BEM DA HUMANIDADE

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Embora derrameis oceanos de lágrimas e vos arrasteis no pó, isto não fará desviar um fio de cabelo a Balança da Justiça. Se quiserdes recobrar o terreno perdido, fazei duas coisas: a mais ampla e completa reparação e devotai vossas energias ao bem da Humanidade.

 


Mestre Kut Hu Mi

 

 

 

 

 

 

 

Na verdade, e Kut Hu Mi sabe isto muito bem,

Mas, pelo perseverante navegar no Sumo Bem,2

a incerteza passa a fazer sentido.3

 

 

Fazer o bem (sempre, não importa a quem)

e auxiliar esquecidos e desgramados

não modificarão a caixa registradora do além,

 

 

Ou compreendemos que somos todos Um

ou continuaremos à deriva.

Será que a matcompreensão de que

unificará uma visão disjuntiva?5

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Constrói-se e reconstrói-se, sim, ad æternum, sobre os escombros de nossas perplexidades decrescentes. Mas, por que Kut Hu Mi disse que se quiserdes recobrar o terreno perdido, fazei duas coisas: a mais ampla e completa reparação e devotai vossas energias ao bem da Humanidade? Por que as palavras de qualquer língua (mesmo o sânscrito) não podem expressar com exatidão Leis Cósmicas que, por serem o que são, desde sempre, se manifestam como são, mas são inconscientes de como são, o que são e porque são. A interpretação, portanto, é livre; mas será sempre inexata. Por outro lado, a Humanidade, que atua nomeadamente no plano da concretude, de maneira geral, só pode compreender o que é abstrato (ainda que seja efetivamente concreto) quando este mesmo abstrato/concreto é transliterado para o tão-somente concreto, ainda que haja o risco de as metáforas serem entendidas ao pé da letra. Daí, os fanatismos, os ultramontanismos, os talionatos, as inflexibilidades, as guerras santas et cetera. Se imaginarmos o Kosmos como se fora uma bola, esta bola não aumenta nem diminui, não volta de parte alguma, não fica em parte alguma e não vai a parte alguma. Foi o que sempre foi, é o que sempre foi e será o que sempre foi. Assim sendo, a bola não foi e não será; simplesmente é. As Leis que regularizam e mantêm o Kosmos existem por si; não foram criadas ou estabelecidas por nenhuma consciência superior ou mais elevada do que o próprio Kosmos. Mas uma coisa é certa: no conjunto de Leis regularizadoras e mantenedoras do Kosmos, a Lei da Harmonia é uma delas. Logo, a mais ampla e completa reparação significa aproximar-se desta mesma Harmonia; e devotar-se ao bem da Humanidade significa aproximar-se mental e representativamente do Sumo Bem (consulte a nota 2). É claro, todavia, que este desenho é correlativo à oitava vibratória em que está inserida experiência pessoal do ser-no-mundo. Eu, por exemplo, consigo compreender relativamente bem o Plano Nirmanakayco; mas compreendo muito mal o Plano Sambhogakayco e incompreendo o Plano Dharmakayco.

Observação:

Kaya, no Budismo, significa, literalmente, corpo. Representa um modo de manifestação da verdade (relativa) ou de manifestação em uma esfera da verdade (relativa), principalmente os três kayas ou trikaya: o Dharmakaya, o Sambogakaya e o Nirmanakaya. Dharmakaya é a manifestação da verdade em forma absoluta(?!) para além da necessidade de discriminação em conceitos. Representa a verdade que está além da forma e da idéia. Corresponde ao Corpo do Buddha. Logo, só um Buddha pode compreender concertadamente o Plano Dharmakayco. Sambhogakaya é a manifestação da forma pura e perceptível aos grandes praticantes. Representa a verdade que é conhecida pela forma e pela idéia. Corresponde à Mente do Buddha. Nirmanakaya é a mais concreta das manifestações que adquire um corpo, aparecendo em benefício dos que são incapazes de perceber o Sambhogakaya. Compreende as experiências sensíveis que envolvem os elementos – Terra, Ar, Água, Fogo e Espaço – e as manifestações das formas compostas por estes elementos como os objetos e os seres da Natureza e mesmo as pessoas. Representa todos os desejos e, particularmente, o desejo de conhecer a verdade ou a felicidade. Corresponde à Fala do Buddha.

Observação editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaya_(budismo)

Conclusão:

Metafisíca e objetivamente, não se podem recobrar o terreno perdido nem o tempo perdido porque nada é perdido. O que foi feito e o que não foi feito fizeram parte das marcações (movimentos, posições e atitudes) da nossa história de ilusão e de ignorância; e o tempo não existe. E o que não foi bom ou não foi concertado, só aparentemente foi desfavorável ou desvantajoso porque, no frigir dos ovos, todas as experiências são boas e educativas. Assim, se o primeiro grande passo é o arrependimento sincero, o segundo grande passo é o autoperdão consciente.

Domine, non sum dignus ut intres in Corde meo; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea.

Domine, non sum dignus ut intres in Corde meo; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea.

Domine, non sum dignus ut intres in Corde meo; sed tantum dic Verbo et sanabitur anima mea.

 

 

2. O que é o Sumo Bem? O Sumo Bem é a nossa limitada compreensão do que possa ser o ilimitado Sumo Bem.

3. Passa a fazer sentido porque construímos e reconstruímos, ad æternum, sobre os escombros de nossas perplexidades decrescentes.

4. Nesta quadra, fui injusto. Eis a corrigenda: não são só os Iniciados que são obstinados em fazer o bem e impessoais em suas ações, quanto a auxiliar esquecidos e desgramados. Se assim fosse – e ainda bem que não é! – o mundo já estaria fututz e mal pagatz há muito tempo!

5. Matematicamente, a raiz quadrada de um número real não-negativo x é o número real não-negativo que, quando multiplicado por si próprio, é igual a x. Místico-matematicamente, a raiz quadrada de 1 só será igual a 1 quando houver simultaneidade de dois fatos: unidade com o Mestre-Deus interno e percepção inequívoca de que somos todos 1. Aí, sim, pode-se pensar em e falar de uma matcompreensão.

 

 

 

 

Fundo musical:

Time After Time (Sammy Cahn & Jule Styne)

Fonte:

http://www.dougmckenzie.nl/

 

Uma dica:

Volte ao começo do ensaio, mais exatamente à animação da Terra envolvida pelos símbolos das diversas correntes filosófico-religiosas, e aponte o mouse para um ponto logo abaixo da animação.