BIORRITMO

 

 

Biorritmo

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

e acordo com os especialistas em biorritmos, a vida de uma pessoa seria determinada por ciclos biológicos rítmicos, que afetam a capacidade dos indivíduos em vários campos, como o físico, o emocional e o intelectual. Estes ciclos se iniciam com o nascimento e oscilam de acordo com uma onda senoidal durante toda a vida. Deste modo, a capacidade de uma pessoa em cada um destes domínios poderia ser prevista mediante um modelo matemático ad hoc, ou seja, destinado a esta finalidade. Abaixo, está reproduzida uma animação elaborada por Robert Allison de um biorritmo para alguém nascido em 27 de novembro de 1964, entre 20 de abril de 2.008 e 19 de junho de 2.008.

 

 


Fonte: http://robslink.com/SAS/democd27/aaaindex.htm


 

Este estudo tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos da obra Biorritmo (em muitos casos editados, pois o texto que consultei está em espanhol) de autoria de Henrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1949), médico, ocultista e rosacruz de origem alemã, mas que viveu muitos anos no México. Krumm-Heller fundou a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) – uma tradicional Ordem Iniciática Rosacruz que atua particularmente nos países de fala hispânica e no Brasil.

 

Se você estiver interessado em ler a obra integral, poderá lê-la ou baixá-la AQUI.

 

 

 

Biorritmo
Fragmentos da Obra

 

 

 

Os biorritmos, que se manifestam em todos os seres, são períodos de capacidades orgânicas que aumentam ou diminuem obedecendo a um determinado ritmo ou regra.

 

Período: espaço de tempo necessário que uma coisa emprega para retornar à sua posição ou ao seu estado primitivos.

 

Ritmo: sucessão repetida de movimento e repouso dentro da ordem rítmica de semelhantes ou diferentes acontecimentos das coisas. Sempre ao lapso de atividade precede o de repouso.

 

Enquanto vive harmoniosamente e sua atenção tenta não atrapalhar seu ritmo, o homem, pela ação celular, gradualmente se transforma, mantendo o corpo em justo equilíbrio de força e beleza. Somente quando se desequilibra, quando se afasta da Lei, a Ação Divina [interior] pára de atuar sobre ele. Então, como a flor, murcha, decai e morre.

 

'Amai-vos uns aos outros' – esta é a Lei Suprema, a Lei que tudo rege, a Lei que tudo harmoniza. Nosso próprio Mestre, o nosso Eu Interior, quer amar constantemente, e, entre as distintas tonalidades do diapasão, luta em todos os momentos para encontrar a sua própria e única nota. Enfim, é sob a égide de um mesmo Mandamento Supremo, de uma mesma Energia Atrativa, de um mesmo Verbo de Amor que encarnam os ilimitados mundos e os imensos sistemas de estrelas.

 

'O desenvolvimento espiritual é um processo da Natureza. (Oswald Arnold Gottfried Spengler, apud Krumm-Heller).

 

Todos os fenômenos da Natureza são coisas vivas que nascem, crescem, se desenvolvem e morrem, e estão sujeitos a um certo ritmo e a uma determinada periodicidade, que permitem ao bom observador encontrar um meio de percepção dos eventos futuros, assegurando a quem descobre a chave destas sucessões [seqüências] periódicas descobrir os grandes segredos da Vida.

 

A fisiologia humana e a Vida estão vinculadas a uma série de movimentos vibratórios harmônicos de diferente duração e de diferente comprimento.

 

 

 

 

A periodicidade e o ritmo – dualismo pulsante de todas as manifestações – são leis imutáveis que estão vibrando constantemente em a Natureza. Tudo flui e reflui. Tudo cresce e decresce. Tudo ascende e descende. Tudo marcha e regressa ao ponto de partida.

 

 

 

 

Segundo o antroposofista Rudolf Steiner (1861 – 1925), as manifestações orgânicas são triádicas. A primeira é volitiva, e se expressa mediante o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a decadência da nossa fisiologia. A segunda é o ritmo insistente e impulsivo que é sentido no coração pelo fluir da corrente sangüínea, que forma a base da personalidade. E a terceira é a parte pensante do cérebro que, como as anteriores, emite suas ondas, obedecendo igualmente sua própria freqüência ou ritmo.

 

São as nossas glândulas endócrinas – com base nos números 23, 28 e 33 – que atualizam as seqüências repetidas de movimento e de repouso das partes masculina, feminina e intelectual em nosso ser. O número 23 corresponde ao auge masculino, o 28 ao feminino e o 33 ao intelectual. Os ritmos de 23, 28 e 33 são gerais para todos os seres.

 

Plexo Solar Cérebro de Emoções.

 

O corpo pituitário está unido à glândula pineal por meio de um sutilíssimo capilar, que se torna imperceptível ou já se encontra destruído nos cadáveres. As vibrações provocadas sobre a hipófise despertam as funções da pineal.

 

 

 

 

Glândula Pineal Terceiro Olho —› Chave Mágica que faz cair o Véu de Ísis.

 

Tudo está sujeito ao ritmo. A cada respiração rítmica correspondem quatro pulsações. Se o homem respira 18 vezes por minuto, isto equivale a 72 pulsações no mesmo tempo. Se assim não acontecer, há sinal revelador de doença. Tomando por base 18 respirações por minuto, teremos 18 x 60 = 1.080 respirações por hora e 1.080 x 24 = 25.9201 respirações por dia. Esta taxa de efeito microcósmico de 25.920 corresponde ao ritmo cósmico da precessão dos equinócios.

 

As crianças tomam a semelhança do pai ou da mãe em função do setenário prevalecente no momento do nascimento. Então, se ao dar à luz, uma mulher tem 21, 28, 35 ou 42 anos, o fruto deste nascimento terá uma semelhança exata com a mãe. Por outro lado, ele terá identidade com o pai, se for o pai que estiver passando pelo mesmo ciclo.2

 

O câncer, geralmente, aparece aos 42, 49, 56, 63 anos etc.

 

O corpo é renovado a cada setenário (7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77 anos etc.).

 

No sangue de todas as pessoas, sejam homens, sejam mulheres, existem dois ritmos fundamentais: um feminino e outro masculino. Estes ritmos são como uma onda que ascende, cresce, atinge sua altura máxima e, em seguida, descende. O ritmo feminino, por exemplo, dura 14 dias, atingindo a sua máxima influência no 7º dia depois de ter começado, para diminuir em intensidade para um período de repouso que dura 14 dias, voltando novamente a se manifestar, mais tarde, aos 28 dias. Nas mulheres,, isto nada tem a ver com a menstruação, com a qual o ritmo feminino poderá coincidir ou não. Já o ritmo masculino se repete a cada 23 dias e o intelectual a cada 33 dias.

 

A data do nascimento, o início de doenças e o tempo de recuperação ou de morte estão vinculados aos ritmos de 23 ou 28 dias, sem exceção.

 

A vida não é outra coisa do que movimento alterado com constantes lapsos de repouso. (Aristóteles, apud Krumm-Heller).

 

Na Antigüidade, ciência e religião estavam unidas como duas irmãs gêmeas inseparáveis.

 

Devemos conceber o verão e o inverno como dois fenômenos cósmicos cíclicos, e suas forças impulsoras como agentes divinos.

 

Em a Natureza, vemos sempre um ritmo ternário, uma espécie de tempo tríptico: ascenso da vida pujante, alcançamento de uma altura máxima e retorno ou descenso para o repouso.

 

 

 

 

Em cada um de nós, há também uma primavera, um verão e um inverno. A glândula timo é um exemplo deste ritmo ternário. Ela está em sua potência máxima no nascimento, paralisa a sua função durante o crescimento e se torna menor e se consume com a decrepitude.

 

Há uma Lei Cósmica Comum, única, que rege todas as coisas com igual intensidade, e se manifesta tamto no microcosmo quanto no Macrocosmo.3

 

Não há periodicidade sem polaridade, e esta polaridade será sempre relativa porque tudo é potencialmente dual, ainda que seja inevitável a manifestação dos períodos de 23, de 28 e de 33.

 

 

 

 

Átomo Matéria + Energia + Consciência.

 

Tudo irradia. Os átomos não são outra coisa do que precisos acumuladores de forças sutis de caráter eletromagnético, e as células nada mais são do que aparatos propulsores de carga e descarga por excelência.

 

 

 

 

Possuímos, em nosso corpo, uma verdadeira telegrafia sem fio, sendo a glândula pineal o dispositivo transmissor e o plexo solar o receptor.

 

A respiração, que deverá ser rítmica, é ao mesmo tempo solar e lunar, positiva e negativa, masculina e feminina, cujo terceiro pólo neutro é o nosso ritmo intelectual de 33.

 

Natura non facit saltum. A Natureza não dá saltos.4

 

Para dormirmos melhor, devemos sempre utilizar [praticar] a respiração direita ou solar. Isto proporcionará um sono doce, espontâneo e tranqüilo.

 

O Mantra AUM deve ser pronunciado com a boca bem aberta – desmesuradamente aberta, se for possível – de forma que o A nasça no fundo da garganta, enquanto os lábios devem ir se arredondando para transformar o O em U, para, em seguida, lentamente, serem fechados para ser vocalizado o MMMMMMM. Foneticamente, os valores numéricos de cada letra são 23, 28 e 33.5

 

Nosce te ipsum. . Conhece-te a ti mesmo.

 

 

 

Se Quisermos...

 

 

 

Se quisermos,

pode[re]mos aquentar o inverno.

Se quisermos,

pode[re]mos refrescar o inferno.

 

Se quisermos,

pode[re]mos dominar o não-ser.

Se quisermos,

pode[re]mos Saber, Ser e Viver.

 

Se quisermos,

pode[re]mos encarnar conscientes.

Se quisermos,

pode[re]mos desencarnar fulgentes.

 

Se quisermos,

pode[re]mos aloucar como O Louco.

Se quisermos,

pode[re]mos tudo e mais um pouco.

 

Viver dessisudo?

Já basta! Cada ser-aí precisa voar

É só se aforrar! É só se transmutar!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. 25.920 anos é o Grande Ano de Platão (12 x 2.160 anos). Já 2.160 anos pode ser entendido como um ciclo formado por um triângulo eqüilátero cujos lados são constituídos de 720 anos cada um. Tudo está relacionado.

2. No âmbito deste tema, Harvey Spencer Lewis (1883 – 1939), afirmou: Cada ser humano passa por ciclos sucessivos, como se estivesse correndo pelas várias oitavas de um teclado de piano, desde a mais baixa até a mais alta. Os ciclos da vida constituem um mapa geométrico ou uma tabela matemática pela qual podemos planejar nossas vidas, tirando o máximo proveito destas vantagens, ou nos submetermos a elas inocentemente, por mera ignorância. Na primeira hipótese, seremos senhores do nosso destino; na outra, seremos vítimas da nossa sorte.

 

 

Senhores do fado
ou
imobilizados pela inscícia?

 

 

3. Portanto, como poderá haver privilégios? Como poderá haver escolhidos? Como poderá haver salvos de antemão? Como poderá haver remissão de pecados? Como poderá haver começo a partir do nada e fim ad æternum? Como poderá haver céu de delícias ad infinitum e inferno quente e fedorento ad semper? Como poderá haver arrebatamento para uns e dor e tribulação para outros, sem chance, para estes últimos, de compensação e de reaprendizagem? Mais uma vez insisto: o Universo não pune nem premia; educa. Por isto, a maior hediondez praticada pela Humanidade ignara é a pena capital. E a hediondez se torna sem limite quando é levada a efeito por (pseudo-)religiosos, como foi o caso da sobre-horrenda inquisição católica.

 

 

 

 

4. Da mesma forma, Natura abhorret a vacuo. A Natureza abomina o vazio.

5. No Hinduísmo, o Mantra AUM está associado à Trindade Brahma (Força Criadora), Vishnu (Força Preservadora) e Shiva (Força Destruidora).

 

Música de fundo:

Medley (Night and Day, Begin the Beguine, Just One of Those Things, Don't Fence me in, I Love Paris, My Heart Belongs to Daddy, True Love)
Compositor: Cole Porter

Fonte:

http://www.wtv-zone.com/gnubee/all_piano_midis/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://robslink.com/SAS/democd27/aaaindex.htm

http://instinctalternative.blogspot.com.br/
2010/06/projeto-hunter-hunter.html

http://www.saindodamatrix.com.br/
archives/2006/02/pineal_a_morada.html

http://tig.mu.nu/archives/2005_04.php

http://nylander.wordpress.com/
category/physics/vibration/

http://es.wikipedia.org/wiki/Biorritmo

http://amyarendse.blogspot.com.br/

http://www.fravenezuela.com/maestro.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.