DE BELÉM AO CALVÁRIO

(4ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Jesus — o Gentio Ariano
(Pintura Original do Dr. Harvey Spencer Lewis)
Fonte: AMORC

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz sobre a obra De Belém ao Calvário, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Basicamente, as convicções do Mestre DK para telepatizar esta obra foram: 1ª) auxiliar a todos nós a reconhecer a realidade da individualidade do Cristo e da Sua Missão; e 2ª) tentar demonstrar que a solução para os problemas mundiais está ancorada e é dependente do desenvolvimento da Consciência e da Natureza Crísticas no homem como indivíduo e na raça como um todo. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Simplesmente imitar Cristo não adianta nada, e Ele não quer nem nunca pediu isto. Precisamos, sim, dar expressão à Divindade que reside em nós.

 

O conceito de pecado nunca foi tratado por Cristo. São Paulo,sim, foi quem o enfatizou, e o ponto de vista que deu ao Cristianismo é, talvez, o grande responsável pelo complexo de inferioridade dominante no cristão comum, inferioridade que Cristo não ensinou de modo algum.1

 

Para empreender a Viagem, é preciso ter iniciativa e superar a inércia. Devemos lutar contra a perspectiva-vontade de retroceder, porque qualquer retrocesso sempre é mais uma morte!

 

 

Não retrocederei!

 

 

Precisamos eliminar a aceitação crédula e cega de tudo o que a Teologia possa nos dizer e lutar por um Novo Nascimento, que não é um sonho místico nem uma bela visão de algo possível, mas, não provável, em um céu eventual. O Novo Nascimento simplesmente é a união completa e consciente com o nosso Cristo Interior. Aqui e agora, Cristo em nós e nós em Cristo!

 

Possuir [Conhecer] a Palavra [Verbum Dimissum] é possuir parte do próprio Conhecimento [Sabedoria – ShOPhIa] de Deus (não como simples acidente, mas, como essência e fundamento superempírico da própria [personalidade-]alma) e se conhecer a si mesmo.

 

À medida que a roda da vida (a experiência na Galiléia) nos leva de uma lição a outra, de uma vivência a outra, nós nos aproximamos, cada vez mais, da Realidade Interna e da Divindade Oculta em nós.

 

 

1ª Raça-raiz  -------›  7ª Raça-raiz

 

 

Primeira Iniciação  —›  Nascimento do Cristo-criança.

 

Dar ênfase e expressão à purificação da natureza inferior é essencial para o prefácio da Segunda Iniciação.2

 

O Número 30, idade em que, historicamente, Jesus foi batizado, esotericamente significa o aperfeiçoamento dos três aspectos da personalidade: o Corpo Físico, a natureza emocional e a mente —› mecanismo de resposta. Simbolicamente, 10 é o número da perfeição, e 30 é a perfeição das três partes do equipamento da [personalidade-]alma.

 

Só o amor pode revelar o Amor.

 

Jesus encarnou em Si-mesmo (por intermédio do Cristo) o maior de todos os Princípios Cósmicos: a Lei do Amor —› Lei da Atração.3

 

A Verdade sempre nos é apresentada de forma progressiva [por isto, sempre é ralativa].

 

Apre(e)ndi uma Verdade,
e achei que era definitiva.
Apre(e)ndi outra Verdade,
e percebi que era relativa.

De Verdade em Verdade,
vamos todos caminhando.
De Verdade em Verdade,
vamos todos nos livrando.

 

Alfred North Whitehead (1861 – 1947): Mal Inconsistência Interna.

 

Enquanto precisarmos de confirmações,
múmias nos enxotarão no deserto.
Enquanto implorarmos bendições,
a Coisa estará mais longe do que perto.

Enquanto nos sujeitarmos aos barretes,
só haverá inconsistência interna.
Enquanto continuarmos joguetes,
como poderemos sair da nossa caverna?

 

.......................................................

 

Temos que nos livrar dos enquantos!

 

 

Múmia Paralítica Enxotando um Pedinchão

 

 

A síntese dos Reinos Mineral, Vegetal e Animal mais um Quarto Fator – o Intelecto Divino constituem o que conhecemos como Reino Humano, no qual estão acrescentadas a mente e a autoconsciência [consciência que reflete sobre si própria, sobre sua condição e sobre seus processos].

 

 

 

 

Consciência Crística    Consciência de Grupo. Ao se manifestar plenamente a Consciência Crística, surgirá, inevitavelmente, um 5º Reino em a Natureza.

 

A palavra "Pureza" vem do sânscrito (Pur), e significa mais do que simples ausência de impureza, pois, inclui imperativamente libertação do Espírito da prisão das cadeias da matéria —› meta a ser alcançada por todos os seres humanos.4

 

Signo de Aquário = as Águas que vertem sobre tudo o que existe!

 

Batismo —› Entrar na Corrente.

 

Batismo pela Água (purificação do corpo e da natureza emocional ou dos sentimentos arrependimento, renúncia e purgação) —› Batismo pelo Fogo ou pelo Espírito Santo (Batismo em Cristo e por Cristo purificação da natureza mental).

 

Quando, pela Iniciação, há uma ruptura interna com o passado, nada mais será igual.

 

Patanjali (± entre 200 a.C. e 400 d.C.): A Illuminação é sétupla e vai progredindo por etapas.

 

 

Sétupla Illuminação

 

 

Vou pizzingando animações...
Quem sabe... Compreensões!
Quem sabe, subitaneamente,
mude
o Corde, mude a mente!
Pode até ser que a turbamulta
resolva cucar. E adoce a multa!
E,
versejando meus versinhos,
vou alastrando uns Lapisinhos.
Aqui, em silêncio, trabalhando,
com dois dedos...
Rabiscando!
Como o verdãozão, aí embaixo,
a ver se emalheta no encaixo!

 

 

 

Eu sou a LLuz do mundo. LLuz nas suas sete etapas, que revela: Deus em a Natureza, Deus em Cristo, Deus no homem.

 

São Paulo: Jesus foi o primogênito entre muitos irmãos.

 

A história do homem se resume em uma Illuminação gradualmente crescente.

 

Meta para todos nós —› Penetrar na Senda Superior e nos transformarmos em Cristo.5

 

Pela Iniciação, o Iniciado percebe que a Vida é Realidade e que a Realidade é Vida. Isto significa captar com a inteligência que a Palavra [Verbum Dimissum] é Ele-mesmo feito carne. Como disse Laurence William Grensted (1884 –1964), a sucessão se transmuta, então, em um todo experimentado.

 

 

Todo Experimentado

 

 

Simbolicamente, o homem natural inferior é o aspecto Virgem Maria, que carrega em si a promessa do Messias (o Cristo) Aquele que virá.

 

De pé, nas águas do Jordão, Jesus enfrentou o mundo como homem. De pé, no cimo do Monte da Transfiguração, enfrentou o mundo como Deus. Para isto, Jesus teve que passar por todas as provas a que todo futuro Cidadão do Reino deve se submeter, quando se lhe exige provar sua capacidade para obter os Privilégios deste Reino.6

 

A Iniciação (experiência total) é (um alargamento da) Illuminação lançada sobre o rio da existência.

 

 

 

Conhecer a tentação [e, eventualmente ceder e cair] permite a nós, seres-aí-no-mudo, que aprendamos uma lição. Precisamos, isto sim, vencer a nós mesmos, e nos tornar imunes à tentação. Só assim a Roda da Vida [encarnações compulsórias] poderá ter fim. Nem só de pão vive o homem!

 

Fui tentado tantas vezes,
que eu até já perdi a conta.
Foram zil e um os reveses,
descalço, sem meia-ponta.

Mas, benditas tentações!
Sem elas, eu ainda estaria
mergulhado em zil ilusões,
e nem pensaria em Alforria.

O mal não é ser tentado,
mas, por ele ser vencido,

sacou Vieira7
bem-sacado.
Por que se manter caído?

Todo homem-aí é tentado:
ora é tango, ora é rumba.
Para dar um jeito no   ,
é vital secar a quizumba!

 

As Grandes [Personalidades-]alma são sempre solitárias.8

 

As intimidades das experiências da vida cotidiana costumam tão penosamente aprisionar a [personalidade-]alma.

 

Crucificação    Noite Negra da [personalidade-]alma.

 

Exemplo simbólico de um par de opostos (dualidades ou idéias opostas): Papai Noel (encarnação do altruísmo e do Espírito Crístico) e o demônio (manifestação do não-divino). Exemplos de outros pares de opostos: Bem e mal, LLuz e escuridade, Vida e forma, Espírito e matéria, Eu e não-Eu, Real e irreal, Ilimitado e limitado, Verdade [relativa] e falsidade, Sabedoria [ShOPhIa] e ignorância, correto e incorreto, prazer e dolor, aspiração e inércia, [personalidade-]alma e ego, Cristo e demônio.

 

 

 

 

A caminhada-realização do Divino depende, preliminarmente, de equilíbrio interior.

 

Desequilibrado, eu andarilhava

Quem eu era? Onde eu estava?
Vício! Desconcerto! Meia-noite!

Reequilibrado, enfim, encontrei
o Pão que aplacou a minha fome.
Então, meu dragão cedeu ao Rei;
o sem-nome foi puído pelo Nome.

 

À medida que vamos identificando as contradições [incoerências], nos aproximamos da Perfeição [relativa].9

 

Se Jesus, no deserto, contraditou e impugnou o seu demônio interior, por que nós, com decisiva oposição, também não pode(re)mos contraditar e impugnar o nosso... E triunfar?

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Já discuti tanto essa questão do pecado que, nesta oportunidade, direi apenas que pecamos porque somos ignorantes, isto é, porque não sabemos (como funcionam) as coisas. E quem não sabe propriamente não peca, apenas ignora, ainda tudo acabe tendo mesmo que ser compensado. Enfim, o conceito de pecado só serve, como disse o Mestre DK, para fomentar complexo de inferioridade, e o pior é que quanto menos sabemos mais inferiores e desprezados nos sentimos, e mais escravos e fideístas tendemos a ser. Por isto, concordo inteiramente com Nelson Rolihlahla Madiba Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 – Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013), que disse: A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.

 

 

Eu adoro cometer uns pecadinhos!

 

 

2. Como para qualquer Iniciação e independente de qualquer Iniciação.

3. O maior de todos os Princípios Cósmicos (a Lei do Amor) é o maior de todos os Princípios Cósmicos que a Humanidade, até o presente, fez jus a poder receber... Porque estava apta a compreender e a pôr em prática este Princípio. Imaginar que tudo se esgote nisto e que não haja nada além disto é uma imaginabilidade fútil e completamente equivocada. Como o Universo é ilimitado, as progressões compreensivas (aritmética, para uns, geométrica, para outros, mas, sempre paulatinas, sucessivas e ascensionais) são igualmente ilimitadas (Spira Legis). Precisamos definitivamente meter na cachola que caminhamos e que sempre caminharemos de uma compreensão relativa para outra compreensão relativa mais concertada e mais atualizada. Do contrário, ficaríamos ou estaríamos perpetuamente limitados, e seríamos incapazes de ir além do que até agora alcançamos. Imaginar um limite onde não há limite é, no mínimo, uma impropriedade acachapante. Este é o sentido oculto das palavras de Jesus em João XIV, 12: — Na verdade vos digo: aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas... Não há, assim, uma integridade-integralidade ideal e definitiva; há, sim, uma integridade-integralidade parcial, mas, progressiva. Não há, enfim, uma síntese que não acabe se convertendo em uma antítese de si mesma. Como disse o Mestre DK, as nossas limitações como seres humanos é que nos impedem de ver tudo o que pode-precisa ser visto. Bem, voltando à questão do paulatino-sucessivo-ascensional, se isto não fosse (ou não tivesse que ser assim), o próprio Jesus, por exemplo, teria nos ensinado tudo de uma pancada só. E já seríamos Deuses sem ter feito o menor esforço para merecer isto, o que seria mesmo um absurdo sem paralelo. É aquela velha história do copo a qual já fiz referência em textos anteriores: em um copo de 250 ml de capacidade só cabem 250 ml de água. Portanto, a coisa se resume nisto: só depende de nós aumentar a capacidade do copo, para merecermos conhecer Leis mais elevadas. É por isto também que ninguém poderá receber a Terceira Iniciação sem antes ter recebido a Segunda e, preliminarmente, a Primeira. Compreender isto é mais fácil do que tirar chupeta da cavidade situada na cabeça, delimitada externamente pelos lábios e internamente pela faringe, de um bebê adormentado ou dentadura da cavidade semelhante de um velhinho gagá e bêbado. A questão filosófico-metafísica a que isto remete é a seguinte: o que é pior, tirar pepeta da boca de neném ou tirar perereca da boca de vetustinho?

 

 

 

 

E assim, vamos progredindo...

 

 

4. Dentre muitíssimos, há três contra-exemplos disto: o Trato Feito Las Vegas, o Trato Feito Luisiana e o Trato Feito Reino Unido, séries televisivas que passam no History Channel. A vida cinzenta dos donos destas lojas de penhores se resume em comprar um objeto qualquer (que eu não aceitaria nem de graça nem ganhando uma graninha para ficar com ele) pelo menor preço possível, para, depois, vendê-lo pelo maior preço possível. Preciso comentar o quê? A única coisa que estes programas têm de bom é que se aprende algumas coisas interessantes da História. O resumo desta nota é o seguinte: a Consciência Crística não poderá se manifestar em ninguém que viva para levar qualquer tipinho, tipo ou tipão de vantaginha, vantagem ou vantajona (tipo mensaladas e petroladas) sobre os seres humanos. Pense nisto: se somos todos um, sempre que ludibriamos, amesquinhamos e prejudicamos um irmão estamos ludibriando, amesquinhando e prejudicando a nós mesmos. Isto é iniludível e irredutível. Bem, como uma coisa puxa outra, e a outra vai puxando outras, me lembei de um determinado programa da série Trato Feito Las Vegas, em que o patriarca Richard Harrison (o Velho) disse que possuía 12 carros! 12! Carago! Na mesma hora eu pensei: Céus! Como isto pode ser possível? Será que esse Velho acumulador ainda não percebeu que a bunda dele só cabe em um assento? Ou será que ele tem 12 bundas e eu não sei? O pesquisador David Tolin, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, e sua equipe, ao estudar o que acontece no cérebro dos acumuladores, usando imagens obtidas com ressonância magnética funcional, definiram o problema da acumulação compulsiva ou disposofobia como a aquisição excessiva e a incapacidade de descartar objetos, resultando em uma desordem debilitante. Em geral, um acumulador compulsivo, quando se vê obrigado a se desfazer de algum dos seus cacarecos (coisa que normalmente não acontece), costuma sofrer de ansiedade, indecisão, incerteza e tristeza. O comovente nisto tudo é que os acumuladores não necessariamente precisam manter o que têm porque amam os seus cacarecos, mas, na verdade, eles apenas evitam decidir o que fazer, em virtude do medo extremo de tomar a decisão errada, jogando as tralhas fora (por acharem que poderão, talvez, precisar delas mais tarde). Eu não sou médico nem psiquiatro mas, da mesma forma que muitos moradores de rua são, em geral, esquizofrênicos, penso que a disposofobia esteja associada a um grau maior ou menor de esquizofrenia – doença psiquiátrica endógena que se caracteriza pela perda do contato com a realidade (quase inexistência de consciência crítica), havendo perda progressiva da capacidade de entrar em ressonância com o ambiente, de sentir alegria ou tristeza. No início, a psicose esquizofrênica é tão branda que quase nem se nota, mas, a tendência é de agravamento, que pode levar anos, até alcançar um estágio mais avançado, ocorrendo prejuízo cognitivo e diminuição de determinadas funções, como a concentração e a memória. O lamentável é que não mais do que 20% dos pacientes com esquizofrenia têm o insight de perceber que a crise psicótica está se instalando ou voltando. A esquizofrenia é uma doença própria da condição humana e independe de fatores externos. É freqüente e universal, incidindo em até 5% da população, ocorrendo em todos os povos, em todas as etnias, em todas as culturas, em todas as classes socioeconômicas e nos países ricos e pobres. Regra básica: quanto mais precocemente começar o tratamento, melhor. Vale a pena ler a entrevista que o médico oncologista, cientista e escritor brasileiro Dr, Drauzio Varella fez com o médico psiquiatra e professor de Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo Wagner Gattaz, disponibilizada na Página:

http://drauziovarella.com.br/letras/e/esquizofrenia/

 

 

 

5. Na verdade, isto significa permitir que Cristo, que já está em nós, se manifeste plenamente.

6. Já expliquei isto, mas, vou comentar novamente: no Universo, não há privilégios, sinecuras ou pistolões (do tipo mensalões, petrolões e eletronucleões); há, sim, exclusivamente, Privilégios, Benefícios e Proveitos (Poderes) Místico-espirituais adquiridos Iniciaticamente por muito labor e mérito conquistado. Assim sendo, uma Pheretima havayana, um Homo sapiens ou um Magister Ascensus, estando na Terra, terão que passar pelas experiências inexoráveis de suas existências na Terra. O Mestre Jesus, querido de todos nós, portanto, não poderia se constituir em uma exceção. Só há uma Estrada; a Via Iniciático-ascensional é a mesma! Imaginar que um Adeptus possa escapar ou ser liberado de cumprir o que precisa e deve ser cumprido é o engano que não devemos cometer. Ninguém nasce prontinho e acabado um Pitágoras, um Platão ou um Plotino. Rocha –› Planta –› Bicho –› Homem –› Deus... ... ...

7. Padre Antônio Vieira (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608 – Salvador, 18 de julho de 1697), religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

8. Mas, isto não significa que estejam ou que vivam eremiticamente afastadas do mundo e da Humanidade. Esta soledade místico-espiritual deriva de o ser não desejar mais nada, e aquele que já não tem mais afinidade com as coisas materiais (desejos, cobiças e paixões) nem com as miragens fideístico-religiosas passa a existir mais internamente do que exteriormente, ainda que a convivência com seus semelhantes não seja completamente abolida. Enfim, há uma certa alternância entre o convívio (Serviço Altruístico e Fraterno) e o isolamento (Recarga Espiritual). Enfim, nesta caverna-soledade místico-espiritual interior está consolidada a raiz da compreensão-realização da Beleza da Unicidade. Uma coisa que precisamos ter em conta é que esta Beleza da Unicidade não pode ser transmitida de nenhuma forma; ela precisa ser vivenciada individualmente. A arte, a poesia e a música, por exemplo, podem estimular esta condição especial e particular, mas, não podem promovê-la.

9. Como vocês já devem ter observado, insisto muito no adjetivo relativo. Isto recalca as idéias de que a Estrada é ilimitada, a Busca é permanente e o Esforço é intérmino. Se a Spira Legis não tem começo nem fim, como a nossa peregrinação poderá ter um arremate? Toda tese é provisória e conectiva, e, portanto, é relativa.

 

 

Spira Legis

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Screwtop_spiral.jpg

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/tentacao

http://photobucket.com/images/

http://coloringpage.eu/happy-earth-day/

http://www.desenhoswiki.com/desenhos/rosa-vermelha-8-gif

http://likegif.com/computer-gif-3.html

http://drauziovarella.com.br/letras/e/esquizofrenia/

http://julijajan.deviantart.com/art/Cheers-to-schizofrenia-301246612

http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/
como-funciona-o-cerebro-dos-acumuladores/

http://www.smartkids.com.br/desenhos
-para-colorir/egito-antigo-mumia.html

http://2ref.info/?w=Bing+www.bing.com
%3A80%2Fimages%2Fsearch

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/14

http://www.clipartbest.com/walk-animation-gif

http://memeguy.com/photo/70449/mrw-my-manager-goes-on-
vacation-and-says-please-dont-do-anything-stupid-while-im-gone

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-moldura
-para-retrato-do-vintage-isolada-image33342502

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Jesus Bleibet Meine Freude
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.free-scores.com/download-sheet-music.php?pdf=540

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.