O BELO DEVE SER SEMPRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

O Belo deve ser sempre, e não uma vez sim, outra não. [In: As Enéadas (em grego clássico: ) – uma coleção de escritos do filósofo neoplatônico Plotino compilada por Porfírio de Tiro.]

 

O Belo é sempre o mesmo e indivisível e não pode ser visto por partes. [Ibidem.]

A Verdadeira Beleza só poderá e ser compreendida [in Corde] pela [personalidade-]alma. O contrário se dá igualmente com o feio (que tem na deformidade, o que é externo, baixo e sombrio, algo agradável), que a [personalidade-]alma rejeita e contesta. Assim, a [personalidade-]alma se alegra e se reconhece em algo que lhe é congênito, ou seja, que tem a mesma gênese sua, como princípio, pois, ela mesma é de Natureza Divina ou seja, [das coisas que sempre foram], das coisas que sempre são, [das coisas que sempre serão]. [Ibidem.]

 

Como a sensação poderá permitir que alguém perceba o que é consoante, concorde e agradável? Aplicando a indivisibilidade virtuosa a todas as formas e amalgamando as formas múltiplas sem razão, corrigindo-as e unificando-as. [Ibidem.]

 

O Fogo [] é o mais sublime dos Elementos. [Ibidem.]

 

Todas as Coisas Belas são visões e sombras do Mundo Inteligível, que os nossos sentidos percebem como ornamentos, e que nos surpreendem com suas manifestações objetivas. A Beleza da Estrela Matutina é a mesma Beleza da Estrela Vespertina. [Ibidem.]

 

A nossa [personalidade-]alma deve ser limpa e livre dos elementos de desejos, [de cobiças e de paixões], para voltar a ser Bela-Por-Si-Mesma, única e livre das formas desuniformes e heterogêneas da matéria. Então, Pureza é Virtude, como a Sensatez, a Coragem e o Ato Inteligente de Pensar. Sensatez é evitar os prazeres [miraginais, ilusórios e fantasiosos] do corpo, e coragem é não temer a morte, [que, efetivamente, não existe, pois, se o inexistente e irreal nada não pode dar origem a coisa alguma, nenhuma coisa pode se transformar em um inexistente e irreal nada]. [Ibidem.]

 

A [personalidade-]alma só poderá ser purificada pelas Virtudes. [Ibidem.]

 

Precisamos nos esforçar e lutar o Bom Combate, isto é, nos despir das vestes das opiniões infundadas e das quimeras delirantes, deixar de nos contentar com as coisas de fora [do mundo] e jamais preferir a opinião e desprezar a Verdade, desvalorizando conscientemente o que antes e sempre considerávamos como sendo belo e agradável. [Ibidem.] [Por tudo isto, é preferível que alguém tenha aquilo descorado e pálido e seja honrado e digno do que tenha aquilo roxo e seja desmerecedor e indecente.]

 

Feio por
Belo in Corde.
Desarmônico por
Harmônico in Corde.
Desprezível por
Venerável in Corde.
Despiciendo por
Augusto in Corde.
Abominoso por
Respeitável in Corde.
Desútil por
Proveitoso in Corde.
Detestável por
Amorável in Corde.
Escroto por
Admirável in Corde.

Antipático por
Encantador in Corde.

Quem pode afirmar o quê
sobre quem quer que seja?
Quem pode criticar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode desabonar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode acusar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode julgar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode punir alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode relevar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode deslustrar alguém
sobre o que quer que seja?
Quem pode afirmar o quê
sobre quem quer que seja?

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

O Xote das Meninas
Composição: Luís Gonzaga & Zé Dantas
Interpretação: Ivon Curi

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=-sg1zw6PBws

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.deviantart.com/

https://br.pinterest.com/pin/ludwig-van-beethoven--584412489135058648/

https://www.shutterstock.com/pt/

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