The Flight of the Bumble-Bee

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

The Flight of the Bumble-Bee (O Vôo do Besouro) é um interlúdio musical famosíssimo, caracterizado principalmente pela sua velocidade e pelos seus diversos cromatismos, composto entre 1899 e 1900 pelo militar, professor e compositor russo Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov (Tikhvin, 18 de março de1844 – Lyubensk, 21 de junho de 1908) para a ópera A Lenda do Tzar Saltan. As obras Capriccio Espagnol e a suíte sinfônica Scheherazade, também de Nikolai, que aos seis anos de idade começou a ter aulas de piano e aos nove anos já compunha, são consideradas básicas do repertório de música clássica. Mas, o trecho musical O Vôo do Besouro – inicialmente escrito para solo de violino – é realmente um verdadeiro tour de force musical, que requer uma técnica indescritível e anos de estudo para ser executado.

 

Esta obra é muito utilizada para dar mais emoção a cenas de perseguição (estilo Tom e Jerry) em desenhos animados. A peça é tão rápida que foi usada várias vezes para quebrar recordes, como o de Tiago Della Vega, um guitarrista brasileiro que atualmente ocupa no Guinness World Records o título de o guitarrista mais rápido do mundo. Em 2008, em Las Vegas, Tiago quebrou o recorde mundial de velocidade na guitarra tocando O Voo do Besouro a 340 batimentos por minuto. Também, pudera! Ele pratica catorze horas por dia!

 

The Flight of the Bumble-Bee é uma composição tecnicamente tão difícil, que o famoso pianista ucraniano de ascendência germânica Vladimir von Pachmann (Odessa, 27 de julho de 1848 – Roma, 6 de janeiro de 1933), ao ler a partitura, julgou-a impossível de ser tocada. Anos depois, Serguei Sergueievitch Prokofiev (Ucrânia, 23 de abril de 1891 – Moscou, 5 de março de 1953) aceitou o desfio e abriu a porta para que pouquíssimos colegas realizassem esta proeza.

 

A jovem pianista chinesa, Yuja Wang (China, 10 de fevereiro de 1987 -), considerada atualmente uma das cinco melhores do mundo, dá um show de virtuosismo. Imperdível!

 

Para ver e ouvir o virtuosismo de Yuja Wang tocando The Flight of the Bumble-Bee, clique AQUI (4.575 kb).

 

Depois, dê uma visitada no endereço abaixo para ver o músico Martin Fröst, ao lado da cantora Malena Ernman, executar no clarinete esta que é uma das obras mais difíceis do mundo:

http://www.preguicamental.com

 

Há também, em outro endereço, o virtuoso professor Marcelo Moreno tocando esta peça no saxofone. O endereço é:

http://www.portaldosax.com/