Benjamin Franklin
(Máximas e Outros Fragmentos)

 

 

 

 

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Fiz este estudo para entender um pouco mais as recomendações da Ética Protestante e as bases do Capitalismo, mas, agora, com prazer, eu o estou dividindo com você. Em nada o estudo é original ou aprofundador, mas está centrado no pensamento de Benjamin Franklin, estadista, escritor e famoso inventor americano, que, como muitos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América, incluindo George Washington (1732 – 1799), Tohmas Jefferson (1743 – 1826) e Thomas Paine (1737 – 1809), foi fortemente influenciado pela Maçonaria e, no caso específico de Franklin, pelos ensinamentos Rosacruzes, ao estabelecer os rumos para sua nascente pátria.

 

Em 1730, Franklin publicou o primeiro artigo sobre a Maçonaria na América. Quando era embaixador na França, exerceu, de 1779 a 1781, o posto de Grão-mestre da proeminente Loja Maçônica francesa do Grande Oriente francês Les Neuf Sœurs (As Nove Irmãs), em Paris, a mesma à qual pertenceu Voltaire (1694 – 1778) e que teve influência relevante na organização do apoio francês para a Revolução Americana. Como escritor habilidoso, Benjamin Franklin pregou sistematicamente o sacrifício, o trabalho árduo, a economia, a frugalidade e a educação continuada como causas e catalisadores fundamentais para o sucesso e para a prosperidade individual e coletiva.

 

Em sua Autobiografia – que por volta de 1859 já havia sido reimpressa quase mil vezes e continua a influenciar pessoas no mundo contemporâneo – são discutidos temas como a ética da utilidade, o cuidado com a poupança e as finanças pessoais, a valorização do trabalho árduo e o sacrifício, a importância da instrução metódica e sistemática e do autodidatismo, o espírito comunitário e colaborativo, o patriotismo, o traquejo social e a crença na possibilidade do auto-aperfeiçoamento humano. Jared Sparks (1789 – 1866), por exemplo, presidente da Harvard University, confessou que este livrou lhe ensinou que as circunstâncias não possuem um poder soberano sobre a mente.

 

Curiosamente, Benjamin Franklin comparou-se a um livro, e na sua juventude preparou a inscrição para seu túmulo com os seguintes dizeres: O corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a capa de um livro velho ao qual tivessem arrancado as páginas e tirado as letras e o ouro, jaz aqui, comida para os vermes. Mas o trabalho não terá sido totalmente perdido; porque, segundo ele crê, aparecerá mais uma vez, numa edição nova e mais perfeita, corrigida e aumentada por seu autor.

 

Quem não conhece, acho que vale a pena conhecer o que teorizou Benjamin Franklin, ainda que algumas de suas máximas – que ensinam o caminho de ganhar dinheiro honestamente e da riqueza e que enfatizam a maximização da felicidade e do lucro rigorosamente obtido dentro das regras de uma ética de cariz espiritualista e socialmente aceita – estejam menos inclinadas para a Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e para o Marxismo de Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895), e mais direcionadas para as argumentações de Max Weber (1864 – 1920) — que foi razoavelmente influenciado pelas especulações filosóficas de Werner Friedrich Wilhelm Carl Sombart (1863 – 1941), de filiação huguenote e que passou das fileiras socialistas para as sociais-democratas e, por fim, destas para as do nacional-socialismo — que discutiu a Ética e as idéias puritanas que influenciaram o desenvolvimento do Capitalismo, que favorecem, como se sabe, a procura racional, mas delirante, de ganho econômico. Para concluir este item, leia o que o místico e autor canadense Manly P. Hall (1901 – 1990) escreveu de Benjamin Franklin: Homens ligados por um juramento secreto de trabalhar na causa da Democracia mundial decidiram que nas Colônias Americanas iriam plantar as raízes de uma nova maneira de viver. Irmandades foram estabelecidas para encontros secretos, e eles, quietamente e industriosamente, condicionaram a América à seu destino de liderar o mundo livre... Benjamin Franklin exercitou uma influência psicológica enorme nas políticas coloniais como porta-voz indicado de Filósofos Desconhecidos; entretanto, ele não fez as leis, mas suas palavras se tornaram leis.

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

 

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin

 

 

 

 

Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 – Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um jornalista, editor, autor, maçom, rosacruz, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor, enxadrista ianque e um dos líderes da Revolução Americana. É muito conhecido pelas suas muitas citações e por suas experiências com a eletricidade.

 

A versatilidade de Benjamin Franklin tornou-o um dos homens mais conhecidos e admirados do mundo na segunda metade do século XVIII. A atuação em prol da independência dos Estados Unidos inscreveu seu nome entre os heróis americanos.

 

De origem humilde, aprendeu a ler sozinho, mas aos dez anos foi obrigado a deixar os estudos para trabalhar com o pai. Empregou-se dois anos depois na oficina gráfica do irmão e, aos 17 anos, mudou-se para Filadélfia, onde trabalhou como impressor, dedicando as horas de folga ao estudo das letras e das ciências.

 

Em 1729, tornou-se proprietário de uma oficina gráfica e iniciou, logo depois, a publicação do jornal The Pennsylvania Gazette (que seria mais tarde o Saturday Evening Post) e, com o pseudônimo Richard Saunders, criou o Poor Richard's Almanac, uma coletânea de anedotas e de provérbios populares. Ambos tiveram grande êxito e deram renome ao editor. Vendiam-se tão bem que Franklin pôde montar tipografias em outras das 13 colônias americanas.

 

Aos 47 anos, acumulara tamanha fortuna que se retirou dos negócios. Criou, em Filadélfia, o corpo de bombeiros, fundou a primeira biblioteca circulante dos Estados Unidos e uma academia que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Organizou um clube de leituras e debates, que deu origem à Sociedade Americana de Filosofia, e ajudou a fundar o Hospital do Estado.

 

Benjamin nunca deixou de estudar. Aprendeu idiomas, tocava vários instrumentos e dedicava-se também às ciências. Suas obras sobre eletricidade, das quais a mais importante é Experiments and Observations on Electricity, de 1751, foram publicadas nas colônias e na Europa.

 

Inventou, em 1752, o pára-raios e criou termos técnicos que ainda hoje são usados, como bateria e condensador.

 

Participou da Assembléia da Pensilvânia e, no Congresso de Albany (1754), apresentou um plano de união das colônias inglesas.

 

Em 1757, foi enviado à Grã-Bretanha para solucionar a disputa entre a Assembléia da Pensilvânia e a Coroa Britânica. Lá permaneceu até 1762 e se tornou conhecido pelo espírito conciliatório.

 

Em 1766, voltou a Londres como uma espécie de embaixador extraordinário das colônias.

 

Em março de 1775, convencido de que a guerra pela independência era iminente, retornou à Filadélfia. Designado delegado ao II Congresso Continental, fez parte, com Thomas Jefferson e Samuel Adams, do comitê que redigiu a declaração de independência (1776). Tentou inutilmente convencer os canadenses a entrarem na guerra como aliados das treze colônias. Ainda em 1776, partiu para a França, em busca de ajuda, e foi recebido como personalidade eminente nos círculos parisienses. Assinou o tratado de aliança entre os dois países, e, em 1783, assinou o tratado de paz com a Grã-Bretanha.

 

De volta à Filadélfia, em 1785, foi recebido com entusiasmo pelos concidadãos e eleito Presidente da Pensilvânia. Foi um dos delegados da convenção que elaborou a constituição americana e tentou em vão abolir a escravatura, mesmo tendo se tornado presidente da Sociedade promotora da abolição da escravatura e da libertação dos negros ilegalmente retidos em cativeiro. As atividades intelectuais de Franklin abrangeram os mais variados ramos do conhecimento humano, das ciências naturais, educação e política às ciências humanas e artes. Escreveu numerosos ensaios, artigos e panfletos. Sua obra mais importante é a Autobiography, publicada postumamente (1791).

 

Franklin era um dos principais dignitários da Maçonaria americana. Ao chegar à França, tomou parte ativa em um trabalho de depuração e de unificação da Maçonaria, iniciado em 1773 com a criação do Grande Oriente, e que vem a culminar em 1780.

 

Chamado pelos contemporâneos de Apóstolo dos Tempos Modernos, Franklin viveu os cinco últimos anos de vida retirado da vida pública, cercado de amigos. Morreu em 17 de abril de 1790, em Filadélfia.

 

 

 

 

Máximas e Outros Fragmentos

 

 

 

Aponte o mouse para o Pai Ben
que ele tem um recadinho para você!

 

 

 

 

 

As Treze Virtudes de Franklin
para o Auto-Aperfeiçoamento

 

 

1ª - TEMPERANÇA: Não coma demasiadamente; não beba até embriaguez.

2ª - SILÊNCIO: Não diga nada além daquilo que beneficie outros ou você mesmo; evite conversas tolas.

3ª - ORDEM: Mantenha todas as coisas em seus devidos lugares; faça com que cada parte de seu negócio tenha o seu próprio tempo.

4ª - RESOLUÇÃO: Decida realizar aquilo que você quer; realize sem erro o que você resolver.

5ª - SOBRIEDADE: Não tenha despesas além daquelas que proporcionarão o bem aos outros ou a você mesmo, isto é, não desperdice nada.

6ª - DILIGÊNCIA: Não perca tempo; esteja sempre ocupado com algo útil; elimine todas as tarefas desnecessárias.

7ª - SINCERIDADE: Não cometa fraude; pense inocentemente e com justiça; e, se você falar, fale verdadeiramente.

8ª - JUSTIÇA: Não erre prejudicando os outros ou omitindo os benefícios que são de sua obrigação.

9ª - MODERAÇÃO: Evite extremismos; não fira os outros, apesar de achar que mereçam.

10ª - LIMPEZA: Não tolere sujeira no corpo, na roupa ou na habitação.

11ª - TRANQÜILIDADE: Não fique nervoso por ninharias ou com acidentes comuns e inevitáveis.

12ª - MODÉSTIA: Dê vital importância apenas à saúde e ao bem-estar; evite a estupidez, a fraqueza e as coisas que possam prejudicar você e os outros.

13ª - HUMILDADE: Imite Jesus Cristo e Sócrates.

 

 

 

 

Como minha intenção era adquirir o hábito de todas essas virtudes, achei que seria bom não distrair minha atenção tentando tudo ao mesmo tempo, mas, fixar-me em uma delas de cada vez. Quando tivesse dominado aquela, passaria para outra e assim por diante, até ter passado por todas as treze.

 

 

 

 

 

Mantendo meus hábitos originais de frugalidade e lembrando de meu pai, que, entre outras instruções que me deu quando menino, repetia com freqüência um provérbio de Salomão – 'Viste um homem diligente em seu dever? Ele fica diante de reis, não fica diante de homens mesquinhos.' – eu, dali por diante, considerei a diligência como meio de obter riqueza e distinção, o que me encorajou, embora não pensasse que chegaria literalmente a ficar diante de reis, o que, porém, desde então aconteceu, pois estive diante de cinco reis e tive mesmo a honra de me sentar para jantar com um deles, o rei da Dinamarca.

 

Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore.

 

O homem descontente não encontra cadeira cômoda.

 

Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.

 

Ler era o único divertimento a que me permitia. Não gastava tempo em tabernas, jogos ou diversões de qualquer espécie.

 

Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode fazer afundar um grande navio.

 

Não invista em nada sem conhecer integralmente sua natureza e seu estado; e escolha investimentos que tenham valor intrínseco.

 

Por um prego se perdeu uma ferradura, por esta um cavalo, e por este o cavaleiro, que foi capturado e morto pelo inimigo.

 

Só o homem íntegro é capaz de confessar suas faltas e de reconhecer seus erros.

 

Uma onça de prevenção vale uma libra de cura.

 

Os fins principais de uma conversação são informar ou ser informado, agradar ou persuadir. Homens bem intencionados e sensatos não deveriam diminuir sua capacidade de fazer o bem com uma maneira positiva e arrogante, que raramente deixa de desgostar, tende a criar oposição e anula em qualquer pessoa os propósitos para os quais nos foi dada a fala, isto é, fornecer ou receber informação ou prazer. Isto porque, se você deseja informar, a maneira positiva e dogmático-arrogante na apresentação de seus sentimentos pode provocar contradição e impedir atenção sincera. Se você deseja se informar e se aperfeiçoar através do conhecimento de outros, mas, ao mesmo tempo, se manifesta firmemente fixado em suas atuais opiniões, homens modestos e sensatos, que não gostam de discussão, provavelmente o deixarão sossegado na posse de seus erros. E, com tais maneiras, você raramente poderá ter esperança de agradar seus ouvintes ou de convencer aqueles cuja colaboração deseja.

 

Deus cura e o médico apresenta a conta.

 

O melhor médico é o que conhece a inutilidade da maior parte das medicinas.

 

A chave que se usa constantemente reluz como prata: não a usando se enche de ferrugem. O mesmo acontece com a compreensão.

 

Para te contentares, olha para os que possuem menos do que tu, e não para os que possuem mais.

 

Não percas uma hora, porque não estás seguro de um minuto.

 

O fracasso quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta.

 

Não há melhor predicador do que a formiga... que não diz nada.

 

O orgulho que se alimenta da vaidade termina em desprezo.

 

Um pai é um tesouro; um irmão é um consolo; um amigo é ambos.

 

Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo sempre será um irmão.

 

Não importa quem você é; com trabalho duro e economia, você pode atingir a prosperidade e a grandeza.

 

As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.

 

Procura nos outros as qualidades que eles possam ter; em ti, procura os defeitos que certamente tens.

 

Cedo na cama, cedo se levantar, faz um homem sadio, rico e sabido.

 

É melhor ir se deitar sem jantar que se levantar com dívidas.

 

Ama os teus inimigos porque eles falam dos teus defeitos.

 

Ainda nenhuma nação se arruinou devido ao comércio.

 

No outono do ano anterior, havia reunido muitos de meus mais talentosos conhecidos em um clube de aperfeiçoamento mútuo, que se chamava Junto. Nós nos reuníamos às sextas-feiras à noite. Os regulamentos que elaborei exigiam que cada membro, por sua vez, apresentasse uma ou mais indagações sobre qualquer questão de Moral, Política ou Filosofia Natural, para ser discutida pelo grupo; e que, de três em três meses, apresentasse e lesse um ensaio de sua própria autoria, sobre qualquer assunto que desejasse. Nossos debates deveriam ficar sob a direção de um presidente e ser orientados dentro do sincero espírito de indagação da verdade, sem predileção por disputa nem desejo de vitória. Para evitar excessiva veemência, toda expressão de opiniões dogmáticas e toda contradição direta foram, depois de algum tempo, consideradas infrações e proibidas sob pena de pequenas multas.

 

Aquele que persegue duas coisas de uma só vez não alcança uma delas e deixa a outra.

 

Se os homens são assim tão maus apesar da ajuda da religião, como seriam eles sem ela?

 

Quando estou ocupado em servir os outros, não olho para mim mesmo como um prestador de favores, mas como um pagador de dívidas.

 

Aos 20 anos, a vontade é soberana; aos 30, o espírito; aos 40, a razão.

 

A mocidade é um erro, a idade madura uma luta, a velhice um lamento.

 

Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.

 

O contentamento transforma os pobres em ricos; o descontentamento transforma os ricos em pobres.

 

A tragédia da vida é que nos tornamos velhos cedo demais e sábios tarde demais.

 

O homem benevolente deveria cultivar em si mesmo algumas imperfeições para manter seus amigos satisfeitos.

 

O falso amigo e a sombra só se fazem presentes enquanto o sol brilha.

 

Faz bem ao amigo para que o segures, e ao inimigo para que o captes.

 

Quem nada faz está prestes a fazer o mal.

 

Contrair dívidas é o mesmo que fazer dos outros donos dos nossos atos.

 

Há homens que enlouquecem por quererem saber muito. Mas quem me aponta um só que tenha enlouquecido por querer ser bom?

 

O caminho dos preguiçosos é cheio de obstáculos, ao passo que o do diligente não tem quaisquer embaraços.

 

Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.

 

A cerveja é a prova viva de que Deus nos ama e nos quer ver felizes.

 

Originalidade é a arte de ocultar as fontes.

 

Guarda-te de pensar que tudo o que possuis é propriedade tua e de viver como se fosse. Nesta ilusão, incorre muita gente que tem crédito. Para te precaveres disto, mantém uma contabilidade exata de tuas receitas e de tuas despesas.

 

Nada contribui mais para um jovem subir na vida do que pontualidade e retidão em todos os seus negócios. Por isto, jamais retenhas dinheiro emprestado uma hora a mais do que prometeste, para que tal dissabor não te feche para sempre a bolsa de teu amigo. As mais insignificantes ações que afetam o crédito de um homem devem ser ponderadas. As pancadas do teu martelo que teu credor escuta às cinco da manhã ou às oito da noite o deixam seis meses sossegado; mas se te vê à mesa de bilhar ou escuta tua voz em uma taberna quando devias estar a trabalhar, no dia seguinte vai reclamar-te o reembolso e exigir seu dinheiro antes que o tenhas à disposição, de uma só vez. (Apud Max Weber).

 

Leis demasiado suaves nunca se obedecem; demasiado severas, nunca se executam.

 

Não temas a morte. Quanto mais cedo morreres, mais tempo serás imortal.

 

Aquele que tiver paciência terá o que deseja.

 

O bom pagador é dono da bolsa alheia.

 

Tempo é dinheiro.

 

As crianças e os loucos imaginam que vinte anos ou vinte moedas não acabam nunca.

 

O menino que sofre e se indigna diante dos maus tratos infligidos aos animais será bom e generoso com os homens.

 

 

Assassinato de Mary1
(Maldade para cruel nenhum botar defeito!)

 

 

Naquela ocasião, a pesca de cada um daqueles peixes afigurou-se-me, como ao meu mestre Tryon, uma espécie de assassinato sem provocação, uma vez que nenhum daqueles animais tinha cometido ou poderia cometer qualquer ofensa contra nós, susceptível de justificar semelhante carnificina.

 

 

 

Assassinatos, Impiedades e Demonignidades
(Crueldades para vivisseccionista nenhum botar defeito!)

 

 

O esquecimento mata as injúrias; a vingança multiplica-as.

 

Onde há fome, não há respeito à lei.

 

Antes do casamento os olhos devem estar bem abertos; depois do casamento, semicerrados.

 

Um lavrador de joelhos é maior que um fidalgo de .

 

É mais fácil resistir ao primeiro dos nossos desejos do que a todos os que o seguem.

 

Os maus atos não doem por serem proibidos, mas são proibidos por doerem.

 

A experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender.

 

Não te fies da riqueza ou da piedade dos homens pelo aspecto com que se apresentam nos domingos.

 

Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos.

 

Os credores têm melhor memória do que os devedores.

 

Resolve fazer o que deves, e não deixes de fazer o que tiveres resolvido.

 

A riqueza não é daquele que a tem, mas daquele que a goza.

 

Um tostão poupado é um tostão ganhado.

 

Se queres saber o valor do dinheiro, tenta pedi-lo emprestado.

 

Empresta dinheiro a teu inimigo e o conquistarás; empresta-o a teu amigo e o perderás.

 

Quem não quer ser aconselhado não pode ser ajudado.

 

O orgulho é considerado o último vício de que um bom homem se deve livrar.

 

Um caminho de mil milhas começa com um passo.

 

O uso do dinheiro é toda a vantagem que dá a sua posse.

 

Se você não quiser ser esquecido logo que você estiver morto e podre, escreva algo que valha a pena ser lido ou faça algo acerca do qual valha a pena se escrever alguma coisa.

 

Tudo o que começa com raiva, acaba em vergonha.

 

Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas.

 

Perca tempo escolhendo um amigo; mas perca ainda mais quando tiver de trocá-lo.

 

A discórdia almoça com a abundância, janta com a pobreza, ceia com a miséria e dorme com a morte.

 

A alegria é a Pedra Filosofal que tudo converte em ouro.

 

 

 

 

Em geral, é insolente a força repentina, assim como descarada é a liberdade súbita.

 

Se comprares aquilo de que não careces, não tardarás a vender o que te é necessário.

 

O homem fraco teme a morte; o desgraçado a chama; o valente a procura. Só o sensato a espera.

 

Quem vive de esperanças morre em jejum.

 

É no Espírito que está toda a verdadeira grandeza.

 

Aquele que acredita que o dinheiro fará tudo pode bem ser suspeito de fazer tudo por dinheiro.

 

Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra.

 

Ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna é, enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expressão da virtude e da eficiência de uma vocação.

 

Se um homem pudesse ter metade dos seus desejos realizados, teria aflições em dobro.

 

Não há inimigo insignificante.

 

São os olhos das pessoas que nos destroem. Se todos fossem cegos exceto eu, não desejaria roupas requintadas, casas requintadas nem mobília requintada.

 

Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família.

 

Não troques a saúde pela riqueza, nem a liberdade pelo poder.

 

A vida faz a riqueza depender fundamentalmente de duas palavras: trabalho e poupança.

 

Um hoje vale por dois amanhãs.

 

Achar que o mundo não tem um Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão em uma tipografia.2

 

Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.

 

Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.

 

Quando o poço está seco, então, conhecemos o valor da água.

 

Relação sem amizade, amizade sem poder, poder sem vontade... não valem um traque.

 

Um homem centrado em si mesmo é algo muito insignificante.

 

Você pode adiar, mas o tempo não posterga.

 

O tempo perdido não se recupera nunca. Quando dizemos que temos tempo de sobra, descobrimos sempre que nos falta tempo.

 

A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo.

 

Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.

 

O homem só Nasce completamente quando Morre.

 

Ser humilde para com os superiores é um dever; para com os iguais, uma mostra de cortesia; para com os inferiores, uma prova de nobreza.

 

A metade da verdade é quase sempre uma grande mentira.

 

Diz-me e esqueço; ensina-me e recordo; envolve-me e aprendo.

 

A oxidação por falta de uso gasta bem mais as ferramentas do que o próprio trabalho.

 

 

 

 

Eu creio que o melhor meio de fazer bem aos pobres não é dar-lhes esmola, mas, sim, fazer com que possam viver sem recebê-la.3

 

A ociosidade e o orgulho impõem tributos mais pesados do que os reis e os parlamentos.

 

Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.

 

Cada um deve procurar a profissão que a sua vocação lhe pede, e, depois, aplicar-se à ela tenazmente, se quiser triunfar.

 

Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância.

 

Dentre todas as dívidas, a mais sagrada é a do reconhecimento.

 

Pobreza, poesia e novos títulos de honra tornam os homens ridículos.

 

Os homens são criaturas muito raras. A metade censura o que é praticado; a outra metade pratica o que é censurado. O resto sempre diz e faz o que deve.

 

O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.

 

É falta de educação calar um idiota e crueldade deixá-lo prosseguir.

 

A cólera não carece nunca de motivos, mas este raras vezes é suficiente.

 

As portas da Sabedoria nunca estão fechadas.

 

Não falarei mal de nenhum homem. Se falar, falarei tudo de bom que souber de cada pessoa.

 

Nossos dias são como as estrelas cadentes: mal as vemos enquanto passam. Depois que passem, deixam um sulco indelével na memória.

 

A felicidade não se produz por grandes golpes de fortuna – que ocorrem raras vezes mas, sim, por pequenas vantagens que ocorrem todos os dias.

 

Poderosa Bondade, Generoso Pai, Piedoso Mestre, faz aumentar em mim a sabedoria que revelará meus verdadeiros interesses. Fortalece minha decisão para que eu possa realizar o que essa sabedoria ditar. Aceita meu auxílio aos outros filhos Teus como a única retribuição que me é possível pelo constante auxílio que me concedes.

 

A pior decisão é a indecisão.4

 

Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim.5

 

Nunca cheguei à perfeição; na verdade, bem longe disso. No entanto, tornei-me um homem melhor e mais feliz do que havia sido antes.

 

Quando reflito – coisa que faço freqüentemente sobre a felicidade de que desfrutei, às vezes digo a mim mesmo que se me fosse oferecida de novo exatamente a mesma vida, voltaria a vivê-la do início a fim.6

 

Esteja em guerra com suas deficiências morais, em paz com seus semelhantes, e que cada ano o encontre uma pessoa melhor

 

 

 

 

 

 

 

Em Jeito de Sintético Remate

 

 

 

Benjamin Franflin escreveu: Concebi, então, o audacioso projeto de alcançar a perfeição moral. Desejei viver sem cometer nenhuma falta em momento algum; eu ia conquistar tudo a que pudesse me conduzir a inclinação natural, os costumes ou a diligência.

 

Penso, todavia, que perfeição moral não case, por exemplo, com lucro e riqueza. Tempo não é dinheiro; o querer é uma prisão. E quando alguém lucra, alguém, obigatoriamente, terá que deslucrar! E quando um deslucra, todo o Universo deslucra!

 

Também não admito que o homem benevolente deveria cultivar em si mesmo algumas imperfeições para manter seus amigos satisfeitos. Estar preocupado em agradar os outros é outra forma de prisão. E o que são algumas imperfeições? Porventura é possível admitir uma peta, seja uma mentira, seja um assado de fígado de porco? Por acaso é possível aceitar a genuflexão ao invés de a libertação? Valerá a pena experimentar com aziúme ao invés de com lume? Será que devemos tolerar os excessos para deles auferir vantagens? Três letras respondem à estas perguntas: Não! Quem quiser vir comigo, venha, pois será bem recebido; quem não quiser, eu não tenho o direito de arrastar pelos cabelos. Mas, concessões hipotéticas, permissões absurdas e transigências retrogressivas eu não faço.

 

Penso, por outro lado, que a morte não traga a imortalidade; só a Morte Iniciática imortaliza. Não se vive só uma vez e não se morre só uma vez. Mas, quando se Nasce é porque se Morreu para a vida e se ficou livre da morte. Nesta Dimensão.

 

Enfim, discordo de alguns pontos das recomendações franklinianas, que, como Iniciado, baralhou um pouco a Ética Protestante com triunfo febricitante, mas apóio e aplaudo muitas de suas reflexões, como a que afirma que o menino que sofre e se indigna diante dos maus tratos infligidos aos animais será bom e generoso com os homens. Um dia, haveremos de compreender, porque realizaremos in Corde, que os bichos são nossos irmãos, tanto quanto as plantas e as pedras, até porque, mas não por isto, já fomos bichos, pedras e plantas. Aí, morreremos de vergonha por desinteligências passadas, como eu, que, quando me recordo de certas absurdâncias que fiz, choro amargamente e acho que não sou digno de nada. Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea!

 

 

 

 

Enfim, aconteceu comigo o que, mais ou menos, aconteceu com Benjamin: Mas logo descobri que havia subestimado uma tarefa de dificuldades muito maiores do que podia imaginar. Enquanto cuidava de me guardar contra uma falta, era sempre pego de surpresa por uma outra. O hábito ganhava com a vantagem da desatenção; as inclinações, às vezes, eram mais fortes do que a razão. O consolo, em mim, também foi frankliniano: Fiquei surpreso por cobrir que eu tinha mais deficiências do que imaginava; mas tive a satisfação de vê-las decrescendo. Tenhamos em mente que nossas indignidades e águas-sujas, passadas ou presentes, não se constituem em impedimentos para que possamos nos libertar, construir e mergulhar nos Deuses de nossos Corações! Cromaat!7




 

______

Notas:

1. Os circos com animais estão diminuindo em número, principalmente por causa de campanhas contra estes estabelecimentos em virtude do crudelíssimo tratamento prestado a estes animais. O debate de se os animais são ou não servos das pessoas para seu entretenimento é grande, mas inegável é a forma como a maior parte deles sofre em circos espalhados pelo interior do Brasil e mundo afora. Geralmente, quando um animal de circo fere ou mata uma pessoa ele é sumariamente condenado à morte, mas em vários países já existem santuários e locais específicos onde estes bichos podem ficar. Isto não era uma realidade no ano de 1916, quando o circo Sparks Brothers chegava a cidade de Kingsport, nos EUA. Junto com o circo vinha Mary, uma elefanta de 30 anos de idade e cerca de 5 toneladas. Red Eldridge era a pessoa responsável pela alimentação da elefanta entre os shows, e em um destes intervalos ele rasgou a orelha de Mary com um gancho de boi, enfurecendo-a. Mary pegou Red com sua tromba e o arremessou contra o bebedouro, esmagando-o em seguida. Isto foi o suficiente para causar um pânico geral nas pessoas da cidade, que clamavam pelo sangue de Mary gritando: — Matem a elefanta! Um ferreiro local sacou uma arma e atirou contra Mary, mas a pele de um(a) elefante(a) é muito grossa para ser perfurada por balas normais. O xerife local prendeu a elefanta ao lado da cadeia da cidade e exigiu que o dono do circo garantisse que ela não maltrataria mais ninguém. Várias cidades também se manifestaram dizendo que não aceitariam o circo, caso Mary estivesse viva. Temendo perdas financeiras, os donos do circo decidiram, então, que a melhor saída seria matar a elefanta de forma apoteótica, transformando o assassinato de um irmão-animal em um espetáculo que satisfizesse a sede de sangue de todos. Assim, eles resolveram enforcar Mary com um guindaste industrial, mas a primeira tentativa não deu certo, pois a corrente não suportou o peso de Mary e se partiu, derrubando-a e quebrando seu quadril. Na segunda tentativa – Yes! Oh, yes! Wonderful! – deu certo. Mary died hanged... everybody ficou de erect penis ou de happy vagina... and much aroused. Bem, todos aqueles sons of bitch'sone by one – já devem ter comido capim pela raiz e...

Nota editada das fontes:

http://books.google.com.br/books?id

http://books.google.com.br/

http://claytoncubitt.tumblr.com/post/171306011

http://www.pipocadebits.com/2008/06/
um-elefante-foi-condenado-morte-na.html

 

 

 

Parto de um Elefantinho
(9 de setembro de 2009)

 

Agora, assista ao parto de um elefantinho.

 

 

2. É claro que eu não concordo com isto; mas, como já escrevi demais sobre esta matéria, vou me abster de comentar isto mais extensamente. Direi apenas que, da mesma forma que um dicionário não pode ser o resultado de uma explosão em uma tipografia, o mundo nunca explodiu de um inexistente nada para aparecer como alguma coisa no lugar deste nada. Se, por um lado, omnia ab Uno, et in Unum omnia, por outro, nihil novi. Uma das maiores prisões do ser humano é acreditar e querer que haja uma coisa superior que pode tudo, e, por poder tudo, brinca de fazer tudo e de desfazer tudo; tudo ao seu bel-prazer. Bolas! Não foi assim, não é assim e não será assim!

3. Penso que a maior glória para o Brasil e para o povo brasileiro será o dia em que já não forem mais necessários os Programas do tipo Bolsa-família, Bolsa-escola, Bolsa-alimentação, Cartão-alimentação, Auxílio-gás et cetera. O combate à pobreza não pode eternamente se fazer com políticas de transferência de renda, quebra-galhos e quebra-jejuns; precisamos entender que enquanto dermos o peixe o despossuído, geralmente, continuará a ter preguiça de ir pescar. Basicamente, duas coisas precisam mudar no mundo: o modelo econômico e o desinteresse em educar. Só a compreensão liberta.

4. Sobre este tema disseram: 1º) William James - Quando você precisa tomar uma decisão e não toma, está tomando a decisão de não fazer nada; e 2º) Confúcio - Não importa se vamos devagar, o importante é não parar.

5. Já Thomas Jefferson disse: Os bancos são mais perigosos do que os exércitos permanentes.

6. Eu também; mas com 'menas' vaidade e menos perdularismo e mais humildade e mais predisposição mística. Contudo, leia a inscrição que Franklin preparou para seu túmulo, apresentada no início deste trabalho, e compare-a com o último fragmento, que inspirou esta nota: O corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a capa de um livro velho ao qual tivessem arrancado as páginas e tirado as letras e o ouro, jaz aqui, comida para os vermes. Mas o trabalho não terá sido totalmente perdido; porque, segundo ele crê, aparecerá mais uma vez, numa edição nova e mais perfeita, corrigida e aumentada por seu autor. São coerentes ou incoerentes? Você decide.

7. A manifestação Cromaat é uma declaração-saudação pela qual um Iniciado reitera à Maat que está vivendo na Verdade, com a Verdade e para a Verdade. Maat (ou Maet) é o nome da Deusa Egípcia da Verdade, da Justiça e do Equilíbrio.

 

 


 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.netanimations.net/
walking_people.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maet

http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/
espiritismo/artigo1621.html

http://www.frazz.com.br/frase.html/Benjamin
_Franklin-Deus_cura_e_o_medico-44974

http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/
1218651140W1vYN9cb0Dw02MR6.pdf

http://www.dw-world.de/dw/
article/0,,314478,00.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Les_Neuf_S%C5%93urs

http://debatepronto.wordpress.com/2009/09/
25/conhecendo-max-weber-por-paulo-rink/

http://getusp.com.br/website/
arquivos/IrBr_Economia.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%A9tica_
protestante_e_o_esp%C3%ADrito_do_capitalismo

http://www.vilammo.com/forum/Smbolos-Ocultos-
em-Logos-Pirmide-e-All-Seeing-Eye-t54578.html

http://www.momento.com.br/
imprimir.php?id=1744

http://citacoes.tripod.com/

http://www.manualdoturista.com.br/
materias_detalhes.asp?Cod=101

http://pt.shvoong.com/humanities/
1768646-benjamin-franklin-biografia/

http://www.netmarkt.com.br/
frases/benjaminfranklin.html

http://www.fi.edu/franklin/

http://en.wikipedia.org/wiki/Jared_Sparks

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Autobiografia_de_Benjamin_Franklin

http://www.comunidadelivre.com.br/l
er_estudo.asp?id=19

http://leandromus.sites.uol.com.br
/lojasaocaetano/famosos.htm

http://www.pensador.pt/autor/benjamim_franklin/

http://www.frases.mensagens.nom.br/
pensamentos/b/benjamimfranklin.htm

http://pt.wikiquote.org/wiki/Benjamin_Franklin

http://www.pensador.info/autor/Benjamim_Franklin/

http://www.pensador.info/autor/Benjamim_Franklin/2/

http://www.pensador.info/autor/Benjamim_Franklin/3/