DE BELÉM AO CALVÁRIO

(1ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Jesus — o Gentio Ariano
(Pintura Original do Dr. Harvey Spencer Lewis)
Fonte: AMORC

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra De Belém ao Calvário, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Basicamente, as convicções do Mestre DK para telepatizar esta obra foram: 1ª) auxiliar a todos nós a reconhecer a realidade da individualidade do Cristo e da Sua Missão; e 2ª) tentar demonstrar que a solução para os problemas mundiais está ancorada e é dependente do desenvolvimento da Consciência e da Natureza Crísticas no homem como indivíduo e na raça como um todo. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

Excertos

 

 

 

Karl Pfleger (1883 – 1975: Há um desejo humano de Deus, mas, há também uma apetência divina pelo homem. Deus é a idéia suprema, a preocupação e o desejo do homem. O homem é a idéia suprema, a preocupação e o desejo de Deus. O problema de Deus é um problema humano. O problema do homem é um problema Divino.

 

A civilização poderia muito bem ser reedificada com base nos ensinamentos éticos do Sermão da Montanha.

 

Nove Bem-Aventuranças

 

Bem-aventurados os Inofensivos
porque enraizarão a Paz Profunda...

Bem-aventurados os Compassivos
porque confraternizarão o orbe...

Bem-aventurados os Solidários
porque darão a mão aos naufragados...

Bem-aventurados os Anti-horários
porque frustrarão a senda tenebrosa...

Bem-aventurados os Desapegados
porque efetivarão a interdependência...

Bem-aventurados os Illuminati
porque ilustrarão os esquecidiços...

Bem-aventurados os Cordiais
porque coerentizarão os Corações...

Bem-aventurados os Atemporais
porque acertarão os relógios...

Bem-aventurados os Universais
porque farolizarão a Humanidade.

 

 

A.'. U.'. M.'.

 

A crença individual não tem qualquer valor para ninguém, exceto para o próprio crente. Respaldar-se em um "tipo de crença" é uma espécie de auto-hipnose e uma "via de escape" para as dificuldades e os problemas da vida cotidiana.

 

 

 

 

Santo Agostinho (354 – 430): A chamada Religião Cristã já existia entre os antigos, até que Cristo encarnou [se projetou no Mestre Jesus], e, nessa época, a verdadeira religião, que já existia, começou a ser chamada Cristianismo.2

 

Lei Divina que rege toda a manifestação —› Lei do Aparecimento Cíclico.

 

A morte (ou destruição) das formas é sempre inevitável e oportuna.

 

Mito —› Crença sintetizada + Conhecimento do passado = Transmitido para nos orientar. Propósito —› Formar a base de uma nova Revelação + Estabelecer um trampolim para a próxima Verdade. Os antigos mitos e mistérios são verdades válidas e comprovadas que servem de ponte entre os conhecimentos adquiridos no passado e as verdades formuladas no presente, com infinitas e divinas possibilidades para o futuro. De maneira geral, a Verdade de uma época se converte no mito da próxima, porém, seu significado e sua realidade permanecem intocados e inalterados, requerendo, apenas, uma nova interpretação no presente.

 

Malquerido, mal-amado,
eu-David – o esquerdeado.
Pugnei. Venci meu filisteu.
Revivi! O Som:
AUM-Eu!

AUM-Eu! Novo Tempo!
Dessujeito do espaço-tempo.
Peregrinando... Seguirei.
Eu +
AUM = Eterna Lei!

 

 

Eu + meu Filisteu
(David e Golias)

 

 

Mito    Espírito do tempo em cada civilização.

 

Cristianismo    Última Revelação Divina.

 

A realidade é sempre a encarnação de uma idéia.

 

Em geral, o que acontece é que, em nossa míope análise da letra, perdemos o significado da palavra.

 

 

Hermann Graf Keyserling (1880 – 1946): Para acessarmos e compreendermos o significado interno das coisas, precisamos ver através do fenômeno... Todas as coisas, no sentido vinculador de vida, estão internamente conectadas.

 

Acaso não devemos todos nascer de novo, ser batizados no Espírito e transfigurados no topo da montanha da experiência vivente?

 

Acima do mal e do Mal,
eu me achava o maioral.
Ora, maioral é o cacete!
Isto é coisa de doidete!

Acima do mal e do Mal,
fui entupindo cada canal.
Desentupir foi um sufoco,
e precisei me tornar oco.

Oco de miragens-ilusões,
oco de talantes e paixões.
Oco do fiat mea voluntas;
farto de Fiat Tua Voluntas!

....................................

E assim, eu nasci de novo!
Já não me açoita o estrovo!
Minha caverna se Illuminou!
Agora, posso dizer: – Já-sou!

 

Crises evolutivas fundamentais das quais nenhum de nós poderá se esquivar: Crucificação  —›  Ressurreição  —›  Ascensão.

 

 

 

 

O problema central da vida é nos fundirmos com a nossa Divindade Interior e torná-La manifesta, não em retiro, mas, em meio a tormentas e tensões.

 

Acreditei que seria Illuminado
fugindo para um lugar retirado.
Quebrei a facha; nada sucedeu.
Sofri e não escutei a Voz do Eu!
Em meio a tormentas e tensões,
deixei de ser mouco e camões!

 

 

Luís Vaz de Camões4

 

 

O quarto acontecimento na vida de Jesus – a Crucificação tem seu paralelo na Quarta Iniciação do ensino Oriental, denominada a Grande Renúncia.

 

A Iniciação denominada "Entrada na Corrente" está simbolizada pelo "Batismo no Jordão.

 

Embora existam muitos Mensageiros há uma só Mensagem.

 

Buddha (Sabedoria) preparou a Humanidade para a mensagem e a missão de Cristo (Amor).

 

As Quatro Nobres Verdades Búdicas, como se sabe, são:

1ª) No universo fenomênico, a existência é inseparável do sofrimento e da tristeza;

2ª) A causa do sofrimento é o desejo de viver no mundo dos fenômenos;

3ª) A cessação do sofrimento é alcançada anulando a totalidade desejo de viver neste universo fenomênico; e

4ª) O meio para alcançar o fim do sofrimento está em trilhar a Nobre Senda Óctupla, na qual se expressam: a correta crença, a correta intenção, a correta palavra, a correta ação, o correto viver, o correto esforço, o correto pensar e a correta concentração.

 

Três palavras resumem os ensinamentos de Buddha: Desapegamento (desouvir os apelos da natureza inferior), Desapaixonamento (desinteressar-se das coisas secundárias e do não essencial) e Discernimento (selecionar o bom, o belo e o verdadeiro).

 

Novo Nascimento    Primeira Iniciação Cósmica.

 

Mensagem Básica de Cristo: esforço individual, oportunidade grupal e identificação recíproca.

 

Traduzindo a Mensagem Básica de Cristo: Compreensão do Valor do Indivíduo, Esforço para a Libertação –› Illuminação e o Amor e o Bem Grupais. Isto se resume no Mandado Crístico: Sede Perfeitos. Ou: Autopercepção, Iniciação, Identificação.

 

Pela atividade grupal, o ego concebido e adulado tende a desaparecer.

 

Cristianismo  —›  Consciência Grupal  —›  Unificação.

 

Meta Cristã  —›  Salvação do homem inferior pelo Homem Superior. A tarefa principal que cada um de nós precisa realizar se encontra dentro de nós mesmos, pela união da dualidade, ou seja, unificação humano-divino. De dois –› Um Novo Homem.

 

 

 

 

Paz = Unidade + Síntese —› Paz Mundial.

 

Meta Inevitável —› Futuro de Unidade e de Compreensão.

 

Era de Áries —› Era de Peixes —› Era de Aquário O Portador da Água [da Vida]. Expansão da Consciência. Unidade e Comunhão. Fraternidade Universal.

 

 

 

 

As células inativas e adormecidas no cérebro humano [neurônios] podem ser colocadas em atividade funcionante. Isto acontecendo, produzirão a percepção intuitiva que fará com que reconheçamos a futura Revelação Espiritual.

 

Quando acontece um reajuste, um caos temporário é inevitável.5

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O tempo passa... Eu me liberto!

2. Se, como afirmou Santo Agostinho de Hipona, a chamada Religião Cristã já existia entre os antigos, o Catolicismo é obra malfeita dos maus teólogos, que, ao longo dos séculos, foram progressivamente descaracterizando a Divina Religião e desfigurando as atualizações espirituais necessariamente implementadas pelo Cristo (por intermédio de Jesus). Em trabalhos anteriores, dei diversos exemplos destas descaracterizações-adulterações. Hoje, darei mais um. BeREShITh BaRA ALHIM (pronunciado ELOHIM), primeira frase do Gênesis, não pode ser traduzida como no princípio criou Deus. E por que não? Simplesmente por quatro motivos: 1º) ALHIM não é Deus; 2º) nunca houve um princípio causativo bigbanguista de nada; 3º) é impossível criação a partir de um inexistente nada; e 4º) nunca existiu, não existe e jamais poderá existir um Deus criador oni... oni... oni... oni... oni... oni... onipotente. Bem, estas são afirmações passíveis de ser contestadas. Mas, o que o Deus do seu Coração ensinar não poderá ser impugnado ou invalidado por você. Consulte-O, e rejeite ou confirme estas afirmações. E não duvide nem se espante com a resposta, porque o nosso Deus Interior não mente.

3. Pneumoultramicroscopicossilicovulcaniose = Doença pulmonar (pneumoconiose) aguda causada pela inalação de pó de sílica muito fina (cinzas vulcânicas), que causa inflamação nos pulmões. Ora, para que uma palavra greco-latina tão grande para dizer que o cara está agudamente pulmonarizado e mal remunerado? Bastava dizer pneumossilicoarruinado, que já é um vocábulo tendente a descomunal, mas, de compreensão imediata. Seja como for, explicando:

 

Palavra
Significado da Palavra
Pneum(o)-
Antepositivo (Pulmão, ões)
-Ultra-
Interpositivo (para além de)
Microscópico
Muito Pequetitinho
Sílico
Proveniente de Silício (Si)
Vulcano
Proveniente de Vulcão
Coniose
Morbosidade Pneumoarruinante-mal-remunerada (Pneumorruína)

 

Isto tudo me fez lembrar do poeta, crítico literário e de arte, professor de Literatura e tradutor brasileiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 – Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968) – que sofria de tuberculose e possuía certa melancolia associada a um sentimento de angústia que permeia sua obra – e do seu Pneumotórax:

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
Diga trinta e três.
Trinta e três... Trinta e três... Trinta e três...
Respire.

O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?*
Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.**

* Em Medicina (Pneumologia), pneumotórax ou pulmão colapsado (arruinado) é uma emergência médica causada pela presença de ar na cavidade pleural, que ocorre como resultado de uma doença ou lesão. O tratamento básico para a estabilização desta patologia é essencialmente a remoção do gás estabelecido entre as pleuras por meio de uma aspiração (punção pleural) ou de uma drenagem pleural (evacuação de conteúdo líquido e/ou gasoso da cavidade torácica) fechada em selo d'água.

** Tocar um tango argentino foi uma forma de eufemismo que o autor usou para dizer que nada poderia ser feito. O negócio é curtir a vida do jeito que der... E esquecer as aflições, os desgostos e as mágoas!

 

 

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira

 

Enfim, para concluir, o grande poeta Manuel Bandeira, que foi ligado à Escola Simbolista, e, em 1940, foi eleito para ocupar a cadeira de número 24 da Academia Brasileira de Letras, estava completamente equivocado em relação ao seu valor, quando escreveu estas linhas:

Criou-me, desde eu menino,
Para arquiteto meu pai.
Foi-se-me um dia a saúde...
Fiz-me arquiteto? Não pude!
Sou poeta menor, perdoai!

Como discordo de Pasárgada-Bandeira, acrescento:

Mas, não desisti. Lutei.
De ceca em meca,
meu pai me mandou.
Saiba: nunca perdi a estaleca!
A Vida é um Eterno Show!

Segundo Semira Adler Vainsencher, o legado de Manuel Bandeira ao povo brasileiro representa o milagre e a vitória da saúde sobre a doença e da vida sobre a morte, morte que, curiosamente, em princípio, não teve nada a ver com seus pulmões (ainda que tudo esteja correlacionado), pois, faleceu no dia 13 de outubro de 1968 em decorrência de uma úlcera no duodeno, aos oitenta e dois anos de idade.

4. Na Terra tanta guerra, tanto engano,/Tanta necessidade aborrecida! (Luís Vaz de Camões, in: Os Lusíadas, canto I).

 

 

 

 

5. Portanto, o que está acontecendo hoje no nosso mundo bokoharâmico, estadoislâmico, al-shabaabâmico, al-qaidâmico etc. é necessário, é útil, é inevitável e é reajustante, mas, amenizará e passará (1962 + 72 + 72 + 72 ...). Se veremos ou não a amenização é outra coisa. O que não devemos é entrar em pânico ou ficar desespera(nça)dos, acreditando que o fim do mundo está armagedando e que o Senhor Desgraça triunfará, até porque, além de não adiantar xongas, não irá acontecer nada disto mesmo. Eu penso assim: se o fim do mundo armagedasse, armagedou. Não estou nem aí se o vento venta ou se não venta, se a maré é montante ou se é vazante! Cometi minhas sacanices, confesso, porém, sempre me esforcei para ser crescentemente digno, justo e sincero. Às vezes, consegui; às vezes, fracassei. Fazer o quê? O fato substantivo e inequívoco é que, defitivamente, não há fudelhufas de cagahouse nem arranca-rabo que não terminem em harmonia. E se for fudehouse de cagalhufas ou rabo-arranca também terminarão em harmonia. Simples assim. Ponto final. E vamos em frente. Mais uma coisícula: acreditar em catastrofismos hecatômbicos só gera fanicos biofóbicos, tremeliques tremebundos e almorreimas doloríferas (de I a IV).

 

 

Senhor Desgraça
(Que Não Triunfará)

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://cliparts.co/clipart/3285015

http://www.2ezwebdesign.com/funsquad/
Images/anim%20gifs/Walkers/

http://www.gifszone.com/index.php?
cat=background&scat=water&pg=3

http://vindodospampas.blogspot.com.br/2015/01/
ciencia-explica-diferenca-dos-olhos-de.html

http://www.skyscrapercity.com/
showthread.php?t=1510616&page=91

https://pt.wikiquote.org/wiki/Lu%
C3%ADs_Vaz_de_Cam%C3%B5es

http://www.metro.sp.gov.br/
cultura/poesia-metro/camoes.aspx

http://www.portalunisaude.com.br/
arquivos/MeridianoIntestinogrosso.pdf

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?
option=com_content&view=article&id=711&Itemid=192

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4300304

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pneumot%C3%B3rax

http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira02.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

http://fotos.sapo.pt/bernardorui/fotos/?uid
=w5cGOtyP1NjwrkRZzLUM#grande

https://pt.wikipedia.org/wiki/David

http://gifsgallery.com/goliath+gif

http://www.clipartsheep.com/

http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-moldura
-para-retrato-do-vintage-isolada-image33342502

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Jesus Bleibet Meine Freude
Composição: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.free-scores.com/download-sheet-music.php?pdf=540

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.