DE BELÉM AO CALVÁRIO

(5ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Jesus — o Gentio Ariano
(Pintura Original do Dr. Harvey Spencer Lewis)
Fonte: AMORC

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 5ª parte de um estudo que fiz sobre a obra De Belém ao Calvário, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Basicamente, as convicções do Mestre DK para telepatizar esta obra foram: 1ª) auxiliar a todos nós a reconhecer a realidade da individualidade do Cristo e da Sua Missão; e 2ª) tentar demonstrar que a solução para os problemas mundiais está ancorada e é dependente do desenvolvimento da Consciência e da Natureza Crísticas no homem como indivíduo e na raça como um todo. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Excertos

 

 

 

A Verdade [além de ser relativa] pode ser interpretada de muitas maneiras.

 

 

 

 

A responsabilidade de aqueles que administram dogmas às "crianças" da raça – os seres físicos que são simplesmente emocionais e espiritualmente bebês é incomensurável.

 

Pregação Absurdíssima
de um
Religiocrata-sacolinha Berdamerda

 

 

 

 

Oiça aí, irmão,
pois, tenho algo a dizer:
é dizimar ou dançar!
Preste toda atenção,
para depois não sofrer
e dizer que deu azar!

Como a cigarra,
quem zomba do inverno
abotoa congelado!
Como o bandarra,
quem despreza o inferno
vira peru assado!

Eu sou o alívio:
basta dar um troquinho
sem protestação!
Saia do ambívio!
Tire o dindim do porquinho!
Creia na salvação!

O Mor Ser é fiel:
não abandona dizimista
de jeito maneira!
Cumpra seu papel!
Seja bom 'contribuísta'!
Suba já a lad
eira!

Lote a sacolinha,
e você voará para o céu!
Sou Tim1; eu susto!
Dê uma moedinha!
Por acaso você é incréu?
Quer finar adusto?

Se você não der,
como eu poderei pagar
a conta da televisão?
Dê aí uma colher,
para eu poder predicar
e ficar ricalhão!

Ou você vai querer
que eu comece a trabalhar,
agora, na vetustez?
Confio no Mor Ser
e em você para me bancar!
Não sou bola da vez!

 

....................................

 

O Senhor seja louvado
e você seja abençoado!

 

Precisamos nos esforçar para compreender o significado das coisas oculto nos diversos símbolos, como também as representações parabólico-alegóricas por trás da aparência externa das teologias e ocultas pelos véus da forma. Devemos aprender a experimentar internamente, e não teimar em quimerizar ou aceitar as coisas como nos são impingidas! Enfim, as possibilidades de erro são demasiado grandes para justificar nossa inquestionável aceitação de toda palavra, seja qual for a escritura do mundo, por mais sagrada que seja. Como dizia Jesus, precisamos aprender a dizer: Está escrito!2

 

 

Um som distorcido, deformado ou desvirtuado é mais prejudicial do que salutar e benfazejo. A Palavra Perdida nunca sofreu, não sofre e jamais sofrerá qualquer deformação.

 

Mâyâ se refere ao mundo das forças físicas em que vivemos, e a Primeira Tentação de Jesus, no deserto, concerne a esse mundo.3

 

Na Segunda Tentação, Jesus foi seduzido pela miragem, tendo sido emocionalmente instado a usar seus poderes divinos.4

 

O pecado da mente – a ilusão do orgulho foi o que caracterizou a Terceira Tentação de Jesus.5

 

A alegação de que toda doença [obstáculo, estorvo, empecilho, contrariedade, aborrecimento, desgosto etc.] é o resultado de pensamentos errôneos não deve ser aceita apressuradamente e irrefletidamente. Por outro lado, a argumentação de que por sermos divinos temos, ipso fato, direito a uma boa saúde também não é correta. O exemplo máximo disto é a vida de Jesus, que viveu preocupado apenas com os outros, sem pensar Nele mesmo [e foi crucificado pelos ignorantes, que não sabiam o que estavam fazendo].

 

O cerne da questão está em o homem se redesenhar e se reorientar como um ser espiritual [o que, efetivamente, ele é]. A tentativa de solução dos problemas humanos, exclusivamente em termos de suas características físicas e de suas necessidades imediatas carnais-temporais, serve apenas para afundá-lo cada vez mais no pântano do materialismo-egocentrismo. [Nem só de pão com manteiga vive o homem...]

 

 

 

 

A emenda ficará pior do que o soneto e o restauro pior do que o tiranossauro, se não embelezarmos a casa com idéias baseadas em Essências e Leis Divinas.

 

Como Jesus, quem se apóia em sua Divindade Interior vence a miragem da dúvida e qualquer batalha.

 

Precisamos aprender a interrogar... E esperar!

 

 

 

As dúvidas só poderão ser eliminadas e os problemas da Humanidade só poderão ser resolvidos, se o intelecto for Illuminado pela Intuição e se a experiência do passado for utilizada como base e instrumento de mudança.

 

William Herbert Sheldon, Jr. (1898 – 1977: O caráter é a aplicação da mente a uma finalidade específica e o poder de resistir às influências desintegradoras.

 

A tentação nada mais é do que um ataque à raiz da personalidade.

 

Os principais problemas que o aspirante e o Discípulo evoluído devem vencer e ultrapassar são: desejo de popularidade, ambições pessoal, mundana e intelectual e poder ditatorial sobre os demais.6

 

A sensação de poder absoluto, as realizações e os sucessos materiais e a capacidade-habilidade de governar os outros contêm as sementes da tentação.

 

 

 

A Verdadeira Bondade é Sabedoria [ShOPhIa], e Sabedoria é ver nas realidades temporais a Atualidade Eterna que reside nas Idéias [Arquétipos]. Sabedoria, em última análise, consiste em perceber sínteses cada vez maiores e valores cada vez mais amplos.

 

Oh!, Atualidade Imutável!
Oh!, realidade modificável!
Entre as duas, navegamos!
Por enquanto, claudicamos!

 

Meta —› Síntese —› A parte deverá se fundir com o Todo e o indivíduo, voluntariamente, deverá se integrar e submergir no grupo (sem perda da identidade e do sentido de utilidade).

 

 

Eu sou um, mas, com todos, sei que sou Um.

 

 

Precisamos esvaziar o cálice da existência personalística, isto é, da afirmação individual, e repletá-lo com o Vinho da Vida Divina, compartilhando-O com todos. A egoicidade, a separatividade e a multiplicidade são ilusões retrogressivas!

 

 

 

Este é o ecumênico abecê:
eu não sou nada sem você,
você não é nada sem mim.
Por que enodoar o jardim?

 

Meta Crística —› Imunidade à Tentação.

 

Todas as Iniciações pelas quais Jesus passou nós também podemos aspirar, e poderemos recebê-Las no devido tempo. Entretanto, não devemos enfatizar a Crucificação, que, na realidade, não foi o ápice nem o momento mais importante da Vida de Jesus na Terra.

 

Crise Mística Final pela qual todos nós passaremos —› Demonstração e Reconhecimento da imortalidade [perenidade ou vida eterna imperecível] da [personalidade-]alma, depois da libertação das limitações auto-impostas pela forma [miragens + ilusões].

 

Quanta responsabilidade passamos a ter
ao confirmarmos a imortalidade
da [personalidade-]alma,
pois, se fundem em uma só unidade
o antes, o agora e o vir-a-ser,
como uma só são a costa e a palma!

 

As Três Iniciações Maiores – Primeira, Terceira e Quinta constituem as Três Sílabas da Palavra feita carne, encerrando o Acorde Musical da Vida Crística.

 

1ª Iniciação
3ª Iniciação
5ª Iniciação
Novo Nascimento
Transfiguração
Ressureição
Iniciação
Revelação
Terminação
Começo
Transição
Consumação
Aparência
Qualidade
Vida

 

Em nossa existência tanto quanto aconteceu Iniciaticamente com Jesus – passamos sistematicamente de um processo de unificação a outro —› Unidade e Síntese.

 

 

Unificação (I.'.N.'.R.'.I.'.)

 

 

A nossa Transfiguração não será possível até que nos unifiquemos com o nosso Deus Interior em um todo funcional coerente.

 

Pensamento editado de Bernard Bosanquet (1848 – 1923): O desacordo é fundamental para que o mal seja conhecido e dominado, e prevaleçam o Bem, a Inofensividade e a Unicidade.

 

Subsistir vira-mundo!
Impiedade no mundo!
Dissensão! Insurreição!
Deus em cada Coração!

 

 

O templo é feito de pedra, mas, as pedras, empilhadas e sobrepostas, não são o Templo!

 

De maneira geral, a Humanidade é composta de três tipos de seres: sub-humanos, humanos e super-humanos (aqueles que já se encontram em processo de síntese e que influenciam os caminhos transicionais dos outros seres-aí-no-mundo).

 

Odiei um matador
que fez a dor e matou.
Então, eu entendi:
era um pobre inumano.
Por ele senti amor!
AUM!  AUM!   AUM!

 

Precisamos nos alforriar das sugestões grosseiras da tribo [sentimento de manada] e começar a pensar por nós mesmos.

 

 

 

 

O limitado e o Ilimitado devem se aproximar e estabelecer entre si uma estreita relação. Devemos nos esforçar para transcender nossa natureza limitada e ignorante, e alcançar o Reino da Compreensão Inclusiva.

 

Unicidade = Compreensão + Paz Profunda.

 

Jesus, na Transfiguração, unificou em Si Deus e o Homem – a mais absoluta possibilidade [síntese] que a Humanidade pode aspirar.

 

O homem comum é facilmente influenciado pelo pensamento coletivo, e a (psicologia da) massa o arregimenta e o uniformiza. Se ele pensa, se é que pensa, quando pensa, pensa como a massa pensa! Se ele sente, se é que sente, quando sente, sente como a massa sente! Se ele se gosta, se é que gosta, quando gosta, gosta do que a massa gosta! Se ele se move, se é que se move, quando se move, se move no ritmo da massa! Quem adora este estado de coisas são os oradores e os ditadores. Isto precisa ser ultrapassado. Um indivíduo reflexivo jamais será escravizado pela consciência coletiva e pela mente da massa.7

 

 

Vacas de Presépio Marias-vão-com-as-outras

 

Jamais serei padronizado
pelo meu vizinho do lado.
Nem que chova vendaval,
me tornarei vaca presepial.
Seja toleirão, seja salomão,
de jeito maneira beija-mão.
Nunca entrarei em uma fila
para azucrinar um sapoila.
Em nenhuma circunstância,
perseguirei a abundância.
No presente ou no futuro,
eu iluminarei meu escuro.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. James Warren "Jim" Jones (Condado de Randolph, Indiana, 13 de maio de 1931 – Jonestown, 18 de novembro de 1978) foi um líder de seita estadunidense e fundador da igreja Templo dos Povos (Peoples Temple) e mentor do suicídio em massa da comunidade de Jonestown, na Guiana, em 18 de novembro de 1978, com o resultado de 918 mortes, em sua maioria por envenenamento. Esse tal de Jim 'Venenoso' Jones inspirou o saudoso humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931 – Rio de Janeiro, 23 de março de 2012) a criar o personagem Tim Tones (que satirizava pastores de igrejas que só visam dinheiro), interpretado pelo próprio Chico no seu programa Chico Anysio Show, na Rede Globo.

2. Mais uma vez, por exemplo, recordo e insisto: BRAShITh BRA ALHIM não é no princípio, criou Deus; e LMH ShBHhTh-NI não é por que me abandonaste? O fato é que a ignorância + os interesses materiais e temporais autoritários e tirânicos, ao longo dos séculos, foram transformando o Cristianismo ShóPhIco-Gnóstico nessa coleção de catolicidades, cada denominação dizendo e ensinando o que quer e mal entende, isto é, um absurdo maior do que o outro. Finalmente, precisamos entender que o Está escrito dito por Jesus não era o que estava escrito nas escrituras judaicas nem nos livros dos homens. Jesus fazia referência ao que estava escrito na Lei Eterna imutável e desde sempre uma e a mesma.

3. Primeira Tentação de Jesus. Disse o seu tentador interior: — SE Tu és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães. Resposta de Jesus: — ESTÁ ESCRITO que nem só de pão vive o homem, mas, de toda a palavra que sai da boca Deus [Vida Espiritual].

4. Segunda Tentação de Jesus. Disse o seu tentador interior: — SE Tu és o Filho de Deus, lança-Te do pináculo deste templo, pois, ...os anjos te susterão nas suas mãos... Resposta de Jesus: — ESTÁ ESCRITO que não tentarás o Senhor teu Deus!

5. Terceira Tentação de Jesus. Disse o seu tentador interior, mostando a Jesus todos os reinos do mundo: — SE prostrado me adorares, tudo isto Te darei... Resposta de Jesus: — ESTÁ ESCRITO que só ao Senhor teu Deus adorarás e que só a Ele prestarás culto. Vai-te tentador! Muitas religiões e, por incrível que pareça, lamentabilissimamente, algumas fraternidades iniciáticas enfatizam a prosperidade, a abundância e o sucesso material (satisfações de necessidades físicas em sentido econômico) como coisas desejáveis e merecidas, pelas quais seus confrades devem dignamente se esforçar para conquistar, se possível, até com a ajuda de Deus! Eu, concordando com o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, só direi o seguinte: isto é um quadrado equívoco (mistura de miragem com ilusão). E mais: A própria cura do Corpo Físico, quando a pessoa está doente, pode ser satisfatória para o indivíduo, mas, viver como uma [personalidade-]alma é muito mais importante. Dentre os muitos segredos da Via Iniciática, um deles é aprender a viver com o necessário. Quando compreendemos isto e à medida que avançamos na Senda Estreita, o necessário vai se tornando cada vez menor e menos necessário. Enfim, por outro lado, é mesmo inevitável que, à medida que vamos nos espiritualizando e nos unificando, nosso Corpo Físico vai se tornando cada vez mais sadio e harmônico, e os problemas financeiros e os males físicos vão se tornando mais irrelevantes e menos atormentativos. Entretanto, uma coisa é conseqüência harmonizadora; outra completamente diversa é diligência ou providência para que um fim seja alcançado. Curiosamente, parece ser uma regra que todo Adepto tem habilidade para curar, mas, não move uma palha para se autocurar. Precisamos compreender que, no tempo-espaço, em uma determinada encarnação e em um definido momento, a doença, a pobreza e as dificuldades têm um grande valor educativo, e podem ser uma benção muito desejável. Concluindo esta nota: usar o Poder Divino para fins egoístas [familiares, amizacionais ou pessoais] e para alcançar a saúde individual [familiar ou amizacional] prostituem a realidade e constituem uma tentação. Eu sei que isto é muito difícil de ser compreendido, e, mais ainda, de ser aceito, mas, queiramos ou não, é assim que é. Fazer o quê? A Verdadeira Vida que cada um de nós (saudável ou malsão) deveria perseguir, se comprometer e viver é a Vida de Serviço Altruísta à Humanidade. E nada mais! Seja como for, anote aí: libertar-se da autocentralização egoística é uma das primeiras leis da boa saúde.

Autocentralização

 

 

6. Este poder ditatorial sobre os demais foi exatamente o que teve de vencer Jesus quando foi tentado pela terceira vez: SE prostrado me adorares, Te darei todos os reinos do mundo.

7. Dentre milhares, quatro exemplos extremamente simples disto, são as burcas femininas, os uniformes escolares, as batinas religiosas e as fardas militares.

 

 

Burca

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blogssobrancelhas.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html

http://www.dreamstime.com/stock-illustration-uniformity-many-
same-people-s-heads-boxes-humanity-solitude-image52798408

http://animationsa2z.com/cows4.php

http://fisicavestibular.blogspot.com.br/

http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/people-cycle

http://fragacaricaturas.blogspot.com.br/2011/04/general-pinochet.html

https://amarildocharge.wordpress.com/
2013/09/08/bashar-al-assad-caricatura/

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1219076/Russian-court-op
ens-hearing-libel-suit-brought-Stalins-grandson-newspaper.html

http://macacolandia.com.br/tag/photoshop/

http://www.humordaterra.com/2011/04/16/
super-caricaturas-do-mestre-j-bosco/

http://paroquiadechapadinha.blogspot.com.br/
2013_03_01_archive.html

http://southernstar.de.tl/Alien-Invation.htm

http://giphy.com/gifs/hoppip-cat-

animation-hoppip-tmQct78nfbMBi

http://gifsgallery.com/sit+gif

http://art-eater.com/2010/07/test-1-darkstalkers/

http://www.capuchinhos.org/biblia2/a-biblia-
responde/535-jesus-foi-tentado-pelo-diabo

http://www.jba.gr/Portuguese/As-tenta
%C3%A7%C3%B5es-de-Jesus.htm

http://rhodiikyut.blogspot.com.br/

https://www.pinterest.com/pin/509751251542583806/

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-moldura
-para-retrato-do-vintage-isolada-image33342502

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Jesus Bleibet Meine Freude
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.free-scores.com/download-sheet-music.php?pdf=540

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.