À BEIRA-MAR

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

utro dia, resolvi passear,

de bermudão, à beira-mar,

e dei com o Papanicolau1

a disputar com o Filolau.2

 

contenda era só esta:

se presta ou não presta

o Teste de Papanicolau3

pra madame esquimau.

 

apa, dando um arrepio:

Claro que presta, Lalau;

pra esquimau ou bacalhau.

 

O Filósofo: Naquele frio

- pára com isso - nem pensar;

papanicolauzar é congelar.4

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Médico grego Geórgios Papanicolau (1883 – 1962) considerado o pai da Citopatologia.

2. Filolau de Crotona (século V a.C.) foi um filósofo pré-socrático pitagórico. Tradicionalmente, admite-se que Filolau tenha escrito um livro em que expunha a doutrina pitagórica (que era secreta e reservada apenas aos discípulos). Os fragmentos do livro conservam os mais antigos relatos sobre o Pitagorismo e influenciaram fortemente Platão (428/427 – 348/347 a.C.) que, segundo a tradição, teria mandado comprar o referido livro, pagando por ele uma razoável quantia.

3. Este Teste não tem nada a ver com o excelentíssimo senhor Bispo de Roma Nicolau V, nascido Tommaso Parentucelli (1397 – 1455), que foi Papa de 6 de março de 1447 até ir para o céu, em 1455. Foi bolado, sim, pelo Geórgios, que era médico e nunca foi Papa, e é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. E, faça calor ou faça frio, chova fogo ou fogueie chuva, aqui, no Deserto do Sahara, nas Bahamas, no Círculo Polar Ártico, na Sibéria, no norte do Alasca, no Canadá, na Groenlândia ou no raio que o parta, o exame preventivo de câncer de colo do útero deve ser realizado em todas as mulheres, com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano.

4. Fiquei mastigando: acho que o Filolau ficou maluquete. O que tem o frio a ver com o conduto musculomembranoso (estrutura anatômica formada por músculos e membranas) que vai do útero ao orifício externo do canal genital? Ora bolas! Desde quando frio entra no conduto?

 

Músicas de fundo:

Sábado em Copacabana
Composição: Carlos Guinle & Dorival Caymmi
Interpretação: Maria Bethânia

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/ApigBQGL/
Maria_Bethnia_-_Sbado_Em_Copac.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://artie.com/alpha-index.htm

http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-golfinhos
-e-outros-mamiferos-marinhos-para-colorir.html

http://www.picgifs.com/bird-graphics/
gull/667/bird-graphics-gull-916471/

http://explow.com/balon_iceberg

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.