DE BELÉM AO CALVÁRIO

(8ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Jesus — o Gentio Ariano
(Pintura Original do Dr. Harvey Spencer Lewis)
Fonte: AMORC

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 8ª parte de um estudo que fiz sobre a obra De Belém ao Calvário, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Basicamente, as convicções do Mestre DK para telepatizar esta obra foram: 1ª) auxiliar a todos nós a reconhecer a realidade da individualidade do Cristo e da Sua Missão; e 2ª) tentar demonstrar que a solução para os problemas mundiais está ancorada e é dependente do desenvolvimento da Consciência e da Natureza Crísticas no homem como indivíduo e na raça como um todo. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Os quatro signos zodiacais Touro, Leão, Escorpião e Aquário são preeminentemente a Cruz da Alma – a Cruz sobre a qual a Segunda Pessoa da Trindade Divina é crucificada.

 

O Sol é o Salvador de toda a Natureza.

 

Crucificação significa e simboliza Intenção Divina e Sacrifício Divino.

 

Clemente de Alexandria ou Tito Flávio Clemente, Atenas (?), cerca de 150 – Palestina, 215: A Senda de Ascensão das [personalidades-]alma está nos doze signos do Zodíaco.

 

Os Três Reis Magos [Melchior ou Belchior, Baltasar e Gaspar] simbolizam o Cinturão de Órion.1

 

 

Adoração dos Magos

Adoração dos Magos
Bartolomé Esteban Murillo (1617 – 1682)

 

Meta —› Estar no mundo, mas, não obstante, não ser do mundo.

 

Algum dia, para todos nós, a morte será abolida.

 

 

 

 

Precisamos nos libertar das diversas teologias [particularmente da idéia do Sacrifício Vicário, Expiatório ou Propiciatório] e construir e estabelecer o ideal universal de um Cristo Vivente – incluinte no Tempo, no Espaço e na Vida e não de um Salvador crucificado e morto.

 

Haverá coisa teológica mais medonha e ultrajante do que a idéia de um Deus todo-poderoso-força-dura-e-cruel-para-o-mundo não igualada pelos homens?

 

Arthur Edward Pearse Brome Weigall (1880 – 1934): O Evangelho de Mateus é o menos confiável dos Evangelhos Sinópticos. Certamente, o conceito (ou idéia) da existência de um lugar de tormentos [inferno], onde os maus serão punidos com sofrimentos físicos afligentes e cruciantes, impostos por um deus iracundo e castigador – uma mistura de polícia, de juiz, de carcereiro e de verdugo não é encontrado nas idéias de Jesus, mas, corresponde a uma época primitiva [antigo dogma religioso baseado no medo], e é indigno da nossa inteligência contemporânea. [Grifo meu.]2

 

 

 

 

O Cristo Cósmico continua agrilhoado na cruz da matéria. Ali ficará crucificado até que o último peregrino cansado encontre o Caminho de Casa.

 

Diferenças inconciliáveis: A Igreja Grega sempre enfatizou o Jesus Ressuscitado, acreditando que a Ressurreição é o ensinamento central [Igreja Apocatástica]. A Igreja do Ocidente (Católica Romana e Protestante), no entanto, sempre ressaltou o Salvador Crucificado e Morto [Igreja Apocalíptica].

 

São Paulo: Há uma Morte que conduz à Vida, e [para Viver] deve[re]mos Morrer todos os dias.

 

Eu tangava sem Morrer
e
saçaricava sem Viver!
Não cambiava o vir-a-ser;
o mandão era o não-ser.

Um dia, me manquei;
diligenciei, lutei e mudei.
Hoje, vivo segundo a Lei;
hoje, meu Deus é o Rei.

 

Muito antes da vinda de Jesus e da manifestação do Cristo Cósmico, a Gnose (continuidade da Revelação) sempre esteve presente no mundo, na qual sempre foi afirmada a Divindade do homem.

 

 

 

 

Em que difere a Missão do Cristo da dos outros Illuminados que O precederam? A diferença fundamental está ancorada no estágio de evolução alcançado pela própria Humanidade. Cristo inaugurou o ciclo em que os homens haviam se tornado efetivamente humanos (um todo completo em termos de qualidades físicas, psíquicas e mentais) [mais no sentido universal do que no sentido terrenal do termo].

 

 

Chakra Manipura (10) —› Chakra Anahata (12)
Esta mudança continua em processo

 

Precisamos compreender que o aspecto forma é o Templo do nosso Deus Interior.

 

O efeito direto do pecado (e do que é pecaminoso) resultou em um complexo de inferioridade (complexo de miserável pecador), que os psicólogos, hoje, são forçados a lidar diariamente com ele.3

 

O homem, como tal – natureza carnal inferior, como dizia São Paulo – precisa morrer [Iniciaticamente], para que o Cristo Oculto (Natureza Divina Superior) possa Viver. Esta simples Verdade Cósmica só era apresentada ao Postulante treinado e dedicado quando ele estava preparado para receber a Quarta Iniciação!4

 

A Doutrina da Expiação Vicária interpretada e dada por São Paulo à Crucificação é completamente equivocada e insustentável.5

 

A admissibilidade do Sacrifício do Sangue de Jesus e a idéia-complexo de pecado (Teoria do Resgate), com suas conseqüências punitivas e expiatórias, são limitadoras e falsas. A idéia-complexo de pecado ainda ocupa um lugar preponderante no pensamento de toda a Humanidade. A grande pergunta que disto deriva é: como seria o mundo hoje, se os expoentes da fé católica tivessem desenvolvido o tema do Amor e do Serviço Amoroso, em vez de reiterar constantemente o Sacrifício de Sangue e a perversidade do homem?6

 

Lamentavelmente, do ponto de vista psicológico, o(s) Catolicismo(s) só produziram seres humanos tristes, triviais, preconceituosos, cansados e amedrontados pelo pecado.

 

 

 

 

 

Precisamos compreender que renunciar não implica em abandonar o mundo e os seres, mas, consiste em matar o sentido do ego. A Vida Eterna é aqui e agora!

 

Renunciei e perdurei
existindo neste mundo.
Renunciei e continuei
um ente-aí-no-mundo.

Renunciei e subsisti
com todos esbarrando.
Renunciei e prossegui
com todos encontrando.

Renunciei e me manquei
que não há o incomum.
Renunciei e corporifiquei
que nós somos todos Um.

Renunciei e, humilmente,
prevaleci sobre meu ego.
Renunciei e, certamente,
culpa não mais carrego.

 

 

 

Lição da Crucificação e da Ressurreição: Há um Eu Eterno que reside em todos os homens. Nossa natureza inferior precisa morrer para que a Natureza Superior possa se manifestar, e a [personalidade-]alma imortal e eterna, que reside em todos nós, possa ressuscitar da tumba da matéria.

 

Como [personalidade-]alma onisciente e eterna, há um Cristo Vivo em cada um de nós –› meta a ser realizada conscientemente por todos os seres-humanos-aí-na-Terra.

 

Laurence William Grensted (1884 – 1964): Os homens se afastam de Deus [do seu Deus Interior], diz Atanásio [Atanásio de Alexandria (328-2 373)], no momento que começam a se perceber a si mesmos.

 

Senti que raciocinava,
e que, por isto, existia.7
Eu era? Ou só estava?
Pintou a maior agonia!

Sozinho – no escuro! –
apouquei, abestializei.
Então, arrostei o muro.

 

 

Tetractys

 

 

Se ou quando o homem, antes de despertar da sua natureza dual, comete atos errados ou, digamos assim, pecaminosos, não podemos considerá-lo um pecador.8

 

Este é o Caminho que todos nós haveremos de percorrer: da Caverna do Nascimento ao Monte da Transfiguração; dali, à Agonia Illuminante da Crucificação.

 

 

Non nobis Domine, non nobis;
sed Nomini Tuo da Gloriam!

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Orion, Oríon, Órion ou Orionte – o Caçador Órion – é uma constelação do equador celeste. As estrelas que compõem esta constelação podem ter como elemento no seu nome o genitivo Orionis. Órion é uma constelação reconhecida em todo o mundo por incluir estrelas brilhantes e visíveis em ambos os hemisférios. A constelação tem a forma de um trapézio formado por quatro estrelas: Betelgeuse (Alpha Orionis) de magnitude aparente 0,50, Rigel (Beta Orionis) de magnitude aparente 0,12, Bellatrix (Gamma Orionis) de magnitude aparente 1,64 e Saiph (Kappa Orionis) de magnitude aparente 2.06. É uma constelação fácil de ser observada, pois, de entre as estrelas que a compõem se destaca-se a presença de três, Mintaka (Delta Orionis) de magnitude aparente 2,23, Alnilam (Epsilon Orionis) de magnitude aparente 1,70 e Alnitak (Zeta Orionis) de magnitude aparente 2,03, popularmente conhecidas como As Três Marias, que formam o Cinturão de Órion e estão localizadas no centro da constelação. Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas. Recordando São Paulo, aqui, me deu vontade de acrescentar o seguinte: não deveríamos tanto estar preocupados em alcançar a Perfeição, mas, sempre e maiormente, em seguir adiante. Pense nisto.

 

Cinturão de Órion

Cinturão de Órion

 

Não me importa a Encarnação;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Perfeição;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Redenção;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Comunhão;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Regeneração;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Libertação;
resoluto, sigo sempre em frente.
Não me importa a Illuminação;
resoluto, sigo sempre em frente.

 

2. Declarações recentes do Papa Francisco: A igreja já não acredita em um inferno literal, onde as pessoas sofrem; esta doutrina é incompatível com o Amor infinito de Deus... Não há fogo no inferno; Adão e Eva não são reais... O inferno é só uma metáfora para a alma exilada (ou isolada), que, como todas as almas, em última análise, estão unidos no Amor com Deus... Todas as religiões são verdadeiras, porque elas são verdadeiras nos Corações de todos aqueles que acreditam nelas... Nossa igreja é grande o suficiente para os heterossexuais e os homossexuais, para os conservadores e os liberais, e até mesmo os comunistas são bem-vindos... A verdade não é absoluta ou imutável... Como nós, Deus está mudando e evoluindo, porque Deus habita em nós e em nossos Corações... A Bíblia é um livro sagrado bonito, mas, como todas as grandes obras antigas, algumas passagens estão desatualizadas...

3. Espiritualidade crescente e conseqüente Illuminação nada têm a ver com pecado (que é inerente à existência humana em processo ascendente e inevitável de se Divinizar), mas, sim, com Compreensão (Esforço Compreensivo). Pecamos, por assim dizer, entre outras coisas, por incompreensão, negligência consentida, leseira mental e ambição ou aspiração (miraginal ou ilusória); mas, quando compreende(r)mos não peca(re)mos mais. Ora, se o raio do pecado fosse um impedimento insuperável e intransponível, jamais poderíamos ser Illuminados, e estaríamos mesmo destinados e condenados a torrar o fiofó no inferno! A compreensão não pede sacrifícios nem mortificações, mas, ao contrário, necessita de dialética permanente.

 

 

... Verdades Relativas —› Verdades Relativas —› Verdades Relativas ...

 

4. A coisa, hoje, já é ou está se tornando rapidamente como tenho afirmado: tudo está sendo dito, tudo está sendo divulgado, tudo está sendo ensinado, tudo está sendo explicado, tudo está sendo devassado. A Humanidade está faminta, e ai do safadão-zarolho-sem-vergonha-filho-de-uma-égua-manquinha que tenha um pedaço de pão e que não o reparta! Bem, na verdade, muito poucas coisas não podem (nem jamais poderão) ser publicamente lecionadas, até porque essas pouquíssimas coisas são transmitidas tão-só psíquico-iniciaticamente individualmente aos meritosos, e, conseqüentemente, não se encontram em livros. Não se dá à uma criança uma metralhadora de verdade para brincar! Quer brincar? Então, brinque com metralhadora de mentirinha!

 

 

Vou matar todos os infiéis!

 

 

5. Ninguém pode simplesmente e de araque deletar o karma (educativo) de ninguém. Nem Jesus, nem Cristo, nem um presumido deus inventado por nós. De outro modo, como o cara iria aprender, se modificar e se libertar? Essa estória muito mal contada de para a remissão dos pecados foi, digamos assim, uma licença poética de São Mateus ou de quem escreveu o Evangelho que leva o seu nome ou de quem maldosamente o adulterou (e, aqui, não cabe a fantasia da licença poética). Não há uma terceira hipótese. Só que esta fantasiosa licença poética vem custando muito caro à Humanidade! Portanto, dentre tantas outras, duas coisas precisam ter um fim definitivo já: a idéia complexante e abaixante de peccatum e a admissibilidade teológica e insubsistente de sanguinis remissionem peccatorum (Expiação Vicária). Precisamos trocar nossa calça três-quartos por uma calça comprida, ou seja, teremos que Morrer para Viver como Deuses.

6. Na verdade, se você analisar este tema direitinho, concluirá que, propriamente, não existem nem perversidade nem pecado (peccatum, literalmente, o que é, o que existe – transgressão, iniqüidade, o mal, a separação), mas, sim, ignorância, sempre mais ou menos limitadora. É por isto que eu tanto tenho insistido e, como professor, repetido, que só a Compreensão poderá Libertar. Ora, se Deus existe, da forma como querem os teólogos e os religiosos, Ele é amor, e não uma deidade psicótica, colérica e cruel que exige uma retribuição sangrenta ou algo semelhante, como forma de expiação por crimes ou faltas cometidas. No fundo, o que diferencia um Hitler, um Mussolini, um Stalin, um Idi Amin Dada, um al-Gaddafi, um al-Assad e um Papa Doc e seus tontons macoutes é apenas o maior ou menor grau de insciência que agasalha(ra)m. O problema todo é que transferimos para os deuses que criamos as categorias limitativas que regulam nossas relações puramente humanas, e a lex talionis (lei de talião) – que consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena, ou seja, olho por olho, dente por dente – continua tão presente e tão aceita quanto no momento em que foi instituída, no Código de Hammurabi , em 1780 a.C., no Reino da Babilônia. Inquestionável e lamentavelmente, os entraves, as inscícias, os preconceitos, as manias e as retrogradações lemurianas e atlantes ainda estão presentes na nossa consciência e no nosso DNA! Haverá coisa mais absurda e degradante do que a doutrina desastrosa de um Deus psicopata e furibundo que enviou Seu Filho para ser o bode expiatório do mal no mundo (pecaminosidade humana)? Sei lá, mas, acho que isto só tem cabimento em bestunto de eunuco, que é débil e impotente, física e espiritualmente! Por outro lado, como é possível que alguém, que acredite em uma presumida salvação escatológica, possa admitir que apenas algumas pessoas (o chamado povo de deus) possam ou poderão ser salvas e/ou arrebatadas? O que pode(rá) explicar ou justificar esta idéia maluca de redenção particular predestinada? E por que, por exemplo, o homem deve(rá) sofrer pelos pecados dos seus antepassados? E por que tantas absurdidades e ilegitimidades mais? Todas estas lemurianices e atlantidices precisam ser transmutadas. Precisamos determinar, estabelecer e pôr em movimento uma transformação substantiva e imperativa no nosso Ácido Desoxirribonucleico Cósmico (Impressão Digital Cósmica).

 

 

Ou mutamos a clave xexelenta
ou a musiquinha nos arruinará!

 

 

7. Cogito, ergo sum (Penso, logo existo) ou Dubito, ergo cogito, ergo sum (Duvido, logo penso, logo existo) –› conclusão do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 – Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650). Mas, talvez, a coisa seja outra, isto é: por existirmos, evolutivamente, chegamos a pensar (tautologicamente, por isto, Sum, ergo cogito).

8. Mais uma vez, vale a pena enfatizar: lato sensu ou stricto sensu ou seja lá do jeito que for, pecado não é pecado, é ignorância secular. E quem não sabe não peca, tão-só ignora. Logo, o Sacramento da Penitência, também chamado de Confissão, é inteiramente inútil e inócuo para perdoar pecados, simplesmente porque não se pode perdoar o que não existe. E, se existissem pecados, que tem autoridade para perdoar quem ou o quê? Em nome de quem e por quê? O versículo XVIII, do capítulo 18, do Evangelho de MateusEm verdade vos digo, tudo o que ligardes sobre a Terra será ligado também no céu; e tudo o que desatardes na Terra será desatado também no céu – foi uma abominação que enfiaram na Bíblia para dar sustentação ao poder temporal da Igreja e às ambições medievais do clero. Eu duvido que o Mestre Jesus tenha dito isto. Simples assim. É só você pensar um pouquinho, e, sem esforço, concluirá que ninguém tem o poder de ligar xongas nem de desligar bulhufas, em lugar nenhum. Isto é o maior papo-furado. Quanto aos nós que engendramos, somente nós poderemos desatá-los. E mais ninguém.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://books.google.com.br/

http://photobucket.com/images/animated%20skull#/images/
animated%20skull?&_suid=14446985038930421723595882067

https://www.complang.tuwien.ac.at/schani/mathmap/anims.html

https://genomevolution.org/wiki/index.php?title=
File:DNA_orbit_animated_small-side.gif&limit=50

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_tali%C3%A3o

http://ex-army.blogspot.com.br/2014/07/
the-celebrated-ranting-neale-of.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia

http://www.hyponoesis.org/More/Definitions

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://nteerechim-tic.pbworks.com/w/page/5522125/
RELAT%C3%93RIO%20%20DO%20PROJETO

http://www.boatos.org/original/leia-na-integra-o-texto-nao-ha
-fogo-inferno-adao-e-eva-nao-sao-reais-diz-o-papa-francisco.html

http://jornaldehoje.com.br/nao-ha-fogo-inferno-
adao-e-eva-nao-sao-reais-diz-o-papa-francisco/

http://giphy.com/gifs/fireplace-art-fire-42FyRCwGGZYHK

https://pt.wikipedia.org/wiki/Orion_(constela%C3%A7%C3%A3o)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Reis_Magos

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-moldura
-para-retrato-do-vintage-isolada-image33342502

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Jesus Bleibet Meine Freude
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.free-scores.com/download-sheet-music.php?pdf=540

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.