

A política só serve para dividir o povo. É uma bobagem, pois faz o povo confiar em um homem que não pode fazer nada por nós. Se você não tiver sua vida, você não tem nada. Por isso, até os políticos devem achar um Ras Tafari.

 

Não deixe que um político lhe conceda um favor; ele irá querer controlá-lo para sempre!

 

Deixe os justos cobrirem a Terra, assim como a água cobre o mar.

 

O 'jazz' é uma música completa; o 'reggae' também. O 'reggae' é 'funk', mas também é diferente do 'funk'. O 'reggae' é uma música simples. É diferente do 'soul' também. Nada pode ser conceituado. Esta é a verdade.

 

A música é psicologia. Se não penetra no Coração, na Alma e na Mente, as pessoas não irão senti-la.

 

A música clama por mudança. Não sei quanto vai demorar. Mas ela virá.

 

Se Deus não tivesse me dado uma canção para cantar, eu não teria uma canção para cantar. Por isto, não é a minha música. A minha alma diz as palavras.

 

Os governos transferem para o povo toda a sua fúria e todo o seu sofrimento.

 

Mas não importa o que a crise é; será que você vive à altura?

 

Como você pode estar aí sentado
me dizendo que se importa,
quando toda vez que eu olho ao redor
as pessoas estão sofrendo,
de todas as formas,
em todos os lugares?

 

Quando eu lembro do estalar do chicote, meu sangue corre gelado. Recordo do navio de escravos... Quando brutalizavam a minha alma.

 

Para mim, a liberdade só existe quando um povo se une. A liberdade só existe quando ela também é mental. Minha mente só se liberta quando eu louvo a Ras Tafari.

 

A barriga deles está cheia,
mas nós temos fome.
Uma multidão com fome!
É uma multidão com raiva!
A chuva cai,
mas a sujeira permanece!
Uma panela cozinhando,
mas a comida não é bastante!

 

Um povo sem conhecimento... é como uma árvore sem raízes.

 

Você está derramando aquelas lágrimas solitárias...
Você está indo de volta pelas mágoas...
Você está indo de volta pela dor...
Você está derramando aquelas lágrimas solitárias...
A reação da sua trapaça no jogo!

 

O homem quando bebe álcool, afia uma faca e mata. Mas quando fuma erva ele afia uma faca e diz: — Deixa, a vida mostrará a ele.

 

Para quê olhos verdes, se posso tê-los vermelhos? O vermelho dos meus olhos vem do verde da Natureza.

 

As letras das músicas podem ensinar algo às crianças. Não é apenas diversão. Você não vai conseguir divertir uma pessoa que está com medo ou com fome.

 

Eles não querem nos ver unidos.
Tudo que eles querem
é nos manter nervosos e lutando.
Eles não querem nos ver juntos
Tudo que eles querem
é nos ver nos matando uns aos outros!

 

Eu queria que o mundo acabasse em chamas para eu acender o meu último baseado! [Baseado = cigarro de maconha.]

 

Quanto mais pessoas fumarem erva, mais a babilônia cai.

 

Quantas mortes mais serão necessárias para nos darmos conta de que já foram demasiadas?

 

Isto é uma revolução. Considero-me um revolucionário que não tem a ajuda de ninguém e não aceita suborno de ninguém, lutando apenas com música.

 

Acorde e viva!
A vida é uma grande estrada,
com várias placas.
Então, quando estiver seguindo pelas rotas,
não complique a sua mente.
Fuja do ódio, da injúria e da desconfiança.
Não enterre seus pensamentos.
Coloque sua visão na realidade. Sim!
Acorde! Sinta! Acorde!
Acorde! Acorde!
Acorde! Acorde! Vamos cara!
Você tem que acordar e viver.
Acorde!
Acorde! Acorde! Acorde!
' Wake Up and Live!'

 

O Dorminhoco

 

Se vocês são uma grande árvore, nós somos o pequeno machado afiado para cortá-la.

 

Fume maconha, sim, e não cigarros; pois neurônios você tem milhões, mas pulmões você só tem dois.

 

Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a Mente que os possui.

 

Há pessoas que amam o poder; outras têm o poder de amar.

 

Viemos criativos demais para nos imporem limites.

 

O Sol é a Ponta do Baseado de Deus! Salve Bob Marley!

 

Não sou o anjo da morte, sou a criança da vida.

 

Seu pior inimigo pode ser seu melhor amigo; e seu melhor amigo pode ser seu pior inimigo.

 

Os ventos que às vezes tiram algo que nós amamos, são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso, não devemos chorar pelo o que nos foi tirado, e, sim, aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca ficará para sempre.

 

Uma coisa boa sobre a música é que quando ela bate você não sente dor. Então, bata-me com a música, bata-me com a música agora, brutalize-me com a música.

 

Não importa se você é negro ou se é branco; se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros. O importante é você ter Deus. E Ele não cria nada em vão, pois Ele vem em forma de Natureza.

 

Vocês riem de mim por eu ser diferente; e eu rio de vocês por serem todos iguais.

 

Queria ser um baseado para nascer em seus dedos, morrer em seus lábios, e fazer sua cabeça.

 

A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.

 

Unidos, venceremos. Divididos, cairemos.

 

Às vezes, tudo parece claro, bem definido em nossas cabeças, mas, quando menos esperamos, parece que a energia elétrica nem foi inventada ainda, e ficamos em um escuro sem fundamentos.

 

Supere os demônios com uma coisa chamada amor.

 

Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos?

 

Uma verdadeira amizade não acaba com um simples olhar de diferença, e, sim, quando um dos corações pára de bater.

 

Se Deus criou as pessoas para amar e as coisas para usar, por que amamos as coisas e usamos as pessoas?

 

Prefiro perder uma guerra e ganhar a paz.

 

As pessoas que estão tentando fazer deste mundo pior não estão tirando um dia de folga. Como posso eu?

 

Sou louco porque vivo em um mundo que não merece minha lucidez.

 

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Pois, a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.

 

Alguns vão te odiar, fingindo que te amam agora. Então, pelas costas, eles tentam te eliminar. Mas quem 'Jah' abençoa, ninguém amaldiçoa!

 

Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida!

 

Quando você acha que sabe todas as perguntas vem a vida e muda todas as respostas!

 

Se choras por não teres visto o pôr do Sol, as lágrimas não te permitirão ver as estrelas.

 

Nos chamam de loucos em um mundo em que os certos fazem bombas!

 

As pessoas entram em nossa vida por acaso; mas não é por acaso que elas permanecem.

 

Viva o pensamento livre sem validação!

 

Que país é este onde o preconceito ainda existe em cada peito? Que país é este onde as pessoas não podem ser iguais devido às suas classes sociais?

 

A verdade pode ser uma ofensa, mas não é um pecado!

 

Não ligo que me olhem da cabeça aos pés, porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.

 

Como seria bom e agradável, diante de Deus e do homem, ver a unificação de todos os africanos... Como seria bom e agradável, diante de Deus e do homem, ver a unificação de todos os homens rastas...

 

As piores loucuras são as mais sensatas alegrias. O que eu fiz hoje deixei de herança para aqueles que sonham em ser como eu: louco, mas feliz!

 

Quando você encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se seus olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos se encherem de água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar junto dela chegar a apertar o coração, agradeça. Deus te mandou um presente: o Amor.

 

A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la.

 

Se tua vida depender do meu amor, viverás além da vida, pois, eu te amo além do amor!

 

Se você conhecesse sua história, então, você saberia de onde está vindo...

 

Cuidado! A estrada está molhada!

 

O sistema quer canções de amor como o velho Frank Sinatra. Eles não querem nada que tenha tom de protesto. Isto traz muitos problemas.

 

Mais vale a lágrima da derrota do que a vergonha de não ter lutado.

 

Se você ouve reggae e não se mexe, então você está morto.

 

Não sou nenhum anjo. Sou filho da vida.

 

Nós, jovens, não somos 'loukos'; apenas não temos motivos para sermos normais... Os 'loukos' são certos, só que em uma sociedade errada.

 

Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!

 

Eu gosto do impossível, tenho medo do provável, dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade, mas nem sempre tenho motivo. Tenho um sorriso confiante que, às vezes, não demonstra o tanto de insegurança por trás dele. Sou inconstante e, talvez, imprevisível. Não gosto de rotina. Eu amo de verdade aqueles para quem eu digo isto, e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras. Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo. São poucas as pessoas para quem eu me explico.

 

Já estive aqui antes e voltarei outra vez...

 

O que eu faço hoje é importante porque estou trocando um dia de minha vida por isso.

 

 

 

Comentário Final

 

 

 

Por princípio, evito julgar o que quer que seja e quem quer que seja. A cada um cabe a responsabilidade de seus atos; e responsabilidades, misticamente, são intransferíveis. Apenas acho desnecessário o uso de alucinóginos para que possam ser alcançados estados especiais de consciência. Penso que induções desta natureza (como, por exemplo, o uso de Cannabis sativa) façam com que a volição mística fique dependente de um agente externo – o que mais encarcera do que liberta.

 

Ainda que a Cannabis sativa seja um remédio homeopático poderoso, utilizado, por exemplo, para estimular a cura de vertigens, moléstias cardíacas, blenorragia aguda, gagueira, espermatorréia (descarga involuntária, freqüente e excessiva de sêmen sem copulação), asma com muita falta de ar, tuberculose pulmonar, opacidade da córnea, catarata, oftalmia blenorrágica etc., não creio que a Cannabis seja útil e absolutamente essencial ou indispensável, ad æternum, para promover o encontro do ser-no-mundo com o Deus do seu Coração. Temporaneamente, até poderá ser. Todavia, repito e concluo como comecei este comentário final: Por princípio, evito julgar o que quer que seja e quem quer que seja. A cada um cabe a responsabilidade de seus atos; e responsabilidades, misticamente, são intransferíveis.

 

Contudo, deve-se ressaltar que a obra de Bob Marley não é baseada na ganja e muito menos é fruto dela. A apologia à erva é feita por Marley para mostrar a hipocrisia de uma sociedade consumista baseada na mentira, no dinheiro e na agressão, que não proíbe drogas de efeito devastador, como as bebidas alcoólicas e o cigarro, porque são produzidas por multinacionais que empregam mão-de-obra extorquida na boca do caixa pela Previdência Social e pelo Imposto de Renda e pagam pesados impostos, mantendo lobbies junto aos Governos e influenciando políticas sociais, apesar de toda a hipócrita propaganda que hoje em dia é apresentada na televisão contra o cigarro e a bebida – mas que se constitui em mais uma fonte de renda para agências de publicidade (que recebem dos Governos) e para as emissoras (que recebem dos Governos e daquelas agências, faturando duplamente), enquanto as elites praticam toda a sorte de orgias regadas a pó, fumo, alcool e sei lá mais o quê.

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Notas:

1. Charles Wesley (1707 – 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.

2. Ska é um estilo musical jamaicano que surgiu no princípio dos anos 50. Combinando elementos do calypso e do mento com o jazz e o rhythm and blues norte-americano, foi um precursor na Jamaica do rocksteady e, mais tarde, do reggae.

3. Josef Issels (1907 – 1998) acreditava que o câncer era causado pelo enfraquecimento do sistema imunológico e, conseqüentemente, teria de ser curado ao reforçar o sistema novamente. Entretanto, ele não desclassificava a importância dos tratamentos convencionais contra o câncer, como a cirurgia e a quimioterapia, pois, de fato, usava-as ao tratar de seus pacientes. Seus dois pacientes mais famosos foram a atleta olímpica Lillian Board e, especialmente, Bob Marley. O fato de Issels ter sido incapaz de salvar ambos não ajudou em nada sua reputação, muito pelo contrário.

 

Páginas da Internet e Websites consultados:

http://garagem.wordpress.com/2007/02/03/
bob-marley-recordado-no-festival-smile-jamaica/

http://svmmvmbonvm.org/bobmarley.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Issels

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ska

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Wesley

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cannabis_sativa

http://cetabrincando.blogspot.com/
2007_11_01_archive.html

http://www.lyricsspot.com/bob+marley-
legalize+marijuana+tradu+o-lyrics-1687218.html

http://www.rivalcir.com.br/frases/bobmarley.html

http://www.reggaevale.com.br/frasesdebobmarley.htm

http://www.sitequente.com/frasesde/bobmarley.html

http://letras.terra.com.br/bob-marley/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

http://pt.wikiquote.org/wiki/Bob_Marley

http://www.pensador.info/autor/Bob_Marley/

 

Observação:

A animação em flash O Dorminhoco foi produzida a partir de uma imagem digital, que utilizei por empréstimo, disponibilizada no Website Archimedes. Por isto, os direitos autorais do flash permanecem em poder do artista que a produziu. O endereço do Website citado é:

http://www.furo.tv/archimedes/archimedes.html